Aprenda Xadrez – História, dicas, vídeos e jogadas

Publicado 15 de junho de 2007


O Xadrez é um jogo utilizado até mesmo em escolas para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades matemáticas e raciocínio rápido.


Sempre achei o Xadrez um jogo super interessante e desafiador, até mesmo disputei ainda quando adolescente alguns campeonatos de Xadrez na minha cidade natal, porém acredito eu não tinha muita vocação para tal…rs
Mas se você esta começando agora a jogar Xadrez vai em frente vale a pena e se você já é um expert no assunto parabéns afinal Xadrez é um jogo que poucos dominam completamente.

E pensando no assunto resovi escrever um poquinho sobre esse jogo tão interessante e ao mesmo tempo tão misterioso na minha opinião.

O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas. Para jogar são necessários um tabuleiro com oito linhas e oito colunas, formando 64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças (antigamente chamados de trebelhos): oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama (ou rainha).
História:
O xadrez tem alguns milhares de anos. É de origem persa. A palavra xeque deriva do persa shāh (“rei”). O resultado do jogo culminava em shāh māt (“rei morto”).

Peças de xadrez:
Da esquerda para a direita: Rei, Dama, Bispo, Torre, Cavalo e PeãoNo xadrez, cada jogador conta com um conjunto idêntico de peças, diferindo na cor, sendo um conjunto na cor preta e outro na cor branca.

Cada conjunto conta com as seguintes peças:

1 Rei
1 Dama ou Rainha
2 Bispos
2 Cavalos
2 Torres
8 Peões.

Conceitos:
xeque-mate: rendição portuguesa do persa shāh māt (“rei morto”).
roque: Do persa rukh, que significa “biga” e o pássaro místico de grande poder chamado roc.
bispo. Do persa pīl significando “o elefante”, mas na Europa e na parte ocidental do mundo islâmico as pessoas conheciam pouco ou mesmo nada sobre elefantes, e o nome dessa peça de xadrez entrou na Europa Ocidental com o nome latim alfinus e similares, uma palavra sem nenhum outro significado (na Espanha, por exemplo, o nome modificou-se para “alfil”). “Alfil” é na verdade o árabe Al-fill (“elefante”) isso devido a tomada da península Ibérica (onde se localizam atualmente Espanha e Portugal) pelos árabes. O nome português “bispo” é uma renomeação devido à forma convencional da peça. Na Rússia, a peça é, entretanto, conhecida como слон = “elefante”.
Dama ou Rainha. Persa de farzīn = “vizir” se tornou firzān em árabe, que entrou nas línguas européias nas formas de alfferza, fers, etc. mas posteriormente foi substituída por “Dama”. Fonte: Wikipedia

Vídeo-Chess Opening: Lasker’s Trap


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

104 ideias sobre “Aprenda Xadrez – História, dicas, vídeos e jogadas

  1. laísa

    o xadrez é um jogo muito antigo. adoro joagar xadrez desputo com minhas colegas marizete, marijose e beatríz.

    nos adoramos joagar xadrez . [

    xau xau, bjs

  2. rodrigo

    é mt da hora o xadrez nossa eu era viciado no video game mas depois q aprendi naum quis mais saber de video game eu venci ate o meu profe q me insinoto um vicio vendi o video game e comprei um xadrez de aço paguei 120,00 olha se vc esta com duvidas se vc quer aprender jogar vc ta perdendo tempo porque vale apena flw!!!!

  3. caio

    eu comessei ajogar xadrez mai eu nao gostava agora eu sou campeao na minha escola

  4. Anderson

    Jogo xadrez à 11 anos, gosto muito dos desafios… porém me mudei recentemente, mas mesmo assim não fico sem jogar, gosto muito de jogar pela net… desafios internacionais. rsrs
    meu nick é RedKrovax
    Não sou bom jogador, jogo pelo prazer de disperçar a mente.
    Se tiver interesse em jogar online… add eu no msn anderson.zart@hotmail.com
    Grande abraço a todos

  5. wesley

    esse jogo acima demorou muito jogadas horriveis eu ja joguei em torneios oficiais sem contar q eu consegui o 7° lugar na primeira 8° na segunda e 4 na terceira jogos de 2 m,inutos com relojinho, e os caras mais vicios ainda!

  6. ronaldo

    iremos começar um campeonato aqui em salvador de xadrez
    com varios craques de xadrez
    o premio é um xadrez novinho para as pessoas se viciarem nessa onda super legal que é o xadrez.

    Thaw;Ronaldo e Everton

  7. Everton do brasil

    tabem estou no campeonato de xadrez que será´realizado em salvador dias:04 a 09 de fevereiro eu queria que mandassem pro meu msn boas jogadas.

    obrigado,Everton.

  8. Giuliano

    AAAAFFFFFFFFFFFFFEEEEEEE

    os 2 kras q estao se desafiando no video sao patos de+ ^^

  9. Laura

    aff

    naum gosto mtu desse jogo naum…

    Só toh nesse site fazendo uma pesquisa msm

  10. João paulo

    Eu comecei a jogar xadrez so por divesão ate hoje ainda jogo por divesão ja fui capeão da minha cudade e digo hoje q e um esporte q aumenta seu senso de estrategia e pensamento e ajuda muito no desenvolvimento escolar

  11. jonas

    eu vou jogar na escola contra um campeao e vim ver se aki conseguia aprender alguma jogada nova(coisa ke e dificil) mas esta jogada nunca tinha ouvido falar

  12. rodrigo ferreira de souza

    o xadrez é um jogo fantástico, capaz de conquistar uma multidão de admiradores, isso é conseguido graças a atenção que esse jogo é capaz de passar para as pessoas. além de ser um ótimo estimulador do desenvolvimento intelectual dos jogadores.
    Participo de um projeto de xadrez na cidade onde moro (sou coordenador do projeto eu e um colega de faculdade, fazemos matemática uff), as crianças se amarram no jogo, ficamos horas jogando e os alunos não sntem vontade de parar.

  13. Patrick

    eu só tenho 10 anos e ja sou campeão da minha escola 7 vezes e ja tenho 8 medalhas:1 estadual,e 7 da minha escola sou o vicio

  14. Fernando Manique

    Gostaria de tirar uma duvida: guando você pega a peça e desloca até uma casa encostando no tabu- leiro mas não tira a mão dela e ao mesmo tempo visualiza o erro vc pode ficar andando com ele e depois deixá-la em outra casa.

  15. sergio

    AAAAAAAAFFFFFFF GOSTO MUITO DE JOGAR XADREZ SEMPRE JOGAREI POIS TESTO MINHA INTELIGENCIA E MINHA PACIENCIA

    VALEU D+++++++!!!!!

    E XAU PRO CEIS

  16. OTNI

    O xadrez é minha vida.

    A verdade sempre prevalecera diante do tabuleiro.

    Sds.

    Otni S. Nascimento

  17. João paulo

    O xadrez e um jogo q estimula os nossos conhecimentos e aumnta nossa auto estima bruscamente por isso eu axo o xadrez um esporte muito saudavel e pretico e facil de se aprender

  18. cleiton

    gosto de jogar xadrez tenho 14 anos
    e sou campeão estadual!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. kesia

    {O xadrez e super legal eu jogo des 4 anos a minha professora que me ensina a fernanda ela ensina surpe bem ok }

  20. geanne

    o xadrez é o meu fã , no mundo .eu estudo o xadrez a 5 anos mas não muito fazio p\ as pessoas q esto comesando agora no xadrez mas para mim xadrez e. mamão com açúcar. eu naão sei

  21. kesia/

    EU sempre adorei o xadrez ms eu espero menhorar eu não sou uma cámpeam mas já partesipei de alguns jogos eu falando serio eu so estudo a 2 anos mas falando serio eu perto dos profissionais eu so sou uma menininha de 3 anos ;Mas eu tenho 11anos e esse e omeu comentario eu sou de Párana Goioere ; entra no meu E-MAIL que é kesia.jaqueline@hotmail.com THAU E BJ/

  22. RAILTSON GUERKE

    Como Idel Becker comentou em sua magistral e imortal obra “Manual de Xadrez” : ” O Xadrez tem o poder de fazer os homens felizes…”

  23. RAILTSON GUERKE

    ah! jogo dos 12 aos 18 anos, joguei e estudei muito, parei por um bome tempo e retomei há mais de um mês.. jogo on line no site do megajogos – meu apelido é janguito( homenagem ao meu queirod vô Janguito Guerke) quem quiser jogar comigo acessa lá… abraço a todos…!!

  24. RAILTSON GUERKE

    Ah! naquela época ( dos 12 aos 18 anos) morei e joguei muito em Ponta Grossa PR, na APX e no velho Colégio Regente Feijó, boas escolas de xadrez… lá tive bons amigos e companheiros de xadrez, Jason, Mauro Biacchi Bueno, Anesio Rossi Junior, os Matsuura pai e filhos, Yutaka Okuma, os incasáveis Homero e Max, Aderbal de Mello e o cabeção que me incentivaram a jogar no JEP(S), e outros amigos.

  25. FERNANDO HENRIQUE VAZ DA SILVA

    JA PARTICIPE E QUERO PARTICIPAR AINDA MAS DO XADREZ É SUPER INTEREÇANTE É EMOÇIONANTE

  26. Kátia

    Eu acho que antes de opinar sobre o raciocínio que o xadrez exige, vamos também escrever direitinho e não matar a Língua Pátria!
    huahuahuahuahuahuah
    Xadrez é MARA!
    MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOO

  27. olebar

    Caramba!!
    Eu tb gosto de xadrez como a maioria que postou mensagens aqui, mas tb gosto de ler um pouco!!!
    Acho que alguns dos colegas deveria tentar (ler), pois os erros de “Português” são terríveis em alguns casos!!!

    E sabe de uma coisa??!!! Só agora eu percebi o que a Kátia está falando! rsrsrsrs

    Fomos atingidos pela mesma percepção dos comentários!!

    Mas o meu toque (e creio que o dela tb) é com a melhor das intenções!!

    Abraços a todos!

    Zé.

  28. Masion

    Amigo…
    Jogo muito xadrez, e leio muito, já escrevi alguns livros…
    Logo podemos concluir que própria lingua portuguesa é um erro…

  29. ALDENIR MANHÃES

    Sou professor de sociologia, em 2006 desenvolvi o PROJETO DE XADREZ VIRANDO O JOGO, mudou totalmente a dinâmica dentro do colégio, fomos campeões municipais e estaduais, temos também o enxadrista campeão mais novo do Rio de Janeiro com apenas cinco anos que é o Victor Pereira Manhães. Hoje o projeto é aberto para todas as escolas de Duque de Caxias, inclusive realizamos vários torneios intercolegiais e conseguimos criar o primeiro clebe de xadrez aqui que se chama ADUX Associação Duquecaxiense de Xadrez e em 2009 vamos jogar os torneios da FEXERJ com competidores em todas as classes. Esse é era um sonho hoje é uma realidade. Acredite começe a sonhar, vá em frente e Feliz Ano Novo!

  30. John Hennes Oliveira

    Gosto muito de jogar xadrez.comecei a aprender com 11 anos, aprendi por observação, e jogava no computador, agora já derrotei o sistema várias vezes. amo esse jogo, mas tomo cuidado para o mesmo não interferir em outras atividades mais importantes, é o hoobby que mias gosto.

  31. Thiago

    cara!quando eu tinha 10 anos comprei um xadrez,na verdade ninguen da minha familha sabia jodar,nen eu. mas ae pesquezei muito sobre xadrez, até que comecei a jogar. hoje minha familha toda joga,e somos campeões..do pedaço ,, valeuuu …

  32. rodrigo

    pow eu num sei jogar mais estou interessado em aprender alguem pode me enviar dicas para eu começar!vlw abraço e já agradeço

  33. Lis Engel

    Eu queria saber uma jogada fácil, mais pouco utilizada, por favor!
    É para um trabalho de Educação Física, gente eu precisoo….
    Por favoor me ajudem..
    Obrigada!!!

  34. driofree

    ola jogadores me chamo Adriano moro em jequié,olha jogo xadrez algum tempo preciso de pessoas ao meo nivel….entro no flyordier jeralmente sala 12 rsrsrsrsr

  35. Milton

    Cara eu vo ter uma prova de xadres na escola e eu quero que vc me ensina algumas jogadas por favor
    E sei como é bom jogar chadres meu msn é dudumilmigo@hotmail.com
    vai ser legal te conhecer
    me ajude comto com vc
    falo

  36. laurinda

    AAFFFFFFFFFFFFFFFFF
    ELES JOGAM QUE NEM UM PATO AMBULANTEEEEEEEE,!!!!!!,PORÉM QUERIA SER BOA IGUAL A ELES!!!!!!!!
    :D

  37. KEMMEL

    joGu xadrez a uns meses a antis de conhecer a essecia do jogo achava uma perca de tempo pensava eu q era só mais um jogo de passa tempo mais tenho que conversa q estava totalmente equivocado pois o xadrez um estudo facinante q eu adotei pra minha vida i agora indico pra todos que conhecu!!!!

  38. aylton correia gomes dias

    conhe-se o xadrez a menos de 3 anos e não me arrependo de um dia ter perdido meia hora para jogar . aprendi a jogar com meu amigo igor e oge agradesso muito a ele . por esso eu digo a vc que hoje comesa a jogar ou q ja joga não pare de joga .

  39. vinicius

    eu sei jogar xadrez…naum sou o melhor mais tenho corangem de desafiar qualquer um….meu endereço é rua goaís 233 vila dos estados tarumã/sp 13 km de assis/sp c alguem tiver afim de um joguinho….

  40. samuel

    cara ja so canpeão 72 veses pela minha escola e meu e um tipo de jogo que ajuda o seu raciocinio na escola então eu tirava de 7 pra cima e ja fui canpeão paulista cara esse e um jogo para quem quer aprender e tem enterece

  41. zé buceta

    eu jogos de mais xadrez so o mais foda dos ultimos tempos jogo valeno tudo o tenho
    roupa dinheiro carros mulher meu cú tudo mesmo ate minha vida sou muito foda

  42. helder foios

    jogo xadres ha muito tempo,e fui evoluindo cada vez mais.agora ja ha um ano e tal que nao perco uma partida de xadres…procuro quem possa me vencer.

  43. paulo vinicio lins

    xadrez e o bicho!!!
    eu ja fui 6 lugar no campeonato militar do recife!!!

  44. Francisco C Silva

    Estou apenas procurando aprender.Mais um dia ser tão bom quanto os grandes que aqui estão.

  45. weslley

    Eu jogo este jogo pois sou capas de jogar outros jogos, isto vicia e eu não paro mais de jogar, quem não sabe aprenda que é ótimo.

  46. Moises Soares

    Eu gosto muito de xadrez, logo no inicio eu achava sem graça mais agora eu ganho todos os meus colegas do colegio e e muito legal mesmo…
    Parintins, am

  47. thais

    caramba eu tava a maior tempão querendo aprender xadrez ai teve uma parada la na escola de 30 aulas de xadrez mais nada profissional eu fiz todas elas e me apaixonei por esse jogo juntei uma grana e comprei meu proprio jogo de xadrez so q naum tem mt gente q sabe jogar esse jogo eu so conhecia uma pessoa q sabia jogar mas mesmo assim eu sempre ganhava dele ai eu tanto pedi pra diretora q teve um campeonato estadual de xadrez eu fiquei em 3 lugar e ganhei uma medalha e pra qm ta começando eu dou conselho naum desista pq esse jogo é irado cara! bjks
    ahh quase eskeci qm quiser jogar comigo sou de iguaba grande-rj e estudo na escola alice canellas venha me desafiar q eu vou te ganhar!

  48. Igor Minella

    e X celente
    A tencão
    D ramático(nada a vê)
    R aciocínio
    E studo
    S olitário

    enventei na hora sem noção ^^

  49. jose

    se voce aprender jogar xadrez depois dos 40 anos de idade;nunca mas nunca mesmo irá se destacar neste magnifico esporte.falo por experiencia própria

  50. israel werneck

    pra quem quer um xadrez de nivel vá na google e procure por chessgenius,nao venci até hoje ^^

    olha o nome das pessoas abaixo: marizete, marijose… kkkkkkkkkkkk

    mas se forem bonitas eu kero o orkut e msn rsrs

  51. Pingback: » Básico e Iniciantes-Como jogar xadrez-Movimento das peças Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  52. Beatriz L. Dib

    Muito legal!!amei…
    Pena que não falo ingles
    Mais muiitooo legal!!

    Muito bom esse kra
    Bjoos milll♥♥♥

  53. julia

    ♥♥♥sabe des que comesei a jogar na minha escola eu achei legal porque antes eu era visiada no vidio game e achava o xadres muito chato mais depois que comeser a ter aula e aprendi eu fiquei visiada em
    xadres,èèèèèèè muito legal,radical,iper mega legal eu adoreiii!♥♥♥

  54. Vando

    Uma das coisas interessantes é que, passando a jogar xadrez regularmente, as pessoas aumentam suas notas na escola!

  55. Vando

    Uma coisa intrigante no xadrez é que as pessoas que passam a jogar, tendem a aumentar suas notas na escola! Penso que os estudantes poderiam contar isso uns aos outros…

  56. metara

    totalmente tambem não gostava de xadrez mais agora gosto muito awe..
    mais so não gosto do profesor ranildo e o podre..
    bjsss galera

  57. Jéssicah

    Eu vou já ganhei o 1° lugar no campeonato da escola e ganhei um troféu.Amanhar se Deus quiser eu vou para a final do próximo campeonato e ganho 2 prêmios (1 bola de võlei e outra de futsal) oficiais do Brasil!Amo xadrez!Só que o finalista que vai competir comigo é muito bom e estou com medo de perder!Por isso visitei esta página, mas num adiantou muita coisa…
    :I

  58. Ramon

    Eu comecei a jogar xadrez por que era pessimo em matematica depois de 8 anos eu mim formaei agora sou professor de matematica

  59. anizio ferrer

    gostaria muito de desenvolver meu lado do xadrez, começei jogando maio ou menos uns três anos atrás e particularmente adoro este jogo!não sou um gênio, gostaria de saber armar as estratégias de verdade, mas para isto alguem teria que me dar maid algumas dicas, alguém disponível? anizioviana@oi.com.br, sou de Betim e adoro xadrez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  60. jaqueline miranda.

    sabe gente acho xadres dificil nao consigo aprender pois minha professora roberta de matematica quer que eu aprenda para desenvolver a mente.todos na minha sala consegue e eu nao me ajuda isso e constrangedor para mim ser vencida por um jogo dificil.na escola maria pastana menato.nao ganhei nada vencida por 29 alunos na sala.me liga para me ajudar se qiuser (92694801)ha tenho 16 anos e nunca pensei e vosse vencidapor um jogo.

  61. Lara

    eu tenho 9 anos e sou campeã de xadrez … Mais eu perdi de uma amiga minha ela fez uma jogada muito legal , vcs podem me ensinar jogadas ?? Para mim não perder ??

  62. jose augusto

    ae eu gosto muito de xadres grassa a deus que ele enventou o xadres kkkkkkkk….

  63. Pablo

    Eu adorei as jogadas me deixou ainda mais com sede de ser campeão de xadrez mundial.quer jogar comigo entre no xadrez livre meu nome lá pablo armstrong.

  64. Maiane

    Eu sempre adorei xadrez agora ainda mais isso é dimais apesar de ser um jogo muito anitigo é super legal para quem sabe jogar espero que todos gostem desse jogo!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*