Caixa Preta-Gravações e conversa de acidentes aereos




Uma peça fundamental para o esclarecimento de acidentes aéreos é a recuperação do audio e dos dados das caixas pretas.

A caixa preta (ou caixa-negra) é nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões (e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos da América e Europa). O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo “Gravador de Voz”, ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como “Gravador de Dados”, ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de voz com os eventos de performance.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3.400G (1G= força de gravidade da Terra), temperaturas de até 1.100º C por uma hora, e pressão aquática em profundidades de até 6.000 m, de forma a permitir que em caso de acidente se consigam recuperar os registros e investigar as causas do acidente.
caixa_preta.jpg
A incorporação destes sistemas nos aviões permitiu a melhoria da segurança nas viagens aéreas, já que foi possível assim detectar falhas que anteriormente davam origem a acidentes graves cuja causa não era possível ou muito difícil de determinar. Nos anos 50 era freqüente o acréscimo de novos equipamentos às aeronaves, e os pilotos Estadunidenses costumavam apelidá-los de caixas-pretas (another “black box” installed in our plane). E, de fato, os primeiros registradores de voz de cabina eram realmente pretos como todos os demais aviônicos. Logo se percebeu que, após um acidente, era bem mais fácil encontrar o equipamento entre os destroços se ele possuísse uma cor destacada. Hoje, eles geralmente apresentam uma cor laranja ou vermelho vivo, e têm um transmissor para facilitar o trabalho das equipes de resgate.
By wikipedia

Segue simulação realizada com as caixas pretas após alguns acidentes aereos ocorridos no Brasil, entre ele podemos destacar o trágico acidente com o Foker 100 da TAM.

Gravação e simulação da caixa preta do EMBRAER 145 SBCT:




-Publicado em 21 de julho de 2007 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

9 Comentarios para o post: Caixa Preta-Gravações e conversa de acidentes aereos

  1. Realmente o Audos das caixas pretas e especial do avião da Tam chegar ser um tanto quanto assustador, qdo o piloto tenta fazer o possível para evitar a queda!

  2. Duda on julho 23rd, 2007
  3. Eu não consegui escutar nada do Focker da TAM, mas dos outros foram bons.
    Acho que as gravações poderiam serem todas liberadas pois as pessoas tem o direito de saber o que aconteceu nos momentos finais de um acidente, meso que isso seja doloroso para aqueles que perderam parentes e amigos, pois só ai tem-se a verdade.

  4. Beto on agosto 4th, 2007
  5. GOSTARIA DE DIZER AOS RESPONSAVEIS DA INFRAERO, QUE SE AO MENOS QUANDO ELES HOUVEM O DESESPERO DOS TRIPULANTES NA HORA QUE O AVIAO VAI CAIR, SE PELO MENOS TOCA O CORAÇÃO DELES?E QUE DEVERIAM TIRAR AEROPORTOS SEM AREAS DE ESCAPE MUDAR PARA UM LUGAR MAIS LONGE, MAS COM MAIS SEGURANÇA AO SER HUMANO.NUNCA ANDEI DE AVIÃO, SOU LEIGO NO ASSUNTO, E SE OS AVIOES TIVESSEM 4 TURBINAS, NAO SERIA MELHOR, E MAIS SEGURO?? AS VEZES FALHA UMA, E O AVIAO CAI, SE TIVER UMA OUTRA, É SÓ LIGAR NÃO É?(SOBE O CUSTO DAS PASSAGENS, MAS DIMINUI MUITO O RISCO DE UMA QUEDA DE AVIÃO)(VOCES PILOTOS VIVOS, E MORTOS ONTEM ESTIVEREM, VOCES SAO SANGUE FRIOS E SENSSACIONAIS, ADIMIRO ESSE TRABALHO DE VOCES E DA PSICOLOGIA DAS COMISSARIAS DE BORDO TB.) ABRAÇOS JESUS PROTEJAM VOCES).

  6. carlos pitton on setembro 21st, 2008
  7. gostaria de reseber a gravaçao de voz do acidente da gol e outras gravaçoes obrigado

  8. marcos cesar de toledo on novembro 24th, 2008
  9. procuro a lista de mortos neste acidente, pois soube que um grande amigo meu estava entre eles. O médico JOSE LUIZ SERRANO BRASIL, que vinha de marabá para Belem, se alguem souber por favor me mande email. ybenhur@yahoo.com.br

  10. osny on março 15th, 2009
  11. Muito sinistra algumas gravações dessas caixas pretas e acima de tudo muito doloroso…Eu ja escutei os ultimos momentos do acidente com o avião da gol e é muito chocante a agonia que os pilotos fazem quando se deparam com o perigo.Por uma parte essas caixas pretas fazem um bom papel por guardar algo sobre o acidente,mais causa muita dor a quem vai escutar.Ñunca andei de avião e nao tenho vontade,porque a infraero nao nos dar confiança de uma viagem de ída e volta,sinceramente,esse sistema aéreo brasileiro tem muitas falhas que devem ser corrigidas o mais rápido possível.Valew pelas postagens desse site!

  12. Josuel on maio 25th, 2009
  13. gostaria de receber as vozes da caixa pret do acidenta da gol… grato

  14. francisco on junho 4th, 2009
  15. massa doido legal mermo rsrsrsrsrs

  16. afonso on agosto 8th, 2009
  17. [...] como o assunto são caixas pretas de aviões, a algum tempo escrevi um post comentando sobre a história da caixa preta, com alguns audios, vale a leitura para quem gosta do assunto. Públicidade: [...]

  18. Caixa Preta-Avião da Polônia que caiu com o Presidente | Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários on julho 14th, 2010

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
9 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter