Churrasco-Tipos de cortes na carne de boi

Publicado 24 de janeiro de 2009


Para quem não abre mão de um delicioso churrasco no final de semana, conheça um pouco mais sobre cada corte de carne e onde ele fica no animal


Como no post anterior eu comentei sobre como fazer o calculo para churrasco , e como estava visitando o blog no meu amigo Zezo(www.fatosefotos.com) e encontrei um imagem que mostra os mais diversos tipos de cortes da carnei de boi, achei que seria interessante postar por aqui como forma de complementar o post anterior sobre o calculo de carne por pessoa para um churrasco, afinal muitas pessoas pedem determinado tipo de carne em um açougue mais dificilmente sabem de que parte do boi veio a carne, e acredito que com a imagem abaixo que eu encontrei no fatos e fotos possa ser bastante útil aos churrasqueiros de plantão.
Tipos de cortes em carne de boi
Neste “mapa” feito no boi, podemos encontrar os seguintes tipo de corte de carne:

Músculo;
Patinho;
Chã-de-dentro;
Chã-de-fora;
Lagarto;
Picanha;
Filé Mignon;
Contrafilé;
Filé de costela;
Capa de filé;
Acém;
Pescoço;
Peito;
Paleta;
Ponta de Agulha;
Fraldinha;
Maminha de Alcatra;
Alcatra;
Aba de filé;

Bem amigo leitor, agora que você sabe cada tipo de corte da carne, pode ir com mais ao açougue sem tantas dúvidas, afinal você já sabe de qual parte do boi vem cada tipo de carne.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

7 ideias sobre “Churrasco-Tipos de cortes na carne de boi

  1. Renato

    Favor me informar o que significa a expressão “com cordão” quando estamos falando de mignon.
    Obrigado

  2. Marcos Teodoro

    Caro Amigos
    Gostaria que vcs me enviassem mais detalhado o nomes de todas as carnes(desenho do boi indicando as carnes) e quais os seus significados, motivo este que eu trabalho em um açougue e gostaria de me aperfeiçoar sobre este aspecto.
    E qual a maneira certa de corta-las.
    obrigado

  3. Marcos Teodoro

    Prezados Senhores, tendo em vista ja algum tempo, em que me, enviei um email aos senhores solicitando informaçoe sobre como efetuar o corte certo das carnes e seus respectivos nomes.
    Ao observar que ja se faz algum tempo que não recebi nenhuma respostas de vcs, pelo que não houve nenhum enteresse de vossa parte no intuito de que posso assim ajudar-me a perfeiçoar essa profissão que se chama açougueiro.
    Fico muito chateado, com essa atitude tão menospresada ou uma grande falta de interesse de vossa parte.
    agradeço a vossa gentileza;
    muito obrigado

  4. Luiz Autor do post

    Marcos, não somos especialistas no assunto, este artigo é apenas um exemplo de tipos de corte e onde está cada nome de carne no boi.

    E infelizmente não recebemos o seu mail pois caso contrário estaríamos respondendo a informação que agora esta neste comentário.

    De qualquer forma peço desculpa em não pode te ajudar.

  5. Nelton

    Morro no Paraguai e trabalho em um açougue,gostaria aprender mais sobre cortes de carnes…

  6. aparecido rodrigues

    Tempos atras, encontrei na internet um site onde tinha um mapa com os cortes “no boi”, como este acima, bem como tambem um quadro com o nome dos cortes em varios idiomas, ingles, frances, espanhol, na argentina, no paraguay…Acontece que tive problemas em meu computador e perdi e agora não consigo encontrar mais. Sera que não teria isto para divulgar-nos??
    grato pela atenção
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*