Como aumentar o alcance-potência do TalkAbout




Confira e deixe dicas de como realizar em casa alterações nos aparelhos TalkAbout para assim aumentar a sua potência de transmissão e alcance.

Acabei ganhando alguns anos atrás um rádio comunicador TalkAbout, conhecido também com WalkTalk, eu nem lembrava mais da existência desse TalkAbout nas minhas coisas, e como acabei encontrando eles novamente, decidi dar uma olhada neles, e buscar uma alternativa de aumentar a potência, e conseqüentemente o alcance desses rádios, visto que em uma cidade onde existam muitos prédios e obstáculos o alcance dele acaba caindo drasticamente.

E nas minhas buscas na internet, encontrei algumas dicas, e tutoriais de como aumentar o alcance de um TalkAbout, e na grande maioria dos artigos que encontrei, os autores comentavam que a antena é o um dos principais fatores para aumentar o alcance de um TalkAbout da Motorola além de ser de construção simples e de baixo custo.

No entanto, em nenhum desses tutoriais eu encontrei um passo a passo de como construir essa antena, ou de que cabo usar e como realizar a adaptação no TalkAbout.

Porém sei que a melhor antena no caso seria uma do tipo “plano terra”, e como já “brinquei” a muito tempo atrás com eletrônica, tenho uma boa noção, e eu mesmo vou construir essa antena(assim que eu tiver tempo livre é claro), e assim que o fizer irei postar aqui algumas dicas passo a passo de como construir essa antena.

Ahh, mas se você amigo leitor, puder ou tiver algum tutorial ou artigo legal de como construir uma antena externa para o rádio TalkAbout da Motorola, fique a vontade em postar, a sua participação poderá ajudar e muito leitores curiosos que gostam de eletrônica assim como eu… ;)




-Publicado em 14 de outubro de 2008 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

338 Comentarios para o post: Como aumentar o alcance-potência do TalkAbout

  1. olá amigo, também estou tentando adquirir material sobre o assunto para que eu possa aumentar o alcance dos talk about que possuo. Se já tiver alguma coisa me envia por favor.
    ATT: Henrique

  2. HENRIQUE on outubro 29th, 2008
  3. Olá pessoal.
    Parece q estamos todos remando numa só onda !
    Pois agora somos 3, eu tb procuro saber como turbinar o alcançe dos meus 2 rádios talk about.
    Por favor se vcs tiverem algo a respeito mandem para mim, pois eu ficarei muito agradecido com os relatos q me enviarem.
    agradeço desde já a atenção e compreensão de vcs.
    Valew…

  4. Erick on dezembro 4th, 2008
  5. Eu tenho uma dica de mais de 80km em um talk comum, entre em contato para melhor lhe esplicar
    tacabouts

  6. jeilson on dezembro 4th, 2008
  7. Uma dica nao , é um projeto tampa, muito bom funcina mesmo, ficarei satisfeito em repassar ele para vcs!!

  8. jeilsontalkabout on dezembro 4th, 2008
  9. Jeilson, como fazemos pra entrar em contato?
    Me interesso muito nesse esquema, se puder repassar manda para linkar2006@yahoo.com.br

  10. Fernando on dezembro 16th, 2008
  11. Jeilson, como faça pra receber esse esquema?
    Manda para fernando.linkar@gmail.com

  12. Fernando on dezembro 16th, 2008
  13. Fernando assim que tiver tempo te mando o projeto, qual o estado que moras? qualquer msg manda la p/ orkut. jeilson cross, solanea ,paraiba

  14. jeilsontalkabout on dezembro 24th, 2008
  15. Não tem jeito de mandar por e-mail?
    Moro em Blumenau-SC

  16. Fernando on dezembro 25th, 2008
  17. Nunca alcança o prometido
    Rádios FRS, como os populares Talkabouts da Motorola, são muito utilizados por empresas, condomínios, e por qualquer um que necessite se comunicar de uma forma bem econômica. São muito úteis em várias áreas, como esporte, lazer, manutenção, etc.
    Na hora de comprar os rádios é tudo muito fácil, basta escolher o alcance que deseja entre as várias opções disponíveis no mercado. Infelizmente, nem sempre o vendendor o alerta sobre o maior problema, o alcance. O comprador, desavisado, lê na caixa do produto a promessa de alcances de 6 Km, 13km, 18km, as vezes até mais que isso. Só que na prática, as coisas não são bem assim. Quando o comprador começa a utilizar o rádio, descobre que as vezes não alcança nem 300m, o que dirá então 18km! O problema todo é que os fabrincantes prometem alcances fabulosos mas não alertam claramente nas embalagens que isso só ocorre em condições ótimas. Para conseguir a proeza de se comunicar por vários quilometros, você precisa estar em campo totalmente aberto, de preferência em cima de uma montanha e a outra pessoa em outra, sem nenhum obstáculo entre os dois.
    Infelizmente a realidade é bem diferente da promessa do fabricante. Qualquer obstáculo atrapalha o rendimento desses rádios. Utilizá-lo em qualquer cidade é um desafio, pois casas, prédios, árvores ou qualquer outro obstáculo interfere no rendimento. E porque os fabricantes não fazem esses rádios com potências maiores? A razão é que a legislação Brasileira permite que eles transmitam com potência máxima de 100mW. Qualquer coisa acima desse nível exige uma licença de operação da Anatel (agência reguladora dos serviços de comunicações). Então o que se pode fazer para melhorar o alcance desses radios? Tenho duas sugestões:
    Melhorar sua localização e antena
    Como foi dito a pouco, operar em locais altos ajuda muito. Se você mora num ponto alto da cidade ou em um prédio de vários andares, com certeza conseguirá um bom alcance. Com sua vantagem topografica, poderá se comunicar com muita gente. Mas e quem não tem essa vantagem? Nesse caso, talvez a solução seja uma antena externa. A “antena de borracha” utilizada nesses rádios é notoriamente ineficiênte. Esse é o preço que se paga pela portabilidade. Com uma antena pequena o rádio fica compacto, você pode levá-lo até mesmo no bolso. Usar uma antena externa significa ficar “pendurado” num cabo, sem mobilidade. O que ganha com isso? Eficiência. O alcance melhora muito.
    Rendimento de uma antena externa tipo plano terra 1/4 de onda
    Fiz um teste com dois rádios Motorola Talkabout T5620 usando sua antena original de borracha. Tentei contato com uma pessoa a três quarteirões (300m) de distância de casa. Ambos operando dentro das casas. Nada, não conseguimos contato. Subi no telhado de casa e tentei novamente. Agora sim, consegui ouví-lo, mas com muito ruído, mal conseguia entender o que ele dizia. Liguei para ele e pedi que subisse no telhado também. Resultado, conseguimos nos comunicar perfeitamente. Animado com o resultado, resolvi construir e instalar uma antena externa. O primeiro obstáculo encontrado foi que o T5620, bem como todos os outros modelos de rádios FRS que vi até agora, não têm um conector para antena externa. O jeito foi instalar um. E não foi muito difícil. Veja como fiz:
    Instalando um conector de antena externa no Talkabout
    Comprei um metro (não vendem menos) de cabo coaxial RG-59 (50 ohms), cortei um pedaço de 15cm e numa das pontas do cabo, instalei um conector fêmea tipo UHF. Poderia ser um conector BNC, que é bem menor, mas eu não tinha nenhum disponível. A outra ponta eu soldei dentro do rádio, o fio central do cabo no ponto onde antena de borracha fazia contato e a malha do cabo no terra do rádio (-). Abrir o rádio foi fácil, veja a seqüência das fotos:

    1 – Force com uma chave de fenda a capa cinza frontal na parte superior até destravá-la.
    Depois force com cuidado a parte de baixo da capa para soltar as travas laterais.

    2 – Retire o teclado de borracha e retire os dois parafusos indicados pelas setas vermelhas.
    Os parafusos são torque (estrela), caso não tenha a chave correta, um de fenda pequena servirá.

    3 – Solte os dois parafusos da traseira do rádio também.
    Como um dos quatro parafusos era o que prendia a antena à placa do rádio, ao abrir o rádio a antena já estará solta e pode ser removida com facilidade. A antena de borracha é na realidade apenas uma capa que esconde a verdadeira antena, que é feita de fio rígido enrolado como uma mola. No ponto onde esse fio fazia contato, soldei o fio central do cabo coaxial. A malha foi soldada no terra do rádio conforme mostra a foto a seguir:

    4 – Solde o fio central do cabo ao contato da antena original.
    Solde a malha ao terra do conector de acessórios.
    Contruindo uma antena plano terra de 1/4 de onda para faixa de UHF (464MHz)
    Uma vez instalado o conector de antena externa no rádio, só faltava a antena. Existem várias opções, mas acho que uma das mais simples de se fazer e ainda assim com um rendimento satisfatório é a plano terra de 1/4 de onda. Ela nada mais é que um elemento (vareta) central ligado ao fio central do cabo, e 3 ou 4 elementos inferiores ligados a malha do cabo. Você pode contruir sua própria antena ou comprar uma pronta. No caso de se querer comprar uma pronta, ela deve ser para a faixa de UHF (464MHz).
    No meu caso, eu mesmo a contrui com material que eu já tinha sovrando por aqui. Utilizei um conector fêmea UHF-239, parafusei 4 elementos de medida B, C, D e E. Entortei-os num ângulo de mais ou menos 45 graus (conforme figura). E por fim soldei no pino do conector um elemento central de medida A.

    Medidas: A = 16, B&C&D&E = 17cm
    Utilizei como elementos da antena fios de cobre de 10mm. Foi a única coisa que achei aqui com uma certa rigidez. Mas acho que varetas de solda de latão ficariam melhor. Coloquei a antena na ponta de um cano de 4 metros em cima do telhado. No meu caso utilizei uns 8 metros de cabo coaxial para conectar a antena ao rádio. É importante que esse cabo seja o mais curto possível para termos a menor perda possível de sinal.
    Antena no telhado, rádio conectado, fiz o primeiro teste com a mesma pessoa. Agora sim! Consigo me comunicar com o outro rádio a 300m com som perfeito. Além disso, consegui conversar com várias pessoas que estavam bem longe de mim. Havia uma que estava na janela de um prédio a mais de 8 km daqui. Isso prova que uma boa antena faz toda diferença. Se outra pessoa estivesse com uma antena como a minha, certamente conseguiríamos distâncias ainda maiores.
    Bom, satisfeito com o rendimento da antena, surgiu outro problema. Eu conseguia falar com várias pessoas, mas elas não conseguiam falar entre si. Eu tinha que fazer a ponte entre elas. E eu estava preso ao uso da antena externa, não tinha mais mobilidade. Foi então que veio a idéia de montar uma repetidora para o Talkabout.

  18. jeilsontalkabout on dezembro 30th, 2008
  19. jeilsontalkabout ME MANDE UM E MAIL ANOTE AI PRECISO FALAR COM VC SOBRE ESSA ANTENA PARA RADIO

  20. TARSO on janeiro 9th, 2009
  21. ME MANDA DICAS SOBRE ESSA ANTENA jeilsontalkabout MEU E MAIL VAI AI QUERO FALAR COM VC MELHOR

  22. TARSONET@GMAIL.COM on janeiro 9th, 2009
  23. E MAIL CORRETO E ESSE

  24. TARSONET2008@GMAIL.COM on janeiro 9th, 2009
  25. amigo Jeilsontalkabout,quanto custou esse seu projeto? E nao tem alguma maneira mais simples para aumentar a eficiencia do talkabout ?Pois a casa da minha namorada fica apenas 1,5 km de distancia da minha,e se eu conseguisse me comunicar com ela pelo radio eu acabaria com o custo de ligaçao para ela(quase R$ 100 por mes,pois ela só tem celular).Obrigado

  26. Lucas on janeiro 14th, 2009
  27. Ola. amigo jeilsontalkabout, favor tem como me enviar as fotos pelo email, tenho 4 talk about e gostaria de usar esse seu esquema. obrigado. togorokan@gmail.com – obrigado.

  28. andre on janeiro 27th, 2009
  29. tenho um par de talkabult ja ate fiz o teste com a antena da faixa do px + no ficou bom . si vc tiver o esquema desta antena e poder me passar ficarei muito grato

  30. marcelo on fevereiro 26th, 2009
  31. Ficaria grato se alguns dos amigos acima pudesse passa o esquema da tal antena que o Jeilson falou que tem e alcança mais de 80 km. Por favor entre em contato com meu e-mail. marcondestrajano@gmail.com

  32. Marcondes Trajano on março 13th, 2009
  33. Lucas, nao tem nada tao complicado assim (jeilsoncross@hotmail.com)

  34. jeilson on março 16th, 2009
  35. jeilson on março 16th, 2009
  36. Seria possivel publicar este passo a passo com fotos em algum site?

    Achei complicado pois não entendo de eletronica.

  37. Meurer on março 19th, 2009
  38. ola amigos gostaria de dizer q é impossivel obter um rendimento de 80km em um simples talk about.talvez com uma boa linear, ou seja ,amplificador de rf ou sinal se consiga tal fato . realmente a ideia do amigo de se colocar uma antena externa é uma forma de se alcançar distancias elevadas. e essa antena é muito simples de se construir . com apenas duas varetinhas de 16.5cm cada sua antena esta pronta . uma ligada ao positivo e outra ao negativo. o positivo é aquele onde sua antena está soldada , tire ela , solde o fio onde ela estava soldada . no cabo tem 2 fios um vc já soldou o outro vc deve soldar no terra do radio . leve o cabo até a sua laje,telhado , seja oque for quanto mais alto melhor e lá na ponta do cabo vc deve soldar uma varetinha em cada ponta . o fio q foi soldado la onde estava a sua antena vc deve soldar a varetinha com 16.5cm e coloca-la na vertical e oque vc soldou no terra deve ser colocado na horizontal vai ficar como se fosse uma letra ” L ” LEMBRE-SE QUE NAO DEVE ENCOSTAR UMA NA OUTRA POIS SENAUM DA CURTO E PODE QUEIMAR O SEU RADINHO. feito isso é só falar e se divertir … um abraço amigos tomara q pude ajudar… qualquer coisa ai está o meu e-mail…

  39. radioperador on março 19th, 2009
  40. ola amigos (jeilsontalkabout )(radioperador) pesso que me mande detalhes sobre essas antenas pois tenho 2 radios intelbraz quando comprei o fabricante falou que era de 9 km de alcance mas ele nao chega a 1 km e gostaria de testar essas antenas.

    emersondugoias@hotmail.com

  41. emerson on abril 2nd, 2009
  42. Seria mesmo interessante se alguem que entende do assunto postasse um esquema com fotos e detalhes.

  43. Lucas Ducatti on abril 2nd, 2009
  44. meus amigos eu sou fanatico nesse negocio de talkabout,tenho dois radios e uso para viagens entre dois carros,assim fazemos viagem sempre nos comunicando,tenho uma adapitação que fiz para usar ele sem baterias no acendedor de cigarros do carro,ligou a cave ja esta funcionando tudo muito simples.mais meu enteresse é mesmo fazer em minha casa uma base e conseguir falar em minha firma que tem 400 mts de distancia.então estou vendo seus comentarios ai na net e vi tambem sobre uma tal de repetidora estou super enteressado nissoqueria receber as instruçoes para comprar essa antena ja feita e tambem essa repetidora,e gostaria de perguntar tambem se voçeis sabem de alguma antena externa pra que eu possa almentar meu ganho no uso que eu faço no carro obrigado deisde ja

  45. FABRICIO on abril 4th, 2009
  46. Olá, pessoal.? como o radioperador falou será “impossivel” o pequenino talkabout chegara transmitir 80KM, pois apesar das dicas (boas dicas) dos amigos acima, de fato a antena ajuda e muito no ganho e na geografia, mas é preciso mais watts de potencia para transmitir e nosso pequenino e querido tem apenas 2 watts de potencia. O que pode ser feito para se almentar é utilizar um VHF Dual Band (VHF e UHF) FM esse irá enxergar o Talkabout e pode linkar ele com outros mais distantes.

    qlqr duvida escrevam-me

    papitosanca@yahoo.com.br

    73, 88 By Papitosanca [^_^]

  47. Papitosanca on abril 15th, 2009
  48. Olá gurizada, como postou nosso amigo operador tb naum acredito nos 80 km.
    Por isso c alguém tiver o diagrama esquemático do amplificador de rf me mande por gentileza no email nilson.stonoga@stonatec.com.br

  49. Fernando Stonoga on abril 18th, 2009
  50. olá! a todos que são loucos por talkabout quero dizer que consigo falar com varias pessoas de diversas localidades transmitindo do alto do Jardim Robru,zl de sp. :itaquera,guarulhos(varios locais:bairro de ponte alta,jardim fortaleza,continental,2,5 .Centro de Guarulhos e outros)pico do Jaraguá,mairiporã,atibaia região da pedra grande,ermelindo matarazzo,itaim pta,são miguel,ferraz de vasconcelos,suzano,poá etc.e tudo isso na borrachinha.Também Gostaria de receber esquemas de amplificadores de rf e também de como montar antenas para ampliar o meu alcance de transmissão. TKS a todos meu contato é :elianeeeraldo@bol.com.br

  51. Eraldo on maio 10th, 2009
  52. Jeilson espero que vc me mande o que vc tiver e puder sobre antenas,repetidoras,e amplificadores

  53. Eraldo on maio 10th, 2009
  54. olá,pessoal estou com problemas no meu e-mail.Pesso a todos que mandem informações para este e-mail gerhc13@hotmail.com. Tks a todos e vejo vcs no canal-6- no subtom -0-,do talk about pela zl de SP.

  55. Eraldo on maio 12th, 2009
  56. TEM ALGUME QUE JA TEM O ESQUEMA DA ANTENA PARA TALKA BOUT E FUNCIONA DE VERDADE MESMO!!!

  57. TARSO on junho 5th, 2009
  58. meu amigo ,gostei das dicas para antena para radio comunicadoe ,sera que da no meu radio intelbras 8 km ele é azul 02 unidades com carregador , aqui em ouro preto é muita montanha e nao consigo falar longe a nao ser alto , sera que pode me dar umas dicas ,com fotos se possivel de como fazer as ligaçoes,ficarei grato. obrigado claudio

  59. claudio marques mendes on junho 22nd, 2009
  60. Procuro informações a respeito de como fazer um aplificador simples de RF pra aumentar potência dos talkabouts ou qualquer outro recurso.
    mastersunset@yahoo.com.br junte-se a mim nessa luta !
    MSN – mastersunset@hotmail.com

  61. Arnaldo on junho 28th, 2009
  62. Sou Fanático por Talkabout procuro parceria pra investir nosso tempo em um circuito simples que aumente a potência dos talks
    (Amplificador de RF).
    MSN – mastersunset@hotmail.com

  63. Arnaldo on junho 28th, 2009
  64. Papitosanca antes de dar qualquer informaçao, deveria primeiro saber que o talkabout tem melhor recepcao do q qualquer um DUAL BAND v-uhf de 50wats e lhe garanto com apenas 2 wats dos talkabouts eu falo a distancia de 80 km sim, com minha antena externa, é claro que vaidepender muito da regiao, por exemplo concigo falar na media de 80 ao norte e nao concigo nem uma comunicacao com a cidade vizinha que fica 4km ao leste, e entao os meus colegas radioamadores fican de bobeira tentando mandar sinal a onde o meu talk manda. qual quer duvida vem aqui com GPS que faremos os testes da dis tancia , valeu!

  65. jeilsontalkabout on julho 2nd, 2009
  66. Alguns radio radioamadores so sabem negociar radios ahts, base vhf ou ou DUAL, e nao conhecen todas as funcoes dos radios oque sabem mesmo é apertar no PTT e abrir o bico, e ainda querem dizer que antena externa nao funciona sem ter nocao de eletronica. VAMOS LEVANTAR DAS POUTRONAS DAS ESTACOES E ENTENDER UM POUCO MAIS DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NOS LABORATORIS DE FISICA.

  67. jeilsontalkabout on julho 2nd, 2009
  68. VOU TENTAR SIM ENTRAR EM COMUNICAÇAO COM TODOS VCS!

  69. jeilsontalkabout on julho 2nd, 2009
  70. Olha gente, parece loucura, mas o que o amigo Jeilson fala é a pura verdade !!! eu moro numa montanha que tem 49m e tenho um link, em parceria com um amigo, que fica com as antenas em uma torre de ferro com 27m, ou seja 49m+27m, então meu link, que é feito com dois talks, chega a 80km sim !!!

  71. Arnaldo on julho 3rd, 2009
  72. amigo jeilson me mande esse esquema para fabricar essa antena ok

  73. TARSO on julho 3rd, 2009
  74. É ARNALDO minha cidade fica a 620m acima do nivel do mar, é a mais alta da regiao. obrigado!

  75. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  76. TARSO MANDA O TEU EMAIL OU MSN.

  77. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  78. ARNALDO TENHOSIM UM OUTRO PROJETO (CIRCUITO AMPLIFICADOR DE RF ) SO QUE AINDA NAO O MONTEI POI NAO ENCONTREI TODOS OS COMPONETES CITADOS PARA TESTAR NOS TALKS

  79. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  80. FERNANDO, MEU CARO AMIGO INTELIGENTE ACREDITO EU QUE ESTAMOS DISTANTES MAIS DE 3500 KILOMETROS NEM UM DE 100 WATS MANDA SINAL, OU MANDA DE ACORDO COM O QUE VC ENTENDE A RESPEITO,VAMOS FAZER OS TESTES E MONTAR CIRCUITOS, OU VC SO SABE MANUSEAR O PTT DO RADIO?

  81. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  82. E DEPOIS QUE APERTA PTT PELO JEITO SO FALA BESTEIRA! COMO ESSA QUE COMETEU.

  83. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  84. ESPERE SENTADO QUE EU VOU TENTAR ASSIM MESMO.KK

  85. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  86. PRA SER MAIS EXATO 3436Km

  87. jeilsontalkabout on julho 3rd, 2009
  88. Amigo Jeilson, fiz um link (Nas Frequências de Talkabout) com dois rádios SP50, ficou excelente, tb em casa tenho talkabout com antena externa, gostaria de saber mais detalhes sobre seu circuito amplificador de RF. me passa teu MSN, o meu é mastersunset@hotmail.com

  89. Arnaldo on julho 9th, 2009
  90. jeilsontalkabout gostaria muito de saber a respeito para ampliar um talkabout, eu quero comprar um da motorola que alcança até 40km o modelo é t9500xlr da Motorola, eu moro em Jaguariuna-SP e vendo muanbas aqui, tenho dois vendedores na cidade os dois morão perto da minha casa, quero saber se esse aparelho sera util, para comunicação entre nós, meu msn é tyvendedor@hotmail.com

    Aguardo seu retorno.
    Muito Obrigado.

  91. Taynã on julho 12th, 2009
  92. Taynã ja te mandei um email e aguardo resposta,obrigado

  93. jeilsontalkabout on julho 18th, 2009
  94. Jeilson tudo okapa?espero que sim!até aqui tem “pitimbador” falando abobrinha!espero que possa me fornecer o projeto do circuito de amplificador de rf.Aqui em SP ,ZL as ant. externas que tenho feito estão aumentando o alcance e tbm a recepção dos talks da rapaziada,e só falta mesmo um amplificador pra fazer a festa!tks Gigante e tudo de bom!

  95. Eraldo on julho 21st, 2009
  96. Eraldo on julho 21st, 2009
  97. ja te mandei um e-mail eraldo.

  98. jeilsontalkabout on julho 25th, 2009
  99. ola amigos de radios sou radio amador e fico feliz q de uma forma ou otra cada um tenta melhora o que ja e bom pesquisa iniciativa faz parte da do radio amdorismo eu mesmo fiz uma quagui isso mesmo mistura de quadra cubica com iagui com resultados imprecionantes superando em alguns casos 20km meu email byfan.motoservice@gmail.com um abraco

  100. fantasia on julho 31st, 2009
  101. Jeilson! Tudo bem?
    Voce tem foto ou esquema de montagem para antena de talkabout?
    Gostaria muito de aumentar a capacidade de distancia do meu talkabout já que moro numa fazenda! Voce vende?
    Muito agradecido

  102. fukast on agosto 27th, 2009
  103. Olha turma, sinto muito pra quem negocia artigos que possam melhorar nossas comunicações através de talkabouts, mas temos de ter pensamento de equipe, ou seja, nos ajudar por Amor ao Radioamadorismo e não por Dinheiro! quem quiser Projetos Já testados e Aprovados de Antenas pra talks e outros Artigos é só me pedir (mastersunset@hotmail.com) terei o maior prazer em ajudar!!! e ser ajudado também !!!

  104. Arnaldo Bastos on agosto 28th, 2009
  105. Pois é Arnaldo,todos deveriam se ajudar mas um ou outro acaba sendo “mercenario”a ponto de repassar qualquer esquema de montagem que seja por dinheiro.

  106. Eraldo on setembro 2nd, 2009
  107. fukast,boa tarde!coloca no buscador do google “repetidora para talkabout”vão aparecer algumas opções,mas se nao me engano a 1ª você clica “hamtronix controladora de repetidora elektra 2000″.Você verá o esquema da antena de 1/4 de onda tipo plano terra de extrema facilidade de montar.E também detalhes sobre a repetidora de talkabout´s.Té mais espero ter te ajudado e também a todosque lerem este comentario.

  108. Eraldo on setembro 2nd, 2009
  109. só retificando a opção correta é:”hamtronix dispositivos microcontrolados”.beleza fukast!

  110. Eraldo on setembro 2nd, 2009
  111. Eraldo, agradeço pela resposta ok? Eu soldei os fios de antena de celular rural no meu talkabout e melhorou muito o sinal, mas será que se eu colocar um cabo de 50ohm e uma antena plano terra melhorará mais ainda?
    gostaria de saber também, onde eu acho este conector para fazer antena( que fica na base)?
    se este conector é vendido pronto? que tipo de conector vc recomenda?
    Abraços

  112. fukast on setembro 3rd, 2009
  113. Tudo bem fukast. manda teu e-mail que envio todo o esquema para a antena e algumas informaçoes que vao facilitar a montagem.

  114. jeilsontalkabouts on setembro 3rd, 2009
  115. Tá aí meu e-mail
    sidneyfukagawa@hotmail.com

  116. fukast on setembro 4th, 2009
  117. jeilson, se possível gostaria que me enviasse imagens da construção dessa antena. Fiquei muito interessado. tarcisioneves@ibest.com.br

  118. tarcisio on setembro 23rd, 2009
  119. Olha turma, sinto muito pra quem negocia artigos que possam melhorar nossas comunicações através de talkabouts, mas temos de ter pensamento de equipe, ou seja, nos ajudar por Amor ao Radioamadorismo e não por Dinheiro! quem quiser Projetos Já testados e Aprovados de Antenas pra talks e outros Artigos é só me pedir (mastersunset@hotmail.com) terei o maior prazer em ajudar!!! e ser ajudado também !!!

    mastersunset@hotmail.com

  120. Arnaldo Bastos on setembro 28th, 2009
  121. Olá !!! Vendo antenas externas para talk about, não são caseiras, são originais, vem com 19 metros de cabo e conectores, tudo pronto… plano terra de 3dbi, 70 reais completa. Att.

  122. henrique on outubro 15th, 2009
  123. HENRIQUE VC VENDE ESSA ANTENA EXTERNA PELA NET EM QUAL SIT???

  124. tarso on outubro 15th, 2009
  125. ola caros amigos ca estou eu novamente ,nunnca desistir de nossos propositos isso nos faz melhores e.perseverantes apratica da curiosidade nos faz ir cara vez mais longe.postei recentemente umas fotos de minha nova experiencia com antenas onde tenho tido resultados imprecionantescom pouca potenia em uhf agora estou testando uma butrfly de sete 7 elementos pouco almentei adistancia algo perto de 25 a40 km mas com gualidade de audio observar sempre a vista limpa ou seja sem obstaculos. umabraco atodos prometo voltar com novidades ,,,,,,

  126. fantasia on outubro 19th, 2009
  127. Atenção amigos,venho informar a todos que antenas de 1/4de onda tipo plano terra não ganho!Ela é “zero”dbi de ganho!Não acreditem em tudo o que algumas pessoas escrevem procurem se informar com algum op. de estação de radioamador ou com algum fabricante de antenas.Ex:www.electril.com.br. reforço novamente e digo cuidado!!!!

  128. Eraldo on outubro 25th, 2009
  129. ah,” muito” cabo resulta em perda de sinal de transmissão,a não ser que se use rg, ou rgc 213.e não se esqueçam de relação de estacionaria ou roe.

  130. Eraldo on outubro 25th, 2009
  131. Boa noite Eraldo vc saberia me enformar qual é a melhoer antena entao? porque tava pensando em comprar uma plano terra mas ja nao vou mais obrigado!

  132. Douglas on outubro 25th, 2009
  133. Existe uma diferença muito grande em DBI e DB !!!
    DB : A quantidade de DB é quanto ela é melhor comparada sempre a uma antena plano terra, ou seja, a plano terra sempre tem “0 DB”* para que sirva de referencia para as outras antenas.

    não confunda DBI com DB.

    *dizer 0db é errado, não existe, mais abaixo eu explico.

    Agora se vc comparar uma Antena Plano com uma antena espiral original do talk, vc sabe quantos DBs terá a mais ? mais de 6 DB !!!!!!

    Ou seja, tudo depende da antena referencia, lógico que uma 5/8 de onda vai ter 3db em relação a uma plano terra e uma plano terra tem 6db em relação a uma antena móvel em espiral, mas que nunka será usada como referencia… Usando essa teoria, uma antena 5/8 de onda tem 9DBs se vc usar ela num talkabout que antes tinha uma antena espiral sem plano terra.

    Cada db é igual a + 1x de potencia. Teoricamente se vc tem um talk de 1 watt e usar uma antena plano terra seria igual a ter, quem sabe a respota ? somente 1 watt !!! Bem intão o que eu ganho ? Se uma antena plano terra não dá nada de ganho eu não vou querer comprar… tá certo, mas se uma antena plano terra tem 6db em relação a uma esprial original do talk, quer dizer que meu talk teoricamente e original tem 6 vezes menos de potencia se comparado a uma antena plano terra, e como você é inteligente, ela também tem 9 vezes menos potencia que uma antena 1×5/8, ou 12 vezes menos em relação a uma 2×5/8, ou 15 vezes menos que uma 3×5/8…. Eita ? GENTE É TUDO RELATIVO !

    1 TALK com apenas 1 watt usando uma antena 3×5/8 é teoricamente igual a um Talk com 15 watts usando uma antena plano terra, ou igual a 1 talk de 90 watts com antena original dele.

    Vou fazer uma tabela pra vcs, imaginando um talk de 1 watt e modificando as antenas.

    3×5/8 de onda = 9watts
    2×5/8 de onda = 6watts
    1×5/8 de onda = 3watts
    plano terra = 1watts
    original = 0,166 miliwatts

    Sim, não adianta nada ter 1 watt e uma antena sem rendimento nenhum como as antenas originais. Isso vale para qualquer HT, até para um Yaesu VX3r, que inclusive tenho um.

    Outra nota importante, é errado dizer que uma antena 1/4 de onda ou plano terra como é mais popular tem 0 db, pois db é expressão de multiplicação e 0 dbs significa que ela não emite sinal nenhum… O correto é dizer 1DB e XDBI.

    Onda estacionárias, ROE, medidas de cabos… Só serve apra antenas feitas em casa, onde vc não faz idéia da impedância da antena… Pois a distãncia dos elementos negativos e positivos da antena geram uma resistencia, impedancia ou seja lá como vc chama isso. Mas uma antena industrial é livre de cortar cabos com medidas especias, ou multiplos… Se a antena é para a frequencia que está realmente usando, a estacionária será a correta, se vc montou a antena baseado em calculos de maneira doméstica, recomendo até corte de cabo em números impares e multiplos do tamanho da onda… Coisas do PX… rs !!!

    Palmas para apenas uma coisa… Sim, o cabo tem perda de sinal, que pode ser grande, mas não se o cabo for ruim, mas sim se estiver fora da estacionária correta. Mas pensa assim, mesmo que vc monte uma antena plano terra, que ela esteja a 1:5 de estacionária, que a impedancia seja um caos !!! vc não vai perder 6 vezes o sinal que essa mesma antena plano terra está lhe proporcionando… Imagine que vc montou uma antena 1/4 de onda com arame farpado, num toco de madeira mas ta tudo no tamanho certo para os elementos e tenha uma cabo RG58 50 omhs… Desculpe, mas minha experiência e teoria com antenas me mostra que terá 2x mais sinal que a antena espiral de um HT… que já um grande avanço para uma antena com itens de garagem…

    Cabo para transmissão de rádio ou é RG ou RGC, não tem como usar fios de energia, liquidificar, fone de ouvido Caro ERALDO…

    Para quem quer realmente se aprofundar nesse assunto e montar uma antena caseira, recomendo um softer chamado Mamma !!! é free e vai te ajudar nesse assunto.

    Tem uma outra entena que eu indico para vcs, eu mesmo já tive uma, trata-se de uma antena Yagi UDA de 4 elementos para a frequencia de 465 mhz… Recomendo essa antena para fazer links de longa distância usando talks, tem muito ganho, mas é direcional, vc deve ficar direcionando a antena para os locais onde quer se comunicar…

    Uma dúvida que vcs possam estar se perguntando… por que quero ajudar ?
    é fácil… EU gostaria de ver os Talks como os antigos PX, eu tive mais de 50 rádios de comunicação até hoje… e sei que os talks podem se tornar como os Antigos PX, porém melhorados.

    São Baratos, qq um pode comprar.
    O audio é muito bom, igual a um HT profissional.
    Usando Echo links no Talk podemos até conversar com alguem que esteja em outra cidade…

    Só tenho o sonho de ligar meu VX3R na frequencia dos Talks e escutar um monte de gente usando esse aparelhinho como entreterimento… Pois hoje em dia é chato, dificilmente vc escuta alguem que na maioria das vezes nem quer falar com vc. Outro ponto importante é que não precisa de licença.

    Lembre-se que a modificação do Talk para antena externa é considerada ilegal, se fosse permitida a utilização de antenas externas, o aparelhinho já viria com um conector para isso. A própria legislação do Brasil tem conhecimento que a utilização de antenas externas promovem uma distância muito maior de comunicação e que nesse caso extrapola seu ambito domiciliar, necessitando de autorização.

    forra isso é muito legal… rs

    rike.max@hotmail.com

  134. henrique on outubro 26th, 2009
  135. ola! pessoal gostei muito do que vi aki eu tenho um par desse radio talk about o meu tem 14 canais que vai de 462 a 467 e 38 subtom e 2º o manoel dele pega 8km mas aki na city o meu deus da ate vergonha de falar com muito chiado ele da 300mt
    Entao gostaria de ajuda se algum de vcs poderem me enviar esse projeto dessa antena para o radio talk about
    desde ja muito obrigado

    E-MAIL:
    SERVITECPS@HOTMAIL.COM

  136. Diego de porto on outubro 27th, 2009
  137. jeilsontalkabouts manda ai esse projeto p/ o meu e-mail

    SERVITECPS@HOTMAIL.COM

  138. Diego de porto on outubro 27th, 2009
  139. ola amigos muinto intereçante este papo sobre hts de pequeno porte.repetidouras antenas entre outros.ha mais de 12 anos que sou radio amador px py e mesmo assim nao sabemos tudo sobre radios mesmo ssim fico emcantado em saber o esforço dos amigos para ampliar o alcançe deses hts. os quais sao realmente baratos boms qualidade de audio boa uma observaçao sao os poucos dezenas de miliwats que ese equipamento ofereçe por isso baseandome no meu conhesimento e o relato que o amigo asima descreve e nesesario sim o uso de uma boa antena um cabo coaxial de boa qualidade[50h]levando em consideraçao comprimento de cabo rendimento de antena e prinçipalmente alimentaçao [fonte estabilizada]já fiz varios testes com diversos radios em diferentes faxas vhf,uhf.hf,relmente e muino interesante a pratica desa modalidade a distansia nao sei afirmar para eses pequenos radio terei que fazer algums testes com os que tenho por aqui e voltarei a postar comentarios .obs:a cerca de dois ano que eu uso dois hts motorolla ep450 com antena externa para me comunicar ja consegui falar ha uma distançia de 32km da minha base para meu radio movel tambem com antena externa :obs eles tem 5 wats de potençia real com uma antena uminedireçional de tres elementos com cerca de 9 db de ganho portano saio com 5 wats e chego na antena com cerca de 40 wats de potençia.isso seria bem maio o alcançe se eu usase uma antena diresional na base e outra no pé de boracha carro.espero ter ajudado des de ja grato fico au dispor dos amigos no meu email carlos45_cristiano@hotmail

  140. carlos cristiano on novembro 7th, 2009
  141. Henrique,

    Como você vende essas antenas? Qual se e-mail?

  142. Carlos A. on dezembro 15th, 2009
  143. Douglas vai depender do que vc quer:um ponto a ponto direto com certa pessoa,use uma direcional.Ou se vc quer falar com pessoas aleatoriamente use uma antena omnidirecional com ganho.A todos venho novamente pedir que antes de aceitar o que o sr Henrique”sabe tudo” descreve ai acima façam o que eu já escrevi :consultem uma empresa de antenas e um op.de estação de radio amador experiente!valeu té mais.

  144. Eraldo on dezembro 18th, 2009
  145. Diego de porto,procure no buscador do google :digite repetidora para talkabout,uma das tres primeiras opções você encontra o projeto.espero ter ajudado1

  146. Eraldo on dezembro 18th, 2009
  147. ola amigos como havi dito asim que eu tivese mais alguma coisa sobre talk about iria postar novamente pois bem aqui estou para informar que nos ultimos dias eu e meu amigo arnaldo comfexionamos um amplificador de rf na faixa de uhf para atender a nesesidade dos hts.talk about a qual foi testada em campo e o rendimento foi fantastico nos deichando muinto satisfeito e com mais gara e determinaçao para explorar esse sistema tao simples e mau falado por pessoas que nao o entendem 1 teste com a bota de uhf usando uma antena diresional fabricaçao casera com cerca de 6 db com 11 elementos.O RADIO SAINDO COM POUCO MAIS DE 55 MILWATS ESITANDO A BOTINA CONSEGUIMOS UM GANHO FINAL NA SAIDA DA BOTA DE + 5 WATS PICO ISSO ACOPLADO A ANTENA DIREÇIONAL COM CERCA DE 6 DB DOBROU A FORÇA DO RADIO ATINJIMOS A DISTANÇIA DE 48 KM EM CAMPO ABERT A LINEAR JUNTO AO RADIO FICARAO EM MINHA TORRE A UMA ALTURA DE 15 MTS DO CHAO,O OUTRO RADIO QUE ENTERÇEPTOU O SINAL ESTAVA EM CAMPO ABERTO SEM O USO DE ANTENAS EXTERNAS SOMENTE COM A ORIGINAL QUE VEM NELE.FICAMOS SURPRESOS AO MANTER CONTATO A ESSA DISTANÇIA COM O USO DESE PEQUENO RADIO.O PORISO QUE EU DIGO SE PEGAR DOIS TALK OS DOIS COM ANTENA EXTERNA A UMA ALTURA RAZUAVEL RESPEITANDO AS NORMAS DE CALCULO DE CABO E ANTENA VCS TERAO UMA SURPREZA O ALCANSE VAI SER MUITO GRANDE.des de ja muinto obrigado pela atençao…..

  148. carlos cristiano on dezembro 18th, 2009
  149. Olha turma, sinto muito pra quem negocia artigos que possam melhorar nossas comunicações através de talkabouts, mas temos de ter pensamento de equipe, ou seja, nos ajudar por Amor ao Radioamadorismo e não por Dinheiro! quem quiser Projetos Já testados e Aprovados de Antenas pra talks e outros Artigos é só me pedir (mastersunset@hotmail.com) terei o maior prazer em ajudar!!! e ser ajudado também !!! entrem em contato !!!

  150. Arnaldo Bastos on dezembro 18th, 2009
  151. Eu e o parceiro Carlos Cristiano, estamos testando um novo projeto, trata-se de uma botina amplificadora de RF pra talkabouts que utilizam antenas externas, logo assim que todos os testes forem executados, a disponibilizaremos aos demais colegas entusiastas em radiocomunicação através dos talkabouts. contatos pelo msn mastersunset@hotmail.com

  152. Arnaldo Bastos on dezembro 18th, 2009
  153. Carlos cristiano tenho varios colegas que usam as simples plano terra assim como eu, e coseguimos distancias de 70km e a antena em apenas um dos talkabout T7100, e vc nao confexinou um amplf. de rf, vc apenas adaptou um equipamento que ja é usado a decadas por radioamadores, mesmo assim parabem pelo arrodeio que vcs fiseram interropendo bastante a radiaçao do aparelho de 5 wats para consequir apenas 45km.Cara vo ser franco, nao vi surpreza nisso, tendo em vista ter alcançar quase o dobro com apenas 2 wats e uma simples plano trra sem esse arrodeio e sim com cabos coaxiais bem calculados sobre a freguencia.

  154. Rodrigo on dezembro 18th, 2009
  155. Olá Rodrigo, odeio ter que dizer que vc não entende nada sobre transmissão de radiofrequência, ainda mais pq aqui é um espaço pa nós evoluirmos e ajudarmos uns aos outros, não pra ficar trocando ofensas, mas infelizmente tenho de ser solidário ao colega Carlos Cristiano, ao qual acompanho de perto seus projetos, testes e boa vontade em ajudar aos demais amigos, inclusive a vc. Te asseguro que vc disse uma inverdade e gostaria que o mesmo se retrata-se perante o colega Carlos Cristiano, pois sou testemunha que o Colega Carlos Cristiano, Confeccionou SIM, pois ele mesmo projetou o esquema do amplificador de RF e o montou, além de testá-lo exaustivamente. Quanto ao que vc se refere às distâncias alcaçadas, isso qualquer um especialista e, radiocomunicação sabe que dépende de muitos fatores, como altitude, Calibragem da antena (ROE) inpedância do cabo, tamanho do cabo, interferências, etc.
    Por tanto meu Caro Rodrigo, vc ainda tem que se aprofundar mais em Radiocomunicação, fico à sua disposição e de quem quiser pra ajudar!
    Um Abraço de Seu Companheiro de Radiocomunicação
    Arnaldo Bastos – mastersunset@hotmail.com

  156. Arnaldo Bastos on dezembro 19th, 2009
  157. Olá Rodrigo, odeio ter que dizer que vc não entende nada sobre transmissão de radiofrequência, ainda mais pq aqui é um espaço pra nós evoluirmos e ajudarmos uns aos outros, não pra ficar trocando ofensas, mas infelizmente tenho de ser solidário ao colega Carlos Cristiano, ao qual acompanho de perto seus projetos, testes e boa vontade em ajudar aos demais amigos, inclusive a vc. Te asseguro que vc disse uma inverdade e gostaria que o mesmo se retrata-se perante o colega Carlos Cristiano, pois sou testemunha que o Colega Carlos Cristiano, Confeccionou SIM, pois ele mesmo projetou o esquema do amplificador de RF e o montou, além de testá-lo exaustivamente. Quanto ao que vc se refere às distâncias alcaçadas, isso qualquer um especialista em radiocomunicação sabe que depende de muitos fatores, como altitude,potência,calibragem da antena (ROE) impedância do cabo, tamanho do cabo, interferências, etc.
    Por tanto meu Caro Rodrigo, vc ainda tem que se aprofundar mais em Radiocomunicação, fico à sua disposição e de quem quiser pra ajudar!
    Um Abraço de Seu Companheiro de Radiocomunicação
    Arnaldo Bastos – mastersunset@hotmail.com

  158. Arnaldo Bastos on dezembro 19th, 2009
  159. Arnaldo olá!gostaria de acrescentar ao comentário acima que distancia percorrida é uma coisa ,é ocaso do Rodrigo.Já nós,informamos a distancia ponto a ponto em linha reta que é o mais correto para se ter como base de testes.Arnaldo no que eu puder ajudar fico á disposição!Ah tô com problemas no msn portanto se quizer entrar em contato o meu e-mail é – eraldo.nascimento78@hotmail.com – okapa!tudo de bom a todos!

  160. Eraldo on dezembro 19th, 2009
  161. eu estou a disposição caso alguem queira alguma informação sobre transmissão via radio, isso é algo fantastico, sou apaixonado por telecomunicações e formado na area.
    SEMPRE EM QAP EM FAIXA DE 40M e 2M.
    MSN:PP2OC@HOTMAIL.COM

  162. BRUNO PP2OC on dezembro 22nd, 2009
  163. bem, eh o seguinte, consegui aumentar e muito o alcance de um SX 700, bem a adatação é estremamente simples, e consiste em apenas intalarum conector de vhf no lugar da antena, isso como vcs podem perceber tem de sobra informação na net, agora vamos a antena.
    Utilizei um cabo coaxial de 50 homs, o RGC213, e a antena eh nada mais que uma DIPOLO de 5/8 de onda na vertical.
    cada elemeneto da DIPOLO tem 40,5 cm, que corresponde os 5/8 da frequencia fundamental desses radio (462MHZ) bem, o cabo deve tabem ser um muletiplo desses 40,5 cm.
    pode tabem ser utilizada uma anteninha de 40,5 cm na saida do conector, como antena movel.
    o alcance eh surpriendentemente ampliado com o trabalho com essas antenas.
    foram gastos muitos meses de testes e pesquisas de modelos de antena aqui, e a melhor foi a dipolo.
    em um dos testes foi conseguido comunicação nitida (em local etremamente alto.. uma montanha da cidade de Astolfo Dutra MG – (torre do libório)) com um turista no parque nacional do caparaó no estado do ESPIRITO SANTO – 153 KM,
    utilizando uma antena de 40,5 cm na saida do conector.
    qualquer duvida pode ser esclarecida no msn djizackoliveira@hotmail.com abraço!

  164. Izack Olioveira on dezembro 24th, 2009
  165. PARA QUEM NÃO TEM E QUEIRA SABER AS FREQUENCIAS DE OPERAÇÃO DOS TALKABOUTS.

    Número de Canal Freqüência
    MHz
    1 462.5625
    2 462.5875
    3 462.6125
    4 462.6375
    5 462.6625
    6 462.6875
    7 462.7125
    8 467.5625
    9 467.5875
    10 467.6125
    11 467.6375
    12 467.6625
    13 467.6875
    14 467.7125

    lembrando que esses equipamentos operam em WFM ou seja um tipo de transmissão FM com banda passante maior.

    Totalmente QRV.
    bruno PP2OC
    pp2oc@hotmail.com

  166. BRUNO PP2OC on dezembro 24th, 2009
  167. Desejo à todos os amigos de talkabout um Feliz 2010, e que esse ano, seja um ano repleto de conquistas na área e de compartilhamento sem egoísmo e sem cobranças de arquivos que permitam a nós melhorar-mos cada vez mais nossos talkabouts.

    Um Abraço à Todos e continuo à Disposição.
    mastersunset@hotmail.com
    (Radiocomunicação por Amor)

  168. Arnaldo Bastos on dezembro 26th, 2009
  169. Bom galera, comprei meu talkabout por esses dias, o modelo dele é T8530, que tem seu alcance ótimo de 18 milhas ou quase 29 Km, mas logicamente sei que este é um alcance que somente é atingido em condições ótimas, estou citando o modelo para que possam me ajudar a aumentar o alcance dele, já que adorei quando consegui conversar com pessoas que não conheço, via rádio. Estou interessado em aumentar o alcance do talk about, mas não entendo nada dessa área, gostaria que me mandasse informações e dicas, lembrando que sou totalmente leigo neste assunto e pude, ver nas mensagens acima, pessoas falando de antenas 5/8 e etc, não tenho a mínima idéia, não entendo nada de telecomunicação e de eletrônica. Gostaria muito da ajuda de vocês e se quiserem mandar a resposta via email (acho até melhor que ai posso guardá-la também) aqui vai: lucasmf61@gmail.com ou lucasfernandes60@yahoo.com.br

    Fico grato pela atenção de vcs. Feliz 2010 para todos.

  170. Lucas Fernandes on dezembro 30th, 2009
  171. Lucas,vc pode adaptar o seu radio talkabout para antena externa usando cabo coaxial de 50 Ohms,RG58 ou RG213 e conectores tipo bnc que são mais indicados por não mudarem a impedância do sinal de transmissão.Vc terá de retirar a antena original para isso,se vc não tem praticá com ferro de solda procure um técnico em eletrônica especializado em radio freqüência.Antena externa vc tem?não?Então vc entre no buscador do google e digite repetidora para talkabout irá aparecer varias opções e em uma delas vc vai ver instruções de como montar sua antena .Agora estou sem tempo mas breve te esclareço mais,lei a com atenção os comentarios que vc começará a ter uma base melhor de informações.Só lembrando que vc tem que ter cuidado com o que algumas pessoas escrevem.O Arnaldo e o Bruno PP2OC terão prazer de também te ajudar!por enquanto peço que entre em contato também com eles via e-mail,msn,e pesquise mais sobre antena 1/4 de onda tipo plano terra,antena externa para talkabout e como adaptar seu talkabout para antena externa no you tube tem alguma coisa tambem. té mais em breve te escrevo com mais tempo!

  172. Eraldo on janeiro 17th, 2010
  173. Desejo à todos os amigos de talkabout um Feliz 2010, e que esse ano, seja um ano repleto de conquistas na área e de compartilhamento sem egoísmo e sem cobranças de arquivos que permitam a nós melhorar-mos cada vez mais nossos talkabouts.

    Um Abraço à Todos e continuo à Disposição.
    mastersunset@hotmail.com
    (Radiocomunicação por Amor)

  174. Arnaldo Bastos on janeiro 30th, 2010
  175. Galera, Estou interessado em aumentar a potencia de meus talkabout, mas não gostaria de perder a mobilidade, será que não existe uma antena portatil, melhor que a original do talkabout.
    O ganho q quero não precisa ser absurdo.
    Jogo paintball, e em jogos de mata muito fechada, o alcance é baixo, só quero melhorar isto.
    Ja vi varios HT’s com uma antena maior, uns 15cm ou mais, será q não consigo criar uma assim para talkabout?
    Meu e-mail: rodrigo@proimagem.srv.br
    MSN: confraria_jaragua@hotmail.com

    abraços a todos…

  176. Rodrigo on fevereiro 26th, 2010
  177. gostaria de saber como faço para aumentar a potencia de um par de radios cumonicadores intelbras 8km.meu problema é justamente a interferencia por morros e predios. se possivel me mande um email. ensinando como fazer essa antena 1/4 plano terra e o q preciso comprar.agradeço a ajuda. aguardo resposta

  178. waldemar jeronimo on março 21st, 2010
  179. Waldemar Jerônimo, deixa teu msn e/ou email aqui postado pra gente ajudar vc melhor.

  180. Arnaldo Bastos on março 31st, 2010
  181. Alguém conhece o PICO DO ITAPEVA em Campos do Jordão?
    Se sim, vá lá com seu talkabout e conseguirá fácilmente conversar com pessoas localizadas nas cidades visíveis do Vale do Paraíba.
    No meu caso, conversei com um colega distante 55Km, em São José dos Campos, sem qualquer modificação no meu rádio (Kenwood UBZ-GR14 – 14 CANAIS FRS DE 0,5W).
    Portanto afirmo: em condições ótimas, estes rádios são fora de série!!!

  182. Charles on abril 4th, 2010
  183. Tenho um par de WT motorola K7GSX900 que, diz a lenda, pode chegar a 15km ou algo assim.
    Em linha reta e mais ou menos livre, fiz uma vez uma medida e eles funcionaram até pouco mais de 4km.
    Queria utilizá-lo para falar com minha filha que mora a 1,8 km de distancia em linha reta, só que eu moro em uma baixada e ela num morro de 200mts de altura porem sem vista para a minha casa.
    A transmissão entre esses aparelhos tem que ser sempre “vis a vis?”
    Qual a antena mais simples e barata para conseguir o meu intento.
    Desde já obrigado…..

  184. Cesar Palvarini on abril 4th, 2010
  185. César Palvarini, deixa teu msn e/ou email aqui postado pra gente ajudar vc melhor.

  186. Arnaldo Bastos on abril 5th, 2010
  187. Bom dia!
    Gostaria se possível quem poder me ajudar, enviar projeto de antena externa (de ganho) p/takalbout e esquema de ligação e/ou fotos.
    Grato
    Juarez
    juarezpessoa@hotmail.com

  188. Juarez on abril 13th, 2010
  189. Gostaria de saber qual é a fórmula para fazer a antena 3x 5/8 para talkabout. E me tirem uma dúvida: no caso de colocar o adaptador BNC eu coloco um fio no conector central do BNC e outro eu enrolo na extremidade do BNC e ligo a outra ponta no acessório do rádio? Existe algum outro terra no rádio para facilitar a ligação? Ou tenho que utilizar 15cm de cabo coaxial 50 ohms ligar o positivo aonde ficava a antena original e a malha no terra ainda não sei bem direito… mas depois de colocar o cabo no rádio eu vou ter que colocar o BNC na ponta do cabo para adpatar a antena? Iria funcionar sem a antena usando somente o fio ou teria que fazer outra e colocar em cima do conector? Gostaria de uma explicação passo a passo para realizar a conexão com exito no meu rádio e uma antena 3 5/8 e como calcular usando a formula para ela.

  190. Wilson on abril 14th, 2010
  191. Procuro informações a respeito de como fazer um aplificador simples de RF pra aumentar potência dos talkabouts ou qualquer outro recurso.
    mastersunset@yahoo.com.br junte-se a mim nessa luta !
    MSN – mastersunset@hotmail.com

  192. Arnaldo Bastos on abril 28th, 2010
  193. Comprei 1 walkie talk motorola t9500 com alcance de 40km na cidade funciona +/- a 4km, uso pra me comunicar com minha namorada. A casa dela é +- 1.2km da minha e funciona perfeitamente msm com os predios.
    Quero saber qual melhor canal pra usar pra distancia maiores.
    agradeço.

  194. Michel Oliveira on abril 29th, 2010
  195. Gostaria de saber qual é a fórmula para fazer a antena 3x 5/8 para talkabout. E me tirem uma dúvida: no caso de colocar o adaptador BNC eu coloco um fio no conector central do BNC e outro eu enrolo na extremidade do BNC e ligo a outra ponta no acessório do rádio? Existe algum outro terra no rádio para facilitar a ligação? Ou tenho que utilizar 15cm de cabo coaxial 50 ohms ligar o positivo aonde ficava a antena original e a malha no terra ainda não sei bem direito… mas depois de colocar o cabo no rádio eu vou ter que colocar o BNC na ponta do cabo para adpatar a antena? Iria funcionar sem a antena usando somente o fio ou teria que fazer outra e colocar em cima do conector? Gostaria de uma explicação passo a passo para realizar a conexão com exito no meu rádio e uma antena 3 5/8 e como calcular usando a formula para ela.

  196. Wilson on maio 4th, 2010
  197. Tenho uma dúvida: Retirei a antena original do talkabout motorola k7gem1000 para acoplar um conector bnc mas como não deu certo peguei e soldei a antena em seu local original mas ela não voltou ter a recepção,o que será que aconteceu porque eu peguei tirei a antena, coloquei o bnc como não ouvi nenhum canal depois de 10 minutos escaneando, tirei o conector, coloquei a antena original e não recebe nada seria melhor eu ter deixado como antes mas alguém entende e pode me ajudar a resolver este problema?

  198. Wilson on maio 5th, 2010
  199. Caro Wilson,

    Não posso precisar se este é o seu caso, mas se retirar-mos a antena original fora, corremos o risco de danificar as ligações do circuito cobreado da placa, aconselho a todos que, ao invés de retirar a anteninha, cortem ela no pé (início perto da placa) deixando 2mm de sobra pra fazer a solda do fio que vai pra o conector externo.

    Fico à Disposição

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos msn e email – mastersunset@hotmail.com

  200. Arnaldo Bastos on maio 13th, 2010
  201. Antena 5/8 de onda, apresenta ganho de 3db, 3x 5/8 apresenta ganho de 7db, na base deve ser feito uma bobina para dar casamento de impedancia em 50 ohms, deixando uma ROE 1:1, tal bobina (em formato de espiral) deve ser de uma espira deslizante para facilitar tal ajuste. Na base deve ser ligada a bobina (espiral) a terra junto com quatro radiais de 1/4 de onda ou seja 300/464=0,65m divido por 4 = 0,16m ou 16 cm, ficando ligado neste ponto a malha do cabo coaxial. O positivo do cabo coaxial deve ser ligado no ponto deslizante que vai na espiral e geralmente o ponto deslizante fica entre o lado terra e metade da bobina, ou seja quase no meio. Tal bobina deve ter 0,05m de diametro, o que equivale a 1/4 de comprimento do fio da espiral na frequencia, ou seja, 0,16m devendo ser feito ajuste no espaçamento. Na outra ponta da bobina (ou espiral) será ligado o elemento vertical com exatamente 5/8 de onda menos 5%, ou seja, 0,38m, de preferencia de tubo 3/8″. Para aumentar a antena (ganho) será necessário a colocação de outros elementos, com a adaptação de um “stub”, ou seja, mais um elemento de 0,38m interligado por este stub que fica com um formato de C (ou meia espira com haste paralela) distanciado de 1/4 de onda. Para a aferição da posiçâo deste stub, deve ser verificado com um medidor de intensidade de campo, feito com um diodo de germanio, um capacitor ceramico de 10nf, um choque de umas 30 espiras de fio esmaltado fino sobre um palito de dente e um multimetro, e assim sucessivamente pode-se aumentar mais um elemento (chegando em 3×5/8), lembrando que o angulo de irradiação vai diminuindo, atingindo uns 15º, não sendo interessante aumentar mais que isso, pois a antena vai apresentar caracteristicas diretivas, e que nas proximidades da antena a irradiação será pequena, não sendo indicado para utilização na cidade.

  202. giba on junho 1st, 2010
  203. O Amigo Izack Olioveira, deu a sujestão de uma antena excelente. Eu a fiz e mesmo com um cabo rg58 de 7 metros consegui um excelente acance. Melhor até que algumas antenas que eu já avia testado nos ultimos 8 anos. Só uma modificação foi feita. Em vez de 40,5 cm em cada lado do dipolo eu retirei 5% e foi para 38,5cm, com um total de 77cm de ponta a ponta do dipolo de 2x 5/8.Sendo que coloquei um comprimento 2mm menor em cada vareta, para dar o espaçamento de 4mm de isolamento de uma vareta a outra de aluminio. Com a antena a apenas 8 metros, to capinato muitas pessoas de muito longe. Ainda não medi a distancia exata, mas já percebi que estou com um ganho muito melhor que a OSJ de 1/2 que tinha feito. Muito Bom.

  204. Alessandro Assis on junho 5th, 2010
  205. Ola amigo alessandro assis vi o seu post e gostaria de saber se vc poderia me passar passo a passo este projeto que parece ser bem interessante pois ate hoje nao conseguir aumentar mem 100metros e vejosempre alguem dizer que conseguiu uma boa distancia e tal por favor me ajude desde ja muito obrigado

    Meu e-mail ou MSN Servitecps@hotmail.com ou decoliveirass@hotmail.com

  206. Diego de oliveira on junho 6th, 2010
  207. preciso de um meio de fazer um amplificador RF ou tambem se tem algum lugar que eu possa comprar, prsa aumentar a potência do meu talkabout.
    Se alguem puder me ajudar entre em contato:
    zenitconsultoria@yahoo.com.br
    desde ja agradeço!

  208. joâo ortiz on junho 16th, 2010
  209. Olá João Ortiz,
    Te enviei um email mas deu erro de evio, me add no msn mastersunset@hotmail.com

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos

  210. Arnaldo Bastos on junho 16th, 2010
  211. Experimentei fazer uma antena colinear de cabo e ficou excelente, são 11 pedaços de cabo RGC213 cortados com tamanho de 1/2onda vezes o coefiente de 0,82, ou seja 26,5cm retira 0,5cm em cada ponta e desencapa 0,5cm do coaxial. No coaxial enrola duas voltas de fio de telefone fino e estanha no local, solda o fio central na malha e assim sucessivamente, deixando intercalado. Nas extremidades soldando-se um pedaço com 1/4 de ondae um tubo de cobre de 3/8″, ou seja, 13cm cada. Na extremidade que ficara apontada para cima deverá soldar a malha com o fio central do ultimo cabo com 26,5cm no tubo de 1/4 de cobre. Na extremidade que ficará para baixo, deverá ser soldado em cruz quatro pedaços de tubo de cobre de 3/8″(usado em tubulação gas cozinha)na malha do cabo cortado, com 1/4 de onda de comprimento cada uma delas com 16cm. Daí é só soldar o cabo coaxial que irá até o rádio, sendo o fio do meio como positivo e a malha que está sodada com os tubos de 1/4 como negativo. Usei o RGC58 com 4,5metros de comprimento, mais que isso dá muita perda, e terá que ser usado o RGC213.Tudo deverá ser colocado em tubo de PVC de 25mm com um cap na ponta para dar rigidez a antena.

  212. giba on junho 28th, 2010
  213. ola amigo Giba gostei do post ma nao consegui entender bem sera que teria como vc explicar melhor e se possivel se vc tiver fotos vc poderia por aki no post ou me enviar para o meu e-mail

    desde ja muito obrigado Diego

    servitecps@hotmail.com ou decoliveirass@hotmail.com

  214. Diego on junho 28th, 2010
  215. Olá GIBA,

    Estou feliz pelo seu empenho em querer nos ajudar, peço que pra gente entender melhor essa antena, por favor, enviar fotos passo a passo dessa antena pra nós, começando por mim.

    mastersunset@hotmail.com

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos

  216. Arnaldo Bastos on junho 28th, 2010
  217. Para se conseguir distancias longas de alcance, a altura desta antena deve estar em cota de nível do terreno em local alto, no meu caso encontro em altura de 550metros e em média estou em ponto acima das cotas da cidade, onde consegui distancia de alcance de uns 12km de cobertura, com radio da midland gxt900 que vem a ser o melhor que existe no mercado em termos de potencia e recursos. Instalei a antena na laje de casa, apenas fazendo um furo na telha, na parte da capa da telha e não do canal desta, ficando um metro dentro da cobertura e o restante do lado de fora o que ajuda na fixação e estabilidade da antena. Na ponta do tubo de pvc coloquei um cap com cola para não entrar água e proteger a antena. Para checar onde pode-se chegar é interessante acessar o google earth que possui as cotas nele, se vc precisa determinar a altura faça uma linha onde se pretende chegar e confira os pontos livres.
    Olha ai o tamanho da ponta inferior que deverá ficar com um quarto do comprimento de onda, cabo RGC213, 300/462= 0,65m x 0,85 = 0,55 / 4 = 0,14m ou seja 14cm;

    Agora aqui detalhe das meias ondas, deve ser feito onze peças, 300/462 x 0,85 / 2 = 0,28m ou seja 28cm;

    Detalhe das soldas nas pontas, onde enrolei duas voltas de fio fino (de telefone desencapado) sobre a malha para facilitar a soldagem e precisão dos cortes.
    Detalhe da ponta da parte de cima da antena, onde será feito com tubo de cobre de gás de cozinha de 3/8 com comprimento de ¼ de onda, ou seja, 300/462 * 0,95 / 4 = 0,155 ou 15,5cm o coeficiente neste caso muda para 0,95 em função desta velocidade de propagação neste material, lembrando que deve soldar a malha e a ponta do cabo juntos ao tubo de cobre.

    Olha aqui o detalhe da cruzeta que deverá ter um furo no meio, necessário soldar ela e dar uma martelada para achatar para facilitar o furo por onde deverá ser soldado a malha do cabo do primeiro ¼ de onda,
    O comprimento de cada tubo devevá ser de 300/462 /2= 0,325 ou 32,5cm cada sem descontar nada, fazendo o furo em 16,3cm no centro. Abaixo o detalhe das soldas já com o cabo RGC58 que vai pro talk about, é aconselhável soldar direto na antena evitando as perdas com uma possível instalação de conector, pois isto vai ficar fixo no telhado.

    Por fim olha a antena montada com os onze pedaços de meia onda mais um de um quarto.

    E ela introduzida no tubo de PVC.

    Alguns detalhes da pesquisa para a montagem da antena:

    Não consigo por fotos aqui,como faço?

  218. Giba on julho 1st, 2010
  219. caros amigos tenho 21 anos d radio nao s iludao com alcançes d talks vc fala 80km para um lado e nao mais d 300m para outro uhf è muit critico ok aguns d vcs sao iniciates leiao o comentario do niky e d outros com bastant esperiencia eu falo talves 50 km com 2w moro no alto nao tem quase obstaculo mas se morace em lugar baixo nao falaria com 2w nem 5km tenho um par de talks motorola modt-9500 nao sei d onde tiraram q fala 25 milhas 40km è loucura ou seja è mentira pois moro no alto tenho campo aberto para porto alegre q fica a 40km e falo nao mais q 15 km ok abraço

  220. gelson on julho 4th, 2010
  221. É muito fácil alcançar uma distância muito longa, digo, uns 60 a 70KM, se vc usar um Rádio M120 (40W UHF) ou Um GM300 (40W UHF) que esteja com os canais dos talks gravados e usar com uma antena direcional precisamente cortada pra frequências dos talks, isso somado à altura onde vc mora, facilmente irradiará pra muito longe.
    tenho esquema de antena direcional pra talk. me envia um email seu pra eu te mandar o esquema.

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos mastersunset@hotmail.com

  222. Arnaldo Bastos on julho 4th, 2010
  223. manda pra mim o esquema por e-mail eu agradeço desde ja

  224. cristiano on julho 8th, 2010
  225. olá li todos os comentarios, tb gosto muito de radios desde criança com aqueles walk talks de brinquedo, entao tenho um radio sx900 motorola e uma vez fazendo testes subi numa montanha e conversei com um amigo na casa dele perfeitamente com as antenas originais depois fui no google earth e fiz a medida que era 25km vou tentar fazer uma antena externa se funcionar direitinho falo com vcs!! abraços

  226. thiagão on julho 27th, 2010
  227. seria melhor montar uma base de px na faixa do cidadão 11 metros, vocês conseguem montar com uns 200 reais, com certeza o alcançe é muito maior e dara menos trabalho.

  228. rubens on setembro 19th, 2010
  229. por favor amigos, comprei um talkabour Motorola, e nao consigo comunicaçao maior do que 500 mts dentro da cidade. Por favor, me enviem algum esquema de antena para que eu faça o texte.

    att

    FERNANDO

  230. fernando on janeiro 8th, 2011
  231. olá gostaria de receber os projetos para eu aumentar a potencia dos meus radios .

  232. thiago on janeiro 10th, 2011
  233. Sou obsecado por radios, desde novo adoro usar eles para lazer e serviço, mas ainda sou iniciante no radioamadorismo e nao sei quase nada no quesito de conheçimento, nao reparem na minha leiguisse
    ai vai:

    tenho um Radio TalkAbout T5500 (MOTOROLA) e como muitos ja disseram , eles nao passam de 300metros na cidade e eu achei essa antena no Mercado Livre:

    -antena-voyager-px-modelo-cb-20-f-27-mhz-movel

    Gostaria de saber se essa antena liga no meu radio? Como q eu iria ligar no meu radio?a Antena dele eh fixa, nao sei como funciona , preciso da ajuda de vcs.

    Eu nao estava querendo alterar na “aparencia” do meu HT , tirando a antena original e fazendo uma gambiarra com uma maior, mas se for para ter uma grande melhora , irei Fazê-lo.

    Me ajudem por favor.

    Só mandar email q eu respondo bem rapido ;)

  234. Thales Almeida on janeiro 30th, 2011
  235. Thales Almeida, comprei um talk about e na caixa falava que o alcance era de 3 km na cidade, quando testei nao chegou a 300m, entao o que eu fiz… em vez de colocar uma antena em cima da minha casa e ficar preso em casa eu resolvi abrir o radio e soldei um fio na antena original e pelo lado de fora do radio eu adicionei uma antena de radio normal (aquelas q vc puxa ela vai subindo, tipo em gomos e preguei ela do lado da original, ficou legalzinho, tb nao quiz alterar a aparencia do meu radio deixei tudo original) e pelos teste q eu fiz a distancia passou de 300 m para 2km mas depende do local se tiver muito morro essa distancia pode cair, eu moro em um lugar meio alto isso ajudou um pouco a distancia, atençao dentro do carro da muita interferencia a distacia caiu para 1km mais ou menos.

  236. matheus seco on fevereiro 2nd, 2011
  237. Boa ideia mesmo… Entaum estou pensando aki…
    Vo abrir o radio e no topo da antena vo fazer um furo e colocar esse tipo de antena ai que vc falo e por dentro do radio vou soldá-la e assim depois vo soldar ou botar cola quente no topo para fixar essa antena com a antena antiga… Mas vo ver se acho uma antena bem botente ou mais grossa que tiver para fazer isso…
    Vlws pela ideia … vo deixar com meu tio que eh eletronico fazzer isso, ou talvez ele tenha uma ideia melhor pq ele eh um genio… (o cara eh sinistro mesmo) hehehe

  238. Thales Almeida on fevereiro 2nd, 2011
  239. Thales, respondendo a sua pergunta a antena do mercado livre que vc falou eh para a faixa de 27MHZ com bobina para adaptar impedancia em funçao do encurtamento e a faixa de frequencia do talk eh 462MHZ. O ganho fica duvidoso, o risco de “forçar” o radio eh grande podendo queimar a saida, por falta de casamento de impedancias,onde o pessoal radioamador chama de roe ou swr,ou seja, corre o risco de ao apertar o botao por muito tempo o radio ter muito retorno das ondas estacionarias e queimar o tx. Para aumentar o alcance tem que aumentar o ganho da antena o que o pessoal chama de dBd ou dBi e melhorar o local da antena, como regra vale que local mais alto eh melhor, por isso a instalaçao de uma antena para local externo (acima do telhado) em um dos radios tornando o alcance melhor (alguns kilometros), soh que se perde em portabilidade pois tem que ficar com uma estaçao fixa, mas o outro radio pode ser movel. A adaptaçao eh soldar cabo coaxial rgc58 no radio, com a malha soldada no polo negativo (terra) e o fio central no lugar da antena antiga, para nao correr risco de estragar o radio pode cortar a antena do mesmo um pouco acima da placa e soldar nesta o fio central. A antena externa pode ser feito para inicio de experiencia a de 1/4 de onda que tem ipedancia de 50 ohms, com um pedaço de fio rigido grosso de 15 cm e mais quatro varetas na base (de 17 cm cada)sem contato com o fio central num angulo de 120º.

  240. Giba on fevereiro 2nd, 2011
  241. Entaum agora meu objetivo nao eh mais colocar antena Externa ou seja , em Casa ou coisa do tipo , quero apenas melhorar o alçance do PX tirando essa antena original e botando uma nova.
    Nao sei se intendi bem oque vc disse , mas vao ficar 2 antenas em V ? seria mais lucro colocar essas Antenas de Televisao como o amigo falou, q essas de gomo, vc vai esticando elas? Ficaria mais portatil no caso de guardar por vc diminui a antena.
    Nao intendo nada de eletronica, esse cabo vai ficar “mole” pra cima?
    Obrigado e desculpas a minha ignorancia no assunto.

  242. Thales Almeida on fevereiro 2nd, 2011
  243. ehe ehhh falei mal desses radinhos motorola e tiraram o post, caro thales realmente esse modelo de radio que vc falou com uma boa antena (portatil)nao vai ultrapassar os 800m, pois soh tem 0,5watt de potencia. Os Midland chegam a 5,0 watts e como via de regra cada 1,0watt representa 1Km de alcance. Talk motorola acho que tem maximo 2,0 watts os mais carinhos, ate os talk da marca Cobra vai mais longe. Desculpe dar esta informaçao, mas a propaganda desses radios dizem que o alcance eh em linha reta e sem nenhuma interferencia, isso acontece soh no mar. Nao acredite em milagres com pequena potencia, a magica eh a instalaçao de antena externa que faz simular a distancia indicada na caixa.
    sds

  244. giba on fevereiro 3rd, 2011
  245. Será que um tecnico de eletronica conseguiria aumentar a potencia do radio?
    Esse Motorola TalkAbout t5500 em alguns canais sao 0,5watt e em outros 1,0watt , é oque esta escrito no manual e com a numeração de cada canal e seu respectivo Htz.

    Vo ver se ponho as antenas de TV aquelas de “gomo” q vai esticando mesmo… e talvez se der aumentar a potencia.
    VLw pela ajuda ai de todos… Depois posto aki como ficou o radio.
    Vlws.

    Outra pergunta:
    Esse radio aki é bom? : produto.mercadolivre.com.br/MLB-171289306-radio-yaesu-vx-3r-o-menor-e-melhor-ht-em-sua-categoria-_JM

    Caso nao apareça o Link, vá no mercado livre e digite: Yaesu vx 3r , é o Radio que ta com preço de R$ 589.99

    Ele consegue falar com radios PX?
    vlws

  246. Thales Almeida on fevereiro 3rd, 2011
  247. thales
    eu nao furei o meu radio para colocar essa antena de gomos. ve se vc entende o q eu fiz.
    1- do lado do meu radio logo abaixo da antena tem uma entrada de fone de ouvido, eu retirei uma proteçao de plastico q vem para fechar o buraco da entrada do fone e por ali eu passei o fio q soldei na antena dentro do radio.
    2- a antena de gomo eu amarrei do lado da antena original com fita isolante so o primeiro gomo dela para ela ficar presa e nao furei a antena original como vc esta querendo fazer.
    3- repetindo eu moro em um lugar meio alto por isso consegui os 2km entao essa distancia pode ser q vc nao consiga devido a sua topologia.

  248. matheus seco on fevereiro 4th, 2011
  249. Itendi.

    Tenho uma duvida
    Imagine por exemplo que em uma area plana sem nenhuma interferencia um “RADIO 1″ alcançe 10km e esta num Ponto “A” qualquer.E um “Radio 2″tem alcançe de 1km e está num Ponto “B”.
    E o Ponto “A” está a 8KM de distancia do Ponto “B”.
    Essa é a situação, minhas perguntas são:
    Se eu Usar o “Radio 1″ para falar é obvio que o “Radio 2″ irá conseguir escutar claramente pois está dentro de seu alcançe. Mas, e se o “radio 2″
    falar? o “Radio 1″ conseguirá ouvir? Mesmo que esse “Radio 1″ tenha alcançe de apenas 1KM?

    Acho que fui claro na minha explicação e nas minhas duvidas…
    Vlws
    Qualquer coisa desenhe num papel ;)

  250. Thales Almeida on fevereiro 5th, 2011
  251. O que esta perguntando foge do assunto de aumentar alcance talk about, mas vou tentar responder:
    vc sabe como funciona o celular, ele nao passa de um radio que transmite em uma frequencia e recebe em outra ao mesmo tempo, a potencia do celular eh pequena e a da torre muito maior, a visada da antena da torre consegue “ver” o sinal do celular, entao basicamente isso pode ser feito com radios transmissores chamando de base e movel, ou seja a base eh uma repetidora de sinais com antena em local alto. Entao tudo depende da antena do radio que alcança maior distancia, pois eh necessario ter visada entre os radios para ocorrer a comunicaçao. Em termos praticos ja falei com radinho movel de 1w, com meu radio de 5w com antena externa a uma distancia de 3km e os dois lados conseguiram ouvir e transmitir legal, sendo que este radio 1w nao alcança mais de 300m no local onde eh o trabalho dele. Parece que nao respondi a sua pergunta, mas em termos de transmissao nao existe uma formula que diga que 1+1=2, pois depende de muitos fatores dificeis de quantificar(curvatura da terra interferencias(morros, predios, arvores)mas que quando um radio pode ter visada do outro ocorre a comunicaçao.

  252. giba on fevereiro 5th, 2011
  253. Acho que voce nao intendeu , nao estou perguntando nada de como faço pra aumentar potencia ou alcançe do Radio.
    Minha pergunta é se um Radio q por exemplo alcançe 1km consiga falar com um Outro radio que está a 8 km de distancia dele , e esse outro Radio COnsegue falar até 10km.
    Nao estou perguntando se isso ocorre realmente e nao coloque nada de interferencia no meio, quero NESSAS condições q eu ESCREVI!!!
    Quero um Sim ou NAO só isso… -.-’

  254. Thales Almeida on fevereiro 5th, 2011
  255. Amigo jeilson, primeiramente, gostaria de lhe cumprimentar. Você é um gênio! Eu tenho um par de talkabout t5720 da motorola, e realmente, é muito fraco o sinal. Dizia ter a cobertura de 5 milhas ou 8 km, mas não chegava a 4 km, isto porque a antena é realmente muito desfavorável. Gostei muito do seu comentário explicando como construir a tal antena. Vou tentar construir uma aqui no Amapá. Aliás, eu tenho uma antena de alumínio que mede um raio de 1,5 m (redonda). Vou tentar aumentar o sinal. Valeu mano pela dica. Agora a dica de construir uma repetidora para talkabout, seria uma maravilha! Qualquer coisa mano, pode me mandar informação. Eu também sou um amante de eletrônica.

  256. Roberto on fevereiro 22nd, 2011
  257. ah, esqueci de uma coisa: Se tiver alguém, transmitindo aqui no Amapá, me mande o seu canal e o subcanal também pra mim manter contato! (amapabr@hotmail.com) Valew amigos radioamadores!!!
    Vamos evoluir e continuar a crescer! Boa sorte a todos.

  258. Roberto on fevereiro 22nd, 2011
  259. Olá pessoal, gostaria de informações de como fazer um link utilizando 2 ht´s, me parece que o Arnaldo possui um. E saber qual a diferença do link para a repetidora. Com o link dá para colocar duplexador?

  260. Hugo on março 1st, 2011
  261. Caros colegas a muito nao tenho visitado esse espaço por motivo maior, é que dois de meus talkabouts estao chiando em todos os canais ja tentei concertar de todas as maneiras porem nao obtive exito,e gostaria da ajuda de algum colega mais esperiente, agradeço.

  262. jeilson on março 15th, 2011
  263. Jeilson, caro colega, provavelmente vc provocou um curto ou uma sobre-carga no seu talkabout. Estes aparelhos tem um chip controlador bastante sensível. Se colocarmos mais de 4,5 v, o aparelho ou queima, ou fica doido (chia direto, aparece dígitos no visor, mas nada transmite, ect).

  264. Roberto on março 17th, 2011
  265. Roberto realmete deve ter acontecido isso mesmo, porem TX e RX aida funcionam, é como se estivesse com esqueche aberto,mas quando coloco ele em um subtom ele para de chiar, obrigado pela atençao Roberto.

  266. jeilson on março 17th, 2011
  267. eu uso o meu talk com um radio da Yaesu com a faixa de UHF e da uma distancia entre eles de mais ou menos tres kilometros mas se eu usar os pares de talk nao passa de 1 km.

  268. Radioamador on março 17th, 2011
  269. gostaria de saber como eu aumento a potencia dos meus radios (intelbras twin )alguem pode me mandar fotos e esquema como fazer isso.

  270. vilmar on março 17th, 2011
  271. Vilmar coloca teu e-mail que te mando um esquema.

  272. jeilson on março 18th, 2011
  273. Comprei um radio talkabout, modelo mr350r, aquele de nominal para 52km em area aberta. gostaria de saber se é possivel aumentar a potencia dele, pois ta funcionado a 2km no maximo dentro da cidade, sem alterar as caracteristicas fisicas do radio
    abraço

    Rubens

  274. Rubens on março 21st, 2011
  275. Amigo Jeilson, não precisa agradacer. Nós que somos colegas em comum, pois gostamos da rádio-comunicação, temos mesmo que nos ajudar. Amigo Jeilson, espero que consiga resolver o probleminha dos seus rádios. Eu fiz uma ligação do meu rádio talkabout t5720 a uma antena tipo parabólica(dessas de tvs,que mede um raio de 1,5 m) usei 6 metros de fio coaxial 50. Resultado: Consegui me comunicar com um outro rádio meu a uns 5 km, bem limpo, dependendo de girar o aperelho móvel corretamente. Um dia desses, meu talk que tá com a antena externa, estava no canal 1 e subtom 1, consegui captar conversa de uns 10 rádios que estavam pelas redondezas; mas na hora de responder, eles não me ouviam. Eu sei que eles estavam transmitindo a 1 watt, porque o canal 1, tem essa potência.
    Amigo Jeilson, por acaso, vc teria algum esquema de amplificador para a faixa de uhf que o nosso talk opera? Qualquer coisa amigo, taí o meu e-mail: amapabr@hotmail.com

  276. Roberto on março 22nd, 2011
  277. Meu amigo gostaria muito de poder lhe ajudar,mas nao tenho , se um dia consequir, postarei por aqui.

  278. jeilson on março 24th, 2011
  279. Ok amigo Jeilson. Obrigado pela atenção.
    Desde já, desejo ao amigo Jeilson e a todos os irmão Radioamadores dos Talks, felicidades e sucesso no aprimoramento desta tão importante e simples forma de comunicação. Forte abraço a todos os colegas.

  280. Roberto on março 24th, 2011
  281. Gente por favor quando fizerem algum comentário, deixem seus emails e msn’s pra gente poder interagir melhor.

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos

    mastersunset@hotmail.com

  282. Arnaldo Bastos on março 26th, 2011
  283. Gente, por favor, quando fizerem algum comentário, deixem seus emails ou msn’s para podermos interagir melhor.

    Um Abraço
    Arnaldo Bastos

  284. Arnaldo Bastos on março 26th, 2011
  285. amigos. agradecia receber o esquema de como conseguir ter mais distancia na comunicação entre talkabout
    abrço

  286. daniel on março 27th, 2011
  287. Arnaldo, vc tem toda razão, muitos colegas aí pedindo algumas dicas de como aprimorar a comunicaçao dos talkabout, e a gente com muta vontade de repassar o que aprendemos por aqui mesmo, entretanto, sem e-mail fica difícil.

    E-mail/msn. (jeilsoncross@hotmail.com)
    Estado. (PB)
    canal. (7)

  288. jeilson on março 27th, 2011
  289. Comprei um radio talkabout, modelo mr350r, aquele de nominal para 52km em area aberta. gostaria de saber se é possivel aumentar a potencia dele, pois ta funcionado a 2km no maximo dentro da cidade, sem alterar as caracteristicas fisicas do radio
    abraço

    Rubens

    ( agora com o e mail: rubinho@3lj.com.br
    msn: rubinho_@hotmail.com

  290. Rubens on abril 4th, 2011
  291. A maneira mais facil pra aumentar a potencia é com a utilização de chip dedicado, tipo o RA45H4452M que é um módulo de potencia de rf usado nos radios vertex. O custo do danado por importador fica em R$230,00 a unidade e para quantidade chega a R$180,00.Este modulo dá uma potencia de 45W em 12,5v e cobre a frequencia de 440mhz até 520mhz. Possui quatro pinos, sendo entrada de rf (50mW), alimentação(12,5v), controle de potência (aplicar tensão de 4v a 4,5v), saida de rf (45W) e a carcaça o terra.O radio vertex UX2200 128ch custa nos Paraguai USS162,00,e usa esse módulo, o que dá pra ver que fica carinho só este módulo. A montagem deste requer alimentação de uns 10A, visto a eficiencia deste, o que torna só possivel a utilização em uma base, utilizando como repetidor e antena externa. Alguns radios portateis de UHF possuem a função repetidora,e os canais programados no dos talk, ou seja, transmitem num canal e recebem em outra frequencia. Dá pra montar um sistema destes e ter um bom alcance. Bão, como a grana tá curta, montei um circuito (amplificador linear), com um mosfet que achei mais em conta, o MRF182 (R$22,00). Agora só falta saber calibrar o danado, preciso de ajuda, alguém sabe? no meu circuito com 3,5v no gate ele começa a oscilar e acende uma lampada na saida, tô colocando só 18v nele, mas no final ele precisa de mais comida, é pra 28v, tô com medo de queimar o mosfet. As bobinas são no próprio circuito impresso e percebi que a posição onde soldo os capacitores variaveis alteram a frequencia. F1

  292. Giba on abril 4th, 2011
  293. Amigo Giba, não posso lhe ajudar, pois os meus conhecimentos de eletrônica não são para tanto; mas espero que você obtenha sucesso em seu projeto. Não tenha medo de errar, é errando que se aprende, e é tentando que se chega a ao resultado esperado. Boa sorte amigo. Um abraço a todos os colegas RadioTalkAmadores!

  294. Roberto on abril 6th, 2011
  295. Galera, eu consegui enfim fazer a antena externa pro meu talk. Como não tinha cabo aqui de 50 ohms, eu peguei uns 10 m de cabo coaxial de 75 ohms. (um que tem escrito cabo para telefonia celular). coloquei uma antena de 1/4 de onda, de 5 elementos, com 15 cm cada. Quem leu meus comentários anteriores, deve se lembrar, que quando eu usava uma antena de testes tipo parabólica de tv, eu ouvia os talks das redondezas, mas eu não conseguia alcançar o rádio deles. Agora, é diferente. Eu moro no Amapá, e numa cidade que fica no sul do Amapá. Consegui me comunicar com um talk que tava um bairro longe de onde eu moro, e também recebí sinal de um cara falando francês, mas não entrei em contato, porque eu não sei falar francês. :-)
    Isto é tudo pessoal.É bom compartilhar as novidades com vocês. Um abraço a todos.

  296. Roberto on abril 13th, 2011
  297. Gente por favor quando fizerem algum comentário, deixem seus emails e msn’s pra gente poder interagir melhor.

    Roberto do Amapá me Adiciona no seu MSN

    Um Abraço à Todos especialmente aos amigos Jeilson e Eraldo

    Arnaldo Bastos
    mastersunset@hotmail.com

  298. Arnaldo Bastos on abril 21st, 2011
  299. Amigos, venho 8 dias após postar meu último comentário, perguntar a vocês, se alguém conhece algum modo de aumentar a sensibilidade do talkabout, para que o mesmo ligue o alto-falante com a mínima recepção de sinal (chiando) pois percebo que ele só libera o alto-falante (para que a gente ouça) se estiver recebendo um sinal limpo sem quase nada de chiado. Será que tem uma peça interna pra regular isso? Muitos sinais provenientes de outros talks, não recebo por que o aparelho corta quando o sinal não é tão forte assim. O Botão MON ajuda, mas gasta muita energia. Agradeço se alguém tiver alguma dica. Obrigado.

  300. Roberto on abril 21st, 2011
  301. Olá Roberto, alguns radios possuem controle de squelch, que controla a sensibilidade de ação do sinal,mexer internamente no rádio requer muito conhecimento de eletronica, alem das peças serem em smd, pode danificar o rádio facilmente. Tem uns rádios que são vendidos no mercado livre de importação direta da china que possuem controle de “squelch” programados com todas as frequencias dos talk. O preço deles gira em torno de R$200,00 e possuem potencia de 4 a 5 Watts, podendo ser regulada para menor potencia pra aumentar tempo da bateria. Nestes radios já possuem conector roscavel para interligar antena interna ou externa. Por fim não sei como te ajudar nessa empreitada, mas boa sorte.

  302. Giba on abril 22nd, 2011
  303. Obrigado pela atenção amigo GIBA. Depois da sua dica,eu não tentarei mexer no rádio internamente, pois correrei o risco de danificá-lo. Na minha cidade, consegui contato a 4km (medido pelo Google Earth), com uma antena 1/4 de onda, a 16m em relação ao solo, ligado a um rádio talkabout na frequencia de 1watt através de 16m de cabo coaxial 50 ohms; o utro rádio, tinha uma antena adaptada tipo telescópica de 30cm, área urbana com muitos prédios e casas (obstáculos pra caramba) Conseguí um alcance até bom e sem precisar desta vez, apertar no botão MON (mas para isso, o rádio que estiver em movimento, tem que ficar posicionado num ângulo favorável). Fico impressionado como as ondas conseguiram chegar até essa distância. E é de um elo entre dois talks t5720 transmitindo nos canais de 1watt cada. Com relação ao relevo, o local onde instalei a antena de 1/4 de onda, é uma parte muito baixa da cidade.

    Mesmo com 1 watt de potência, esses talks podem alcançar distâncias admiráveis com a ajuda de uma antena externa tipo 1/4 de onda ohmdirecional, pois se o outro talk estiver em movimento, a mais recomendada é essa mesmo. Agora, é claro que se alguém quiser montar um link de um rádio pra o outro, que os dois sejam fixos, uma antena direcional seria uma boa sacada, haja a vista que elas possuem ganho de sinal. Só não monto uma com ganho porque eu não tenho onde colocar uma outra base. Estou trabalhando também numa engenhoca parecida com a controladora de talks (aquela electra 2000) para retransmitir sinais.

    Um abraço a todos os amigos Radioamadores. Todo dia visito esta página, pois tenho aprendido muito com todos vocês. Mais uma vez, Obrigado amigo Giba pelo retorno!

  304. Roberto on abril 22nd, 2011
  305. Roberto, assim que terminar a engenhoca, posta aí para que todos desfrutem. Vale lembrar que temos que ter alguns cuidados quanto a instalação de antenas em locais altos, pois em dias de tempestade o risco de raios é muito grande, podendo fazer estragos. Quanto a antena de 1/4 ela dá uma boa melhorada no sinal,mas existem antenas com mais ganho. A de 5/8 de onda é melhor, só que exige ajustes. Uma boa também é a antena colinear de cabo, feito com cabo grosso. Com essa já consegui falar bem até uns 8km, mas com radio de 5w. Um grande abraço Roberto,e aos demais colaboradores desta pagina.

  306. Giba on abril 22nd, 2011
  307. Amigo Giba, você tem um esquema de uma dessas antenas:
    Plano terra 5/8
    ” ” 2×5/8
    ” ” 3×5/8?
    Se tivesse, acaso poderia enviar-me?
    Pesquisei a respeito delas, e dizem que é de bom ganho, a que tem mais ganho, é a de 3×5/8, que faz as ondas serem transmitidas com mais impacto, alcançando mais distância. (amapabr@hotmail.com)

  308. Roberto on abril 25th, 2011
  309. Quanto a engenhoca do arco da velha, to batendo muita cabeça. Relés, chips, to doido, to doido… :-)
    Isso é mais difícil doque eu pensava, gravar áudio num chip para posteriormente ser acionado automaticamente após a recepção. Vejamos cá…
    Se eu não ficar doido de vez, eu conseguirei concluir o meu projeto, de “Gambiarras” no Português claríssimo. Valeu Giba.

  310. Roberto on abril 25th, 2011
  311. Roberto, tenho sim uma de 2x 5/8onda, só que tá no telhado. Se der, final de semana tiro umas fotos dela e mando via email pra vc. Ela é muito parecida com a 1/4 de onda só que possui uma bobina embaixo, para adaptar a impedância. Essa bobina tem que ser ajustada o ponto de ligação, e a outra parte do segundo 5/8 é interligado com um u deitado (ou c), que o pessoal chama de stub para casamento da impedancia. A minha é feita com caninho de cobre de gás de 3/8″, ela é muito boa, acredito que vai gostar dela. Grande Abraço.

  312. Giba on abril 25th, 2011
  313. Valeu amigo Giba. Estou no aguardo. Consegui 4 km com uma de 1/4, mais aí veio a idéia de se obter mais alcance com a tal famosa 5/8 de onda. Obrigado pelo retorno. Aguardo as fotos.

  314. Roberto on abril 25th, 2011
  315. pessoal bom dia, para recepçao de sinail de radio pode usar o cabo de 75h mas para transmissao tem que ser o de 50h o famoso rgc58, gostaria de saber como fizeram para conecar o cabo ao radio, tem algum conector femea que possa ser utilizado e como colocar no talk. t+

  316. operador de talk on abril 28th, 2011
  317. Operador de talk, dá uma olha na sugestão do Jeison umas fotos lá mostrando como adaptar conector e algo mais.Saudações.

  318. Giba on abril 29th, 2011
  319. Amigo Operador de Talk, Você leu os comentários anteriores do jeilson? Estão acima. Ele falava de como adaptar o talk ao cabo coaxial. Bom, respondendo a sua pergunta (ao meu modo), eu comprei um conector fêmea e um macho BNC.(Esses conectores tem um tipo de trava ao serem rosqueados). Obviamente, abrí o meu talk, e na trilha onde era o conectato da antena, soldei o pino central do conector (que irá ao vivo do coaxial) e a base do conector fêmea, soldei ao negativo do rádio (Trilha que vem do negativo da bateria e passa pelo conector de acessórios, que por fim, será ligado à malha do cabo coaxial). É isto amigo.
    Neste site aqui, você encontra mais detalhes de como explorar e desmontar, enfim, adaptar o seu rádio:

    Espero ter ajudado ao amigo.

    Gente, agora uma dúvida minha: Estive navegando igual um lobo velho do mar (sem bússula) procurando no google, uma antena de 5/8 de onda, que me desse o maior alcance possível com o meu talk de 1 watt. Encontrei uma antena 3×5/8 de onda. No esquema, ela tem uma bobina; reparei que a tal bobina ocasiona um curto circuito. Isto é normal? E como poderíamos ligar nosso fiel companheiro talkabout a uma antena dessas sendo que já ouví falarem muito que se o cabo coaxial que a gente adaptou entrar em contato a malha e o vivo, queimará a saíde de RF do aparelho. Me ajudem nesta Dúvida Cruel. Alguém já ligou o seu talk a uma antena dessas que tem bobina em curto? Que procedimento usaram? Ajudem-me.

  320. Roberto on abril 29th, 2011
  321. Roberto, uso sim antena em “curto”, o que vale é o ponto de interligação que ajusta a carga da antena em 50 ohms, existe reatancia indutiva da bobina que provoca esta resistencia conforme a frequencia do sinal, (alterando frequencia transmissão, altera impedancia)este ponto se não me falha a memoria esta deslocado um pouquinho do centro do enrolamento da bobina que é pouca espira,ou as vezes apenas uma espira com ajuste deslizante. Isso para antena de 5/8 onda. Tenho tambem antena de cabo colinear que no ultimo “gomo” está em curto e funciona muito bem. Não queimou meu rádio não. Agora se colocar a malha em curto isto pode causar a queima pois pode dar resistencia (impedancia) diferente de 50 ohms que é o ideal para uma ROE de 1:1, onde a transferencia de energia vai do radio para a antena sem retorno, sendo este retorno que causa a queima do radio. Na pratica mesmo que a ROE fique 1:2 o radio não queima (impedancia de 100 ohms)mas existe perda de potencia na transmissão.

  322. Giba on abril 29th, 2011
  323. Amigo Giba, você é um amigão. Obrigado pelo esclarecimento. Vou fazer aqui minha gambiarra e vamos ver no que vai dar. Quanto ao meu circuito de controladora e gravadora de som para a retransmissão de talks, estou apanhando muito quanto aos relés acionadores. Vou demorar muito neste projeto. Mas quando terminar, postarei o meu “achado” para os amigos baterem cabeça também!!! :-)

  324. Roberto on abril 29th, 2011
  325. ola boa noite a todos
    Roberto gostaria de saber se vc tem fotos dessa antena que vc ja conseguiu montar se tiver gostaria que me enviasse via e-mail com detalhes pois a tempos que tento montar uma mas nao obtive sucesso ainda desde ja muito obrigado a todos.
    e-mail decoliveirass@hotmail.com
    servitecps@hotmail.com

  326. Diego on abril 30th, 2011
  327. ola boa noite a todos
    Giba gostaria de saber se vc tem fotos dessa antena que vc ja conseguiu montar se tiver gostaria que me enviasse via e-mail com detalhes pois a tempos que tento montar uma mas nao obtive sucesso ainda desde ja muito obrigado a todos.
    e-mail decoliveirass@hotmail.com
    servitecps@hotmail.com

  328. Diego on abril 30th, 2011
  329. Olá amigo Diego. Eu tava tentendo montar uma antena 3/8 de onda, mas a mesma, me deu tanta dor de cabeça, que desistí dela; Ela tava fazendo o meu talk perder força de transmissão. Eu usava uma antena de 1/4 de onda (aquela que tem 5 radiais de 16 cm), a altura de 16 metros em relação ao nível do mar. Plugada através de 16 metros de cabo coaxial de 50 ohms em meu talk de 1 watt, conseguí alcance de 4 km (sem a necessidade de se apertar o botão MON do Talk, já que o sinal estava meio forte (dependendo de como posicionar o talk que estava em campo aberto. Esses 4km (medidos pelo google earth) são cheios de ladeiras, sobes e desces, relevos altos e muitos obstáculos de prédios e etc… Mas como a gente quer sempre mais alcance, hoje, eu recebí do meu colega giba, dois esquemas de antena : 5/8 e colinear. Não sei se o Giba já te enviou os arquivos. E como foi ele que encarecidamente me cedeu, eu só poderei enviar pra você se ele me autorizar. Qualquer coisa, pode ficar a vontade pra perguntar. (O Giba entende mais doque eu) :-)

  330. Roberto on maio 1st, 2011
  331. Olá Roberto e Diego, Roberto pode fazer o uso que quiser e passar a quem precisar, estamos aqui para trocar experiencias. Diego eu recomendaria para inicio a antena 1/4 plano terra que é a mais facil de fazer e só conectar o cabo nela. A 5/8 precisa de ajuste em função da bobina, sendo um pouco mais complicada de fazer.
    Saudações.

  332. Giba on maio 2nd, 2011
  333. AI jeilson, tens como me mandar o esquema pros talk, Obrigado.

    le.amorim@brturbo.com.br

  334. Leandrão on maio 2nd, 2011
  335. boa noite sou marcio sp eu queria fazer uma antena para meu radio Talkabout me ajuda quem quem puder me ajudar agradeço marciorioclarosp@hotmail.

  336. marcio sp on maio 3rd, 2011
  337. Amigo Marcio SP, siga o Link que eu deixei a 10 mensagens acima. Nele, mostra como construir uma antena 1/4 de onda plano terra passo a passo. Amigo Giba, fiz a antena de 5/8 de onda que você me mandou o esquema. Coloquei um medidor de intensidade igual ao que você construiu, e ajustei a bobina no ponto que tinha mais intensidade de sinal. Consegui com uso desta antena, alcance de 6 km de distância, o outro talk tem uma antena telescópica de 30cm. A a pessoa, não precisou apertar o botão MON pra me ouvir, já eu, tive dificuldades ao receber o sinal dela. O meu talk tem 1 watt e uma antena a 16 metros do solo. Devagar estamos tentando obter mais alcance, mas pra 1 watt, acho que 6 km, tá mais do que bom. Abraços a todos os amigos. Márcio, espero ter ajudado. Tome cuidado pra não fechar curto no seu rádio. Siga os passos corretamente, que dependendo do seu aparelho, altitude do local e sistema irradiante, conseguirá até fazer contato com pessoas de outras cidades.

  338. Roberto on maio 4th, 2011
  339. Roberto, fico contente por vc ter alcançado essa distancia, olhe que 16m de cabo RGC58 dá uma perda de potencia aproximada de 3db em 462mhz, ou seja se estiver com 1w de transmissão tá chegando apenas 0,5W na antena. Parabéns, acho que ajustou bem a danadinha.Se puder mande fotos.
    Sds a todos

  340. gilferpis on maio 4th, 2011
  341. queria tanto uma antena dessa me ajuda se puder

  342. marcio sp on maio 4th, 2011
  343. giba me juda nao tem como voçe fazer uma antena para mim eu pago por ela para mim ter uma na mal para mim fazer outra fica mas mlhor

  344. marcio sp on maio 4th, 2011
  345. Amigo Giba, o cabo que eu uso, tem a seguinte inscrição: “CABO TRANCADO 58 PX 50 OHMS B/U 90%” Só que eu fiz uma antena de 3 estágios, ou seja, 3×5/8 de onda, na primeira, tinha a mola de 2 voltas (porque se fossem mais, neste caso, matava a força do sinal).Também, não coloquei em curto o negativo – com o positivo + no casador de impedâncias, porque, também matava a força do sinal. Já pra interligar a 2ª e a 3ª vareta de alumínio de 5/8 de onda, usei um U deitado(tendo mais ou menos, 1/4 de onda, ajustado pra mais ou menos diâmetro, isto, olhando no medidor de intensidade de campo(que eu mesmo fiz) :-) Sei que fiz uma antena um pouco diferente, mas é que se fosse seguida a receita ao pé da letra, eu mataria o meu sinal. E é através de experiências, que nós seres humanos, conseguimos aprender. Eu vou subir na minha torre arbórea (trata-se de uma árvore), e vou tirar umas fotos para enviar para o seu e-mail.

    Amigo Giba, já viu uma gambiarra que transforma um talk de 1watt para 2watts? Eu peguei o procedimento em um site (mas é só pra motorola) Consiste em colocar um resistor em paralelo a um que existe no circuito de RF do nosso amiguinho.
    Com isso, ele passa a exigir mais energia, mas também, é um procedimento de alto risco.

    Um aviso ao amigo Marcio SP: Amigo, se você está com dificuldades, comece com a de 1/4 de onda, que é bem mais fácil de fabricar, e não precisa de ajustes milimétricos. Agora todas da linha 5/8, 2×5/8, 3×5/8 e até 4×5/8, necessitam de ajustes na bobina (casador de impedâncias) e nos U deitados que unem um elemnto ao outro (stub).Sem um medidor de campo, não é possivel construir uma antena da família 5/8 de onda pois você não conseguirá ajustá-la, ok amigo. Um abraço.

  346. Roberto on maio 5th, 2011
  347. Amigo Giba,O meu cabo tem a seguinte inscrição: “CABO TRANCADO 58 PX 50 OHMS B/U 90%”. Eu fiz uma antena de 3 x5/8 de onda, usei um medidor de intensidade , e fui ajustando a bobina casadora de impedâncias, e os 2 stubs que interligavam os outros 2 elementos de 5/8 de onda da minha antena. Outra coisa, eu não coloquei em curto a bobina, pois matava a força do sinal.Sei que não seguí a receita ao pé da letra, mas é através de experiências, que nós, seres humanos, conseguimos um melhor aprendizado. Vou mandar fotos da minha experiência para o seu e-mail.

    Amigo Giba, já viu falar do procedimento para dobrar a força de um talk da motorola de 1 watt para 2 watts? Eu peguei em um site.

    Amigo Márcio SP, se você está com dificuldades, comece fabricando uma antena de 1/4 de onda, que é bem mais simples de se fazer, e não requer ajustes milimétricos (porém, seu ganho é pouco). Todas as antenas da família 5/8 de onda (que tem mais ganho ), como 2×5/8, 3×5/8, ou até 4×5/8 de onda, necessitam de ajustes na bobina (casador de impedâncias) e também no “U deitado” (Stub), que se você não tiver um medidor de intensidade de campo eletromagnético, será impossível ajustá-la, já que ninguém consegue enxergar uma onda eletromagnética. Um abraço.

    Por ande andará o jeilson?

  348. Roberto on maio 5th, 2011
  349. Marcio, vc já tentou fazer alguma dessas antenas? Tenta e mostra as dificuldades para podermos trocar experiencias. De qualquer forma não desista e se até eu consegui fazer uma, acredito que todo mundo consegue.
    Roberto, grande Roberto, inovar é o que a experiencia traz de bom, e vejo que vc é um grande experimentador. As grandes inovações vem de pessoas como vc. Fiquei curioso, não vi isso de dobrar potencia não, passa o site para dar um xeretada, sei que pra dobrar potencia é necessário aumentar a corrente do transistor de saída, e uma das formas seria aumentar a tensão deste.Abraço a todos

  350. Giba on maio 5th, 2011
  351. Marcio, complementando a informação, se quer comprar antena pronta dá uma acessada no mercado livre que tem um vendedor pertinho de vc (produto.mercadolivre.com.br/MLB-180837202-antena-uhf-2x-58-promoco-de-lancamento-a-melhor-do-ml-_JM).
    Abraços

  352. Giba on maio 6th, 2011
  353. Boa noite Roberto, rapaz voce é danado mesmo em ,ainda mais se tratando de antenas bobinadas que sao complexas requerendo muita dedicaçao,juntamente com o Giba ai tao colocando a coisa pra andar mesmo. Fiquei muito curioso pra saber o que vc usou pra identificar a variaçao de intencidade, pelo que li vcs construiram um aparelho ,fiquei intereçado tambem em da uma olhada no esquma da antena e logico do aparelhinho tambem . É, tive um pouco afastado do link por algumas pessoas terem conciderado impossiveis as minhas experiencias que postei nesse link acredito que vcs ja viram, tenho uma plano terra e dois talks T5500,um deles coloquei na antena a exatos 12m do solo e 630 ao nivel do mar em SOLANEA PB e o outro aparelho estava com um colega que que reside em PICUI PB cidade tambem muito alta, NAO ha barreira entre as duas,eu nao falo mais a distancia em linha reta ,gostaria so que vcs colocacem la no google Earth e analizacem ,eu fui ate aoutra cidade pra conferi.Mas agora vou ficar atento aos projetos de vcs que me deixou muito feliz,abraço!

  354. jeilson on maio 6th, 2011
  355. para mim fazer uma antena mais facil tem como um amigo que ler esse mail me passar uma colinha para mim fazer uma me mande mail qu eu agradeço um abraço

  356. marcio sp on maio 10th, 2011
  357. roberto me adicona msn para nos converçar direto um com o outru

  358. marcio sp on maio 10th, 2011
  359. Boa noite a todos os amigos que por aqui passam e deixam suas ideias, duvidas e experiência.

    Marcio com certeza o Roberto vai lhe ajudar ,mas qualquer duvida pode me adicionar tambem.

    Achei esses comentários interessantes a respeito das ondas de rádio que têm características que variam de acordo com a freqüência, e na faixa de UHF a característica principal é o alcance, que obviamente está relacionado com a potência do transmissor, mas a principal característica é a visada, é o mesmo que dizer, “se eu vejo você, você também pode me ver”

    Outra característica interessante é que no final da faixa de VHF e em toda a faixa de UHF é maior a imunidade às interferências de freqüências geradas pelos ruídos elétricos de uma infinidade de equipamentos, são ruídos gerados por liquidificadores, de chaves liga-desliga, e/ou más conexões em instalações elétricas, ou seja, a faixa de UHF que é a que os talk operam tem maior imunidade porem não é total, esse é um dos motivos que alguns aparelhos com a mesma configuração alcançam diferentes distancias , alem das montanhas também os prédios que na verdade é uma grade de ferro dificultando mais ainda nossa comunicação.

    Motores e equipamentos ao serem ligados produzem ruídos na faixa de freqüências mais baixas das emissões eletromagnéticas, por isso a faixa de UHF fica fora do alcance dessas freqüências e a interferência é muito menor, e por isso é menos visível e também menos perceptível.

  360. jeilson on maio 10th, 2011
  361. Olá a todos, Roberto o modelo que passou de aumentar potencia, acredito que realmente funcione, desde que nos nossos radios possuam no transistor de saida o resistor limitador de corrente, onde lá ele colocou em paralelo o resisitor de 10ohms obtendo 5ohms de resistencia aumentando a potencia e cosequente dissipação de energia no transistor, deixando o mesmo trabalhar em regime de mais dissipação, temos que ter cuidado para não apertar o tx por muito tempo para não queimar o transistor, pois provavelmente ele vai trabalhar mais quente. Jeilson, acho muito legal a sua participação aqui pois tem contribuido em muito a todos, participando suas experiencias.Bão pra num deixá sem acrescentar nada, quem quiser gastar um tempinho, vou deixar um endereço que tem uma apostila muito boa, na net (www.poraodotitanic.com.br/apostila_fazendo_antenas.pdf)com um montão de tipo de antenas. Abraço a todos.

  362. Giba on maio 10th, 2011
  363. Realmente amigo Giba, Só não consegui fazer a alteração no meu t5720, porque o circuito do talk lá do exemplo, é diferente do meu. E é fato, o transistor (no caso do t5720, quadradinho) vai aquecer muito, necessitando de um dissipador de calor.
    Já adicionei os amigos Diego e MárcioSP.
    Vou dar uns toques a eles sobre como montar a dita cuja antena que eles estão na dúvida cruel.
    Diego e MárcioSP, vocês tem que ter um pouco de experiência em eletrônica e saber manusear um ferro de solda e estanho. Além disso, vocês tem que ter material a mão, como alumínio, pedaços de cobre rígido, fita isolante, fita métrica, etc.
    To lá no Messenger. Qualquer coisa, repasso os meus conhecimentos pros amigos novatos no forum.
    Um abraço ao Giba, ao Jeilson, ao MárcioSP e ao Diego.

  364. Roberto on maio 11th, 2011
  365. Olá a todos, ouvi dizer que a antena Slim Jim tem um ganho de 3dbi, é uma antena simples de fazer pelo desenho apresentado (http://www.m0ukd.com/Calculators/Slim_Jim/), neste site é apresentado detalhes dela, vale a pena fazer, é só digitar 462 na frequency e calculate e aparece todos os dados. Se tiver um tempinho vou fazer e postar os resuldados aqui. De qualquer forma ela promete mais que a de 1/4 de onda. Abraço a todos.

  366. Giba on maio 11th, 2011
  367. Boa noite, já estive analisando também este trânsito de saída e já tinha visto comentário parecido ao de vocês , sabemos que com tx acionado ele trabalha em uma temperatura extrema ,acredito que na casa dos 170°C, porem o silício material que compõe maioria dos transistores suporta muito mais. Mesmo assim acredito que ele precisaria de um dissipador para tal experimento, pois pelo que observei ainda existe uma pequena troca de calor entre o trânsito e a placa . O Giba ou Roberto teria como vocês enviarem esse material pra observa se em alguns dos meus rádios o resistor da certo, estou torcendo para o trânsito suportar, abraço.

  368. jeilson on maio 11th, 2011
  369. Olá pessoal, sou o administrador do tudolink.com e fico feliz por saber que este espaço tem sido util e importante para todos os amantes do talkabout, e claro isso se deve exclusivamente a todos que contribuem com seus comentários e informações.

    Sendo assim, caso alguém de vocês queira enviar algum artigo/tutorial de autoria própria sobre o assunto para ser publicado aqui no tudolink.com é só entrar contato pelo email contato@tudolink.com.

    Claro que o autor ira receber os crédito e contato pelo artigo.

    Assim abriremos mais espaço e mais informações sobre o assunto.

    Aproveitando, assim que chegar em 200 comentários, estou pensando em criar um novo artigo para não deixar essa página muito longa e pesada, o que você acham?

    Mais uma vez agradeço a participação de todos!

    Abraços

    Luiz

  370. Luiz on maio 11th, 2011
  371. Caro Jeilson, mandei o esquema do resistor que promete dobrar a força do talk para o seu e-mail.

    Giba, vou dar uma olhada na antena que você indicou, mas pelo visto, é uma antena “em curto” também. Vou analizá-la.

    Amigo Luiz, agradeço muito pelo espaço que você nos cedeu na Net, para postarmos nossas experiências com esses rádios pequenos, porém eficazes. Notei que você criou a página, mas não havia visto nenhum comentário seu até o momento. Em um dos meus comentários anteriores, eu te agradecí, pois volto a dizer, que eu aprendí muito com esta página. Sou grato a todos que postaram boas idéias aqui.
    Quanto a sua pergunta, não acho que a página ficará pesada. Aqui no meu PC, ela abre em 4 segundos (porque é somente texto). Acho que quanto mais material tiver na página, melhor para o visitante, que não se perderá em links e mais links. Agora, se isto vier a comprometer o sistema, aí sim, acho que deve-se criar outras páginas. Não sei oque meus outros parceiros acham.
    Um abraço ao Luís, ao Jeílson, ao Giba, e a todos os amigos Talkabouteanos. :-)

  372. Roberto on maio 12th, 2011
  373. Jeilson, voçe me adiconou msn mas nao entra para nos trocamos esperiençia te agrardo obrigado

  374. marcio sp on maio 19th, 2011
  375. Moro num lugar bem alto estou usando uma 5×8 mas gostaria de saber o esquema do resistor para aumentar a alimentação no Transisto.
    michaelnoardo@yahoo.com.br

  376. Michael Nordo on maio 31st, 2011
  377. Caros amigos, eu estava pesquisando um esquema do GM300 da motorola, vi esse fórum, gostei muito de algumas explicações, também vi algumas coisas não tão legais. Mas vamos ao que interessa:
    Bom, existem alguns talkabout que possam ter até 1 watts (vi alguns modelos com quase 2 watts) quanto maior potência, maior o consumo das baterias. Existem alguns relatos da trocas dos transistores de pré e aplificador e alguns valores de algunas resistências para ter maior potência. (nesse casou a potência elevou para 5 watts – conforme um colega na anatel esse equipo passa a necessitar de licença para uso, apesar de que essa essa freqência destinas para talkabout não precisa de licença, conforme o acordo que o brasil faz parte). Bem, eu consegui um alcance razoável de talkabout para talkabout, mais ou menos 10 quilômetros (em condições normais, eu dentro da minha casa e um outro colega na casa dele em outra cidade). Depois comparamos o sinal dos equipos com ht ft50r da yaesu. O sinal variava entre busy (sem sinal, ou seja, com ruido brano ou o famoso chiado) e 2, um sinal ótomo para esses equipamentos. (esses ainda originals de fábrica). depois ele ligou o 50r na antena externa dualband (que opera na faixa de 144 à 148 Mhz o famoso VHF e 430 à 440 Mhz o famoso UHF) O sinal da minha casa para casa dele passou para 5 bico de 7, (apesar da antena estar regulada na banda de amador e os talkabouts funcionam bem acima em 462 e 467 Mhz) Maravilhoso passamos a sair das bandas destinas para radioamadores e fomos para o talks, quando precisamos falar algo que não queremos que os outros escutem ou não para não atrapalhar os QSo’s. Mas tive uma infeliz experiência, um outro amigo que mora aqui perto de casa, não consegue nos escutar, mesmo com antena externa, ele mora em um terço ou menos da distância do outro colega. Já na rua abaixou eu consigo conversar com outros que não são radioamodores. Estávamos todos no canal 1 subtom (code) 0. O problema que ele fica em linha reta com o estudio de uma emissora de FM comercial e que usa um link com quase 100 Watts em 800 Mhz. É o que inviabiliza nossa conversa na banda do talkabout. Bem essa pequena história sobre o talkabout. Bom, agora vamos ao que interessa: Depois de lê os pôtes, eu resolvi a usar o P.A do meu GM300 de UHF para usá-lo com um aplificador de RF, já que a placa lógica queimou literalmente. Só fiz um farejador de RF para q uando eu apertar o PTT, Com a excitação de 0.5 watts, consegui que o pré soltasse quase 6 Watts e fazendo com que a saida soltasse que 48 Watts (que em uhf, e bastante, pois a maiorias dos rádios destinados para amadorismo transmite com 35 watts na máxima, e os comerciais – nesse caso o GM300 – transmite com 40 watts) e é claro que com a antena externa eu consegui quase 40 km de casa para um talkabout na mão, e quase 95 km com um talkabout na antena exterma. É claro que era só teste, e desfiz todas as ligações (gambiarras), pois eu uso ambos só para falar do quarto da minha mãe para o meu. E às vezes uso para falar com o colega que mora à oito quilometros de mim. Mas nas maioria das vezes uso o FT50r ou o ADi ht204 na banda de talkabout, sendo o último no modo de repetidora (crossban ou banda cruzada). Olha, vou procurar outro par de talkabout para fazer uma “repetidora” ou “link”, onde vou tentar fazer essa “repetidora” Sendo que um rádio vai receber num canal e vai armar o ptt do outro para transmitir em outro canal, e quando o segundo receber o sinal fará com que o primeiro retransmita em outro canal:
    Tentarei ser mais claro, um radio no canal 1 e o outro no canal 14, quando eu falar no canal 1, um dispositivo acionará o ptt automaticamte o outro do canal 14 e assim retransmitindo a mensagem, quando eu parar de transmitir no canal 1, o outro colega que ficará no canal 14 fará sua transmissão e o rádio receberá no 14, armando o ptt do outro rádio no canal 1, assim poderei ampliar a distância de transmissão. Isso é im link e funciona bem, pois já montei com dois hts de vhf, alan ct 180 e um relm chatral whs 150, ambos com 5 watts. Quando eu terminar, postarei de volta aqui link para uma página onde colocarei o esquema do link e as ligações dentro do talkabout, e também um vídeo mostradndo como fazer o mesmo. Abraços
    Em brasília, estou sempre no canal 10, code ou subtom 0 e na freqüência de 146.580 VHF, banda de rádio amador.

  378. Giu on junho 20th, 2011
  379. Olá amigos, eu tenho um par de talkabout EM1000R e gostaria de adaptá-los para colocar antena externa e com faço isto ?

    Tem um projeto na internet de antena uhf de 1×5/8 e vhf 3×5/8, então gostaria de realizar uma antena caseira para 3×5/8 de 462 mhz.

    Um abraço e meu e-mail de contato é: robertobaixada@yahoo.com.br

  380. Roberto on junho 22nd, 2011
  381. Olá a todos, michael a alteração é no resistor que controla a corrente do transistor de saida do talk, no caso o Roberto que tem o link, mas a adaptação que é feita é a colocação de um resistor soldado em paralelo com o resistor de 10ohms com outro de 10 ohms ficando com resistencia equivalente a 5 ohms, o modelo de talk do exemplo da modificação é um pouco diferente destes da motorola. Giu, quanto a licença da anatel realmente nesta faixa de frequencia esta limitada a 5w, mas quanto modificamos a antena do rádio, também necessitariamos de licença, mas é feito vista grossa para isso. Pelo que entendi este GM300 ainda usa transistor bipolar NPN, os mais modernos usam os mosfet (hexfet), com execelente rendimento, onde com potencia de 0,5w consegue dar sem nenhum pré potencias de 30w ou mais. existem também modulos de rf que garantem o minimo de 60w de potencia, caso do RA60H4047m1, que dependendo da tensão de alimentação pode dar até 90w. Quanto ao sistema que está projetando, realmente uma repetidora aumenta o alcance em muito, pois fica esta instalada como base em local alto com antena externa, onde consegue enxerguar bem o sinal e transmitir longe. Existem também radios portateis que tem função repetidora em VHF/UHF importados. Monta ai o seu sistema e depois posta pra nóis. Roberto baixada, como vc já tem o modelo de antena 5/8 para uhf, a modificação seria acrescentar 3X5/8 fazendo um stub em forma de c com 1/4 de comprimento de onda e interligar por este os outros elementos de 5/8. Abraço a todos.

  382. Giba on junho 22nd, 2011
  383. Salve salve galera, Giba, Jeilson, Luiz, sumidos e presentes. Shusshushua… Aqui é o Roberto Amapabr@hotmail.com. Andei sumido porque precisei me ausentar. Fiz muitas experiências com os t5725, e o máximo mesmo, foi 6 km de distância. Amigo giba, to te devendo ainda as fotos da antena que eu fiz (3*5/8). Tava apensando em postar em algum lugar pra geral vcs verem. Haja a vista que tem site enganador vendendo antena bem cara e prometendo 50 km (isto é muito relativo).
    Um abraço meus amigos. Aqui no Amapá, tô sempre no canal 1 e sub 1. (as vezes eu recebo 5 canais de uma só vez. É uma loucura!)

  384. Roberto on junho 23rd, 2011
  385. Giba e Roberto, tem como me ajudarem na explicação acima:

    “Olá amigos, eu tenho um par de talkabout EM1000R e gostaria de adaptá-los para colocar antena externa e com faço isto ?

    Tem um projeto na internet de antena uhf de 1×5/8 e vhf 3×5/8, então gostaria de realizar uma antena caseira para 3×5/8 de 462 mhz.

    Um abraço e meu e-mail de contato é: robertobaixada@yahoo.com.br

    Gostaria de tubinar o meu radinho porque ele tem a antena espiral dele, mas com 1/4 da onda e 1,5 watts não vai mais de 5 km, então aprendendo a realizar a conexão para um conector bnc, sma ou rca, poderia ouvir e transmitir muito mais longe e além do mais, gosto de criar antena.
    Então é por isto o motivo para colocar o conector e antena de 3×5/8 da onda para saber até onde vai 1,5 watts.

  386. Roberto on junho 27th, 2011
  387. Olá Roberto, realmente existia um link que detalhava muito bem a instalação de conector no radinho, mas agora tá desviando para outro local, peço ao amigo Roberto Amapa, se ele tiver salvo as informações no computador dele, que post para vc. Quanto a distancia a alcançar, a troca de experiencia, com este tipo de antena 3×5/8 tem demonstrado alcance de maximo 6Km. Na prática muitos usam que a cada Km é preciso ter um watt. Bom outra coisa é que a antena externa tira a liberdade de ficar com o talk em varios lugares, e ainda dependendo da distancia da antena até o rádio, com a colocação de cabo coaxial existem perdas, quando maior comprimento do cabo maior perda. Acho que vc já leu isso por aqui.Quanto ao detalhamento para aumentar a antena, vou ver se consigo lhe mandar depois por email, mas a técnica, consiste em aumentar os elementos de 5/8 de onda, interligando-os por meio de um stub em formato de c com comprimento de 1/4 onda.
    saudações a todos

  388. Giba on junho 28th, 2011
  389. Giba fiz uma conexão aqui com o conector rca, mas agora preciso fazer uma antena 5/8 para o talkabout e uma 3×5/8 para testar como base.
    Tem como me explicar como faço esta bobina ?
    Porque eu não sei que elementos vou usar para criar uma espiral.
    Aproveitando gostaria de uma ajuda para criar a 1/4 da onda porque na hora de juntas os elementos terras, não sei o que usar para ficar em 45ª graus.
    Pode me explicar ?

  390. Roberto on junho 28th, 2011
  391. Roberto, tem este site que calcula a bobina fixa (ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm), vc digita a frequencia e a calculadora lhe dá detalhes. Bom eu fiz com fio rigido grosso, encapado, tirando a capa nas pontas e proximo do centro onde soldei o fio central do cabo coaxial, pelas fotos vc vai ver. Esta derivação ajusta a impedancia da antena, o que pode se deslocar um pouco o ponto de interligação. Veja que soldei os tubos de 3/8″ de cobre em cruz para fazer o plano terra de 1/4 de onda, e a uma das pontas bobina no plano terra soldada, a outra ponta soldei também no tubo de 5/8 de comprimento de onda onde amassei a ponta do mesmo para facilitar a solda, vai precisar de soldador de uns 100w para executar as soldas, pois o tubo dissipa bastante calor.A rigidez do fio de cobre da bobina segura a vareta de 5/8. Esta minha antena é 2×5/8 e está instalada no telhado. Veja se te ajudei um pouco, mas pode usar a criatividade para fazer como quiser, pois o Roberto Amapa fez a antena um pouco diferente e conseguiu bons resultados.

  392. Giba on junho 29th, 2011
  393. Giba então esta antenaé de 1x 5/8 da onda ?

    Se eu não colocar os radiais, posso usar como antena no meu rádio ?

    É uma 5/8 da onda porque usa 5/8 de diâmetro ?

    No exemplo tem 9 espiras então para criar uma antena 1×5/8 o fio vivo fica aonde está normalmente e se for usar 2×5/8 tem que usar a segunda volta e assim por diante ?

    Em 462Mhz, a 5/8 é 39cm, está confuso aqui porque o desenho amostra várias voltas, mas parece que na faixa de 462mhz parece que nem dá 2 voltas inteiras em 5/8 de diâmetro é isto ?

  394. Roberto on junho 30th, 2011
  395. Roberto, a antena do exemplo é 1×5/8onda.
    Se não colocar radiais, o rendimento e a impedancia podem ser diferentes do ideal.
    No exemplo o diãmetro utilizado coincide com 5/8 de polegada, mas poderia ser outro,não tem nada a ver isso com a antena 5/8. A antena 5/8 de onda é assim designada por possuir 5/8 do comprimento da onda de transmissão, ou seja 300/462= 0,64m multiplicado por 5= 3,2 e dividido por 8= 0,40m – 5% (devido ao tipo de condutor) = 0,38m.
    No exemplo as 9 espiras são para outra frequencia, utilize a frequencia de 462MHz.Em 462mhz utilize 3 espiras e a derivação no centro, ou seja 1,5 espira. Basicamente é isto, mas cuidado pois vc pode se decepcionar com o resultado se não tiver um pouco de experiencia, ou equipamento para aferir a antena, pois qualquer variação introduz em erros de casamento de impedancia, não dando o rendimento desejado neste tipo de antena, já a antena de 1/4 onda não precisa de ajuste nenhum, sendo mais fácil de começar.
    Saudações.

  396. Giba on julho 1st, 2011
  397. Giba vou realizar o teste desta 5/8 da onda aqui. Tenho até um cano de alumínio de 5/8 de polegada (diâmetro) para criar a espira mais facilmente.

    Tem outra dúvida.
    Em 462mhz a antena original é 15,4cm e é soldada no positivo da antena.

    Se eu quiser colocar o terra, terei que utilizar 30,8cm no positivo e 30,8cm na malha utilizando um fio rígido de rg58 ?

    Se eu quiser usar a faixa toda, terei que usar 64cm e juntar positivo e terra, conectando os fios sendo + e – no positivo da antena ?

    Daria resultado neste 2 experimentos ?

    E como realizar uma 1/4 da onda porque na hora de colocar os elementos em 45 graus, o bicho pega.

  398. Roberto on julho 1st, 2011
  399. Roberto, cuidado não ligue + e – juntos pois pode queimar a saida do radio. De resto não entendi muito as suas perguntas, mas dá uma pesquisada pela internet e vai ter ideias de com fazer o elemento terra. Tem alguns exemplos que o inventor deixa uma triha gossa em forma de arruela e usa soldar porcas na placa de circuito impresso, para rosquear antena destas telescopicas, onde ele consegue regular o comprimento dos elementos.
    E aí Roberto Amapá, por onde anda?Fez algum experimento neste tempo? E Jeilson, cade vc? Arnaldo, não postou mais? Tá todo mundo sumindo!
    Abraços.

  400. Giba on julho 1st, 2011
  401. Gente eu ando meio sumido daqui do Blog pq eu já tenho um repetidor de talkabout feito com dois SP50, já alcancei reais 60km com ele.

    mastersunset@hotmail.com

  402. Arnaldo Bastos on julho 1st, 2011
  403. Ueba!@ Salve salve garotada!!! Shuashuashuashua…
    Aqui é o Roberto (amapabr@hotmail.com) Fala meu caro amigo Giga e Roberto Baixada. Olha, amigo Giba, o raio de alcance do meu projeto foi só mesmo esses 6 km com a 3*5/8 de onda e 1 watt de força. Tô te devendo as fotos. Fiz um vídeo e futuramente, estarei postando a minha horroridade *antena* pra você ver. Eu tenho muita vontade de compartilhar as minhas experiências, mas sem fotos, fica meio difícil, pois quem vem pelo Google, e não entende nada do assunto, fica perguntando: -”Oque esse tal de Giga e Roberto estão falando?” Gostaria de saber do administrador Luis, se não tem como a gente postar fotos também aqui.
    Boa pergunta; cadê o mano Jeilson?
    Giba, aqui no Amapá, tô sempre no canal 1 e sub-ton 1. Só que não adianta nada esse esforço que fazemos, se, quando alcançamos uma pessoa a 6 km km de distância, e a mesma não quizer papo conosco. Aqui no Amapá, a maioria, ignora e despreza manter contato (conversar como um radio-amador comum). É triste este tipo de comportamento. Tem gente, que eu já mantive contato, que toma cada susto quando eu digo que to falando de um talkabout. Têm rádios de 4, 5 e 7 watts uhf, que entram também na frequência do talkabout, por isso, o susto. Já me fizeram a seguinte pergunta via rádio: “cara, esse teu talk é turbinado né? Fala a verdade…”

    Bom, isto é tudo pessoal.
    To sempre no canal 1 e subton 1 do talk, qualquer coisa, ta aí o meu e-mail.
    Um abraço aos manos Giba, Roberto baixada(meu clone :-) , e ao administrador do site, Luis.

  404. Roberto on julho 2nd, 2011
  405. Eu to por aqui! sempre atento as postagens de você, e também na busca incansável para aprimorar a comunicação dos talks, pesquisando lendo e até buscando em sites estrangeiros algo a respeito dos talkabout, más até agora nada.
    O que você fala Roberto, também é realidade por aqui, quando conseguimos contato, as pessoas ignoram , porem tive uma surpresa inesperada dia 29/06/2011, por volta das 12:00h estava eu com talk escaniando quando percebi um bip bip , na freq: 462.662.5 e resolvi dar uma portadora e percebi um retorno de um radio amador por QRA: Valdemir, ele estava falando de João Pessoa PB através de um LINK na cidade de montanhas RN, que fica a 51 km da minha antena, ele me falou que estava em uma sala no EQSO ,fui conferir e era mesmo : FALABRASIL.DYNDNS.ORG no outro dia falei com o criador do link, o ALEX de montanhas RN, em simplex, e me falou q também tem admiração pelo talk por isso fez o link.
    Como já citei por aqui tenho alcance satisfatório por morar em uma das regiões mais altas da Paraíba. Mas o que todos nos queríamos era sem duvida comunicar pelo talk , portanto isso é impossível ate agora.
    Roberto você falou que tem vontade de postar experiências, eu também tinha e foi pesquisando que encontrei uma comunidade , não sei se vcs já conhecem , é no Orkut, acredito eu ser uma das maiores a respeito do talk. Onde postamos fotos vídeos e experiência também, dêem uma olhada: (Motorola talkabout 2-way radio), seria interessante esse intercâmbio.
    Gostaria de sugerir , eu sei que não tem o mesmo entusiasmo que é o radio mas acredito que seria de grande importância criarmos uma sala no FRN destinada ao talk pra podermos trocar idéia também , o que vocês acham ?
    Bom fim de semana ao Giba , Roberto, Arnaldo, que a tempos não aparece , Luiz a todos que compõe esse espaço.

  406. jeilson on julho 2nd, 2011
  407. Giba, Roberto e todo o pessoal.
    Está experiência que vocês passam por aqui é muito importante.
    É realmente o que precisamos fazer para dar certo.
    Mas eu tenho esta dúvida.
    Em 462 mhz a antena original é 15cm soldada no positivo. Em terreno plano poderiamos chegar a + ou – em 4km.
    Agora como devo fazer uma antena de 1×5/8 de 462mhz para eu poder usar no lugar de 1/4 da onda para poder alcançar em 2x ou 3x a distência de uma de 1/4 da onda ? Isto é sem usar radiais.
    O milímetro no fío rígido interfere em algo ? Se usar 1,5mm ou 2,5mm até mais que isto ?
    O modelo de 1/4 da onda, vou utilizar o próprio fio de rg58, sendo que a malha vou soldar os radiais e depois colocar em 45 graus e no cobre (positivo) vou colocar o conector rca. No caso aí no seu que tem conector, qual está usando ?
    A minha adaptação, usei no + e – , o fio rígido de 1,5mm mas foi apenas um fio dentre aqueles que vem, então usei 2 sendo um para cada via e coloquei o conector rca porque é mais fácil colocar e tirar.
    Em relação ao metro que dever ser usando com a antena, é correto usar qualquer medida ? Exemplo: 5, 10, 15, 20 metros ?

  408. Roberto on julho 2nd, 2011
  409. Olá a todos, fico contente com todos só na “coruja”, mas estão presentes. Roberto baixada, olha o conector RCA é muito usado para conexão de audio e video, pois deve apresentar grandes perdas para transmissão de sinais de radio frequencia, ou seja em frequencias RF. Dependendo de quanto se perde no conector, vc pode ter muito pouca potencia para colocar na antena, não dizendo que não vá funcionar, mas o alcance não aumentará. Quanto ao diametro do fio não altera em muito, mas existem informações que quando se utiliza tubos a faixa de frequencia é mais ampla com o mesmo ganho. Quanto a utilizar o cabo RGC58, se mantiver a malha, só com o tipo de antena que se chama antena de cabo é que terá algum ganho, mas ela é formada por bastante elementos em comprimento de meia onda e o inicial e final em 1/4 de onda. Quanto ao comprimento do cabo, quando não se tem impedancias precisas é comum utilizar mutiplos de 1/4 de onda em numero impar, vezes o coeficiente do cabo, que para o RGC58 é de 0,82. Quanto mais cabo, mais perda, dá uma pesquisada nos fabricantes de cabos, em função da frequencia a perda é maior. Mas se é para experimentar, e o intuito deste tudo link é a troca de experiencias, faz aí e posta depois os resultados.
    Valeu a todos pelos comentários, Jeilson, Arnaldo, Roberto Amapá, e ao Luiz pela criação deste.

  410. Giba on julho 4th, 2011
  411. Eu não entendi sobre o cabo. Aqui eu utilizei o conector rca no rádio e no cabo da antena, mas utilizei uma antena direcional que criei e o resultando foi muito bom. Só que o cabo é de 1 metro que vai até o rádio, então a antena fica na mão. Quando coloquei um cabo de 10 metros e utilizei adptadores rca nas duas pontas, o rádio não recebeu mais nada e antena ficou no mesmo lugar e agora ?

    Eu tenho 1 metro de cabo rg58 na antena + 10 metros com conectores para fazer a emenda do cabo.

    O objetivo é entender como posso ouvir do mesmo jeito como estivesse usando o de medida de 1 metro.

    ” Gostei do meu resultado, mas quero usar com o cabo de 10 metros + o da antena e como estivesse usando o cabo de 1 metro, ou sja, a antena lá em cima e o rádio lá em baixo.”

  412. Roberto on julho 5th, 2011
  413. Bom, experimenta cortar o cabo com 9,70m e soldar o cabo coaxial direto na antena, deixando sem conector (300/462= 0,65*0,67= 0,435/4=0,109*89=9,70m). Esse cabo que está usando dá perda de 3,5db a cada 10m,e o conetor deve estar dando perda na casa do chapeu, acredito que uns 6db cada.Portanto vc tem um perda de 6+6+3,5= 15,5db, a cada 3db perde metade da potencia, ou seja, 3+3+3+3+3 = 2*2*2*2*2= 32, ou seja a cada 1w(=30dbm) chega na antena 1/32= 0,03w. dá uma olhada neste (www.tst-radio.com.br/cabo.htm)e neste também (www.juliano.com.br/artigos/telecom/CalculoDePotencia/)

  414. Giba on julho 5th, 2011
  415. Giba porque aqui:(300/462= 0,65*0,67= 0,435/4=0,109*89=9,70m)
    Porque é dividido por 4 em 0,435/4 ?
    Porque é *89 este valor é de quê ?

    O teste que fiz ainda sem este novo teste continuou somente funcionado somente com 1 metro de cabo.
    O meu talk não dá para colocar outro conector como Bnc, Sma ou Uhf, ele só aceita o rca ou a antena original.

    Agora com este seu calculo, (300/462= 0,65*0,67= 0,435/4=0,109*89=9,70m), aonde eu colocaria para colocar se eu quiser usar cabo de 8 metros, 2 metros, 15 ou até 20 metros ?

    O meu talk com a antena original pode estar recendo sinal por sorte porque nem sabia que tinha medida para cabo.

    E realmente Giba, está certo mesmo porque o meu rádio não recebe nada com o cabo novo que tenho e isto funciona também com o cabo de rg58 para internet via rádio? Estas medidas.

  416. Roberto on julho 5th, 2011
  417. Roberto, divide por 4 por usar 1/4 de onda, 89 é numero inteiro impar da divisão do comprimento que precisa 10m/0,109 = 91 eu escolhi 89 que chega perto do que precisa pois se cortou o cabo com 10m dá para diminuir um pouco e cortar com 9,7. Para outras medidas usa-se a mesma conta, só que chega um ponto que não compensa usar o cabo. O corte do cabo em comprimento de ondas é utilizado para não multiplicar a impedancia que possa estar errada no cabo, conector etc. Quando digo impedancia é a resistencia utilizada nos transmissores que é igual a 50 ohms, quando usa conector de outra impedancia por exemplo 75 ohms altera as caracteristicas de casamento.

  418. Giba on julho 7th, 2011
  419. Giba obrigado por sua experiência e a ajuda de todos inclusive o Roberto. A experiência aqui e pura, realmente com o cabo na medida, o fio de 1 metro funcionou igual o de 9,70 metros, mas com pouca perda. Então é por isto que a minha antena que criei uma vez de 1/4 da onda não pegou nada, mas no futuro vou tentar novamente.

    Eu tenho uma dúvida aqui.
    Como agora o cabo esta medida, a probabilidade de eu criar a tão esperada 1×5/8 para 462mhz com 2 radiais de meia onda em forma de X ou + ,agora deste jeito irá funcionar ???

    Conhece Giba o site Ibystes (www.ibytes.com.br/) é nele que eu uso para calcular a antena direcional de 5 elementos ou quanto deseja colocar.

    “rádio frequencia” “Faça você suas antenas” “clique para calcular as antenas” “462 e calcular agora” e pronto!

  420. Roberto on julho 7th, 2011
  421. Giba, o meu talk esta com uma intereferência de um zumbido no som, quando aperta o PTT e o meu auto falante está com o som em 50 % reduzido e agora como posso resolver o principal ? ( o enviar do PTT com zumbido)

  422. Roberto on julho 8th, 2011
  423. Roberto, o ibytes é bom, tem até um link que ensina o corte do cabo. Quanto ao talk, experimenta trocar a bateria, se tiver do outro em boas condições, se não resolver pode ser que pifou alguma coisa nele, mede a corrente que ele tá puxando, e compara com o do outro.

  424. Giba on julho 8th, 2011
  425. Giba, já coloquei outra bateria e continua a mesma coisa. Ele fica com o zumbido, só que para enviar e falar o som no rádio 2 chega com o zumbido, mas quando o rádio 2 envia para o rádio 1, o recebimento é normal.

    Eu tenho um t9500 que perdi a trilha do cristal e não sei como criar novamente. Perdeu a metálica então gostaria de puxar estas 3 metálicas de um outro lugar.

    FGiba, eu tenho uma curiosidade aqui.
    No rádio que está com o zumdido, ele tem a conexão do rca fêmea, mas está ligado com o fio de cobre flexível no + colocar no lugar na antena original e o – no terra.
    Se eu trocar para rg58 flexível e utilizar o + colocar no lugar na antena origianl e o – no terra, irá melhorar o desempenho ?

    Outra coisa, se antes o fio não era cortado na medida certa isto siginifica que a ROE iria receber bem menos o sinal na antena ?

  426. Roberto on julho 9th, 2011
  427. Quando cortamos um cabo de rg58, temos que usar sempre números ímpares ? E porque não par ?

    Se temos 1 metro de cabo, se formos utilizar par, caso tenha bem menos de 1 metro, perderemos quase 30 cm dependendo da faixa.

  428. Roberto on julho 9th, 2011
  429. Se 300/462=0,649/4=0,162-5%=0,154 15cm e 4mm , ou seja 1/4 da onda.

    462*2=924 então: 300/924=0,324*0,67(fator velocidade do cabo)=0,217. Então 1 metro de cabo= 1/0,217=4,608 (fator multiplicativo 4).

    Para tirar está minha dúvida.
    Vou usar para 1 metro de cabo,
    4*0,217=0,868 86cm e 8mm
    ou
    3*0,217=0,651 65cm e 1mm ?

    Quem vai valer, o ímpar ou o par ?

    Motivo da pergunta: É porque vou cortar 1 metro de cabo e utilizar próximo ao rádio para saber o desempenho correto.

  430. Roberto on julho 10th, 2011
  431. Eu usaria 98cm, sempre fiz o método por multiplos de 1/4 de onda, e multiplos impares, pois foi o que mais funcionou comigo. 300/462 /4 *,67 =0,109 = 1m/0,109= 9,17 portanto 9*0,109 = 0,981m

  432. Giba on julho 10th, 2011
  433. Vou cortar o meu em 98cm.
    Então vai ficar assim: 462*4=1848
    300/1848=0,162*0,67(fator velocidade do cabo)=0,1087 (arredondando)=0,109. Então 1 metro de cabo= 1/0,109=9,17 (fator multiplicativo e ímpar ).
    9x 0,109=0,981 , ou seja, 98cm e 1mm.

  434. Roberto on julho 10th, 2011
  435. Agora tem outra coisa.
    O meu talk está utilizando o conector rca, por motivo de não aceitar bnc nele. Então estou utilizando um fio flexível de 1 milímetro para ligar no + e – do rádio. Só que a ligação correta seria ligar no – (terra) mais próximo possível ou ao terra da bateria ?

    Agora se seu utilizar um fio flexível e colocar o vivo do flexível no + do rádio e usar a malha no – (terra) do rádio, qual terá o melhor desempenho ?

    O modelo que usa o rio rígido de 1 mm ou o fio flexível de rg58 ?

    É porque estou querendo deixar a melhor possibilidade para depois só testar criando a antena de 1/4 de 462, outra de 1/4 de 467, a famosa 1x 5/8 de 462, direcional de 5 elementos e outras …

    Porque usando uma base boa e recomendável no rádio, depois fica mais fácil para criar outras antenas e transmitir mais longe.

  436. Roberto on julho 10th, 2011
  437. Roberto o problema do seu talkabout com zumbido tem uma grande probabilidade de o defeito ser no microfone (o aterramento com mau contato)se for é melhor colocar um novo.

  438. jeilson on julho 10th, 2011
  439. Olá Jeison, o problema no zumbido quando apertamos o PTT para enviar o sinal, foi quando isto é a muito tempo, quando usei a máquina de solda e tirei a antena, mas com isto saíu também um contato em que fazia uma ponte entre o positivo e a malha.

    Um dia deste fui tentar resolver sendo que estava colocando fita durex e teve uma chance em que coloquei e o zumbido parou.
    Pode ser que haja algum mal contato entre a parte da placa e o auto-falante. Vou um dia, isolar todo o contato central do rádio e o auto-falante e torcer para ficar normal.

    Mas o mesmo rádio tem um problema é que o som ficou em 50% e quando eu uso o fone de ouvido, o som naquele conector fica normal, nota 10.
    Então gostaria de saber se tem outro positivo do auto-falante sem que aquele que fica normalmente mesmo.

    No caso do zumbido é curioso porque 1 vez sem soldar nada ele parou de efetuar o som.

    O principal mesmo é tirar este zumbido que está complicado.

  440. Roberto on julho 13th, 2011
  441. Fico muito agradecido pelas dicas em que passam sobre o talkabout, inclusive a dica de Gibas porque na hora de cortar o cabo, a medida ideal é realizar o cálculo com 1/4 da onda, ou seja, 0,109. Ficou muito bom a recepção aqui, mas agora estou experimentando o desempenho das antenas.

    Realizei a antena direcional do Ibytes de 462 mhz e estou testando 1 plano terra de 462 mhz, em 45 graus de envergadura.

    Depois do teste da 1/4 da onda, vou realizar este teste do (ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm)e tem algo interessante aqui porque a espira em 462 mhz acho que tem que realizar com cano de 5/8.

    Tem uma dúvida aqui.
    Em relação ao que foi comentado aqui no fórum pelo henrique | October 26th, 2009 at 1:20 pm :

    Este valor que será citado são reais em relação a um talkabout, sendo de 1 watt de potência máxima.

    Antenas

    4×5/8 de onda = 12watts
    3×5/8 de onda = 9watts
    2×5/8 de onda = 6watts
    1×5/8 de onda = 3watts
    plano terra = 1watts
    original = 0,166 miliwatts

    Estas antenas 5/8 da onda, ela só opera enviando mais sinal ou se a 1/4 da onda recebe um sinal chiando, a antena 5/8 irá rceber o sinal limpo ?
    E gostaria de saber se este comentário das antenas citado acima, estão corretos.

  442. Roberto on julho 13th, 2011
  443. Roberto, tentando ajudar com meu pouco conhecimento, quanto ao chiado experimenta trocar o alto falante, se não melhorar, pode ser a saida que amplifica o sinal para ele que apresenta problemas; a outra saida que podeira ir para o alto falante seria onde entra para o fone, desde que seja amplificada, não sei informar.
    As antenas nunca aumentam a potencia do rádio, pois são passivas, o que elas fazem são a concentração do sinal em um angulo mais fechado, permitindo o maior alcance, por exemplo, se vc ligar a mangueira de água na torneira e deixar solta sem por o dedo na frente, o alcance do jato de água é um,vc tem uma antena 1/4 de onda, se vc pegar a magueira e colocar um bico conico que concentre a água em uma saída mais fina, ou mesmo o dedo diminuindo a passagem da água,como se concentra o sinal magnético, o alcance do jato é aumentado, pois a mesma quantidade de água tenta passar por esse orificio mais fino, aumentando a velocidade da água e a distancia do jato de água,antena 5/8 de onda. A orientação quanto aos watts que aumenta, na realidade é como se vc tivesse o equipamento com a mesma antena, ou seja, se tivesse antena 1/4 tem 1w, e uma potencia no radio de 3w com a mesma antena 1/4, vc tem 3w, quando usa a antena de 5/8 com 1w ela concentra o sinal de forma que tivesse a de 1/4 com 3w. Tudo que vc melhora no alcance em transmissão é valido para a recepção.Quanto mais concentra o angulo de irradiação da antena, mais longe chega, só que pode pegar longe e nas proximidades ficar com ponto cego, é o que chamado de antena diretiva, ou direcional, concentra tanto sinal num sentido que só pode enxerguar neste sentido, em outros o alcance é pequeno. Antenas verticais, irradiam em 360º, quanto diminui o angulo para concentrar é o angulo vertical que fecha, ou seja continua transmitindo em 360º na horizontal e com angulo mais fechado na vertical, podendo por exemplo uma 4×5/8 de onda ao angulo de uns 8º na vertical.

  444. Giba on julho 14th, 2011
  445. Obrigado Giba pelo cometário bem explicativo.
    Olhando aqui no “Electril” a antena vertical de 1/4 da onda com plano terra duplo, pecebo que posso ter 3db ao invés do plano terra unitário.
    Deste jeito a antena com plano terra duplo, posso considerar uma 1×5/8 da onda ? Porque no caso ela fica com 5,14 dbi .(http://www.electril.com/electril/catalogo/ref172.htm)

    Eu tenho uma dúvida aqui.
    Digitei assim no Google: “Antena Omnidirecional 5/8 de onda para UHF” então cheguei ao (http://arearf.blogspot.com/2009/01/antena-58-de-onda-para-uhfesquema.html) .

    Lá tem um esquema que é o mesmo que tenho aqui de uma 1×5/8 para uhf, sendo que é 435 mhz. utilizei as mesmas medidas deste esquema mais aqui não recebeu nada. Será é por causa da espira ?

  446. Roberto on julho 14th, 2011
  447. me passa um esquema de antena pequena que nao seja fixa

    MSN:mateus-bh@hotmail.com

  448. mateus on julho 20th, 2011
  449. ressaltando que esta antena nao precisa de ser muito potente so aumentando a distancia pra mim esta bom

  450. mateus on julho 20th, 2011
  451. Olá Mateus, no caso, eu realizei o seguinte:
    1/4 da onda para 462 mhz.

    Cortei um fio rígido para testar de 1,5 milímetros em 2 pedaços de 33 cm e 1 de 16 cm, mas o ideal é de 10 milímetros.

    Marquei 16,5 cm que é metade de 33 cm.
    Usei fio flexível de 1,5 milímetros para apertar os pontos. No caso o ideal cortar um pedaço do flexível, descascar e retirar 2 fios para fechar os pontos dos elementos de 33 cm.

    Depois de ter fechado os pontos em 16,5 cm. Realize um sinal de + e solde os pontos com a solda.

    Depois disto o + ficar criado.
    Como 1/4 da onda é 16cm em 462 e seu elemento tem 16,5 cm, então, pegue a régua, meça 16 cm nas 4 pontas do + , começando a medir pela ponta.

    Depois de medir 16cm nas 4 pontas do + , entorte um pouco no 0 cm nas 4 pontas.

    Como é obrigatório 1/4 da onda ficar em 45 graus.
    Segue esta dica na risca.

    Tem o + , o lado direito e esquedo é ponta 1 e 3, cima e baixo é 2 e 4.

    Use a régua.
    Pegue 1 e 3 envergue de 0 cm até 16 cm.
    Pegue 2 e 4 envergue de 0 cm até 16 cm.

    Use o 1, 2, 3 e 4 ligados na malha.
    Use o elemento principal de 16 cm em pé na vivo do fio.

    Agora tem 1/4 da onda de 462 mhz em 45 graus.

  452. Roberto on julho 20th, 2011
  453. Tenho uma dúvida aqui:

    No site (http://ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm)

    Coloquei 462 mhz e saiu os seguintes dados:

    5/8 de onda = 0,39 cm

    Bobina com 2,74 voltas de fio #12 em forma com 5/8″ de diâmetro.

    Comprimento do enrolamento = 15,43 mm

    Tomada na 1,2 volta a contar da base

    A= 15,43mm B= 371mm A+B= 0,39 cm

  454. Roberto on julho 20th, 2011
  455. Então a dúvida é o seguinte: Se a antena de 5/8 em 462 mhz tem 39 cm no total contando com a espira, então esta espira é feita em sentido horário ?

    A bobina é 2,74 voltas, então ela pode ser feitas com cano de 5/8 e usá-los como base para a criação da espira ?

    Quando se diz tomada na 1,2 volta é alí que liga o + (positivo) é o resto é a malha ?

  456. Roberto on julho 20th, 2011
  457. me passa um esquema de antena pequena que nao seja fixa

  458. meireles junor on julho 25th, 2011
  459. Companheiros Giba , Jeison e outros …
    Qual o procedimento da espira da antena 2x 5/8 ?

  460. Roberto on agosto 6th, 2011
  461. Olá a todos, Roberto usa 3 espiras e faz a tomada proximo do meio, ou seja, 1,5 espira. Gosto de fazer a bobina no sentido anti-horario, experimentei algumas vezes no sentido horário e não deram resultado. A bobina deve ficar auto suportante, ou seja, sem nenhum material magnético como forma, pode usar se precisar forma de materiais isolantes tipo plastico, não deixe a forma junto com a bobina se usar tubo de ferro, aço, cobre, aluminio, latão etc.O positivo vai na 1,5 espira e a malha no inicio, já a outra ponta continua a vareta da antena.
    Sds.

  462. Giba on agosto 7th, 2011
  463. Obrigado Giba pela dica, mas realizei o teste em sentido horário e não tive resultado legal anteriormente. No caso do sentido horário, o desempenho ficou muito bom, alías eu não tenho aparelho para verificar se estar na estacionária correta, mas a antena tem recepção bem interessante.
    A minha antena ficou assim:
    Vem o ínicio da espira= 1, uma volta completa= 2, a última volta termina na direção aonde começou a 1. Então a tomada é ligada na espira 2 que tem a volta completa e está na direção do ínicio da espira 1. A malha coloquei no radial.

    O meu está assim, então para consertar, o positivo da espira deve ir para o lado direito ou esquerdo ?

    A partir deste início de antena 1×5/8 do site que forneceu, como devo proceder para elaborar a 2×5/8 ? Tem algum programa que mostre como ela ficará desenhada ?

  464. Roberto on agosto 12th, 2011
  465. bom, escrever é complicado de entender. A derivação, ou seja o positivo deve ficar depois da 1ªespira e antes da 3ª espira, no seu caso eu deslocaria a derivação mais próxima da 1ª espira, testando na 1,5 ou pouco antes, acredito que seria mais a direita, mas precisa experimentar vários pontos e ver o que fica melhor. a malha vai na cruzeta. a segunda parte da 5/8 fica isolada da primeira, com um espaçador, e dai vc liga um fio em formato de c com comprimento de 1/4 de onda, ou seja uns 15cm onde liga uma antena na outra, formando uma espira, a separação entre as antenas pode ser de pelo menos 3,5cm.

  466. Giba on agosto 12th, 2011
  467. Bom a melhor recepção ficou no antihorário mesmo. É porqueeu tinha escrito errado anteriormente. A sua idéia está igualando na minha em relação ao positivo da 1×5/8 que deverá ser para o lado direito. O positivo eu liguei certinho, ou seja, no meio da espira porque no caso são 3 voltas sendo a volta do meio a única completa.

    Agora este modelo de 2×5/8 está meio confusa, mas acho que não é tão complicada. Veja se a minha idéia está ok.

    Eu não tenho idéia deste espaçador, mas entendo que para realizar a 2×5/8 a partir da 1×5/8 é necessário alguns procedimentos, mas entendi 2 formas:

    Sobre “a segunda parte da 5/8 fica isolada da primeira, com um espaçador, e dai vc liga um fio em formato de c com comprimento de 1/4 de onda, ou seja uns 15cm onde liga uma antena na outra, formando uma espira, a separação entre as antenas pode ser de pelo menos 3,5cm.”

    1- Depois de criar a espira da 1x 5/8 de 3 voltas e o elemento de 1x 5/8, vou realizar um C de tamanho 15cm e ligar na outra 1×5/8 que ficará em cima ?

    ou

    2- Depois de criar a espira da 1x 5/8 de 3 voltas e o elemento de 1x 5/8, vou realizar uma espira de qualquer diâmetro de tamanho de 15cm e fazer a 1×5/8 que ficará em cima, além disto, ligar um fio com um formato de um C de tamanho também de 15cm ?

    É que esta parte para o início da 2x 5/8 começa a ficar confuso, mas vejo que não é tão complicado. Porque neste caso, tem como seguir com a 3×5/8 e chegar até a 4x 5/8.

  468. Roberto on agosto 13th, 2011
  469. É isso aí, na extremidade de cima da antena que fez a bobina liga o uma ponta do fio, faz uma bobina de uma espira em formato de c com 15cm de comprimento coloca o espaçador de 3,5cm e liga o fio neste inicio de antena, deve ficar mais ou memos metade do comprimento, ou seja, uns 6cm, se quiser fazer mais é só seguir essa receita. O espaçador deve ser de material isolante, tipo plastico.

  470. Giba on agosto 13th, 2011
  471. Não entendo o que está acontecendo com a minha antena porque ela só aceita a 1x 5/8, a plano terra e a direcional.

    A minha antena é feita assim:

    1- Ela tem 3 espiras sendo que é de 5/8 de diâmetro que equivale 1,5cm de comprimento de espira. Então a espira tem 3 voltas e tamanho de 1,5cm.

    2-Depois da espira tem o elemento de 38,3cm que equivale 464mhz.

    3- A espira eu criei assim 15,3cm / 1,5cm = 10,2 voltas de 1,5cm de altura cada espira. Então a espira tem 15,3cm de 5/8 de diâmetro.

    4- Coloquei 38,3cm de elemento depois da espira para completar 2x 5/8.

    Realizei o teste da antena toda completa feita com o fio de 1,5mm para teste e os radias de 2x 30,6cm feito em formato de um sinal de + ou cruz.

    Liguei a tomada igual a da 1×5/8 que tenho aqui para ver se o rádio está recebendo e está ok, mas a nova antena 2x 5/8 não recebeu nada. Mesmo sem eu colocar um fio em formato de um C de tamanho 15,3 cm ou colocando o rádio nem dá sinal. Só na antena 1×5/8, plano terra ou direcional.

    O que estou fazendo de errado para a minha antena não receber nenhum sinal ?

  472. Roberto on agosto 14th, 2011
  473. Tem como mostrar fotos ou desenhos deste projeto?!

  474. Roberto on agosto 14th, 2011
  475. Me passa um esquema de amplificador de rf para o talk about

  476. batorano on agosto 15th, 2011
  477. Roberto, tá na hora de vc montar um medidor de intensidade de campo, através dele vc consegue ajustar melhor a antena. Batorano, vc tem conhecimento e experiencia em eletronica?

  478. Giba on agosto 15th, 2011
  479. Giba, mas o meu projeto está correto ?
    Estou indo bem ?

  480. Roberto on agosto 15th, 2011
  481. Sabe usar o MMANA-GAL 1.2 ?
    Criar projetos de antenas e etc …

  482. Roberto on agosto 15th, 2011
  483. Roberto, está correto sim, mas pequenos ajustes é que vão fazer a diferença nesta antena, pois tudo que acrescentamos nela muda a impedância, ai tem que corrigir um pouco o ponto do positivo na bobina, as vezes precisa aumentar ou diminuir o “stub” (bobina no formaro C), como vc tá usando um conector rca a impedancia é diferente de 50ohms e isso pode ser mutiplicado, estragando o ganho da antena. O medidor de intensidade de campo nada mais é que um diodo, um capacitor, um indutor e um multimetro, dá uma pesquisada na net que acha algo simples, se não achar diodo de germanio use o silicio mesmo, 1n4148, não é o ideal mas dá pra quebar o galho.
    quanto mmana tenho nenhuma experiencia com ele, mas ele é bom para antenas direcionais, pelo que vi nele.
    Sds.

  484. Giba on agosto 16th, 2011
  485. GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM UM PROJETO DE ANTENA PARA UHF , POIS VOU PRECISAR PARA INSTALAR EM MEU TALKA BOUT

  486. TARSO on agosto 17th, 2011
  487. Conheço bem eletrônica.

  488. batorano on agosto 18th, 2011
  489. Olá Batorano, olhe o mais facil é através de modulos prontos tipo que já citei acima. Fiz um amplificador de rf com transistor mas não consegui ainda calibra-lo, usei o esquema do datasheet do mrf166 e utilizei o tranistor mrf182 (este pra 28v dá 30w) em seu lugar por estar com preço bom, no mercado livre vai achar por 22,00+frete (o transistor), mas cuidado pois ele é mosfet e não aceita desaforo no gate. Consegui comprar um módulo ra60h4047m1, mas ainda não tive tempo de montar a placa, tem um site americano que vende em forma de kit o amplificador com este módulo e vou copiar, pois tem uma foto da placa lá, ((http://www.minikits.com.au/kits7.html#ra30h4047m))o dissipador vou comprar o que é usado em computador e adaptar no danado (cooler amd2) este custa uns 20,00 qsj. Tarso, dá uma lida ai pra cima e veja o que te interessa, pois no talk tem que colocar conector para adaptar antena.
    Sds

  490. Giba on agosto 18th, 2011
  491. Giba, já estou com o 1n4148. Agora qual é o procedimento de ligar ele na tomada ?

    Com o 1n4148, o meu alcance no rádio será bem real ?

    Qual o modelo do diodo de germâncio ?

  492. Roberto on agosto 19th, 2011
  493. Giba vou precisar usar capacitor para o teste ?
    Ainda não usei o 1n4148.

  494. Roberto on agosto 20th, 2011
  495. Olá Batorano, como vou realizar a ligação do 1n4148 para a antena 1x 5/8 de 464 mhz ?

  496. Roberto on agosto 20th, 2011
  497. Aqui é o Roberto AP (amapabr@hotmail.com)
    Olha amigos, eu tô ainda na área. Se tiver alguém por aqui por perto no Amapá, eu to no canal 1 e sub. 1 do talk.
    Um abraço pro Jeilson, pro Giga e pro Luiz (administrador do site).
    Gente, por falar em amplificadores de RF (com 2n2218, e outros transistores de alta carga), é preciso lembrar do risco de interferências. Normalmente, amplificadores ou transmissores de RF, costumam saltar de frequência, e passam a interferir em outros aparelhos. Eu projetei um transmissor de fm, que usava 2n2218a e 12v, sintonizava ele em 104,2 do rádio FM , mas logo o danado saía da frequência e fechava o canal da TV Globo (canal 6 da região). Aí, decidí desativar o dito cujo. Muito cuidado ao incrementar ampl. de RF manuais. Prefiram os fabricados ou pré-fabricados.
    Fiquem com Deus, meus amigos.

  498. Roberto on agosto 22nd, 2011
  499. alguém pode me passar as frequências dos talkabout que tem 22Ch, to ´precisando

  500. TARSO on agosto 23rd, 2011
  501. Eu realizei uma antena 1x 5/8 e tenho o 1n4148.
    Alguém sabe ligar este 1n4148 a antena ?

    Motivo: A antena está enviando sinal muito perto e desiquilibrado. Então preciso organizar o meu sinal e preciso de conhecimento para isto. Porque se um dia alguém do blog precisar de mesmo coisa e saberei explicar.

  502. Roberto on agosto 25th, 2011
  503. Boa tarde gostaria de uma informação, em amplificadores de áudio é comum ver diversos transistores de saída ligados em paralelo para aumentar a corrente conduzida e consequentemente a potência. Alguém saberia informar se é possível utilizar esse recurso em saída de rf ? Tipo ligar transistores de rf de potência em paralelo? alguém já fez essa experiência?

  504. joão on agosto 29th, 2011
  505. ok Abrigado Roberto

  506. TARSO on agosto 31st, 2011
  507. Projeto para antena 2x 5/8 para o nosso talkabout na faixa de 462 mhz.
    Gostaria de fazer uma antena de 2x 5/8 então quem pode me explicar ?

  508. wilson on março 31st, 2012
  509. Fonte: henrique
    26/10/2009 at 1:20 pm

    Cada db é igual a + 1x de potencia. Teoricamente se vc tem um talk de 1 watt e usar uma antena plano terra seria igual a ter, quem sabe a respota ? somente 1 watt !!! Bem intão o que eu ganho ? Se uma antena plano terra não dá nada de ganho eu não vou querer comprar… tá certo, mas se uma antena plano terra tem 6db em relação a uma esprial original do talk, quer dizer que meu talk teoricamente e original tem 6 vezes menos de potencia se comparado a uma antena plano terra, e como você é inteligente, ela também tem 9 vezes menos potencia que uma antena 1×5/8, ou 12 vezes menos em relação a uma 2×5/8, ou 15 vezes menos que uma 3×5/8…. Eita ? GENTE É TUDO RELATIVO !
    1 TALK com apenas 1 watt usando uma antena 3×5/8 é teoricamente igual a um Talk com 15 watts usando uma antena plano terra, ou igual a 1 talk de 90 watts com antena original dele.
    Vou fazer uma tabela pra vcs, imaginando um talk de 1 watt e modificando as antenas.
    3×5/8 de onda = 9watts
    2×5/8 de onda = 6watts
    1×5/8 de onda = 3watts
    plano terra = 1watts
    original = 0,166 miliwatts
    Sim, não adianta nada ter 1 watt e uma antena sem rendimento nenhum como as antenas originais. Isso vale para qualquer HT, até para um Yaesu VX3r, que inclusive tenho um.

    Fonte: henrique
    26/10/2009 at 1:20 pm

  510. wilson on março 31st, 2012
  511. Projeto para antena 2x 5/8 para o nosso talkabout na faixa de 462 mhz.
    Gostaria de fazer uma antena de 2x 5/8 então quem pode me explicar ?

    Fonte: (ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm)

  512. Wilson on abril 1st, 2012
  513. Olá Wilson, dá uma olhada na foto desta (produto.mercadolivre.com.br/MLB-222342598-antena-uhf-2x-58-promoco-de-lancamento-a-melhor-do-ml-_JM) e aplica as informações que tem acima. Veja que esta antena tem a bobina escondida e são duas antenas separadas com um c(stub), que também deve ser ajustado para melhor ganho da antena. Segue a formula do site que indicou para o primeiro 5/8 e depois corta outra vareta com 5/8 e deixa isolada, unindo pelo stub que nada mais é que uma bobina de uma espira.

  514. Giba on abril 9th, 2012
  515. Obrigado Giba. Então é o seguinte: Na 1x 5/8 tem 3 bobinas e a vara de 5/8 então para a 2x 5/8 vou fazer assim.: bobina de 3 voltas, a vara de 5/8, a segunda bobina de 3 voltas + a vara de 5/8. Neste caso, vou realizar 1 x 5/8 de onda em cima de outra?

    No caso do mercado livre Giba, ali tem realmente uma bobina oculta mas também tem um C invertido lá no alto.

  516. Wilson on abril 14th, 2012
  517. Mas ainda continua o mistério antena 2x 5/8 de onda.

  518. Wilson on abril 15th, 2012
  519. A primeira é a bobina com 3 espiras em forma de 15mm de diametro com derivação na 1,2 espira, onde a ponta do inicio da bobina vai 3 ou quatro varetas com comprimento de 1/4 de onda de cada lado (em formato de cruz – plano terra), depois no final da bobina vai a vareta com 5/8 de onda, na proxima fica um isolador e uma bobina de uma espira em formato de c, colocada com conector de parafusos para poder deslizar dentro deste alterando o comprimento deste c. Por isso que é chamada 2×5/8. Nesta antena existe dois ajuste a serem feitos, o primeiro é na posição da derivação e o segundo é no comprimento do c. Este ajuste se faz necessário para casar as impedancias, caso para se consiguir a maior concentração das ondas e por fim maior alcance. Existe a possibilidade de fazer a antena, no lugar do c com bobina, mas desta forma não tem como ajustar a roe. Sds

  520. Giba on abril 16th, 2012
  521. Este C é meio complicado porque ele tem ficar isolado e suspenso. Se for colocar a bobina para levantar a 2x 5/8 de onda, ela devera ser uma bobina com 3 espiras em forma de 15mm de diâmetro?

    Se não for usar a bobina e colocar um C, ele tem que ficar isolado da vareta de 5/8 de onda ?

  522. wilson on abril 18th, 2012
  523. Wilson, faça com a bobina e tente ajustar mudando o espaçamento dela, ou seja esticando para dar melhor rendimento, eu nunca fiz uma assim mas dá certo também. Boa sorte no seu experimento, e depois posta aqui os resultados.
    sds

  524. Giba on abril 18th, 2012
  525. Obrigado Giba. Vou realizar o experimento da antena 2x 5/8 para 462.5000 mhz hoje 21/04/2012. Também vou acompanhar a sua postagem aqui no site.

    Dessa vez iremos conseguir a famosa 2x 5/8 de uhf. Pois a 1x 5/8 ficou boa pra caramba, mas para criar a 2x 5/8 o que complica é o C.

  526. Wilson on abril 21st, 2012
  527. Como fazer a bobina de carga da antena 5/8 de onda?

  528. Wilson on abril 29th, 2012
  529. Experimenta fazer uma espira em tubo de 3″ interligando uma vareta na outra.

  530. Giba on maio 1st, 2012
  531. Olá sou Wilson e irei apresentar a minha experiência com o talkabout em1000r para a emissão, 1 yaesu vx 3r com a antena original dual band para a recepção, cabo rgc 58 no múltiplo da frequência 462.5500 (canal 15) com medida entre 9,60 à 9,80 cm, um celular tocando arquivo em mp3 com o espaçamento da seguinte maneira: 0 à 50s tem música, 50 à 55s está mudo (trilha muda mesmo, sem som) 55s à 150s música, 150s a 155s está mudo, de 200s a 250s com música, de 250s a 255 s está mudo e assim sucessivamente.

  532. Wilson on maio 28th, 2012
  533. Foi usado 3 antenas: 1/4 da onda, 1x 5/8 de onda e 2x 5/8 de onda para a faixa de 462.5500

    O rádio em1000r da motorola tem 1,5w na potência máxima e 0,5 w na potência baixa, então o teste foi o seguinte:

    0———————————————————–X

  534. Wilson on maio 28th, 2012
  535. AS antenas do teste foram colocadas a 4 metros de altura, no rádio foi usado uma case de 4 pilhas de 2000 maH e canal 15 para usar a potência alta. Obs.: O yaesu vx 3r estava com a função monitor ativada em todos os testes.

    Na 1/4 de onda (15,4cm como iradiante e 30,8 cm x 2 em formato de cruz para os radiais) o rádio enviou sinal no raio máximo de 6 km em 360 graus. Após os 6 km não podia se ouvir nenhuma música nem em modo monitor.

  536. Wilson on maio 28th, 2012
  537. Na antena 1x 5/8 de onda (fonte: (ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm)
    usar a frequência 462.5500 para o canal 15 do talkabout)

    Irradiante de 38,5 cm + bobina de 3 voltas de 5/8 de diâmetro= 1,3cm de raio ou = 1/4 de onda em formato de bobina , e radias 30,8 cm x 2 em formato de cruz para os radiais). Ligar na 1ª tomada a direita.

    Na 1x 5/8 de onda, o rádio passou os 6 km da 1/4 de onda com som muito bom (nível 5 de sinal no yaesu vx 3r) 7km, 8km, 9km, 10km e chegou até 11km só que entre 7km e 9km o sinal variava entre nivel 3, 5, 6, 3, 8, 5, 1 e ficava nisto. No 10km e 11km variava entre 2 ,3 e 1 mas dava para entender a música.

    Quando tive de fazer uma curva o sinal não existia mais. Pegue e retornei um pouco e ali o sinal existia, avancei novamente e sinal foi embora.

  538. Wilson on maio 28th, 2012
  539. Na antena 2x 5/8 de onda (fonte: (ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm)
    usar a frequência 462.5500 para o canal 15 do talkabout)

    Irradiante de 38,5 cm + bobina de 3 voltas de 5/8 de diâmetro= 1,3cm de raio ou = 1/4 de onda em formato de bobina , e radias 30,8 cm x 2 em formato de cruz para os radiais). Ligar na 3ª tomada a direita. Usei 10 mm na radiais e 2,5 mm no irradiante.

    No alcance de 1/4 de onda de 6 km, o sinal o sinal passou 5 e 6. Nos 7km à 9km oscilava 8 , 11(máximo), 6, 8, 5 com o sinal muito bom. Nos 10km e 11km que é o limite que fui para o teste o sinal oscilava 5, 3, 2, 2, 5, 3, 2 e permanecia 2, 1, 5 mas o 1 sinal com som 2 entendia claramente a música.

    Quando chegou a parte da curva, o sinal existia mais permanecia somente a nível 1 mas ainda entendia a música.

  540. Wilson on maio 28th, 2012
  541. Então na 1/4 de onda usei 1 mm para o irradiante e os radiais.

    Na 1x 5/8 de onda usei 1 mm para o irradiante e os radiais.

    Na 2x 5/8 de onda usei 2,5 mm para o irradiante e 10 mm nos radiais. Nesta mesma antena na 1ª bobina usei 1,5 cm de altura e na 2ª bobina 1,25 cm de altura. Eu poderia realizar um teste na 2ª bobina de 1 cm mas não fiz ainda para ver o resultado.

  542. Wilson on maio 28th, 2012
  543. Então na 1/4 de onda usei 1 mm para o irradiante e os radiais.

    Na 1x 5/8 de onda usei 1 mm para o irradiante e os radiais.

    Na 2x 5/8 de onda usei 2,5 mm para o irradiante e 10 mm nos radiais. Nesta mesma antena na 1ª bobina usei 1,5 cm de altura e na 2ª bobina 1,25 cm de altura. Eu poderia realizar um teste na 2ª bobina de 1 cm mas não fiz ainda para ver o resultado.

  544. Wilson on maio 28th, 2012
  545. Então:

    0 ———————————————————- X
    0 km 6km 11km 11,200 km
    Rádio em1000r 1/4 de onda 1×5/8 2x 5/8
    e até +
    1/4 de onda = 6 km
    1x 5/8 de onda = 11 km
    2x 5/8 de onda = acima de 11 km mas som o som bem melhor, mais intensidade de sinal e facilidade para receber o sinal.

  546. Wilson on maio 28th, 2012
  547. Olá Giba aqui é o Wilson preciso entender um pouco mais aqui no seu comentário:

    “Experimenta fazer uma espira em tubo de 3″ interligando uma vareta na outra.”

    Eu ainda não fiz a 2ª bobina com 1 cm de altura + a 1ª bobina com 1,5 cm de altura, então, se eu usar um cano que cubra 15,4 cm, ou seja, 1/4 de onda ainda sendo uma bobina única de 1/4 de onda. Ficaria assim:

    1ª bobina: 1,5 cm de altura, 1,5 de diâmetro e 3 voltas (1/4 de onda)

    2ª bobina: uma bobina única de 1/4 de onda, com diâmetro X e altura de 5 mm. Pois 5mm x 3 = 15 mm, ou seja, 1,5 cm que é igual a bobina do exemplo.

    Então uma bobina aqui assim: 5 cm de diâmetro (o círculo da bobina), espaçamento de 5 mm, ou seja, contar de 0 até 5 riscos na régua ( para a altura e espaçamento)e 37,5 cm de antena 1x 5/8 de onda + 0,5 cm de altura = 38 cm de antena.
    Na base da bobina tem 2 cm que é para realizar a ligação dos radiais.

    O fio utilizado foi um alumínio de 4 mm e não fiz ainda os radiais.

  548. Wilson on maio 28th, 2012
  549. Então Giba, a minha bobina do texto anterior tem como dar certo para a 1x 5/8 de onda ?

    Estou querendo desenvolver a 3x 5/8 de onda, que tal ?

    Você usar mmnagal ou algum programa de antenas ?

    Quero descobrir como colocar maior concentração na antena e ver em números pelo multímetro.

  550. Wilson on maio 28th, 2012
  551. Valeu Wilson, parabens pelos testes. Para ver no multimetro tenta fazer esse circuito www (.lu7dot.com.ar/medidorvhf.htm. os capacitores são de 1nf de disco ceramico e a bobina faça 3 espiras em forma de 0,5cm com derivação central, o capacitor variavel use um de 0-30pf miniatura (verde). No lugar do microamperimetro use multimetro digital na menor escala de tensão dc (2000mv). Ajusto a antena para maior ganho assim.
    Não sei usar o programa mmanagal.
    Sds

  552. Giba on junho 2nd, 2012
  553. Olá Giba, o site que me informou está fora do ar. O que o capacitor de 1 nf vai fazer com a antena e bobina ?

    O que o capacitor 0-30 pf miniatura verde vai fazer com a antena e bobina ?

    Terei que utilizar isto em cada bobina ?

  554. Wilson on junho 7th, 2012
  555. Wilson, postei duas vezes e bloquearam. Tenta pelo google medidor de intensidade de campo e veja esquema de montagem. E´uma bobina onde um dos lados vai ligado uma antena portatil no centro é ligado o diodo e a outra estremidade ligado a terra. Em paralelo com a bobina entre a antena portatil e o terra vai o capacitor de 0-30 pf para ajuste. Na saida do diodo vai o capacitor de 10nf e outra ponta a terra. O multimetro deve ser ligado neste ponto e no terra. Não existe ligação direta com a antena 5/8. Deixe a uma pequena distancia da antena a antena deste circuito. Sempre que for testar a antena a maior indicação no multimetro é o melhor ajuste, sempre mantendo a mesma distancia.
    sds.

  556. giba on junho 10th, 2012
  557. Olá pessoal, Giba, Wilson, sou aficionado por talkabout e desde 2002 que venho testando vários tipos de antenas para o talk, desde de direcionais de vários elementos a plano terra 1/4 e osj. Consegui um bom resultado com a osj e com a direcional de 7 elementos com dipolo dobrado aberto e balun 1:1, 26 km da minha cidade a outra do outro lado do rio São Francisco e toda a minha cidade e cidades visinhas num raio de 20 km. Mas sempre quis fazer um plano terra 5/8 de onda, mas o que me impedia era a bobina, não sabia como faze-la e muito menos a de acoplamento para a 2x 5/8 ou 3x 5/8. Então com suas dicas e mais um pouco de pesquisa na net, consegui fazer uma 5/8 com um ganho excelente e depois transforma-la em uma 3x 5/8. Moro hoje em salvador e não tenho mais as condições excelente da planície que era minha cidade em Minas Gerais. Mas mesmo com muito morro e muitos prédios ontem fiz o teste e consegui um alcance de mais de 10 km com minha antena num talk fv800 adaptada e com 6 metros de altura e uma repetidora simplex, no meu notebook com o programa Simplex. Usando o MR350r na mão com a antena original. Tenho escutado muita gente de ainda mais longe que fui. Sobre o c isolado, ele se mostrou muito melhor que a bobina. Ganho ficou melhor e a fixação não foi difícil com arrebite e um coninho de plastico para isola-lo. Valeu galera, muito boas as dicas depois posto as fotos e as medidas exatas que usei. WLw

  558. Alessandro on junho 13th, 2012
  559. Giba, sempre que for enviar um link remova o http:// e o www da frente, tive que desativar o envio de link’s para evitar abusos em outros artigos e como são centenas de comentários do tipo spam diariamente em todo o site não consigo validar todos que são autêntico e por isso em alguns casos o comentário acaba não sendo publicado.

    Agradeço a atenção e compreensão de todos. =)

  560. Luiz on junho 13th, 2012
  561. Rapaz do Talkabout, hoje eu (Wilson) fiz um teste com um em1000r utilizando uma antena 1x 5/8 da onda. Um Yaesu vx 3r com a antena dual band original para a recepção. Incluindo uma antena 1x 5/8 da onda sem os radiais + uma antena direcional caseira de 7 elementos. Só que a antena de 1x 5/8 que está no em1000r é diferente pois ela tem um bobina + irradiante para cima + radiais + bobina com o irradiante voltado para baixo. Esta antena é para 462.5500 mhz e é assim mesmo, irradiante cima + radiais + irradiante baixo.

  562. Wilson on junho 13th, 2012
  563. Testes:
    1- No canal 18 com código. Tentei contato com um talkabout t9500 que tem antena original, com o Yaesu vx 3r, eu não ouvia o talkabout mas quem estava com ele escutava.

    2- Coloquei o Yaesu vx 3r no canal 15 (aonde tem o em1000r com a antena externa 1x 5/8 da onda com 2 irradiantes) recebi o sinal no Yaesu com sinal 6, 8, 11 (11 = máximo) com perfeito som. Quando eu usei a antena 1x 5/8 da onda (normal, o sinal era bom mas com a nova 1x 5/8 da onda com 2 irradiantes, o sinal ficou incrível. Aonde o sinal passava com a 1x 5/8 a 2, com a nova antena passou a 6 e no mínimo 5, ficava mais em 8 e 11.

  564. Wilson on junho 13th, 2012
  565. Testes continuação:
    3- No t9500 fiz o seguinte: coloquei no Yaesu vx 3r uma antena 1x 5/8 da onda sem radiais, coloquei no canal 15 para escutar o em1000r o sinal ficou a 8, 11. Utilizei a antena direcional ficou 11, 8 e depende muito da direção. Até aonde não tinha nada a ver, eu ainda recebia o sinal da antena.

    4- Liguei para o t9500 com a 1x 5/8 da onda sem radias e recebi com sinal 1. Utilizei a antena de 7 elementos e encontrei o sinal 6, 8 no máximo. Isto prova que a antena faz a diferença. Coloquei o Yaesu no canal 15, o sinal ficou 8, 11 (máximo).

    5- A antena 1×5/8 da onda com irradiante para cima com a bobina + radias + irradiante para baixo com a bobina, fez uma experiência incrível mesmo. Até parecia que eu estava usando 2 antenas direcionais ou até uma antena 3x 5/8 da onda com 1 irradiante.

    Foi incrível pois aonde picotava as vezes e o sinal ficava nível 1, 5, 6, 8, 2 ficou no mínimo 5, 6 8 e 11.

    O em1000r envia 1,5 Watt no canal 15 e foi utilizado o pack de 4 pilhas de 2500 mah.

  566. Wilson on junho 13th, 2012
  567. Giba se puder envia o seu e-mail para me explicar mais sobre a antena e seu capacitor ficarei agradecido.

    Pois o meu objetivo é colocar o alcance da embalagem que é de 32km e descobrir se é o máximo de distância que o rádio pode alcançar.

    Rapaz do mr350r se puder também passar o seu e-mail, ficarei agradecido. Pois gostaria de ver a foto de sua antena para analizar a bobina, a antena que foi feita com um C (formato de bobina) e o balun.

    Eu sou fã de talkabout, por isto que gosto de testar antenas no equipamento e descobrir qual é o seu limite.

    Rapaz do talk fv800 que é o mesmo do mr350r, conseguiremos a 4x, 6x, 8x e até 10x 5/8 de onda. Pois ainda não tenho conhecimento de antena 1x 1/16 da onda ou 2x 9/16 da onda.

  568. Wilson on junho 13th, 2012
  569. Grande Wilson, Boa noite.Sou o Alessandro do talk Fv800 e mr350r. Como faço para te passar meu email sem que ele seja publicado?

  570. Alessandro on junho 15th, 2012
  571. Pois é Alessandro, a única maneira encontrada é enviar uma mensagem para o contato do site e ele disponibilizar para as pessoas.

  572. Wilson on junho 16th, 2012
  573. *** Problema no talkabout ***

    1- Eu ( Wilson ) tenho um talkabout t9500 que ele realiza o seguinte: quando aperta o PTT, o sinal da linha de transmissão fica com muita chieira (QRM) e quando uso a potência alta a QRM aumenta, porquê?
    Este rádio esta funcionando como se não tivesse a antena original ou externa.

    2- O meu em1000r que utilizei para os testes, caiu de uma altura de 2 metros em piso liso e não quer mais receber e transmitir. O rádio está funcionando como não estivesse a antena original dele ou a antena externa. Antes eu recebia o sinal de uma repetidora de taxi no canal 20 mas depois da queda não.

    O chato é que depois dos testes, os rádios apresentaram problemas.

  574. Wilson on junho 16th, 2012
  575. *****Questão*****

    1- Um rádio de potência 1 watt numa altura de 1 metro envia sinal para 1 km de distância com uma antena de 1/4 da onda. O que é preciso fazer para que este rádio de 1 wattt envie o seu sinal 10 vezes mais longe ? Sendo que ´rádio estará localizado na mesma altura e levando em consideração todas as suas possibilidades para obter o maior rendimento.

  576. Wilson on junho 16th, 2012
  577. Olá alessandro, seria possivel passar as medidas da antena que montou? Que programa é esse simplex? Gostaria de que partilhasse conosco essas informações.
    Wilson, a forma pratica e real que conheço é através de uma repetidora, onde a mesma fica instalada em local alto. Nos talks apenas alguns modelos possuem o sistema de transmitir em uma frequencia e receber em outra, que seria o sistema mais facil de fazer. Já ouvi falar de repetidora que grava a conversação e depois repete e vc escuta o que falou, quando se usa o mesmo canal.
    Sds.

  578. Giba on junho 17th, 2012
  579. Moderador como faço para colocar fotos e videos aqui para o pessoal ver o projeto da minha antena montada?

  580. Alessandro on junho 20th, 2012
  581. Este é o link “www.f1orl.org/simplexg.htm” , entao vc pluga o talk com o plug p1 para 2 plugues p2, saindo um resistor de 1k + um capacitor de 100nf a 10 mYf, de cada lado, ou seja, saída do fone do talk = capacitor + resistor; saída mic do talk = resistor + capacitor. Assis não terá distorções. A hj coloquei minha antena a 12 metros, o alcance melhorou muito para todos os lados. Antes estava só a 5 metros. Ah e to usando o cabo rgc 213, ele tem menos perda, e com uma metragem múltipla de 1/4 de onda impar x o fator de velocidade do cabo que é de 0,82. Isto parece incignificante, mas nao é não. Pesquisem a respeito, isso ajuda a baixar a estacionária e a dar uma roe 1:1. Ex: Calculei o cabo e a antena para o canal 18 do talk = 462,625mhz, onde 1/4 de onda é 16,21cm x0,82 x 101 = 13,42m. Este é o tamanho exato do do plug tipo n que conecto na antena e o bnc que conecto no rádio.

  582. Alessandro on junho 20th, 2012
  583. Este link que passei faz isso. É só ligar o pc no talk usando um cabo que já expliquei no outro post e iniciar o programa simplex colocando ele no automático e limitando a 50 segundos, pois nossos talk só vão a 60 segundos direto. Proto, é só falar e após ouvir o que vc transmitiu sendo retransmitido do pc para o talk. Assim o alcance será aumentado varias vezes.

  584. Alessandro on junho 20th, 2012
  585. Antena 3x 5/8 de onda, para o canal 18:462,625mhz, vamos lá:
    Cada uma das 3 hastes 38,5 cm, bobina 1 15,4 cm de fio rígido de 1,5 mm,usei cobre mesmo, pois é mais fácil de soldar, enrolada com diâmetro de 1,5cm e 1,5 cm de altura, 2,7 voltas, liga o negativo do plug nas 2 hastes de 30,8 cm em forma de +. A haste positiva de de 38,5cm. ligar o positivo do plug na 1.2 volta da bobina. Usei um plug Tipo n fêmea para fazer esta ligação para ser encachado o plugue tipo n macho que desce o cabo para o talk. Deixe um espaçamento de 1,5 cm entre as hastes e faça um c invertido simplesmente por dobrar um fio de 1,5mm e 15,4 cm de comprimento com um espaçamento tb de 1,5 cm, e ligando cada ponta em cada vara. Usei arrebitis para fazer estas ligações, e como espaçador utilizei um caninho de pvc preto de 12mm que tirei de baners de propaganda. Das varetas de alumínio de 10mm que usei para as 3 hastes de 38,5cm e as duas negativas de 30,8cm, desmontei de uma antena de tv VHF tipo espinha de peixe e aproveitei para fazer os Cs invertidos com o fio de alumínio de 1,5mm, que ligava as hastes desta antena velha.
    Pronto é só ligar tudo, colocar o mais alto possível, e de preferência com um cabo o mais curto possível e do tipo rgc 213 pois tem menos perda e por ser de celular tem uma malha com aterramento melhor. Bons QSOs a todos.

  586. Alessandro on junho 20th, 2012
  587. Alessandro, se for do seu interesse posso criar um novo post com seu material(dando os devidos créditos a você) e colocando um link para que todos possam acessar, e assim discutir e tirar dúvidas sobre o seu projeto.

    Neste caso envie o material que você tem, para tudolink @ gmail.com que estarei criando um novo artigo e disponibilizando o link aqui para mesmo.

    Abraços e agradeço a atenção e participação! =)

  588. Luiz on junho 20th, 2012
  589. Obrigado Alessandro por responder a minha ***Questão***.
    Vou montar uma antena desta e colocar em prática no teste.
    Obrigado a todos.
    Depois postarei os resultados.

  590. Wilson on junho 20th, 2012
  591. No tópico 295:
    No meu teste eu usei um arquivo *.mp3 que contém várias músicas e estão divididas a cada 50 segundos, eu utilizei um espaço de 5 segundos pois o limite é 60 segundos. Então eu vou ouvindo as músicas e acompanhando o sinal do rádio através da antena.

    Equipamentos usados: celular com espaço para cartão de memória, aquivo em mp3 e o talkabout com a antena externa.

    Obs.: O talkabout precisa estar na opção Ivox ativada.

  592. Wilson on junho 20th, 2012
  593. *** É verdade isto … ***
    1- Dizem que a distância de um rádio em vhf ou uhf é 100 km. Sendo em área aberta, linha reta com pouco ou nenhum obstáculo.

    Então para que um rádio de 5 watts como o modelo gxt1000 da Midland alcançar o seu 66 km e 672 metros, deveremos utilizar uma antena direcional de 5 elementos com uma altura de 3 metros e outro rádio nas mesmas proporções e antenas alinhadas uma a outra.

    Chequei a conclusão que 5 watts envia até 100 km, pois, 5 watts x 10 x 2 = 100 km.

    Com o talkabout t9500, 2 watts x 10 x 2 = 40 km (como está escrito a alcance máximo no manual)

    Com o talkabout em1000r, 1,5 watts x 10 x 2 = 30 km (máximo para 1,5 Watts)

    Agora usando a potência mínima como tem no talkabout e midland de 500 miliwattas (mW), 0,500 watts x 10 x 2 = 10 km (máximo para 0,500 Watts)

  594. Wilson on junho 23rd, 2012
  595. Na pratica esses alcances depedem da curvatura da terra, mas dependem muito da topografia do terreno, por isso que antena em ponto mais alto aumenta o alcance. Nessas frequencias a propagação das ondas eletromagniticas não refletem na ionosfera, por isso não retornam a terra. Existem experiencias de emitir ondas para a lua e receber na terra. Quando os astronautas foram a lua, deixaram lá alguns pontos com equipamentos para utilizarem como retorno e reflexão. Como exemplo deixaram alguns espelhos por lá. Na pratica cada 1 watt alcança 1 km, com uma antena de 1/4 de onda, por isso os radios base vhf e uhf tem potencias entre 45 a 60 watts (exemplo vertex u2200).
    sds.

  596. Giba on junho 23rd, 2012
  597. Amigos, trabalho com eletronica e me interesso por radiocomunicação. Tenho 4 radios EM1000 da Motorola e queria adaptar pelo menos um deles com antena externa ou qualquer modificação que possa aumentar o alcance.

    Agradeço quem puder me ajudar com detalhes, ilustrações ou fotos.

    ivan_lopes1990@hotmail.com

  598. Ivan on junho 24th, 2012
  599. ***Dúvida***

    1- Como ligar 2 antenas sendo: 1 de 1x 5/8 de onda com outra de 1x 5/8 de onda ? Ou ainda 1x 5/8 de onda com 1 antena direcional de 7 elementos ? Ou ainda mais, 2 antenas direcionais uma apontada para o norte e a outra para o sul ?

    Na possibilidade de estas antenas terem impedância de 50 Ω as duas e não perderem a sua impedância ?

    Exemplo: Se ligamos 2 antenas, uma fica com 25 Ω e a outra com 25 Ω, sendo igual a 50 Ω.

    Então eu gostaria de ligar 2 antenas e obter 50 Ω em cada uma antena.

  600. Wilson on junho 27th, 2012
  601. E so utilizar cabo rg59 de 75Ω saindo de cada antena e liga-los em paralelo utilizando um T e na saida da junção em T, vc coloca o cabo rg 58 de rg 58 ou rg 213 de 50Ω.

  602. Alessandro on junho 28th, 2012
  603. Amigo, eu fiz o teste da antena 3x 5/8 de onda com o C investido. Mas agora pretendo realizar com a bobina. Sei que a bobina inicial é enrolada com diâmetro de 1,5cm e 1,5 cm de altura com 2,7 voltas. Em relação ao bobina seguinte para a 2x 5/8 e 3x 5/8 de onda, qual será o diâmetro, tamanho do fio a ser utilizado e a altura ?

  604. Wilson on julho 19th, 2012
  605. ***** Dúvida *****

    Amigo, eu fiz o teste da antena 3x 5/8 de onda com o C investido. Mas agora pretendo realizar com a bobina. Sei que a bobina inicial é enrolada com diâmetro de 1,5cm e 1,5 cm de altura com 2,7 voltas. Em relação ao bobina seguinte para a 2x 5/8 e 3x 5/8 de onda, qual será o diâmetro, tamanho do fio a ser utilizado e a altura ?

  606. Wilson on julho 19th, 2012
  607. Fiz a antena 3x 5/8 de onda com o C como bobina.
    Iremos ao teste:

    1- Com a antena 1x 5/8 de onda feita com bobina de espira, o meu sinal ficou 100 % nos testes.

    2- Fazendo a 2x 5/8 de onda com o C de 15,4 cm e espaço de 1,5 cm, o meu sinal ficou 60 % nos testes.

    3- Fazendo a 3x 5/8 de onda com o C de 15,4 cm e espaço de 1,5 cm, o meu sinal ficou 35 % nos testes.

    Porque que cada estágio da antena o meu rendimento foi caindo ?

    Até parece que a antena perdeu energia. Será que algum capacitor ou diodo, ou até outra coisa poderá melhorar esta antena ?

  608. Wilson on julho 30th, 2012
  609. Vamos colocar nossas ideias em práticas e descobrir de vez como é feita uma antena 2x 5/8 de onda para o nosso talkabout ?
    Usando medidas nos irradiantes, bobina principal, bobina secundária, irradiantes e diâmetros ?

    O nosso talkabout não precisa só usar uma antena de 1/4 de onda. Pois já existem antenas melhores do que isto.

  610. Wilson on agosto 23rd, 2012
  611. Aos amigos que gostam de teoria de alcance, segue:

    Escrito por Newton C. Braga

    O alcance de um transmissor na faixa de VHF e superiores depende da altura tanto da antena transmissora como da antena receptora, Além do diâmetro da terra. As formuladas dadas a seguir são válidas para o alcance visual não levando em conta o fenômeno da refração.

    Fórmula

    s = 3,6 x sqrt H x sqrt h

    Onde:
    sqrt é raiz quadrada
    S é o alcance em quilômetros (km)
    H é a altura da antena transmissora em metros (m)
    h é a altura da antena transmissora em metros (m)

  612. Giba on setembro 7th, 2012
  613. Giba eu gostaria de entrar em contato com o senhor pelo e-mail. Pois a antena de 2x 5/8 de onda que criei aqui para o talkabout, no total real de mais de 100 tentativas, 2 delas funcionou como 2x 5/8 de onda, mas eu perdi a medida pois nos 2 testes que funcionou a antena caiu.
    Eu usei o site SAPO para calcular a antena 1x 5/8 de onda, mas o subtom não está funcionando.
    Quando eu faço a 1x 5/8 de onda, a antena funciona mas quando vou para a 2x 5/8 com a mesma bobina e irradiante da primeira, a antena não funciona e o seu rendimento cai pela metade. Mesmo se eu fizer como o exemplo anterior de C como subtom, o rendimento cai pela metade. O meu cabo está na medida certa e só estou mexendo na antena.

    Nos 2 testes que funcionou no total de mais de 100 testes, o sinal aonde a 1x 5/8 passa a portadora 5 com a 2x 5/8 ela passou com nível máximo e conseguir de forma impressionante que não esqueço até hoje pois passou o avião e no raio de simples 14 km, eu ouvi o rádio a nível 5. Tudo isto usando canal 8 de 500 miliwatts.

  614. Wilson on setembro 8th, 2012
  615. Wilson, é provavel que a antena 2×5/8 esteja mudando a impedancia. Teste mudar um pouco o ponto de ligação do positivo, se aproximando do terra. Teste se o sinal fica pior no canal 1 ou no 14 por exemplo, se ele estiver melhor no 1 significa que a antena tá cortada maior (corte 1cm para teste), se ficar melhor no 14 a antena tá curta (precisa aumentar 1cm para teste). Experimente diminuir uma espira na interligação das duas antenas, ou aumentar o espaçamento.

  616. Giba on setembro 8th, 2012
  617. Usando o cano de 5/8 ( 1,5 cm de diâmetro):

    1- 1/4 de onda da frequência que quer usar, no caso, 15,2 cm enrolado no cano de 5/8 que possibilita 2,7 voltas na altura de 1,5 cm ( em cada volta terá sempre 0,5 cm de espaço no cano de 5/8).

    2- Irradiante de 38 cm.

    3- Nesta segunda bobina eu fiz o seguinte: usei o refletor de uma antena direcional que deu 30,4 cm (isto é igual a 2x 1/4 de onda de 15,2 cm) e enrolei no cano de 5/8, deixando uma altura de 0,5 cm em cada volta. Foi realizado 6 voltas em espaços de 0,5 cm (= 30,4 cm).

    4- O segundo irradiante de 38 cm.

    Eu usei este procedimento para fazer uma antena de 2x 5/8 de onda para 467.5625 mhz.

    Mas eu consegui 2 vezes dar certo o procedimento e depois de eu descer a antena percebi que os irradiantes não estavam a 38cm. Pois os meus irradiantes estavam amarrados com linha e eu tinha deixado na medida de 38 cm, os dois irradiantes estavam amarrados. Quando eu desci a antena, percebi que os dois irradiantes não estavam na marcação de 38 cm e quando cheguei mais próximo da antena, ela caiu e os irradiantes que completavam o tamanho, ficaram soltos.

    Neste dia eu percebi que para a antena 2x 5/8 de onda, não pode ter 38cm de irradiante e sim um medida bem menor do que isto.

  618. Wilson on setembro 9th, 2012
  619. *** Giba, eu fiz todos os teste possíveis desde aumentar e reduzir bobinas, aumentar e reduzir irradiantes, até perguntar a radioamadores experientes e eles dizerem que é impossível fazer.

    Dentre os 100 teste e a cada 50, a chance de acertar é de 1 vez, a minha funcionou quando eu fiz assim:

    Eu usei o site SAPO ct2hfz.no.sapo.pt/Antena%205%208%20onda.htm
    que ensina a fazer a antena 1x 5/8 de onda e a mina antena ficou deste modo:

  620. Wilson on setembro 9th, 2012
  621. Wilson, a primeira parte da antena está certa (1×5/8 onda) a segunda vc deve ter apenas 3 espiras e descontar a dimensão da bobina e o espaçamento de interligação. Deixa o segundo irradiante com uns 34cm.

  622. Giba on setembro 9th, 2012
  623. Mas Giba, a minha 1x 5/8 de onda com 38 cm obteve baixo rendimento mas quando coloquei para a 1x 5/8 de onda, a bobina de 2,7 voltas (= 1/4 de onda em formato de bobina com altura de 1,5 cm) + irradiante de 36,6 cm e o tamanho da bobina + antena ficou em torno de 38 cm perfeito, nestas condições a antena ficou 100%.
    Pois quando usei irradiante de 38 cm como citado no tópico acima, a perda foi perceptível.

    Mas como chegou ao cálculo do segundo irradiante ser 34 cm ?

    Quando eu fiz a minha antena 2x 5/8 de onda, eu usei o refletor com segunda bobina e ainda, o formato de espira. Só que me perdi nos irradiantes.

    Giba, eu estou sempre neste site para tirar as dúvidas da antena 2x 5/8.

  624. Wilson on setembro 9th, 2012
  625. Vc tem 1,5cm da bobina + 0,5cm + 0,5cm das duas extremidades dando 2,5cm +34cm = 36,5. É a utilização de fator de velocidade,quando adiciona mais elementos deve-se usar esse fator, deixo o link para dar uma lida (digite w/w/w/.ibytes.com.br/4.php?url=o-calculo-de-antenas-sem-a-utilizacao-do-fator-de-velocidade-do-material)

  626. Giba on setembro 9th, 2012
  627. Giba, o fator velocidade está ok por aqui mas a antena já foi feita e estar no alto, inclusive, vou fazer o teste da antena amanhã.

    Poderia me passar o esqueleto da sua antena de 2x 5/8 de onda Giba ?

    Porque na antena de 2x 5/8 de onda em que será testada, a bobina inicial e secundária são 1/4 de onda em formato de espira, inclusive, o seu primeiro irradiante é 36,6 cm e o seu segundo é 34 cm ?

  628. Wilson on setembro 10th, 2012
  629. Wilson, não me lembro as medidas precisas da minha antena 2×5/8, sei que tem 3 espiras embaixo feita com fio rigido de 4mm² encapado, com ligação mais ou menos de 1,2espira. Uma das pontas é ligado na cruzeta de 1/4 de onda feita com cano de cobre de 3/8″ (desses utilizados para gás)com angulo de 90º do elemento irradiante que tem 38cm. O segundo irradiante também é do mesmo tubo separado por uns 4a 5cm onde soldei aquele conector que vem em tomada de força (aproveitei de uma tomada velha) pois possui parafuso para fixação e regulagem do stub (bobina tipo C) e tem o segundo irradiante uns 34cm e o stub (c) uns 15cm. Ela tá fixada embaixo do telhado apenas com a ponta (uns 30cm) para fora da telha, onde fiz um furo na capa da telha e colei com silicone cola quente. “Hoje” eu uso mais a antena colinear de cabo coaxial, que apresenta um excelente alcance, ela é bem mais comprida e que não precisa de ajuste nenhum, mas foi mais trabalhosa para fazer. Estou dizendo hoje entre aspas pois não estou usando muito o talk, pois minhas baterias já eram.

  630. Giba on setembro 12th, 2012
  631. Giba qual é o conector que vem da tomada de força ?
    Tem como colocar o link da imagem do Google para eu dar uma olhada ?

    Depois de eu fazer a antena 2x 5/8 de onda tem como senhor me explicar a antena de cabo coaxial ?

    Giba, eu desci a minha antena pois acho que houve algo de errado nela, então eu fiz uma outra e utilizei as seguintes medidas:

    Segue o link da imagem do meu novo projeto

    docs.google.com/document/d/1jGm_GAL6qY0MDPZcSrHfwSdfRcnCx7nxfj_PiQeAHuM/edit

    A antena ficou assim e toda construída de fio de 1.5 mm e frequência 467.5625 mhz.

    1- 2 Irradiantes de 30,4 cm

    2- 1cm de fio para ligar os radiais a bobina.

    3- Cortei 1/4 de onda (15,2cm )e fiz a bobina com cano de 5/8 (1,5 cm de diâmetro).

    4- A bobina tem 1,5 cm de altura.

    5- Irradiante de 36,5 cm ( vou fazer um teste e mudar para 38 cm)

    Agora só fazer o teste da antena e escolher:
    Irradiante de 38cm ou 38cm – 1,5 cm (tamanho da bobina = 36,5 cm).

  632. Wilson on setembro 14th, 2012
  633. A antena ficou assim e toda construída de fio de 1.5 mm e frequência 467.5625 mhz.

    docs.google.com/document/pub?id=1jGm_GAL6qY0MDPZcSrHfwSdfRcnCx7nxfj_PiQeAHuM

  634. Wilson on setembro 14th, 2012
  635. Giba, sem mudar o foco da antena 2x 5/8 de onda para 467.5625 mhz, como se faz uma antena colnear ?

    Qual é a medida de sua antena colinear ?

  636. Wilson on setembro 15th, 2012
  637. materiais para a antena externa: cabo pigtail, conectores para o memo cabo, faça uma antena plano terra, tipo akelas de px parecida com um guarda chuva, 40cm cada vareta. e pronto. qualquer duvida meu emial ta ai. carloseletrotekcrazy@hotmail.com

  638. clauper on setembro 17th, 2012
  639. Clauper aqui no site estamos procurando melhorar mais no nosso sinal, e não piorar colocando uma antena plano terra. Para quem quer começar como o seu caso, o ideal é uma antena plano terra, mas usa 15,4 cm para o uso em faixa de 462.5625 mhz e não 40cm.

    O objetivo aqui Clauper é fazermos uma antena 2x 5/8 de onda. Pois dentre 100 tentativas, 2 sairam como 2x 5/8 de onda e a minha transmissão ficou incrível com somente 2x 5/8 de onda.

    Eu vou aprender a fazer a antena 2x 5/8 de onda e postar para o pessoal e demostrar como foi feita. Depois disto, vou fazer a 3x 5/8 de onda e assim por diante.

    Quando chegar na 4x 5/8 de depois do teste a antena ficar 100%, vou entrar na antena colinear e postar como está o resultado perante a antena 5/8 de onda.

  640. Wilson on setembro 20th, 2012
  641. Giba vou fazer o seguinte para ajustar ao máximo uma antena de 2x 5/8 de onda. Como eu uso um Yaesy vx 3r e com ele, eu posso sintonizar uma interferência que varia de 850 à 854 mhz.

    Então usando esta micro chieira que tem no fundo da faixa, vou poder fazer uma antena deste modo:
    1x 5/8 para 850 mhz e depois tentar fazer a 2x 5/8 para 850 mhz.

    Pois esta faixa tem interferência sempre e sendo assim, é mais fácil ajustar pois demostra o nível de sinal no HT.

    Dando certo o resultado e analisando todas as possibilidade por aqui efetuadas e colocando em prova, farei a antena para 2x 5/8 em 467.5625 mhz.

    Pois com este modo tenho certeza que ficará mais simples por aqui o ajuste.

  642. Wilson on setembro 22nd, 2012
  643. Giba é possível adaptar a antena na medida do cabo ?
    O meu fio RGC 58 tem 944 cm e eu não pretendo cortar mais pois já está no limite de altura e rádio.
    Então se uma antena de 1/4 de onda para 462.5625 mhz tem 15,2 cm de irradiante e 30,4 cm x 2 de radias. Como ficará está medida para ter uma noção para a medida do cabo 944cm ?

  644. Wilson on outubro 6th, 2012
  645. Wilson tenta usar a formula que postei mais acima usando multiplos (inteiros) impares de 1/4 de onda e que mais se aproxime desta medida, desta forma mantem a impedancia do transmissor até a antena. É possivel alterar a impedancia da antena para casar com a impedancia do cabo mais isso é dificil de calcular, a alternativa na antena 1/4 de onda para alterar sua impedancia é mudando o angulo das radiais (terra) em relação ao irradiante, por exemplo um angulo de 120º gera 50 ohms , um angulo de 90º gera outra impedancia.Veja (dabrio.dabrio.dabrio.ptt-radio.qsl.br/Documentos/Apostila%20Ondas%20e%20Antenas.pdf)

  646. Giba on outubro 9th, 2012
  647. Muito obrigado Giba. “Apostila de Ondas e Antenas” localizado por aqui no site informado.

    Sei que é muito difícil adaptar a antena na medida do cálculo.
    Sei também que é mais fácil cortar o cabo na medida da antena.

    Para evitar cortes de uma vez no cabo, é possível comprar algum conector que ligue na antena, depois na outra ponta do cabo colocar outro conector para fazer com que a linha de transmissão, neste caso, “o cabo” fique com inpendância de 50 OHMS ?

  648. Wilson on outubro 13th, 2012
  649. *** Pergunta 2 ***

    Qual é a antena que melhor:

    A 5/8 de onda.
    A antena J
    A Colinear
    ?

    E qual é mais fácil para acertar o ganho e obter o melhor rendimento de 2x 5/8, ou seja, utilizando 2 irradiantes com o fasador de impedância entre elas:

    A 5/8 de onda, antena J ou Colinear ?

  650. Wilson on outubro 13th, 2012
  651. ola..comprei 2 pares do motorola MR 350R que prometia ate 56 km mas nao vai a 3 km. entao pensei se posso fazer uma conexao no tak e colocar uma antena externa tipo aquario 1/4 movel no meu carro para tentar mehorar o sinal, oque acham?

    obrigado

  652. marcelo zucchetto on outubro 14th, 2012
  653. Este procedimento eu não sei se irá funcionar.
    Pois o cabo tem uma medida para funcionar com eficiência junto a antena.

    Eu perguntei ao Giba se for colocar um conector uhf de 50 ohms + fio de rgc 58 + conector uhf de 50 ohms, com o objetivo de ligar a antena ao rádio, eu teria a inpendância de 50 ohms independente da medida do cabo. Mas estou aguardando a resposta.

    Pois o seu caso é parecido com o meu.

    Agora o fato de ira até 56 KM deve ser um no helicóptero e o outro no chão e analisando a nave.

    Pois o rádio deverá ser testado aonde não existe obstáculo algum. Podendo ser até um na praia e o outro na lancha na distância de 56 km para fazer um teste.

    Se eu tivesse um deste dois meios, eu poderia dizer se o talkabout alcança o que diz na embalagem ou não.

  654. Wilson on outubro 16th, 2012
  655. Wilson, a antena que mais gosto é a colinear de cabo. Se vc tiver 50 ohms no conector e 50ohms do cabo e 50 ohms na antena não importa o comprimento do cabo. Para quele caso seu segue:
    300/462,5625 = 0,6486m /4 = 0,1621m x 0,82= 0,133m x 71 = 9,44m.
    Marcelo, melhora a transmissão e recepção, desde que antena esteja cortada para a frequencia do talk. Quanto ao alcance seria necessário que um talk estivesse a 61m de altura e o outro a 2m de altura em relação ao solo (teoricamente). Use a formula do post 307.
    Sds

  656. Giba on outubro 29th, 2012
  657. obrigado pela dica wilson e giba, mas tem algun site que ensina como fazer tal antena?
    obrigado

  658. Marcelo Zucchetto on novembro 2nd, 2012
  659. Resolvi meu problema de alcance dos talkabouts. Comprei 02 ht dual band!

  660. Elias Pinheiro on junho 16th, 2013
  661. Boas pessoal,

    Sou de portugal gostaria de saber como se faz para aumentar sinal.

    Cumprimentos

  662. jose on junho 25th, 2013
  663. Comprei dois rádios da motorola com alcance de 24Km. Aqueles azul.
    Estou em área rural, só que tem muito altos e baixos e a recepção não passa de 1km.
    Existe alguma antena ou um amplificador de sinal para se fazer uma base?

  664. Marcos on agosto 1st, 2013
  665. Olá Giba e a todo o pessoal do Tudo Link de como aumentar a potência do talkabout.

    Em primeiro lugar porque o Tudo Link não tem um facebook para podermos abrir mais as nossas ideias e a postarmos fotos com mais facilidade ?

  666. Wilson on agosto 16th, 2013
  667. Giba voltando a antena 5/8 de onda para o talkabout.
    Agora em 2013 vou conseguir de vez a fazer funcionar a antena 2x 5/8 de onda ou a 3x 5/8 de onda e podendo até chegar mais 5/8 de onda do que isto.

    Como eu não “manjo” do MMNA-GAL então a minha ficou assim:

    1- A 1x 5/8 de onda eu usei para a faixa de 463 mhz pois arrendondei os 462.xxxx da faixa do talkabout em relação ao canal 1 à 7 e 15 à 22.

    2- Usei 2 radias de medidas 32,3 cm.

    3- Fiz uma bobina de 1/4 de onda com – 5% = 15,3 cm
    Eu fiz com que a bobina ficasse a parte inicial e depois a espira terminasse na direção da bobina inicial e ficando com três voltas somente contando a partir da segunda e terminando no irradiante.

    4- O irradiante eu usei 38,4 cm

    Nesta forma esta a minha antena 1x 5/8 de onda.

    Fórmulas 300/463/2 para os 2 radias.

    300/463/4 – 5% para a bobina 1. O importante é a bobina ficar na direção certa. Mesmo se for para colocar um pouco mais de fio ou reduzir.

    300/463*5/8 -5% para o irradiante

    Usei como bobina um cano de 1,3 cm (centímetros) em espira com o fio de 1,5 mm (milímetros) deu uma bobina de 1,5 cm certinho.

    Agora Giba depois de saber o segredo que a bobina tem 1/4 de onda, o irradiante é 5/8 de onda e os radias são 2 de 2/4 de onda, qual será o segredo e a medida em centímetros da segunda bobina e do segundo irradiante ?

    Além disto o que será preciso para eu poder completar para a 3x 5/8 de onda e depois partir para a 4x 5/8 de onda ?

  668. Wilson on agosto 16th, 2013
  669. Respondendo a todos.
    A antena com mais rendimento entre a que contém 3 ou 4 radias, a melhor é a de 4 radias.
    Apesar da antena de 3 radias tem seu terra maior, isto não signifca um maior ganho em relção a 4 radias com seu radial menor.
    As antenas plano terra tem 45º de angulo pelo seu sentido em relação a terra, ou seja, ao plano em que se encontra. Se uma pessoa fizer uma antena plano terra com os radias a 90º, ou seja, a antena reta. A antena funcionará mas não 100% de eficiência. Caso um rádio de 1W como exemplo e com antena de 1/4 de onda, o sinal irá para 1KM (somente sinal com qualidade e sem picotar e pouco chiado. Caso a antena de 1/4 de onda com radias a 90º, o sinal irá para 3KM no máximo. Agora a antena com os radias a 45º, o sinal ira para 6KM. Todos os exmplos foram usados com talkabout.
    As antenas direcionais tem o maior ganho? É verdade porque ela tem o feixe apontado para uma única direção. Ela tem vantagem no ganho mas perde para que está em movimento.
    Toda a antena 5/8 de onda deverá ficar com os radias retos, ou seja, 90º. Os radiais refletem todo o sinal por isto deverá ser reto. Mas se colocar em 45º terá um perda absurda de sinal.
    Os radias da antena plano terra ou 5/8 de onda deverá ser de 1/4 para cada lado, ou seja, 4 de 1/4 ; ou 2 de 2/4. É mais simples 2 de 2/4. Eu uso a antena radial em 100% mas tem aqueles que usam -5% nos radiais, mas é certo usar -5% nos irradiantes da antena.
    Wilson Radioamador.

  670. wilson on março 12th, 2014
  671. Boa noite a tds os amigos,a qual apreciam comunicação via radio,comecei tbm cedo a gostar de radiocomunicação e qt.mais me aprofundava no conhecimento mais eu queria,meu primeiro radio foi um walk-talk simples de brinquedo q.pegava faixa dos 11 mts,onde fui regulando bobinar ate pegar td.a faixa,montei rádios caseiro calculados,e por sede de maiores km comprei um rádio px(11 mts)cobra 19 dx e um cobta 148gtl por onde
    usei por muitos anos,e fiz muitos amigos,mais a sede de melhor comunicação e alcance me levou ao vhf 2 mts,muitas experiências com antenas,cabos, lineares,muita queimaduras de ferro de solda,fiz exame para radioamadorismo (py ) passando a varias faixas de frequências,hj na era da internet fico feliz de ver com muita sastifacao varios amigos experimentando varias formas de alcançar outros radioamadores a kilometros com pouca potência, esse e o verdadeiro espirito do radioamador,conseguir o muito impossível com o pouco,coisa q.hj e dificil de se ver,onde se preferem gastar em rádios novos,amplificadores linear caros industrializados, e bater no peito dizendo sou radioamador,sem saber o verdadeiro significado.Parabens jovens guerreiros da telecomunicação continue abraçando esse hobby, e tendo orgulho do que vcs fazem.

  672. Faheen naj on junho 30th, 2014
  673. Boa noite a tds os amigos,a qual apreciam comunicação via radio,comecei tbm cedo a gostar de radiocomunicação e qt.mais me aprofundava no conhecimento mais eu queria,meu primeiro radio foi um walk-talk simples de brinquedo q.pegava faixa dos 11 mts,onde fui regulando bobinar ate pegar td.a faixa,montei rádios caseiro calculados,e por sede de maiores km comprei um rádio px(11 mts)cobra 19 dx e um cobta 148gtl por onde
    usei por muitos anos,e fiz muitos amigos,mais a sede de melhor comunicação e alcance me levou ao vhf 2 mts,muitas experiências com antenas,cabos, lineares,muita queimaduras de ferro de solda,fiz exame para radioamadorismo (py ) passando a varias faixas de frequências,hj na era da internet fico feliz de ver com muita sastifacao varios amigos experimentando varias formas de alcançar outros radioamadores a kilometros com pouca potência, esse e o verdadeiro espirito do radioamador,conseguir o muito impossível com o pouco,coisa q.hj e dificil de se ver,onde se preferem gastar em rádios novos,amplificadores linear caros industrializados, e bater no peito dizendo sou radioamador,sem saber o verdadeiro significado.Parabens jovens guerreiros da telecomunicação continue abraçando esse hobby, e tendo orgulho do que vcs fazem.fonseca@colombia.com

  674. Faheen naj on julho 1st, 2014

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
9 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter