Como começar uma introdução de monografia-TCC

Publicado 18 de agosto de 2010



Algum tempo atrás escrevi um artigo, com o download de exemplo de capa para trabalhos escolares, e devido a diversos e-mail de leitores, estou escrevendo este artigo com algumas dicas de como começar uma introdução de monografia, popular TCC ou de qualquer trabalho escolar.

Pois quando o assunto é começar a escrever uma monografia pela primeira vez, muitos estudantes ficam cheios de dúvidas e não sabem por onde começar.

E um dos grande segredos para fazer uma boa introdução do seu TCC ou monografia é justamente esse, começar, afinal muitas pessoas tem medo de errar e ficam literalmente “se enrolando”, então a primeira dica é começar a escrever e ir revisando e corrigindo o que for necessário.

E quando a introdução do seu trabalho, você tem que neste item ser sucinto, e o que deve conter em sua introdução de TCC ou monografia:
- A introdução em si:

Informações gerais sobre o seu trabalho, o que irá estudar e pesquisar, do que se trata o seu “problema”, ou pesquisa, qual o estado atual da arte, ou seja, o que já foi estudado.

OBJETIVOS:
- Objetivos Gerais:
Nesta seção da sua introdução, você descrever os objetivos gerais sobre o seu trabalho, digamos que sua monografia é sobre carros por exemplo, neste item você pode citar que irá realizar um estudo sobre como surgiram os carros, tipos de fabricação, enfim, objetivos gerais sobre o seu trabalho.

- Objetivos Específicos;
Já nos objetivos específicos é onde você irá aprofundar o seu trabalho, como citamos o exemplo de carros acima nos objetivos gerias, aqui você “afunila”, como por exemplo, você vai estudar como é fabricada as portas e para-choques de determinada marca de carro.

Metodologia:
Na metodologia você deve destacar como será feito o seu trabalho, técnicas usadas além de quantificar os resultados obtidos.

- Estrutura do Trabalho:
Nesta parte da introdução você deve citar como seu trabalho esta organizado, capítulos, etc.

Bem, é isso espero que esse simples artigo com um exemplo de como começar e estruturar a introdução de uma monografia.

Com esse “esqueleto”, você pode ter uma idéia de como começar a sua introdução, outra dica para aprender mais e saber como fazer a sua introdução, é interessante ler outros trabalhos acadêmicos e monografias, pois com eles você ter uma idéia e base de como estruturar o seu trabalho acadêmico relacionado ao seu tema.

E uma ótima dica é procurar monografias no Google Acadêmico.

Qualquer dúvidas, dicas ou comentários fiquem a vontade, o espaço é todo de vocês!


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

2 ideias sobre “Como começar uma introdução de monografia-TCC

  1. Pingback: Resumo trabalho conclusão de curso | Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  2. Nicolas

    Ufa! Quero agradecer imensamente, pois este texto me ajudou muito! Até tenho auxílio no meu curso para realizar o TCC, mas tudo fica muito vago e as orientações são coletivas! Valeu mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*