Como controlar e conter a ansiedade




A ansiedade pode atrapalhar e muito as nossas vidas, confira nesta matéria algumas dicas que poderão ajudar a conter e controlar a sua ansiedade.

Em momentos de grande expectativa é normal que as pessoas fiquem ansiosas, mas essa ansiedade muitas vezes acaba atrapalhando, seja por criar falsas esperanças ou sofrer antecipadamente, e desta forma o melhor a fazer é tentar controlar essa ansiedade para evitar que ela acabe prejudicando o seu dia a dia e suas tarefas dias.

Tá, mais falar é realmente fácil, o difícil é conter a ansiedade em momentos críticos não é mesmo?

No entanto se você tiver um pouco de força de vontade é possível contornar a ansiedade excessiva, e para te ajudar eu listei algumas dicas que eu uso para controlar a ansiedade quando necessário:

- Pensar e ocupar a sua mente com outras coisas, de preferencia com aquilo que você goste e lhe de prazer, isso ajuda a esquecer da situação que lhe causa algum tipo de ansiedade;

- Para ajudar a sua mente a “desligar”, cuide do seu corpo, faça tarefas ou alguma atividade que você goste e sinta prazer, assim você poderá ocupar mais facilmente a sua mente e conseqüentemente evitar o excesso de ansiedade.

- Não sofra por antecedência, esse é um mal que muitas pessoas tem, de criarem certos monstros por pensarem exageradamente no que pode dar errado, neste momento o importante é relaxar e esquecer, e deixar as coisas acontecerem e se algo der errado você corre atrás depois, afinal de nada adianta sofrer com antecedência por algo que você nem sabe se realmente irá acontecer.

Mesmo sendo a ansiedade algo inevitável, não custa nada tentar controlar ela, pois em algumas situações ela pode atrapalhar bastante.

E você amigo leitor, tem alguma dica de como conter e controlar a ansiedade?




-Publicado em 24 de outubro de 2011 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

31 Comentarios para o post: Como controlar e conter a ansiedade

  1. Creio que todos sabemos disso tudo! mas é tãaaaoooo difícil se controlar… sempre reaciono de forame xagerada, e sobrevalorizo as situações, tento ser mais “blasé”.

  2. alongamento on janeiro 30th, 2009
  3. pois, como dissem falar é facil.. complicado é mesmo controlar.. eu quando fico ansiosa, não consigo comer, começo a vomitar mesmo sem nada no estomago fico tão aflita tão aflita que vomito saliva.. ja fui ao psikiatra ja tive a tomar calmantes e anti depresivos… enquanto fazia o tratamento tudo bem, também andava tão sonolenta que nem tinha como ficar ansiosa.. mas agora ta voltando e o problema é qiue não sei como a controlar… e tou a tomar os calmantes que tive a tomar anteriormente o problema é que já não kme fazem muito efeito.. sinceramante não sei como viver assim por mais que tente não pensar e em não ficar nervosa não consigo. começo a tremer e dps não entra nada no estomago… neste caso que se pode fazer… não quero ficar dependente de uma droga como os calmantes para toda a vida além do mais que sou muito novinha.. que se pode fazer?

  4. Mariana on março 23rd, 2009
  5. No seu caso Mariana, procure outro psiquiatra, e beba umas cervejas e seje FELIZ, não se preoucupe com bobeira no final tudo dá certo .

  6. João Ricardo on maio 18th, 2009
  7. Péssimo conselho…Procurar psiquiatra certo!Porém provavelmente ele lhe receitará medicamentos, que óbviamemte não podem ser associados ao alcool…
    a alimentação, e a prática de atividades físicas são ótimos aliados.

  8. Junior Facão on setembro 21st, 2009
  9. Eu nao aguento mais essa ansiedade!Nao consigo me consentrar em nada,eu so fico pensando no que vai acontecer depois,tem vez que a ansiedade é tanta,que eu começo a chorar me da um desespero por nao ter ocorrido o que eu almejava!o que eu faço?nao aguento essa situaçao convivo todos os dias com isso!

  10. paula on abril 21st, 2010
  11. gente sempre fui um pouco anciosa, mas, estou vivendo uma fase difícil…tento bastante me controlar, mas, é muito, muito difícil…principalmente qdo temos q esperar pela vontade de outra pessoa, q paresse não está nem aí pra nossa situação, é terrível, pra nós “anciosos” cada dia paresse ser uma eternidade, e qdo está ao nosso alcanse fazemos de tudo pra ver a solução de tuda aquela situação. Repito pra mim sem parar, sei q muita das vezes o tempo é quem soluciona nossos problemas e se pôr-mos nossa mão (como sempre fazemos!) estragamos tudo, e reparar o erro é muito pior e uma situação gera outra!!! realmente é terrível ser assim!MAs, não vamos ser fracos, vamos tomar cada dia como uma vitória, vamos apostar com nós mesmo, que iremos conseguir, e em primeiro lugar amarmos á nós mesmo, pois nos sentido assim (anciosos) estamos prejudicando somente á nós mesmo…. é este pensamento q me tem ajudado, na hora de comer, eu aposto comigo mesmo q eu vou comer até o fim, não vai sobrar nada, como mesmo sem vontade!… Ao dormir pense num nada : seja branco ou preto, ou azul e fique paradinho até q derrepente vc dorme, nem q seja pra sonhar com o problema….é assim q eu estou, e é assim q eu pretendo vencer é sentimento… mesmo sabendo q só sosegarei qdo ver uma solução o pior: Cedo ou Tarde! Boa Sorte Gente! abraços!!!! Vamos vencer, ninguém está só!!! muitos são como nós!

  12. Liane on abril 30th, 2010
  13. Sou uma pessoa anciosa e depressiva isto se desencadeou a mais ou menos oito anos ja passei por varios medicos e a unica coisa que eles sabem fazer e me deixar babando durante o dia e durmindo a noite a base de remedios nao entendo como isso pode ser um tratamento pois vc nao vive vc vegeta as vezes entro em desespero pois gostaria de me curar e nao ser mais assim e ruim ate pra mim. Obrigado pelo espaço.

  14. silvia pereira on outubro 13th, 2010
  15. é raro eu ficar ansioso , mais quando eu fico , por conta de algumas situações , a parada fica braba … não vomito saliva ou tomo anti deprecivos , mais sinto uma sensação muito estranha na barriga ,e eu sei que melhoraria se eu , que pratico esportes diariamente , fizesse alguma atividade física , porém bate uma infelicidade misturada com preguiça e nao consigo fazer outra coisa se nao ficar de cama tentando nao chorar pela dor … :/ parece ruim , mais ler os posts deste site , me ajudou … cara eu nao conssigo imaginar como alguem poderia ser assim por mais que uns meses … sobre dicas ,eu achei o alcool uma boa opçao , mais como sou de menor , o que tem me ajudado mesmo , é a religiao , a meditaçao e uma boa musica , procurem se informar mais sobre essas coisas , ajudam bastante .

  16. arthur on dezembro 21st, 2010
  17. Bom gente, sofro com a ansiedade também, as vezes penso que é exagero da minha parte mas lendo os depoimentos penso que não!! Eu tenho 20 anos e toda minha vida estudei,estudei em escolas integrais e de grande ensino, porém, quando chegava as provas meu deus, quanto desespero! estudava muito mas a ansiedade tomava conta de mim, isso está começou a me atingir desde o 1 ano do ensino médio até o último, talvez seja a exigência da escola, ou talvez o problema era sr ignorada pelo amigos, enfim!
    chegou o vestibular e não conseguir almejar o curso que pretendia, fiquei tão mal, tão mal, que chorava dia e noite, chegava a ter pesadelos até, comia as pressas ia pra internet urgente a me distrair, entrava em salas de bate papo conversava com pessoas estranhas.. enfim ! isso tudo me acabava, na verdade nada me distraia sempre ficava a pensar no que poderia me acontecer futuramente, o que seria diante das outras pessoas, chego a tremer quando penso, isso tudo me incomoda me deixa triste me deixa presa até enquanto eu não consigo resolver o que realmente quero !!!!
    Não quero ficar sob dependência de remédios…
    Me ajudem

  18. MOÇA on janeiro 11th, 2011
  19. boa tarde,gostaria de estar passando minha experiencia pra vcs todos que sofrem este tipo de problema
    há alguns anos atras passei por este problema ,mais graças a deus estou curada
    gostaria de convidar vcs a fazerem uma visita em uma igreja evangelica onde vcs se sintam bem.
    peça alguem para orarem por vcs ,comecem a se envolver com as coisas de deus,ele vai mudar o quadro da vida de vcs ,com certeza.não estou falando de religião estou falando de jesus cristo ele tem poder para nos curar de toda depressão,opressão que passamos aqui nesta terra.
    hoje estou na presença de deus ,muito feliz não sinto mais nada disso .
    procurem e verão a cura na vida de vcs.
    fiquem na paz do senhor jesus.
    se precisarem podem me enviar um email.

  20. fabiane on janeiro 20th, 2011
  21. Estou sofrendo há uns três anos com a ansiedade, sou nova e vou procurar uma psicóloga, eu fico calma, eu não fico pensando no que irá acontecer mas sei la o que acontece,SEMPRE que vou comer não consigo, nem água, nem sentir o cheiro da comida, NADA, passo o dia inteiro sem comer, e quando vou comer acontece isso , é terrível não sei o que fazer e estou emagrecendo dia após dia, aff.
    é eu vou ir pra igreja mesmo, estou precisando *-*

  22. Clara on fevereiro 6th, 2011
  23. Comigo acontece a mesma coisa que acontece com a Mariana, não consigo comer, vomito saliva e td isso..
    Isso acontece principalmente quando eu tenho um encontro, quando tem uma garota afim de mim, enfim, quando tem mulher envolvida na história. Sempre fui meio ansioso com isso, até acho normal de certa forma, mas de uns tempos pra cá, isso tem ficado incontrolável. Eu sinto que todas as pessoas da rua vão ficar me olhando e comentando depois sobre mim.
    Rezar na maioria das vezes é uma boa solução, eu consigo me distrair, acalmar meus pensamentos, mas é inevitável, quando chega a ”hora H”, os pensamentos negativos vêm como uma avalanche em minha mente. Tento me distrair, mas o negativismo sempre me vence.
    Na maioria das vezes, quando eu vomito, eu melhoro em seguida, mas isso me passa uma imagem de derrotado, e eu não aguento mais isso, quero me ver como um vencedor, meu desejo é de ”destruir” todo mundo, passar por cima de todos e mostrar que ”eu sou o cara”, mas me sinto muito fraco pra isso. Quero superar, não aguento mais…
    Saber que não estou sozinho nessa, já é um conforto, mas não é o suficiente “/

  24. Paulo Vitor on fevereiro 12th, 2011
  25. pra mim para evitar a ansiedade tem que fazer
    muito sexo
    mais muito mesmo
    rsrsrsr

  26. thalita on fevereiro 24th, 2011
  27. Como acontece exatamente o q acontece com o Paulo Vitor. A diferença é que não acontece só em situações que envolvem um garoto, e sim em qualquer situação que envolva meu prazer! Por exemplo, se tenho uma festa pra ir, já fico muito ansiosa antes. Chegando no dia, não consigo comer porque começo a ficar enjoada, e me dá uma péssima sensação que parece que sempre vou vomitar. Na maioria das vezes vomito, por mais que eu tente me controlar, os pensamentos ruins conseguem dominar minha mente de um jeito inevitável. Meu cotidiano é só dormir e ficar no pc, não consigo fazer mais nada, nem ao menos trabalhar! Porque sempre acho que vou vomitar e passar mal nessas novas situações, e que não vou conseguir encarar até me acostumar. Quando gosto de algum garoto, evito ele ao máximo, porque acho que vou passar mal na frente dele. E isso me causa uma dor enorme, vocês nem imaginam. No momento me sinto uma fracassada por não ter coragem de enfrentar meu problema. Eu só queria ser normal, vivendo meu cotidiano e curtindo festas sem me preocupar se vou vomitar, sem sentir enjoos. Só isso.

  28. Bruna on fevereiro 28th, 2011
  29. Não sei mas o que fazer tenho apenas 16 anos minha familia toda sofre desse mal minha tia toma remédios controlados e eu tenho medo que isso possa acontecer comigo tudo começou depois da separação dos meus pais depois eu tive que mora com minha mãe e me mudar pra um lugar totalmente novo,escola nova então começou a aflição não consegui dormir nem comer mas mesmo comendo ou não comendo eu vomito do mesmo jeito uma sensação estranha fiz um monte de exames e não constataram nada ai foi que eu percebi que tudo que eu estava sentindo era uma coisa psicológica uma coisa da minha cabeça uma forma de meu corpo reagir com tanta mudança tanto nervosismo eu tento meditar relaxar mas de nada adianta MEU DEUS EU PRECISO DE AJUDA!!!!!!

  30. Maíra on abril 6th, 2011
  31. olá pessoal, seria mto desagradável da minha parte dizer q é bom saber q não estou sozinha nessa, pois ser ansioso esta acabando com a minha vida, e nguém merece isso.não me sinto mais como uma pessoa normal.agora por exemplo, enqanto estou digitando, não me sinto bem.sinto medo de tdo, fico tremendo a toa, começo a chorar as vezes sem razão nenhuma, e outras vezes por medo de algo ruin me acontecer.sinto que vou morrer.fico tremendo mto, não presto atenção em nada qando estou em crise.o remédio q tomo, pareci q não adianta, parece q piora ainda mais.fiko com vontade de vomitar, meu estômago não ta legal.hj em dia, não como qase nada.tenhu mta tontura, dependendo do jeito q me movo, parece q vou cair, tenhu sensação de desmaio,parece q vou ter um taquecardíaca, fico mto gelada…por isso, apenas por isso, não to conseguindo mais ser feliz.fui no hospital e a médica me flou q eo tenhu q ir pro psikiatra, mas pensei comigo;isso é coisa pra louco, e eu não sou.mas só vou melhorar se eu tivér força de vontade.o problema é, medo de não conseguir, e medo de fikar morta em vida, fikar vegetando, pois sou nova ainda, tenhu 18 anos, tão novinha, mas me sinto como uma velhinha.
    mas é isso ai, o q posso dizer para nos confortar pelo menos um poukinho, é dizendo q torço por nós, e q não estamos sozinhos nessa.agora estamos juntos nessa.

    =/ me ajudem =/

  32. cilmara on julho 25th, 2011
  33. essa esta sendo minha piór fase
    não sei mais o q fazer,me sinto morta em vida

    dizer para ter autoconfiança é fácil, mas o problema é q nós q temos esse problema, sabemos como é, e como tdos vcs sabem, não é um problema fácil de se resolver.

  34. cilmara on julho 25th, 2011
  35. engraçado podia jurar que so eu sofria com esses problemas mencionados a cima ,estranhu uma parte da minha vida é tranquilo amigos,trabalhos mas quando vou sair com garotas sinto essas coisas tbm mt estranhu .no começo parece que eu queria morrer por ter esse problema mas dai me acustumei agora vivo conformado mas, nos nao precisamos conformar com isso .todas as noites falo com Deus sobre isso tenhu fe que um dia ele vai me curar , dai vcs podem tentar fazer o mesmo . talvez ele ouça todos nos .abraço de seu amigo.pedro.

  36. pedro shelden on agosto 23rd, 2011
  37. Cara minha ansiedade ta atrapalhando minha vida, tanto pessoal quanto profissional, não é uma agonia q não to conseguindo mais suportar, a falta de ar ate que estou conseguindo controlar mais, mais as tonturas e as ansias de vommitos e mal esta e alem do mais a minha pressão sempre fica alta, isso me deixa com mais medo do que ja estou, o que devo fazer pelo menos pra amenizar essa agonia?

  38. Anderson klayton on abril 23rd, 2012
  39. oii gente!
    tenho lido todos os desabafos de vcs e me sentir mais forte e confiante diante dos meus problemas q sao bem parecidos com os de vcs.eu faço tratamento com neurologista por conta de fraquezas e dores nas articulações dos braços, pescoço e até da lingua. o Dr constatou ANSIEDADE estou tomando a medicação e estou bem melhor graças a Deus! Ainda sofro com a fobia alimentar q me causa medo de engasgar e comer em público. Mais q tem dado uma melhorada graças a orações e pensamentos positivos q em Deus sou + q vencedora. Tiro sempre um momento duarante o dia para pedir a Deus que me ajude, pois tenho sofrido muiito com isso. Tenho vergonha de comer perto do meu marido, as vezes até digo que não estou com fome por conta disso, mais tenho fé em jesus q serei liberta desse mal. Aqueles que crem diga amém!

  40. Ananda on maio 10th, 2012
  41. olá…Andei lendo os comentários aqui e vi que acho que sou meio que anormal ¬¬minha ansiedade é assim…
    VOMITO.
    Se começo um namoro fico muito ansiosa passo mal e vomito muito
    Se arrumo um emprego fico muito mal e vomito muuuuiiitooo
    Isso mim atrapalha muito
    :(

  42. bruna on junho 11th, 2012
  43. o meu caso ja e diferente tenho apenas 12 anos e estou com muita aficao e tambem sou muito ansiosa nao consigo ir para escola de tanta aflicao faltei 2 semanas na escola nao sei oque eu faco me ajudem por favor bjssssss

  44. sem nome on julho 10th, 2012
  45. Nossa como é bom saber que não é só eu que sinto isso, não que seja algo bom ver outras pessoas passando por essa coisa tão ruim que é a ansiedade, mas é mais conformante. Eu tenho um namorado e toda vez que vamos sair eu passo mal ainda mais se meu estomago estiver cheio, fico o dia todo sem comer se eu souber que irei vê-lo, é terrível isso, sempre oro e peço muito a ajuda de Deus, quando vou ir em alguma festa é a mesma coisa fico muito ansiosa, quero vomitar toda hora, e quando vomito dá um alívio imediato mas depois dá a sensação de ânsia novamente. Depois que eu to com meu namorado ou na festa que eu tiver eu fico melhor, a ansiedade passa e fica tudo bem. Me sinto mal assim também quando brigo com meu namorado ou quando alguém vem dizer que precisa falar algo sério comigo… já tomei calmante mas minha mãe me proibiu de tomar porque é muito perigoso já que é tarja preta e precisa de prescrição médica, ela vai me levar num neurologista pra ver isso, não quero viver com isso pra sempre, tenho medo de não poder me relacionar bem com as pessoas, ou de não me casar, algo assim… além de vômito, eu começo a tremer muito, e tenho taquicardia também!! Como é bom desabafar, espero que alguém se identifique comigo e que procure manter a calma, sei que é difícil e quase impossível isso mas é o que realmente precisamos. Que Deus nos livre desse mal! Beijos

  46. Monamour on julho 15th, 2012
  47. Complicado mesmo todos esses sentimentos de ansiedade,eu sofro com isso tb,mas quero dizer a todos que estão passando por isso que tem cura sim,devemos encontrar forças onde nao tem,se te mostrares fraco no dia da angustia suas forças serão pequenas.
    O que vc tem que fazer é buscar a Deus em primeiro lugar,orar,quem chora pra Deus tem resposta,caso o caso piorar muito procure um psiquiatra ,não são para loucos,isso eu tb pensava até que eu fui em um e vi que não era isso,terapia tb ajuda,exercicio fisico muito bom,eu sei que as vezes é dificil demais mas se nao tentar nada nao vai sair dessa nunca entao vamos lá,FORÇA A TODOS.

  48. Cassi on julho 25th, 2012
  49. geeeeente, eu pensei que só era eu, meu deus, o meu caso é muito semelhante ao de vcs, eu ficou enjoada e algumas vezes eu vomito quando vou a alguma festa, esse ano quando fui ao micareta fiquei assim, todo domindo a noite eu lembro q devo ir a escola na segunda e me sinto muito mal, é tão estranho, eu n sabia q era ansiedade, pensava q era alguma doença ou que eu tava louca, hj mesmo eu acordei tremendo do nada, e sabe quando a gente assiste aqueles filmes de suspense, aquele medo q a gente sente, eu tava agora pouco, na escola isso tudo so piora, parece que vou ter um ataque cardiaco ao apresentar um trabalho, toda vez que vou falar em trabalhos de escola eu ficou muito enjoada morro de medo de vomitar, sem contar q eu choro por tudo, tudo me deixa nervosa. Agora eu to buscando mudar, acho q nada vai resolver esse nosso problema, temos que vencer só isso, era bom se tivesse aqueles encontros de jovens para jovens com problemas de ansiedade, assim todos poderiam compartilhar os seus problemas e se ajudar.

  50. laura on outubro 7th, 2012
  51. Bom dia , sou mt ansiosa, toda vez que me dá ansiedade eu vomito, quando vejo meu ex namorado me dá ânsia de vomito , porque eu ainda sinto algo por ele, logo quando eu começei a namorar com ele eu emagreci muito, porque só sabia vomitar, e ficava mt nervosa de estar ao lado dele, agora eu já tive outros namorados , mais nenhum me faz ser ansiosa , igual a ele, acho que é porque eu o amo . me ajudem. obg

  52. Isabela on novembro 15th, 2012
  53. Oii gente eu tmb sou mt anciosa e tenho apenas 11 anos,se para um adulto ´e ruuim essa dor imagiine pra mim só que a minha ansiiedade é diferente eu fiico anciosa quando eu tenho festas da escola e ate de familia eu fico mole e siinto mt dor no meu estomagoziinho! Aluém me ajude por favor por favor bjos Dayziinha

  54. Daayanne on novembro 20th, 2012
  55. Laaura eu tmb soou assim toda vez que eu vou para alguuma festa eu fiico mt ansiosa tmb! é mt ruuim ai e acabo nao ido pq eu passo maal,eu só queria ser uma criança feeliz sem problemas aii gente eu to choorando pq u nao consigo esquecer nada eu vou ter uma festa do colégio semana que vem tomara que eu nao fique ansiosa me ajudeem pfpfpfpf

  56. Daayanne on novembro 20th, 2012
  57. Olá gente também sofro desse mal,acredita que já fiquei até pelo INSS por 2 anos, tinha medo de tudo. Hoje sou mãe de um menina de 4 anos, e não consigo ficar bem o tempo todo nervosa. Começo a vomitar, tonturas e coração acelerado. Que Deus nos proteja.

  58. Gláucia on abril 3rd, 2013
  59. Bruna

    eu vi o seu comentários, nossa ! é tudo que eu estou passando… eu pensei que só eu sofria com isso. não estou sozinho nessa, isso já conforta :)

  60. Leo on abril 20th, 2013
  61. alguem afim de conversa sobre esse problema de ANSIEDADE

  62. Leo on abril 20th, 2013

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
12 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter