Crianças super dotadas

Publicado 8 de fevereiro de 2009


Existem muitas crianças que possuem Q.I. diferenciado e em casos menos comum algumas são super dotadas e estas devem ser tratadas com mais atenção para aprimorar ainda mais seu potencial.


Acabei de assistir uma reportagem no Fantástico mostrando um garoto super dotado, pois com a sua pouca idéia ele toca piano como um profissional experiênte, e para espanto ainda maior, ele aprendeu tocar piano sozinho, e ainda por cima ele tira todas as músicas de ouvido com uma facilidade enorme.

Ou seja esse garoto pianista americano é realmente uma criança super dotada.

O interessante é que eu sempre vejo matérias com crianças super dotadas, suas habilidades extraordinárias e acima da média se comparado com outras crianças da mesma idade, no entanto eu nunca assisti uma matéria comentando sobre como se tornou a vida de crianças super dotadas no passado.

Ou será que com o passar do tempo essas crianças deixam de ser tão inteligentes e espertas ?


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

14 ideias sobre “Crianças super dotadas

  1. clebia maria oliveira

    meu filho tem 6 anos e meiu ,sabe ler perfeitamente,enquanto as crianças da sala dele nao sabem,meu filho reclama todos os dias das aullas fala que so ensinam a ele a pintar e repitir numeros isso ele ja sabe so tem 6 anos e entende que o esino é terrivel para ele,nao sei o que fazer procuro ajuda.me deem respostas por favor,ele soletrou a primeira palavra aos 4 anos.

  2. Sara Petruccci

    olá, tudo bem com voceis?
    acho super interessante as pessoas que
    são “superdotadas”, tanto crianças como adolescentes. deve ser o máximo ter uma inteligência acima da média, eu por exemplo adoro filosofia, literatura, Português, Biologia, artes e adoro inventar poemas!!!

    bjooo para todos!!!

  3. floffy

    eu comecei a ensinar o meu bebe a ler assim que nasceu, e ele aprendeu a ler com apenas um ano e um mês. Só quem sabe disso é a família e os amigos antigos, porque quando eu conto ninguém acredita. não creio que ele seja superdotado, apenas lhe foi oferecida uma informação que aos demais fica por 5 anos em oculto.
    A vantagem que hoje ele tem sobre os demais é basicamente a leitura. Ele tem a capacidade de ler muito rápido e absorver o conteúdo muito melhor que a maioria das pessoas, e isso eu devo ao fato de ter ensinado tão cedo.

  4. luzimar

    Estou muito feliz por ter um lugar onde eu possa dizer o que os meus dois filhos fazem desde os dois anos.hoje TAMIRYS VITORIA tem 6 anos vai fazer a terceira série pois o desenvolvimento dela é cada dia mais surpreendente.

    O GABRIEL tem 4 anos desde os 2 anos conta números e fala as vogais,hoje com 4 anos Gabriel chama a atenção de todos onde vai,ele lê e soletra qualquer palavra,faz conta econversa com pessos adultas com um conhecimento irradiante,e olha que ele nunca foi pra escola. beijos de uma mãe suuuper orgulhosa.

  5. Jaqueline Berté

    Lendo o comentário da FloffY, percebi que eu também estimulei meu filho desde muito cedo .Dando-lhe brinquedos e livros de histórinhas educativas.Porem uma amiga comentou que ela tambem dava livros, brinquedos,…e que muita gente faz isto sem resposta alguma.
    Então compreendi que não basta apenas estimulos, e sim vontada e da criança em aprender.Ou seja, ser naturalmente curiosa.Abraços

  6. samira

    oi meu filho ele tem 4 anos e comsegue impinotisar qual quer um ele as vesis manda eu sai e eu sail eu nao levo para o menico para nao espande essa comverssa eu presiso de ajuda

  7. samira

    ele comsegue mandar as pesoas faserem o q ele quer eu nao estol mais aguentando as veses penso q ele pegol do pai jeneticamente pq o pai ele qrece pelo e dentes quendo esta nervosso.

  8. evelyn fabrini gaspar

    Meu filho Gabriel tem um ano e 15 dias, a + ou – 20 dias ele começou a contar…
    fiquei surpresa pois só havia lhe ensinado os números 1 vez!
    Ele fala de tudo, não perfeitamente come algumas sílabas mas sabe identificar todas as partes do corpo , os bichos .
    A minha filha Giovanna aprendeu a ler e escrever com 3 anos ,hoje esta com 6 anos e é muito criativa, ela começou a andar direitinho com 7 meses o Biel com 11 meses.
    Será que eles são precoce?
    Ah o biel me pediu ontem pra fazer coco no vaso sanitario, foi seu pimeiro toto expontâneo!!
    rachei de rir
    kkkkkkkkkk
    O que define se eles são normais ou super dotados?

  9. roberto cremasco

    gostaria de informaçoes sobre crianças super dotadas ……….mando aqui algumas informaçôes sobre meu neto se puderem me ajudem a saber se o QI e normal ou consideravel super dotado.começou a andar aos 10 meses,começou a falar aos 11 meses,e gostar de musicas classicas seu artista preferido e o yanni,18 meses aprendeu as cores e montar cores misturadas(marron,rosa,roxo,lilas etc)hj ele tem 2 anos e sabe que o semafaro vermelho(parar)amarelo(atençâo)verde(liberado)conhece todos os tipos de ferramentas tipo(alicate ,chave de fenda,chave de boca,chave de pito,martelo,serrote,etc)e conhece os caminhos das casas dos avos e dos bisavos em materia de computador fala todas os equipamentos(monitor,mouse,cpu,teclado,speed,cx de som )liga dvd e coloca os desenhos de sua preferencia……se puderem me dar alguma informaçâo ficaria muito grato .

  10. Roberto Autran Nunes (QI 192)

    It’s said that a genius learns without studying, and knows without learning. That he is eloquent without preparation, exact without calculation, and profound without reflection.

  11. Simone

    Meu filho conhece e identifica todo o alfabeto desde 1 ano e 9 meses, cores e formas também. Domina quebra-cabeças, com 2 anos e 6 meses domina os jogos do cartoon net work, completa as fases e depois fica brincando no cenário. com 2 e 10 meses passou a improvisar as letras escrevendo-as, lê algumas sílabas e está escrevendo papai, mamãe, Miguel(seu nome) e eu te amo. conta até 20, canta músicas inteiras. Tem problemas de adaptação na escola, e é muito sensível, perfeccionista, não admite o erro e se mostra muito irritado com isso. Hoje ele está com 2 anos e 11 meses e pergunta tudo, significado das palavras, como funcionam as coisas, os porques…estou tão perdida, já pedi orientação na escola, já pedi uma avaliação…eu não sei o que está acontecendo, da impressão que eles fogem.Me ajudem por favor, meu filho é superdotado?

  12. bia

    oi gostaria de contar a vocês um pouco sobre meu filho ele não nasceu um gênio muito pelo contrario ele foi falar com 2 anos quando o medico disse para colocar ele na escola.Desde então ele se desenvolveu muito bem, até ele não querer ir mais para a escola e queria sair da escola onde estudava, foi então que troquei ele para uma escola com um ensino muito forte foi então que ele se indentificou e se deu muito bem com notas excelentes mas esse ano ele começou a dar muito trabalho na escola, a professor disse que ele faz o exercicio muito rapido e depois vai conversar e ele adora matematica e xadre.
    Levei ele a um psicologo e ele suspeita que ele seja super dotado mas ainda estamos confirmando, quando tiver certeza eu conto a vocês.

  13. CRISTINA

    Boa tarde , eu tenho uma neta que é muito i nteligente pra idade dela , desde 2 anos ela viu o São Franscico , fala abecedario inteiro desde 3 anos , improvisa qualquer coisa de imediato como adulto , pra ela td ela tem solução , acho que ela é super dotadda de QI , bem acima de todas as crianças da idade dela , ate as professora admiram muito !!! ela tem apenas 6 anos completo agora dia 24-08-2011. oque eu faço pra ela desenvolver mais? trocar de escola? ela esta na escola particular integral desde 5 meses,me ajude , obrigada ,CRISTINA (vó)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*