Cuidados ao comprar carro muito barato




Preços abaixo do mercado podem significar prejuízos e muitas dores de cabeça no futuro, por isso é sempre importante ficar atento antes de fechar negócio.

Estava assistindo no Jornal Nacional uma matéria sobre a compra de carros baratos em Foz do Iguaçu que fica na fronteira do Brasil e do Paraguai.

O preço de vendas desses carros chega a ser 30% até 40% mais barato que os preços de tabela.

E sobre o assunto resolvi publicar esse artigo, e para ajudar a leitura e navegação dentro do mesmo dividi em três partes:

- Cuidados com preços baixo;
- Quilometragem adulterada;
- Vantagens e desvantagens de comprar novos e usados;

Cuidados com os preços baixo

Como diz o ditado popular: “quando a esmola é de mais o santo desconfia”, essa pechincha tem um detalhe, o carro deve ficar rodando com a placa do Paraguai, e é nesta história toda é que o comprador de um carro desses acaba ficando um fora da lei, pois cidadão brasileiro que possua residência fixa no Brasil não pode circular em um veículo no país com as placas de outro país, e para conseguir ficar “dentro da lei”, muitos acabam recorrendo a falsificadores que conseguem falsificar diversos documentos como carteira de habilitação paraguaia e de imigração.

Vale sempre lembrar que todo cuidado é pouco na hora de comprar um carro, principalmente quando este está com o preço muito abaixo da tabela.

Quilometragem alterada-diminuída

Essa é outra dica muito importante para aquelas pessoas que querem comprar um carro usado ou semi-novo, pois como sabemos existem diversas armadilhas que devemos estar atentos ao comprar um carro usado ou semi-novo.

E uma delas esta relacionado a questão da quilometragem do carro, pois alguns “espertinhos” acabam alterando a quilometragem do carro para menos, tentando assim valorizar um pouco mais o carro que esta vendendo.

Um exemplo aconteceu com um colega, que comprou um carro semi-novo, onde a km estava macando 32 mil quilometros.

Porém ao levar o carro para a revisão dos 40 mil quilômetros em uma concessionária, ele descobriu que o carro já havia passado por lá para uma revisão de 100 mil km.

Ou seja ele comprou um carro com mais de 100 mil quilômetros achando que estava comprando um carro com 30 mil km.

Mas para evitar armadilhas como essa da quilometragem alterada que acabei de citar, antes de fechar a compra de um carro usado ou semi-novo, o melhor a fazer é levar o carro para um mecânico de confiança, pois ele poderá verificar com mais precisão possíveis problemas mecânicos ou físicos que o carro tenha, e pela experiência poderá suspeitar de possíveis alterações no velocímetro(km) do carro que você pretende comprar.

Comprar carro zero 0 km ou usado

Eis uma questão realmente difícil no momento de comprar ou trocar de carro, o que fazer? Comprar um carro zero quilômetro, ou comprar um carro usado?

Segundo algumas matérias que eu li em vários sites especializados em carros, é uma questão que realmente tem que ser estudada e analisada com cuidado.

Pois os dois lados tem suas vantagens e desvantagens, e são alguns desses detalhes que estarei listando abaixo:

Carro 0 km – Zero quilômetro;

Vantagens:

- Garantia de fábrica;
- Ser o primeiro dono;
- Saber realmente o que esta comprando;
- Melhor facilidade de revenda/negociação futura;

Desvantagens:

- Grande desvalorização nos primeiros meses;
- IPVA alto;
- Taxas como emplacamento e licenciamento;

Carro Usado;
Vantagens:

- Menor desvalorização a curto prazo;
- Preço;
- IPVA mais baixo, visto o valor é baseado pela tabela FIPE;

Desvantagens:

- Não saber ao certo muitas vezes o que esta comprando;
- Não ser o primeiro dono;
- Menos poder de negociação futura, dependendo do ano do carro;
- Gasto maior com manutenção, principalmente se o carro for muito rodado;

É sempre importante levar em consideração esses detalhes e muitos outros antes de fechar o negócio, é sempre importante analisar de forma criteriosa qual é melhor para o seu perfil, e não deixar se levar pela empolgação do momento, a não ser que dinheiro não seja problema para você,

E como acima cite apenas algumas vantagens e desvantagens que levo em conta no momento de trocar o carro, deixo os comentários abertos e gostaria que os leitores ajudassem a preencher melhor essa lista de pós e contras, pois assim com certeza estaremos facilitando e auxiliando todas as pessoas que estão em dúvida ao adquirir um carro, e não sabem ao certo se deverão comprar um carro zero quilômetro ou um usado.




-Publicado em 5 de agosto de 2009 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

Sem comentarios ainda! Seja o primeiro.

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
12 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter