Dicas: Como conseguir economizar dinheiro nos dias atuais e controlar as finanças




Um grande desafio para muitas pessoas e famílias esta em aprender a economizar e formar poupança e assim ter uma reserva financeira para eventuais problemas e necessidades.

Hoje em dia conseguir um bom emprego, que pague um bom salário e assim ganhar algum dinheiro já está difícil e conseguir economizar e fazer sobrar parte do salário é ainda mais difícil, e sabendo dessa dificuldade que muitas pessoas tem, trazemos nesta nesta matéria diversos itens que podem ajudar a administrar seu dinheiro e assim ter uma saúde financeira mais saudável e estável.

- Controle financeiro;
- Economizar no supermercado;
- Dicas para economizar dinheiro;

Controle financeiro

O problema de não ter um controle das finanças e gastar mais do que se arrecada é um problema serio porem comum para grande parte da população, um exemplo simples são nossos governantes que gastam sempre mais do que arrecadam e para suprir esse “rombo”, acabam aumentando ou criando novos impostos, porém como você não pode criar tais impostos tem que se virar e fazer o salário chegar até o final do mês.

O assunto economia é algo que eu sempre converso com os meus amigos, e o que eu percebo é que muitos não têm nem idéia de onde o dinheiro vai parar, pois não realizam nenhum tipo de controle de quanto entrou ou saiu e para onde saiu.

Existe uma frase que meu pai sempre fala que o importante não é quanto você ganha mas sim quanto você faz sobrar no final do mês.
Com certeza você deve estar se questionando: “Quanto mais ganhamos teoricamente mais iremos gastar pois a qualidade de vida irá aumentar”.

Sim com toda certeza porém isso não é desculpa para não fazer sobrar uma grana legal no final do mês ou não ter controle dos seus gastos.
cofrinho.jpg

O que eu tenho feito para controlar um pouco minhas finanças é anotar tudo o que eu gasto, desde centavos.

No entanto eu assim como você temos preguiça, a danada da preguiça de realizar essas anotações em um caderno ou planilha no computador, fazemos isso durante alguns dias e logo abandonamos afinal é bem isso que acontece.

Para resolver esse problema eu tenho feito o seguinte, guardo todos os recibos de compras em uma gaveta e no final do mês em alguns minutos passo todos esses gastos para uma planilha no computador.

Nesta planilha eu separo os gastos por categoria, tais como transporte, entretenimento, telefone, moradia etc.

Desta maneira você poderá saber realmente onde seu dinheiro está indo, e assim pode realizar cortes em gastos desnecessários ou diminuir os mesmos, talvez você esteja gastando de mais com o celular, ou com festas, somente com um controle para saber quando onde e com o que você gastou seu salário.

Como economizar no supermercado

A alimentação é para a maioria dos brasileiros o que mais impacta no orçamento familiar, por isso é importante sempre buscar economizar nas compras do supermercado, e muitas vezes dicas simples podem fazer grande diferença no valor final na hora do caixa.

Dicas para economizar no supermercado:

- Faça a lista de compras;

- Compre somente o que precisa e não o que o mercado quer que você compre, com promoção que não são úteis para você;

- Não se empolgue com ofertas, e só compre se você precisa do produto pois muitas vezes você acaba comprando um produto somente por estar em oferta sem ter necessidade de comprá-lo.

- Faça contas se vale a pena se deslocar para um mercado longe para aproveitar uma promoção, pois talves o gasto com transporte e tempo anule essa promoção;

- Nunca vá para as compras com fome;

Como podemos verificar, existem inúmeras dicas que você pode seguir para conseguir economizar dinheiro quando o assunto é supermercado onde o importante é criar uma estratégia que melhor se adapte no seu perfil de consumidor.

Eu por exemplo, por morar sozinho, não faço compras mensais pelo fato de não realizar refeições em casa, e comprar muitos produtos acabam sendo um problema pois acabam estragando, por isso prefiro ir ao mercado semanalmente e compro os produtos que são necessários para o meu consumo durante a semana, assim eu evito o desperdício e economizo dinheiro.

Caso ainda não tenha feito é importante verificar, pois essa também é uma grande dica e aliado para você poupar e economizar dinheiro em suas compras!

Dicas para economizar

Evite atrasar o pagamento do cartão de crédito:

Tente pagar em dias as faturas do cartão de crédito, uma vez que os juros do cartão aqui no Brasil estão entre os mais altos do mundo, e pagar juros é algo que você deve fugir sempre, pois é um dinheiro literalmente “jogado fora”.

Saber onde esta gastando o dinheiro:

Uma grande estratégia para conseguir economizar dinheiro e sair de dividas é você saber onde gasta o seu dinheiro, e para isso você deve anotar sempre onde gastou cara real, de inicio é realmente difícil e complicado conseguir anotar tudo o que gasta, mas o importante é vencer a preguiça das primeiras semanas, pois depois isso vira rotina e você naturalmente irá marcar tudo o que comprou e pagou.

Faça isso durante ao menos um ou dois meses, você vai se impressionar com os resultados e com os gastos desnecessários que podem ser cortados.

Nunca gaste mais do que ganha:

Essa também é um item obrigatório para quem não quer ficar no vermelho, essa regra é simples, nunca gaste mais do que você ganha, caso contrário ficará endividado, se você ganha 2 mil reais por exemplo e gasta 3 mil, algo esta errado, você tem que adaptar seu nível de vida e gastos para o valor do seu salário.

Economize e poupe sempre:
Essa é uma lição que eu aprendi com meu pai, ele sempre me dizia que o importante não é quanto você ganha por mês, mas sim o quanto você consegue economizar!

E isso é uma verdade, não adianta ganhar 5 mil reais por exemplo e torrar todo esse valor com coisas inúteis e não conseguir economizar, esta melhor a pessoa que ganha 4 mil e gasta 3 mil, pois consegue economizar mil reais por mês, ou seja, 12 mil por ano!

E poupar é importante, principalmente para “fazer o pé de meia”, para possíveis emergências, como problemas de saúde por exemplo, ou então economizar para comprar um bem durável, como um carro por exemplo.

Comprar por impulso:

Nunca compre por impulso, pois muitas pessoas acabam comprando produtos por simples impulso, principalmente as mulheres que não podem ver uma bolsa, sapato ou roupa nova, que é comprada por impulso e na maioria das vezes é usada poucas vezes e depois acaba ficando no fundo do armário.

Bem, esses são apenas algumas de inúmeras dicas que você deve seguir para economizar e ter uma boa saúde financeira sempre!




-Publicado em 20 de fevereiro de 2013 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

2 Comentarios para o post: Dicas: Como conseguir economizar dinheiro nos dias atuais e controlar as finanças

  1. gostaria de receber q vc me enviasse
    um ex de planilha para tentar marcar os meus gasto pois tenho uma dficuldade de economizar.

  2. luciana on fevereiro 2nd, 2013
  3. TAMBÉM NÃO CONSIGO ECONOMIZAR SALARIO NAO TENHO NENHUMA RESERVA POR FAVOR M AJUDEM

  4. EIA MARTINS on janeiro 9th, 2014

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
30 de agosto de 2013

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter