Dicas e macetes-Aprender-perder medo de falar em público

Publicado 6 de outubro de 2007


Para pessoas que desejam crescer profissionalmente saber falar em público é fundamental no ambiente de trabalho, onde reuniões e eventos são comuns.


Realmente falar em público nem sempre é uma tarefa muito fácil, afinal a presença de várias pessoas conhecidas e desconhecidas lhe observando atentamente, é capaz de deixar qualquer pessoa nervosa suando frio.

No entanto falar em público não requerem muitos segredos, mas sim um pouco de treino e força de vontade, pois saber se expressar e não ter medo de se expor ao público nos dias atuais é de fundamental importância, uma ferramenta muito útil na faculdade e principalmente no trabalho, pois nesses meios a necessidade de você apresentar os seus resultados, trabalhos e idéias é inevitável e você terá que se expor a outras pessoas.

Desta maneira perder o medo de falar em público e discursar é vital para sua sobrevivência.

Algumas dicas para falar em público.

– Estude o assunto sobre o qual irá falar ou apresentar, pois dominar o assunto lhe deixará mais seguro(a);
– Converse com algumas pessoas que iram assistir ao seu discurso e tente relaxar, isso faz muito bem;
– Não fique com medo, afinal você domina o assunto, não precisa temer o que as pessoas estão achando sobre suas palavras;
– Evite focar sua visão e seu olhar para pessoas na platéia, apenas olhe para a platéia mas sem focar os olhos em ninguém.
– Evite cruzar os braços;
– Tendo oportunidade e se o seu discurso permitir seja bem humorado e faça os ouvintes riem.
– Seja objetivo nas frases e evite usar um vocabulário que você não domina.
– Lembre-se você domina o assunto!

Segue abaixo um vídeo relacionado com o assunto.

Mario Persona – Falar em público – Agility Marketing & Event

Para concluir, a última dica, tome coragem somente com a prática você chega a perfeição e falar em público não é assim tão difícil e complicado, o importante é vencer seus medos, pois vencendo ele falar em pública será fichinha.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

32 ideias sobre “Dicas e macetes-Aprender-perder medo de falar em público

  1. Camila

    bem gostei muito das dicas me ajudaram muito, pois eu vou fazer uma apresentacao de um trabalho e cujo tema é ( como perde o medo de falar em publico) uma tarefa bem dificil ne mas vc me ajudou muito, obrigada!

    MIlla

  2. smael

    muito interessante a idéia do piper, mas pra mim noa é suficiente , mas vou tentar me controlar mais ……

  3. leadilson

    pretendo me candidatar à veriador, quero aprender mais dicas e macetes para me expressar perante ao público obg.

  4. gilcione

    gostaria de receber formas de falar em publico de politicas,palestras,motivacaoes.ect.. abraço

  5. bruno

    Olá tenho problema de dicçao e façao curso tecnico em logistica, a maioria das avaliaçoes qe o professor passa é seminario e seminarios o qe eu faço pra nao gaguejar na hora de apresentar o trabalho? que é cada aluno 1 hora de seminario. Peço tua ajuda para me fazer feliz.

  6. Elivania

    Não adianta, não consigo ter calma ao falar em público. Fico com vergonha, as palavras somem, a voz fica trêmula. Nossa! gostaria tanto de ser diferente!

  7. e sou mais eu

    gente pense q todos somos iguais e se vc ta ali na frente pra falar vc faz a diferença,sei q naum e facil mas imagina as pessoas rirem de vc depois de uma apresentaçao em q seu nevorsismo o atrapalhou?Acho q pagar esse mico é ruim e por isso eu falo naum adianta pensar q vc ta ali sozinho ou q ta no seu banheiro da sua casa ou sei lá oq, só sei q vc tem q dar o seu melhor por isso vai lá pra frente erga a cabeça e diga eles estao aqui pra me ouvir e eu farei o meu melhor para ser aplaudido(a) de pé!!!Boa apresentaçao pra vcs.Diga: “EU SOU MAIS EU”

  8. e sou mais eu

    se esse comentario meu os ajudaram comentem aki de novo pra eu ver!!!Boa apresentaçao,
    “EU SOU MAIS EU”

  9. robert

    tenho dificuldades em falar em pulblico,sempre quando vou para alguma dinámica em grupo eu fico com muito medo de me espressarparesse que as palavras somem, oque fasso, quero muito a ajuda de voçes fico muito grato.

  10. mauricio de queiroz

    já tive muito medo de falar em público. Graças a Deus primeiramente consegui dominar este medo, muito embora antes de qualquer evento ainda dá aquele friozinho na barriga.

  11. Patrícia

    Eu fico em pânico quando tenho que falar em público,tenho desinteria, batimentos fortes,etc. o problema é que sou professora e preciso realizar apresentações e reuniões constantemente,acho que além de muita insegurança, medo, falta de domínio tenho um vocabulário pobre, o que me impede falar em público com perfeição. Quais os passas que devo tomar para me livrar dos medos e me aperfeiçoar?

  12. gutiena da silva geronimo

    Eu fico em panico quando vou apresentar um trabalho na escola não sei porque.
    Fico com uma insegurança de errar e todo mundo rir de min.
    O que eu faco.

  13. gutiena da silva geronimo

    Eu fico em panico quando vou apresentar um trabalho na escola não sei porque.
    Fico com uma insegurança de errar e todo mundo rir de min.
    O que eu faco?

  14. vanderleia

    Adoro o tema falar em publico,quero aprender è para mim um desafio importantissímo.Faço Faculdade de Ciências Biológicas serei Professora,terei que ter domínio.Obrigado pelas dicas.

  15. kethelle

    bem fico em panico minhs maos suam, meu coraçao acelera as palavras somem e eu tenho medo de gaguejar mas eu aviso eu estava assistindo um programa de tv quando passou uma reportagem falando sobre esse medo de falar em publico e tipo de fobia ´´fobia social´´ nos casos mais graves tem q se procurar ajuda no psicologo ou psiquiatra e começar um tratamento vi depoimentos de varias pessoas e hoje graças ao tratamento elas estao bem melhores o q eu realmente acho e q confiança e estudar bem o tema esta acima de tudo se bem q com tantos olhares em sua direçao impossivel nao entrar em panico nao fiquem pensando q so pq vc nao consegue apresentar um seminario vc seja um anormal no meio social e so um problema q precisa ser tratado nao e o fim do mundo auto confiança a vida e um grande desafio!!!!!!!!!! bola pra frente deus esta com vc. sempre nunca duvide!!!!!!!!!!! afinal tdo podemos naquele q nos fortaleçe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. leonardo

    adorei a dica, ajudou muito principalmente pra mim que vou ter um seminário no dia 10/11/10!!! Valeu mesmo

  17. Luiz Autor do post

    òtimo artigo sobre como perder o medo de falar em público, muito obrigado!

  18. ana siqueira

    ja estou muito cheteada com migo mesma por que sou muito timida mas quero muidar isso em mim as pessoas comentan sobre mim ja nem saio mas pra eventos da minha igreja por que é presiso falar en publico e eu nao sei.parece que as palavras somem e ficom sem ideias o que devo faser pra melhora isso?

  19. Bruno Santos

    Boa noite,
    Tenho um grande problema em falar em público, fico muito nervoso, ja li varios truques para que eu possa falar bem, porém sem sucesso, minha voz começa a falhar! rsrsrs
    espero um dia poder falar para muita gente, adimiro muito que fala com facilidadem, acredito que com bastante treino um dia eu chego la, fuiiii.

  20. ane

    BOA TARDE !
    Tenho um grande problema em falar em público,fico nervosa,meu coração fica acelerado começo gaguejar ai eu fico apavorada.As vezes fico pensando será que algum dia vou conseguir superar esse medo?Tenho enfrentado esse problema diáriamente pois tenho que apresentar seminários e por mais que eu estude e domine o assunto me dar um medo,ai começo atremer, as palavras somem,esqueço tudo que estudei fico tão nervosa que parece q fico em trans, fico tão chateada comigo mesma q fico até depressiva.Por favor me ajudem a superar esse problema.

  21. julia oliveira

    Eu sou muito timida,sempre fui.Quando eu esteva no ensino fundamental conseguia apresentar os meus trabalhos bem de boa!!mas,agora que estou no ensino medio me da pavor de apresentar trabalhos e ate mesmo quando vou ler algum texto tenho problemas, pois a minha voz fica tremula!!nao sei mais o que fazer,o mais dificil e encarar as pessoas da sala depois,eu fico morrendo de vergonha!!semana que vem tenho um trabalho para apresentar por isso estou correndo atras de dicas pra dar tudo certo na hora da H.me desejem sorte!!

  22. wagnney

    pretendo me canidata á vereador ,quero aprende mais um pouco para falar ao publico.

  23. Leide Mota

    Gostei muito das dicas, não sei se vou conseguir praticá-las, mas vou tentar. Por que o meu medo, na verdade não é nem medo acho que é vergonha memso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*