Dicas recorrer multas de trânsito – Detran




Todo cidadão que foi multado por qualquer motivo, tem o direito a defesa e a recorrer da multa, neste artigo vamos trazer diversas informações sobre o assunto e como proceder para tentar anular multas de transito que você julga que foram aplicadas de forma incorreta.

Anda revoltado com as multas que tem levado injustamente?

Pois bem não se desespere tanto, se foi acha que foi multado injustamente (eu disse injustamente :-), você pode recorrer contra tal punição.
multa de transito
É comum em alguns casos o motorista receber multas que podem ser facilmente justificáveis, e se você acredita que por algum motivo a multa que você levou seja justificável, não deixe de recorrer, pois além de você economizar alguns reais, você evita a perda de pontos da sua carteira, que como todos sabemos se atingir 20 pontos, você perde a carteira e o direito de dirigir.

Primeiramente pra solicitar o cancelamento da multa você deve entrar com recurso, em primeira instância, no órgão que aplicou a penalidade, pois cada órgão possui uma Junta Administrativa de Recursos e Infrações conhecida também pela sigla JARI.

Segue algumas dicas para solicitar o cancelamento de uma multa:

- Explicar a sua versão sobre o fato;
- Anexar documentos se possível que confirme sua versão;
- Solicitar que o órgão de fiscalização apresente fotografia que comprove a infração;
- Comprovante de estacionamento pode ser usado como prova de que o veículo não estava no local da infração;
- Comprovante de conserto em oficina ou de viagem longe do local da multa também são sugestões possíveis de documentos usados na contestação de multas;
- Não esquecer de seus dados pessoais como:nome, endereço, telefone do motorista e/ou proprietário do automóvel autuado, bem como os dados do veículo e os dados da multa;
- Documentação necessária: de fotocópia dos seguintes documentos: CPF, carteira de habilitação, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e notificação da multa.
- O recorrente pode entregar a documentação pessoalmente, ou pelo correio, no endereço que consta na própria multa.
- O prazo máximo para entrar com recurso é de 30 dias após o recebimento da infração.
- Outra dica, caso você tenha dificuldades em fazer a sua justificativa(defesa), peça ajuda a algum amigo que já tenha a feito ou ao seu advogado de confiança para te ajudar com a sua alegação.

Dicas em vídeo

Maiores informações você pode encontrar no site do Detran em denatran.gov.br/detran.htm e seguir as informações e orientações lá existentes.




-Publicado em 4 de outubro de 2011 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

263 Comentarios para o post: Dicas recorrer multas de trânsito – Detran

  1. muito grato
    vamos ver no que da.

    tomei uma multa na volta do litoral as 4 da tarde sendo que subi as 8 da manha.
    vou recorrer e espero que tudo se resolva.

  2. italo on outubro 29th, 2007
  3. A violência é assustadora no Rio de Janeiro, e trafegar após às 23:00hs, em frente ao Morro Dona Marta (Botafogo), é ato de heroísmo. Aplicação de multa por avanço de sinal naquela região, desenvolvendo velocidade de 40Km p/h, onde não se vê policiamento, é no mínimo desumano. E considerar gravíssima tal infração, sem considerar o perigo que o motorista corre, é estar fora da realidade do Rio de Janeiro, é total descaso com a vida do contribuinte. O pior é não ter como sair vencedor no recurso.

  4. Maria da Graça G. Henriques on março 12th, 2008
  5. tomei uma multa por não estar usando o cinto as 20:00 hora sendo que largo do meu trabalho as 22:00 e sempre estou com o cinto de segurança e outra meu carro tem insufilme era a noite não me pararam não tem foto e eu não estava esse horario onde me multaram como isso…vou recorrer claro e espero ganhar..

  6. luciane costa on abril 25th, 2008
  7. Boa Dica.
    Parabéns

  8. Luiz Fernando on abril 28th, 2008
  9. Oi,tomei uma multa em setembro do ano de 2007,mais os documentos referente ao carro,estava indo para meu antigo endereço,quando fui pagar o ipva deste ano, acusou esta multa por ultrapassar sinal vermelho as 4;00 da madrugada…eu ate lembro deste fato,tinha levado a minha no hospital…enfim como nao chegou nenhum documento tbm nao fui atraz,…gostaria de saber se eu posso recorrer ou se tem como diminuir o valor e onde eu posso recorrer?????

  10. Karina Silva on setembro 3rd, 2008
  11. passei em e uma blitz com o som do carro muito alto era fim de semana,o policial pareceu constrangido por eu estar me divertindo e ele trabalhando,entao dias depois recebi duas autuaçoes minha e do passageiro sem cinto,queria saber se e certo eu perder 10 pontos,e como posso provar que estava sem cinto?

  12. jonathan on setembro 10th, 2008
  13. passei em e uma blitz com o som do carro muito alto era fim de semana,o policial pareceu constrangido por eu estar me divertindo e ele trabalhando,entao dias depois recebi duas autuaçoes minha e do passageiro sem cinto,queria saber se e certo eu perder 10 pontos,e como posso provar que nao estava sem cinto?

  14. jonathan on setembro 10th, 2008
  15. Ola pessoal..chegou uma multa para mim..

    só que na multa era uma placa de um carro..

    e eu tenhu moto

    era os mesmo numeros do carro com minha moto

    huahuahua o que eu faço?

    asiushauisaihsa

    e parem de rir aee

    meu gzuis q coisaaa

  16. juninho on setembro 23rd, 2008
  17. Olá!!! quando falamos em multas,parece estarmos falando em máquinas de multar,pois levei duas multas uma em cada dia em horários quase iguais e que é engraçado são dus no mesmo endereço e com índices de tolerância diferentes e a minha velocidade em ambas as multas são exatamente de 7km p hora a mais nas duas, nossa que coincidência…quem sabe se eu jogar na loteria não ganho rsrsssss

  18. Nancy on outubro 22nd, 2008
  19. eu tomei uma multa à 22:31hs de sinal vermalho no local Que não é muito seguro.quero saber se tenho direito de recorrer?

  20. michel on outubro 23rd, 2008
  21. to colecionando multas por radar… Quando menos espero elas chegam e o radar sempre me pega a 63,61 tem alguma coisa errada pois sempre respeito o limite da via… eles deveriam rever esses radares… vou recorrer

  22. laecio on outubro 31st, 2008
  23. Oi, estou fazendo licenciamento de meu carro agora e apareceram infrações cometidas em 2006! Só agora?! Isto esta correto? Eu nem sei se fui notificada destas multas, já se passaram mais de dois anos. Como posso recorrer se nem sei porque fui multada pois foram fora do Estado e no site do Detran não aparece detalhes.

  24. Valeriamacc on novembro 4th, 2008
  25. Tomei uma multa as 4:02 da madrugada, num sinal que nao é cruzamnto e serve mais para pedestre na Vieira Souto, o ponto é muito perigoso e havia um suspeito proximo. gostaria de saber se eu posso recorrer?

  26. Humberto Lima on novembro 11th, 2008
  27. Tomei uma multa pela Policia Rodoviaria Federal , pois ele alega q o farolete traseiro da moto esta na cor branca. Tem como eu recorrer da multa e tira-la? grato pela atenção.

  28. nilton mello on novembro 21st, 2008
  29. A notificação diz que fiz uma conversão errada onde precisava atravessar uma via de mão unica como se fazer errado para eu comparar se estou certo a situação é a de Junções sucessivas contrárias primeira à direita sendo que eu estava na junção adireita e fui sair na esquerda.

  30. marcos on novembro 22nd, 2008
  31. Tomei 3 multas no mesmo dia!
    a primeira: o guarda alegou que passei no sinal vermelho, às 14:56 na rua fulana de tal nº44
    a segunda: um outro agente alegou que eu estava falando ao celular, sendo que eu olhei as chamadas deste dia, e não tinha recebido ou enviado nenhuma chamada, às 14:57 na rua fulana de tal nº60
    e por fim a terceira(como se fosse poucas neh):
    por não ter obecido às ordens do agente(mesmo da segunda), recebi uma falta grave, às 14:58 na rua fulana de tal nº66.
    Enfim, a soma deu R$ 320,00 e 16 pontos na carteira. Agora será que isso tudo é COINCIDÊNCIA MESMO!!!!

  32. Mauricio on novembro 22nd, 2008
  33. Vejam só, possuo um carro somente em meu nome, pois pertence a minha mulher, pois ela quem o paga pois usa-o para dar aulas sendo professora e saindo de uma escola para outra, chegou uma multa alegando falta de cinto de segurança, coisa que não deixamos de usar inclusive traseiros,rua tal com rua tal, uma das ruas não existe e o horario da multa uma hora apos ela ja estar em aula em outra escola…. é complicado até rua que não existe esta valendo?

  34. Flávio on novembro 24th, 2008
  35. ah esqueci…. somente ela usa o carro por ter que sair correndo para a outra escola e fazer caminho totalmente diferente de uma das rua que existe!!

  36. Flávio on novembro 24th, 2008
  37. Bom tomei uma multa por parar na pista de rolamento das rodovias, codigo 5614. Bom eu estava indo para um show pela Sp 150 só que havia muito transito, por isso fiquei parado. Ai recebi esta multa. Não etendi muito bem o que significa pista de rolamento, será que vc poderia me ajudar?
    Muito obrigado.

  38. Felipe dos Santos Faria on novembro 25th, 2008
  39. ola, tomei uma multa por transitar de motocicleta com viseira levantada em um semaforo, pois qdo parei e com o calor insuportavel levantei a viseira e nao é q o marronzinho me multou. O pior de td é q fiquei sabendo q a multa vai suspender minha habilitação de mais de 10 anos;como pode um cidadao me multar dessa maneira e ainda eu recorrer e mesmo antes do resultado eu saber q nao vai ser cancelada minha multa, como foi o q aconteceu e minha palavra valer menos do q a dele, o q o faz sua palavra ter mais valor do q um cidadao q paga tantos impostos assim como ele e minha palavra nao valer nada, assim como a de muitos?????

  40. rogerio on dezembro 9th, 2008
  41. tenho uma moto e meu filho q é de maior mais não tem habilitação foi multado por isso e por dirigir sem os documentos da moto….gostaria de saber se tem como eu recorrer das multas e dos pontos q vei na minha habilitação….desde já agradeço.

  42. pedro on janeiro 7th, 2009
  43. tive quatro multas,duas bem questionaveis,uma por trfegar em marcha ré na principal avenida em meu bairro,lugar impossivel de se fazer tal manobra pois o transito é constante e a presença de guardas é raridade já que o local é em um bairro afastado do centro,e só fiquei sabendo das multas porque estou sendo informado que a habilitação sera suspensa, más nunca fui informado de telas cometido,a primeira foi em 03/03/2008 e a ultima em 30/08/08 a notificação chegou em o6/12/08 estranho antes não acertaram o endereço e agora sim tenho até 15/01/09 para apresentar defesa e duas e duas destas multas não são minhas.

  44. zenildo alves de oliveira on janeiro 7th, 2009
  45. Fui recebi uma multa por avançar o sinal vermelho. Não foi por foto, algum policial deve ter anotado minha placa. Qual seria um recurso bom para recorrer?

    Abraço

  46. Lucio on janeiro 19th, 2009
  47. Eu recebi hoje uma notificação que eu avancei o sinal vermelho ou não fiz parada obrigatoria (art. 208) no dia 11/12/2009.

    Só que nem me lembro desta data e não há na autuação nenhuma foto e nem vi algum guarda municipal anotar minha placa.

    Só sei que não avanço em sinal vermelho só quando tá no amarelo.

    È um absurdo terem me multado sem eu ver! Penso que seja a industria da multa se “pegar” pagou!!!!

    Além do mais nem sei em que parte da maior avenida da cidade eu fui autuado só disseram o nome do bairro que é imenso.

    Nem si me ajude ai em um recurso.

    Obrigado!

  48. LSerra on janeiro 20th, 2009
  49. Olá
    Recebi uma multa do dia 21/11/2008 por ter passado no sinal vermelho. Porém a multa só foi expedida no dia 16/01/2008 e só chegou na minha casa no dia 21/01/2009.
    De acordo com o artigo:

    Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.
    Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:
    I – se considerado inconsistente ou irregular;
    II – se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação. (Redação dada pela Lei nº 9.602, de 1998)

    Portanto passaram muito mais de trinta dias da data em que fui multada e a data da expedição da multa.
    Posso recorrer?
    Abraços

  50. Renata Souza Martins on janeiro 21st, 2009
  51. Comprei um carro, na epoca ele tinha duas multas.
    foi alegado que o exproprietário tinha recorrido
    só que já tem 3 anos e ainda consta detran,
    pra piorar a agência que comprei não existe mas,
    Alguém sabe como posso resolver isso?

    ATENCIOSAMENTE

  52. michael on janeiro 22nd, 2009
  53. Oi!
    Paramos numa blitz e nos deram 3 multas uma pelos espelhos que estavam erguidos,porém são originais e as outras foram pelos dois capecetes que estavam com a viseira erguida pois tenho problema respiratorio e nao posso andar com a viseira abaixada e o meu marido que estava conduzindo a moto estava andando com a viseira aberto pelo fato da neblina, não assinei a multa tenho como recorrer? Como?

  54. Ariana on janeiro 25th, 2009
  55. Recebi uma multa em Cachoeira Paulista e só fiquei sabendo entrando no site do Detran RJ, como não recebi a notificação como devo proceder para pedir o cancelamento da mesma?

  56. Jose Alberto on janeiro 27th, 2009
  57. olá.
    recebi em minha casa uma multa no dia 27/01/2009, dizendo que eu teria cometido infrações no dia 04/10/2008.Isso já se passou quase quatro meses, até ai não tinha sido notificado. No dia 04/10/2008 aconteceu a última carreata do meu partido PP(11). As justificativas foram: Dirigir com ameaça ao pedestre e outra por transitar em calçada de pedestre, eu não assinei nada e eles não tem foto… Passado todo esse tempo eu posso recorre? De que maneira?

  58. fernando kuffel on janeiro 30th, 2009
  59. Fui notificado por andar pelo acostamento no dia 24-12-2008,sendo que eu não fui fotografado por radar,na multa diz que o guarda do DER viu a placa,como eu recorro disto!.

  60. Dell on janeiro 31st, 2009
  61. o prazo de recorrer e ate 07-02

  62. Dell on janeiro 31st, 2009
  63. RECEBI UMA MULTA PELO FOTO SENSSOR QUE PASSEI NO SINAL VERMELHO, SÓ QUE AINDA NÃO TENHO HABILITAÇÃO E O CARRO ESTÁ EM MEU NOME. ESTOU PARA FAZER A PROVA PRATICA,SE EU PASSAR SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR RECEBER A PERMISSÃO PARA DIRIGIR COM ESSA INFRAÇÃO?

  64. MARCOS on fevereiro 4th, 2009
  65. Boa tarde, Srs.

    Esta eu e minha esposa conduzindo um motocicleta e tomei três multas, uma pelo pneu trazeiro careca e outras duas por não ter CNH categoria A e outra por minha CNH estar vencida a mais de 30 dias.

    Gostaria de saber se posso recorrer a estas multas ?

    Atenciosamente, Eder Vitor

  66. Eder Vitor on fevereiro 4th, 2009
  67. OLÁ…
    LEVEI DUAS MULTAS DE RADAR DE VELOCIDADE DE 50KM/H E EU ESTAVA A 60KM/H NAS DUAS, SÓ QUE AS DUAS FORAM EM UM ESPAÇO DE 40 MINUTOS, ENTRE UMA E OUTRA, OU SEJA, EM MENOS DE UMA HORA, EU LEVEI AS DUAS!
    SERÁ QUE EU POSSO RECORER??

  68. AMANDA ABREU on fevereiro 5th, 2009
  69. Fui multado por passar em sinal vermelho. Nunca o faço, apenas em sinal amarelo costumo passar, para evitar abalrroamentos na traseira do veículo, como muito acontece. Como recorrer? OBS: Não foi fotografado.

  70. EASS on fevereiro 11th, 2009
  71. Gostaria de saber se alguem tem um modelo para recorre de multa por avançar sinal vermelho durante a madrugada. favor mandem para meu email.
    ac_fernandesjr@yahoo.com.br

  72. Junior on fevereiro 12th, 2009
  73. Fui multado com a seguinte alegação: “estacionar em fila dupla”. Moro em Niteroi e a multa foi na cidade do Rio, minha moto nunca esteve la, ate msm por eu não saber andar. Pode me ajudar???

  74. Ricardo on fevereiro 13th, 2009
  75. Ola, Vi, no site do Detran que meu carro foi autuado por fazer uma conversão indevida na BR 324. Eu nunca fui nessa rodovia e somente eu dirijo meu carro, os seja, não a possibilidade de meu carro ter ido nessa BR 324. Como posso recorrer?

  76. Braulio Spinola on fevereiro 15th, 2009
  77. Prezado,

    Recebi uma notificação de uma multa que eu desconheço o local e a hora, “dirigir o veículo em Acostamento”. Só que existe uma contradição nessa notificação, A infração é a segunte: 581-9-7 – transitar com veículo em acostamentos, na internet está escrito TRANSITAR COM O VEICULO EM PASSARELAS. Ao verificar o local da altuação, notei que o logradouro eu desconheço, já que no horario da notificação estou chegando no trabalho. Sera que o agente de transito ao anotar a placa, anotou errado. Alguem pode me ajudar desde ja eu agradeço.

  78. Ricardo Pereira on fevereiro 16th, 2009
  79. colega
    recebi uma multa pois nao estava portando o documento da moto!
    mas estava portando minha cnh!
    quais recursos q eu posso usar e quais as chances?
    obrigado

  80. jairo on fevereiro 17th, 2009
  81. Fui multado no dia 24/12 pela SMTR, sendo que não recebi o auto de infração. Segundo eles, a notificação foi entregue pelo correio no dia 11/01, sendo que eu não estava em casa e não fui informado pelo correio que estiveram lá para entrega-la. Eu posso recorrer neste caso?

  82. Rolando on fevereiro 26th, 2009
  83. Outro caso !

    Tenho uma moto e já recebi duas multas em dias diferentes, e lugares e horários que não estive. Segundo a SMTR a foto é de uma moto. O que fazer neste caso?

  84. Rolando on fevereiro 26th, 2009
  85. Vou ter que ficar 2 meses sem carta, mesmo sem ter cometido as multas que consta na minha cnh 22 pontos.
    são multas de 4 condutores Eu, esposa e dois filhos, mesmo comprovando isse fato e levando declaração dos mesmos estou sendo punido.

  86. Jose Alencar de Oliveira on fevereiro 26th, 2009
  87. Fui notificado voltando para minha residencia,por entrar em entrada unica onde so temos acesso com o direito de ir e voltar pelo mesmo local,o guarda alegou que estava sobre calçada de passeio .Moro ha dez anos e todos nós que tenho carro so temos essa entrada e saida e fui multada com um valor absurdo. O que devo fazer?

  88. Antonia Maria on março 1st, 2009
  89. fui parado pela policia militar rodoviaria
    e tomei uma multa por falta de atenção e cuidados
    so que o policial copiou o numero da minha cnh errado
    posso recorrer da multa?
    sera que perco ponto?

  90. Antonio on março 6th, 2009
  91. Oi pessoal,
    Fui multado em BH por TRANSITAR COM O VEICULO EM CALCADAS OU PASSEIOS, tem como eu recorrer dessa bronca espero ajuda, por e-mail.
    fabioparreiras@netservicos.com.br

  92. fabio on março 8th, 2009
  93. Srs,segue meu email.
    rn.guimaraes@ig.com.br
    Para entrar com recurso e “quebrar” a multa ,é simples:basta ter todos os dados à respeito,inclusive tipo de infração e estar fundamentado,caso contrario não tem como.Qualquer duvida me coloco a disposição.

  94. Rubens on março 11th, 2009
  95. Olá pessoal, necessito urgente da ajuda de vcs. Meu pai comprou um carro e colocou no meu nome, em agosto de 2008. Ocorre que foi colocado no meu nome após os 30 dias, que teriamos para fazer a transferencia, entretanto, o despachante garantiu que nada ocorreria, pois minha carteira era de permissão, categoria A. Contudo, fui multado e toda minha pauta foi cancelada, ou seja perdi a carteira. Só fui saber deste ocorrido a 15 dias, com um comunicado do detran, entretanto foi a primeira vez que fui comunicado do ocorrido e em contato com o Detran fui informado que por 2 vezes me foi enviado comunicados, mas não recebi nenhum documento. Po favor, quem puder me ajudar, agradeço muito!!! por favor mandem modelo de recuros!
    obrigado

  96. Danillo on março 12th, 2009
  97. BOA TARDE
    TOMEI UMA MULTA EM UMA CIDADE QUE NEM SEI ONDE FICA, E NUNCA ESTIVE LA.
    RECORRI DA MULTA ALEGANDO QUE NAO ESTAVA LA E TAMBEM QUE A MULTA NAO TINHA FOTO.
    RESULTADO = INDEFERIDO, E BRINCADEIRA NE, PAGAR PR UMA COISA QUE VOCE SABE QUE NAO TEM CULPA.
    PERGUNTO, COMO A PLACA ERA A MESMA DA MINHA MOTO?
    LIGUEI NO MUNICIPIO, E O ATENDENTE NAO SABIA NEM FALAR AO TELEFONE.
    NAO TEMOS SERIEDADE EM NADA MESMO, SO FICA A INDGUINAÇAO.
    GRATO
    JOAO

  98. joao eduardo lima penteado on março 16th, 2009
  99. tomei uma multa dizendo que eu estava transitando com veiculo em ciclovia, ciclofaixas
    não tem foto.
    peço ajuda ! o que faço?
    estava de moto
    obrigado

  100. thiago on março 16th, 2009
  101. Único jeito de se livrar da indústria de multas no Brasil: vender o carro e andar a pé. Ah: não se esqueça de passar o veículo para o novo proprietário senão vai continuar recebendo multas.
    Obs.: caiam na real. Eles precisam do dinheiro da multa para sustentar a estrutura burocrática. Isso já se constituiu em fonte de renda do Governo. Por isso inventam tantas mentiras.

  102. Henrique on março 20th, 2009
  103. Fui fazer um favor para um parente que precisava tirar uma fotocópia autenticada de documento no cartório e levei uma multa porque o guarda colocou que fiz uma conversão à esquerda. Eu estava com três pessoas dentro do carro e depois que mostrei a elas o papel da infração ficaram revoltadas pois sabem que eu não fiz conversão à esquerda nessa rua que dizem. Vou recorrer e juntar as testemunhas, mas sei que não vai adiantar. É só para ver se eles investigam o comportamento desse guarda. É muito chato pagar por algo que não deve. Quando se deve alguma coisa a gente até admite e coloca o rabo entre as pernas.

  104. Henrique on março 20th, 2009
  105. COMPREI UM FUSCA PARA TRABALHO EM OUTUBRO DE 2008, FIZ LOGO A TRANSFERÊNCIA PARA O MEU NOME. NÃO CONSTAVA MULTAS E O IPVA ESTAVA EM DIA.
    EM FEVEREIRO RECEBI UMA NOTIFICAÇÃO DE UMA INFRAÇÃO OCORRIDA EM 18/07/08 EM SÃO JOÃO DE MERITI E OBTIVE A SEGUINTE INFORMAÇÃO: COMO A NOTIFICAÇÃO NÃO RESPEITOU O ARTIGO 281,II DO CTB PARA IGNORAR QUE O PRÓPRIO SISTEMA CANCELARIA. PARA MINHA SUSPRESA RECEBI A NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE COM VENCIMENTO EM 14/04/09. COMO PROCEDER AGORA? PODERIAM ME AJUDAR

  106. sonia correia on março 25th, 2009
  107. Recebi ontem (25 de março de 2009) uma multa relativa a avanço de sinal no dia 11 de dezembro de 2008 (quase 4 meses atrás) é verdade que podemos recorrer quando a multa leva mais de 3 meses para chegar?

    Desde já agradeço.

  108. Luiz on março 26th, 2009
  109. Recebi uma notificação com a seguinte descrição de infração: Não usar capacete/vestuario de acordo com especif. do contran.
    Creio que neste caso teria que ser parado possivelmente guinchado mas o interessante é não me encontrava nesta rua pois estava trabalhando em outra cidade inclusive com um carro e a moto estava guardada e a chave estava em meu bolso. Será que foi por eu estar com a chave no bolso e sem capacete que o Sr Autoridade/Agente teve que multar?

  110. Fernando on março 26th, 2009
  111. olá tomei uma multa dizendo que estava transitando em calçadas as 15 horas sendo que estava trabalhando nao tem foto mas já tive que passar os pontos pra nao perder minha carta, e já tem mais de trinta dias.
    obrigado pela resposta.

  112. aroldo de souza on março 27th, 2009
  113. e-mail pra resposta
    aroldo.jesus@bol.com.br

  114. aroldo de souza on março 27th, 2009
  115. Tomei uma multa por o meu som estar alto
    Estava andando e um guarda mediu o volume e deu 87Db-A mas tinha mais carros com o som alto estava em uma rua super movimentada
    Não sei como recorrer o que posso colocar

    Se alguém souber entre em contato

    Brigado pela atenção

  116. maicon on março 31st, 2009
  117. Olá Tomei uma multa na Bras Leme por trafegar com minha moto DRAG STAR 650cc na calçada.
    Detalhe: foi em uma esquina de um posto de gasolina, cujo parei para abastecere na hora de sair fiquei parado na saida do posto esperando o farol abrir, exatamente ao lado de uma viatura da PM – Fiscalizacao de transito, agora me digam como justificar isso?? to vendo q vou morrer com 7 pontos e o valor que ainda nem sei qto é. A INDUSTRIA DE MULTAS E ESSE PM MALDITO SÃO UMA VERGONHA.

  118. Joao on março 31st, 2009
  119. Se alguem quiser se comunicar.
    joao_amaral_junior@hotmail.com

  120. Joao on março 31st, 2009
  121. tomei uma multa por alta velocidade em lugar suspeito, o sinal fotografou a placa do veículo , tem como recorrer?

  122. ronaldo on abril 3rd, 2009
  123. tomei uma multa por alta velocidade na BR-262, a placa do veículo foi fotografada. Tenho como recorrer? como?

  124. ronaldo on abril 3rd, 2009
  125. Tomei uma multa em Florianopolis por ultrapassar um farol (sinal) vermelho registrado por um equipamento eletronico desses que tiram sua foto, detalhe, ultrapassei mesmo o sinal vermelho mas por ordem de um policial de transito,estava sendo realizado um passeio de motociclistas que congestionou toda a via e quem dançou fui eu, tudo bem em 25 anos de carteira nunca tinha levado nenhuma especie de multa………

  126. Paulo on abril 7th, 2009
  127. OI NO DIA 12/03/2003 ESTAVA INDO TRABALHAR, E ESTAVA COM UMA FORTE DOR DE BARRIGA,QUANDO CHEGOU NO KILOMETRO 17 DA CASTELO,NÃO AQUENTEI E TIVE DE PARAR O CARRO,NO ACOSTAMENTO,DEXEI O PISCA ALERTA LIGADO,E FUI DO OUTRO LADO DO CARRO MESMO FAZER MINHA NESISIDADE,QUANDO DE FÉ O TRANSITO TINHA PARADO,CONTIMUEI,FAZENDO OQUE ESTAVA ME PREJUDICANDO,EVACUANDO,AO TERMINAR,ESTAVA COMPRETAMENTE PARADA,VEIO UM GUARDA E ME MUTOU,MAIS NÃO ME FALOU NADA,A NOTIFICAÇÃO CHEGOU EM CASA~´´E`MUITA INJUSTISA,ISSO QUE ACONTECEU COMN MIGO,

  128. EDMILSON PERREIRA DOS SANTOS on abril 14th, 2009
  129. Bom dia, meu marido levou 2 multas uma por estar sem cinto e a outra por ultrapassar em acostamento …recebeu as notificações em casa….mas ele estava em horario de serviço neste momento, como podemos fazer p/ recorrer por gentileza…Grata

  130. tatiana on abril 15th, 2009
  131. Oi , ontem eu estava em uma via publica congestinada, derrepente o sinal abril e eu avancei junto com os outros carros, mas, como eu disse, estava congestionada, acabei parando en cima da faixa de pedestre e lá fiquei ate que o sinal fechou de novo. então os carros que estavam parados em minha frente começaram a andar e para a judar tinha um “amarelinho” do meu lado que mandou eu seguir para sair da faixa de pedestre. Então ele fui multada pelo semafaro. Ate aonde eu sou vitima? tem como recorrer com sucesso? Alguem conhece alguma estoria parecida e que certo ao recorrer?

  132. Je on abril 17th, 2009
  133. Boa tarde.
    Recebi uma multa de velocidade:
    Recebi a “Notificação de Autuação de Infração de Transito”.
    E nela estava o seguinte:
    Velocidade Permitida: 60,0Km/h
    Velocidade Medida: 70,0Km/h
    Velocidade Considerada: 63,0 Km/h
    Posso recorrer?
    Pois acho que tem uma parte que diz que pode exceder em ate 20% da máxima permitida.
    Aí eu poderia trafegar em ate 72km/h.

    No aguardo.

    Obrigado.

  134. Cristiano on abril 18th, 2009
  135. Meu marido foi multado na br 116,pouco antes da praça do pedagio,prescisando entrar a esquerda ,ñ tendo acostamento,que podemos fazer p ñ recebermos mais multas???

  136. Mary on abril 27th, 2009
  137. Recebi uma notificação que eu avancei o sinal vermelho ou não fiz parada obrigatoria (art. 208) no dia 03/02/2009,só que tenho certeza absoluta que não cometi essa infração.

    não há na autuação nenhuma foto e nem vi algum guarda municipal anotar minha placa.

    Só sei que não avanço em sinal vermelho só quando tá no amarelo.

    È um absurdo terem que pagar algo que não cometi, multado sem eu ver! Penso que seja a industria da multa se “pegar” pagou!!!!

    Sinto-me como sendo uma pessoa roubada,com as mãos atadas sem poder fazer nada.

    Como vou contestar? entrar com recurso só por entra?

    Quem souber e puder me orientar, eu agradeço

    Obrigado!

  138. José Nildo on abril 30th, 2009
  139. Olá, Pessoal.
    No mês de Março e Abril foi nós enviados 14 multas, por informação incorreta de uma placa que estava instalada na Maginal Pinheros, onde tal placa indicava que podia ultilizar determinadas faixas, e mais a frente um radar instalado multando os veículos…
    Sinto me roubado..
    Por favor, se alguem já entrou com recurso e ganhou me oriente….

  140. Francis on maio 2nd, 2009
  141. Recebi uma multa em 03/03/2008. Logo em seguida recebi minha 1ª habilitação dia 08/05/08 com venciemnto em 09/05/2009. Descobrir que estou pendente de 7 pontos. Como posso contestar para retirada destes pontos? E receber minha carteira definitiva. A multa foi aplicada antes de receber a habilitação provissória. Salve….

  142. angeal araujo on maio 2nd, 2009
  143. bom dia gostaria de receber orientação para recor uma multa que foi me aplicado por o passageiro não estar usando cinto de segurança.como eu faço para entrar com recurso.obrigado

  144. aledson on maio 3rd, 2009
  145. Olá.Fui abordado por um PM Rodoviario,o qual me autuou por estar dirigindo com Carteira Nacional de Habilitação Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo,no caso uma moto.O PMR liberou a moto e os docs,depois d me permitir chamar alguém habilitado p/ dirigir a mesma. Gostaria de saber:Os pontos recairão sobre minha atual cnh,cuja categoria é “D”?…perco o direito de continuar dirigindo?…Isso interfere a continuidade do processo de habilitação na auto-escola p/ a qual estou adicionando a categoria “A”?como posso me safar dessa?…se puder me ajudar,respondendo uma destas,ficaria mt grato…Abraço

  146. Gustavo on maio 3rd, 2009
  147. meu marido estava me levando ao médico com seu carro , mais ele não tem habilitação só q. eu tinha , só não conseguia dirigir, numa blitz o policial , ficou alterado e resoveu multar!!!
    o q. faço?

  148. ADRIANA on maio 18th, 2009
  149. Gostaria de um modelo de recurso d multa por falta de uso do cinto de segurança, junto ao DER. Obrigado…

  150. tarcísio on maio 19th, 2009
  151. Gostaria de um modelo de recurso d multa por falta de uso do cinto de segurança, junto ao DER. Obrigado

  152. tarcísio on maio 19th, 2009
  153. Boa Noite!

    Comprei uma moto para o meu sobrinho, ele levou uma multa por estar transitando com apenas uma das rodas, portanto multa gravíssima, 07 pontos não tive tempo de transferir para algum habilitado de moto, mas eu não tenho habilitação de moto, os pontos vão para minha habilitação B.

    Obrigada
    Branca

  154. Branca on maio 19th, 2009
  155. Tomei uma multa por avanço de sinal,passei no amarelo para não abarruado na trazeira do automovel. Vi no na rede Detran/RJ dia 09/05/2009. ainda não recebi a notificação! mesmo recebendo tem possibilidade da mesma ser deferida?

  156. Ivan Duarte on junho 1st, 2009
  157. BOA NOITE preciso de uma luz,fui mutado no meu bairro por estar sem capacete,acontece que o policial nao me parou nem mandou parar apenas anotou a placa e me deu duas mutas uma pelo capacete e outra por ter fogido,so que isso nao aconteceu nem se quer me mandaram parar,como posso recorrer a esta situaçao? se alguem tiver uma dica eu agradesso valeu!!!

  158. DAINER OLIVEIRA on junho 1st, 2009
  159. Bom dia!Gostaria de pedir orientacao,sobre uma infracao codigo 58197. amparo legal 193.pontos 07.descricao -transitar com veiculo em acostamento.Eu sou medico e estava num congestionamento,imenso, e estava indo atender pacientes em um posto de saude neste horario da infracao.Entao com objetivo de nao chegar atrasado para atender pacientes idosos e evitar transtorno,cometi tal infracao.Gostaria de saber o valor da mesma e o que poderia argumentar,no caso de um recurso.e Quanto tempo tenho pra netrar com recurso,ja que a infracao foi de 7 e recebi o aviso dia 27 de maio 2009.Desde ja grato e parabens pelo site.

  160. luiz on junho 3rd, 2009
  161. meu pai, levou uma multa sem cinto de segurança, mais ele nao foi parado e o carro tem insulfilme, como recorrer

  162. nadir tomaz bravo freire on junho 10th, 2009
  163. recebi uma notificação de avançar farol vermelho na vila mariana em são paulo, mas eu não vou para são paulo, moro no interior em jundiaí, como provar que não fui para lá

  164. carmen on junho 10th, 2009
  165. seguinte , passe o sinal vermelho pela volta de 10:40 de frente com os policiais, se chegar a multa em casa , tenho o direito de recorrer?

  166. rafael on junho 14th, 2009
  167. Bom tomei uma multa por parar na pista de rolamento das rodovias, codigo 182 *v. Bom eu estava indo para o trabalho pela estrural DF 095 só que havia muito transito, por isso fiquei parado. Ai recebi esta multa. Não etendi muito bem o que significa pista de rolamento, será que vc poderia me ajudar?
    Muito obrigado.

  168. edilson on junho 15th, 2009
  169. desconfio que tem na fé do agente que aplicou ,multa na cidade de tabão da serra,pois nunca estive por la e moro em guarulhos mais anunciei meu carro em um saite para venda ,seria possivel que o meliante tenha pegado os dados por lá ,a nulta foi por falta de cinto ,sempre uso até o cinto da cauça posso recorrer ,e vou procurar a inprensa para divulgar ,esta farra de multas ,como o programa do ratinho, datena,fatiole,ou á quem queira divulgar poque minha indguinação e demais sou aposentado e não um palhaço;com perdão á esta linda profição mé ajuda ai por favor obrigado

  170. francisco roberto cabrera on julho 11th, 2009
  171. BOM , tomei Uma multa por ultrapassar o sinal vermelho 3 horas da tarde em um domingo No centro da cidade moro em campinas como posso recorrer essa multa e tem como eu dexar de paga? na carta q eu recebi em minha casa veio sem foto dia 28 / 06 gostaria da ajuda de vcs Obrigado

  172. Diego on julho 14th, 2009
  173. Caros Senhores. Recebí uma multa no dia 29/05/2009, por transitar em velocidade superior. Quando trafegava na SP 330 KM 324 Anhanguera, em Ribeirão preto. Só que a data da notificação se deu em 20/07/2009, e essa multa não chegou até agora em casa,De acordo com o artigo:

    Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.
    Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:
    I – se considerado inconsistente ou irregular;
    II – se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação. (Redação dada pela Lei nº 9.602, de 1998)

    Portanto passaram quase 60 dias da data em que fui multado e a data da expedição da multa.
    Posso recorrer? e como?
    Grato!

  174. Uesley Câmara on agosto 5th, 2009
  175. bom dia eu estava sendo perceguido e dei fuga de dois cara de moto q estava me perceguindo.
    a via era de 60 km/h e eu passe a 80km/h o q eu faço para recorrer?
    alguem me ajuda!!!
    e-mail:josuelstreet@hotmail.com

  176. josuel on agosto 10th, 2009
  177. Eu levo uma multa por 30 segundos sem motivo, e uma pessoa atropela 2 pessoas matando uma e outra fica internada em estado grave e nem vai preso, da depoimento e é liberada!! Aposto que nem multa o ” Atropelador” levou !! Falar o quê do Brasilzinho!
    Só pode ser piada, por isso que brasileiro leva tudo na “farra” mesmo!

  178. Juliano ( Sorocaba) on agosto 10th, 2009
  179. Chegou uma notificacão ,,dizendo que eu estava com capacete sem viseira no horario da multa minha moto estava na oficina parada a 2 dias …como faço para recorrer …

  180. everton on agosto 18th, 2009
  181. Boa noite senhores!

    Um guarda me multou hj a tardinha na multa 581-96, sendo que nos divisores de pista (tartarugas), tem algumas falhas, que chegam a ter espaço de quase 1,5m sem nada… e o guarda não me fez assinar, não pediu minha documentação, e ainda por cima fez tentativa de suborno, me dizendo que segunda-feira ele estaria no mesmo local as 15:30hs, e que se eu levasse um envelope contendo 20% da multa (120,00) para ele, ele tentaria me “ajudar” levando este valor para uma pessoa do detran, que é quem coloca as multas no sistema, mas que nem garantiria, pois a “pessoa” poderia não aceitar, e neste caso, ele iria ficar com meu número de telefone para me devolver o dinheiro!
    Que piada isso ne???
    Tem alguma forma de eu recorrer? será que tirando foto dos espaços em branco sem as tartarugas eu posso alegar que não fica clara a proibição de passar pelo local? ou pelo fato de ele não ter pedido minha documentação, nem minha assinatura, e nem ter foto comprovando, nem nada???

    Grata pela ajuda!

  182. Mariana on agosto 21st, 2009
  183. Recebi uma multa de avaçar sinal vermelho do semafaro. Entretanto nao estive no local mensionado na notificaçoa de autuação de transito. Como proceder neste caso? Com qual argumento irei recorrer? Nao tenho como provar que nao estava neste local…

  184. Wagner on agosto 24th, 2009
  185. Olá pessoal, fui multada no dia 07/08 por trafegar na faixa da esquerda na Av. Rebouças, estava passando mal, com minha pressão baixa, e recorri a faixa para parar em um posto mais próximo, pois a via estava completamente parada. Teria como eu recorrer ?

    Obrigada

  186. Ana Carolina Volpe on agosto 26th, 2009
  187. Pois é… fui autuado na imigrantes por ter não manter distancia lateral razoavel de outro veiculo. Existe isso? Detalhe, o rodoviario me parou e questionou o ocorrido. Na saída da ponte um veiculo que vinha pela faixa da direita invadiu a minha pista e atingiu levemente a parte trazeira do meu veiculo. Como estava atento, tirei o carro pro acostamento e em seguida voltei na pista, e neste exato momento, o rodoviario me parou. Sei que cabe recurso nesta multa, porém duvido que vou ter o meu pedido deferido pelo Detran, pois como todos sabemos, eles tem meta de arrecadação. Enfim, deixo aqui a dica… se um carro invadir a sua pista, não evite a colisão, pois a batida o seguro cobre, e a multa é voce quem paga.

  188. Renato on agosto 27th, 2009
  189. Estava voltando de uma festa e o policiais me pararam e me deram 3 multa, 1° sem cinto de segurança 2° manobra brusca ou arrancada em via publica 3° Dirigir com cnh vencida,

    1 eu estava de cinto de segurança como posso prova 2 o rua era reta 3 ele não me deram a segunda via da multa e levaram minha cnh provissoria vencida, mas eu estava tb com minha cnh definitiva , até hoje não recebi a notificação mas na consulta aparece as multa, já faz dois meses o que devo fazer para recorrer ???

  190. ROBERTO on agosto 27th, 2009
  191. As multas foram criadas com carater punitivo severo e para instalar uma indústria de arrecadação monstruosa,formaram um exército de automatos com talão e caneta e com poderes para humilhar antes que de educarem…O governo é um Dragão de olhos flamejantes e narinas fumacentas; dirigido por pessoas que nós votamos…Onde é claro que todo cuidado é muito pouco diante da guerra em que estamos envolvidos silenciosamente sem sequer notarmos!Acordai é lutai ! Vede os pontos onde eles se entrincheiraram para disparar seus fuzís de multas.O governo gargalha, banha-se no dinheiro do povo,e prepara mais golpes,se liga!

  192. flavio on agosto 27th, 2009
  193. Caro senhores eu sou taxista desde 2000 , mais ontem quanto eu trafegava aqui en santos sp na rua marcilio dias, assim que eu entrei na rua havia uma fila formada divido uma entrada de estacionamento , na minha frente havia uma viatura da policia que mesmo havendo espaso para ultrapassar parou e começou a conversar com uma pessoa esperei por que achei que podia ser um chamado mais depois de alguns longos minutos quando comesavam a sorrir percebi que eram amigos ou colegas , ainda tinha um espaso apertado e eu resolvi passar entre o carro da policia e uma lixeira que depois da lixeira por mim era a passarela dos pedestres..ali a calçada e tudo em um nivel so nao tem guia e nem pintura no chao..assim que passei escutei um toque da sirene , andei mais alguns metros e parei pensando que a viatura havia dado um sinal pedindo passagem encostei e por minha surpresa a viatura parou e o motorista da viatura gritava foi atuado foi atuado olhou para a placa do veiculo e foi embora. nao sei si foi atuado ou nao e nem por que. isso foi ontem sabado dia 29 -08 2009 +- as 1820 num lugar super movimentado eu jamais evaderia um espasso de pedestres numa das ruas mais movimentadas do gonsaga…

  194. jony on agosto 30th, 2009
  195. Ola boa noite!
    Recebi multas e pontos na minha cnh, a respeito de um automovel que a tres anos financiei para uma segunda pessoa.
    Na qual essa pessoa ficou de transferi lo para o seu nome e nao o trasferiu.
    No entanto agora recebi uma notificaçao que estou suspensa de dirigir, e eu nao estou com o automovel.
    Tenho que apresentar minha defesa para o delegado no detran, e nao tenho nem ideia de como posso montar essa carta.
    Gostaria de saber se tem como vcs mandarem um modelo para mim de como posso apresentar minha defesa!
    E tambem consegui os documentos de que o carro nao estava comigo e a cnh do rapaz no qual estaria com o carro.
    Obrigado
    Jescka.

  196. jescka jakelini sabino on setembro 7th, 2009
  197. Levei 4 multas de radar por transitar em corredor de onibus, em apenas 40 minutos.
    Posso recorrer? 4 multas em menos de uma hora é legal?

  198. Igor on setembro 10th, 2009
  199. olá me chamo israel , e sou mtorista de um caminhão
    e recebi do meu patrão uma notificaçaõ na qual me multava por conduzir um veiculo de grande porte pela via da esquerda….
    eu achei que esta multa ñ procede pois para ultrapassar na estrada , se usa a faixa da esquerda.
    gostaria de saber se tem como eu recorrer esta multa , ou se vgc teria um formulario p recorrer…
    desde já agradeço

  200. rael on setembro 13th, 2009
  201. Recebi uma multa de avaçar sinal vermelho do semafaro. Entretanto nao estive no local mensionado na notificaçoa de autuação de transito. Como proceder neste caso? Com qual argumento irei recorrer? Nao tenho como provar que nao estava neste local e tambem a hora da notificação foi as 5:55 da manha neste horaário eu estava em casa dormindo.

  202. Neiva Machado on setembro 22nd, 2009
  203. Todo e Dinheiro, foi multado avansei farol vermelho na madrugada, procuro algum modelo de recurso
    na internet, mais esta dificil tenho que pagar mais dinheiro, nao tem jeito. e dinheiro de um lado e du outro

  204. Enrique on setembro 23rd, 2009
  205. ola, dia 4 eu vinha pele pista central da av presidente vargas, quando cheguei na rio branco entrei a direita pois nao havia. nem ha, nenhuma placa de sinalisaçao que proiba a entada a direita. sera que posso conseguir anular essa multa?

  206. romeu on outubro 5th, 2009
  207. Caro colega Jõao

    Li o seu caso da multa no posto de gasolina ( e achei um absurdo )
    Veja o que aconteceu comigo :
    Hoje recebi uma notificação de infração por transitar na calçada No dia 24/09/2009 na altura do N 2052 da av Robert Kenedy São Bernardo por volta das 12:19 PM.
    Bem o tal número indicado é referente a Dentista que frequento aos sábados e guardo minha moto na garagem dela .
    Ao sair da garagem já saí montado na moto de dentro da garagem passando pela calçado , pois não é possível se chegar a Rua sem passar pela calçada .
    Da mesma maneira que uma pessoa de carro faria .

    Agora olhando na internet vi que a multa é de R$ 580,00 ( Não tenho esta quantia absurda ) e me falaram que entre 1000 multas recorridas 1 é absolvida .
    E que para se conseguir o dinheiro de volta é preciso pagar a multa e depois recorrer.

    Vou pedir para a dentista me fazer uma declaração de que estava no consultório este dia e sai neste horário para poder anexar ( recorrer )

    Se vc puder faça o mesmo , veja se por acaso vc não tem a notinha em que vc colocou a gasolina no posto( acho difícil vc ainda ter ) mas serve de lição para guardamos as notas pelo menos por 1 mes .

    Caso vc tenha novidades me contate

  208. ANDRÉ on outubro 6th, 2009
  209. Olá!

    Tomei uma multa por andar no acostamento, mas na data em referencia 07/09, eu nem esta viajando, o que faço para recorrer da multa?

  210. Bottin on outubro 13th, 2009
  211. caro amigo,

    favor me ajudar!

    consultei na internet hoje e vi que levei uma multa de estar falando ao celular.sendo que a multa aplicada foi dia 06/07/2009 em um aeroporto sendo que eu nao fui em nenhum aeroporto esse ano com o meu carro e nem emprestei a ninguem!
    e nao chegou nenhuma notificação em casa, como faço para recorrer desta forma?sendo q ja venceu e nem chegou nenhuma notificação e nada consta em minha cnh.
    espero q me ajude.

    Obrigado.

    Junior

  212. Junior Valerio on outubro 14th, 2009
  213. emprestei o meu carro pro meu tio ele tomou 4multas a primeira ja chegou mesmo eu mandando a carta os dados dele a multa continuou no meu nome o q tenho q fazer????

  214. elaine amorim on outubro 14th, 2009
  215. Fui notificado por andar pelo acostamento,sendo que eu não fui fotografado por radar,na multa diz que o guarda do DER viu a placa,como eu recorro disto!.

  216. Tamara on outubro 14th, 2009
  217. O estado de Sergipe, é o que mais abusa no que diz respeito a “INDUSTRIA DE MULTAS DE TRANSITO” existe inclusive um SLOGAN Va a Sergipe e ganhe no minimo duas multas, pois chega ao absurdo de você ser multado duas vezes no mesmo local e exatamente no mesmo horário, é o que ocoreu comigo em 28.02.09 as 20:01 conforme autos de infração numeros h 00204582 e h 00204269 ambos as 20:01 deste mesmo dia na cidade de Aracaju – SE.
    A multa de transito em Sergipe tornou-se a principal fonte de renda do estado.

  218. Austro on outubro 22nd, 2009
  219. eu tomei uma multa por estar com o documento em atrazo, só que o documento não esta, esta em dia eu estava com o documento errado da moto oque eu faço??? para acertar isso?

  220. victor petrovas on novembro 9th, 2009
  221. Aqui em Campo Grande/MS há uns Guardas Municipias que não tem poder de Policia, e por isso metem multas em todo mundo. No mes de Setembro/09 fui multado por parar no ponto de onibus para entregar encomendas, que levaria menos de 40 segundos. O dito cujo me abordou e conversou mais de 5 minutos e depois multou. Mais que falta de bom censo.

  222. josias on novembro 20th, 2009
  223. Fui multado na rodovia sob a alegação que parei o carro na pista de rolamento das vias dotadas de acostamento. isso não existiu, esse tipo de coisa só acontece quando o trânsito está parado ou engarrafado.
    Isso é safadeza, como a maioria das coisas que acontece neste pais.

  224. ronilson silva de souza on novembro 23rd, 2009
  225. Senhor Victor petrovas:

    Seu caso me parece simples,caro amigo, basta anexar copia do documento do veiculo informando que a data de emissão do documento é anterior a data de emissão da autuação, feito isso voce prova que estava em dia com a documetação no momento em que fora autuado. Isso ainda pode gerar problemas para autoridade de transito que aplicou a multa, claro, se voce for até o fim quando recorrer, pois se o agente aplicou a multa que consta no artigo 230 insciso V ele provavelmente apreendeu seu veiculo. Pois se ele não apreendeu ele deixou de aplicar a medida administrativa legal.
    Ou talves o agente possa ter aplicado o Art 232 do CTB que seria conduzir veiculo sem o documento de porte obrigatório. Nesse caso o agente estaria legalmente correto.
    Verifique em qual artigo e enquadramento que o senhor fora autuado e posteriormente recorra de acordo com o dito acima se for o caso.

    Abraço amigo. Espero que minha informação tenha lhe sido util de alguma forma.

  226. Diogo Gardiolo on novembro 28th, 2009
  227. Senhor Josias:

    E só completando em relação seu comentarío, o qual não pude deixar de ler, o código de transito brasileiro não especifica tempo de parada ou estacionamentos irregulares.

  228. Diogo Gardiolo on novembro 28th, 2009
  229. Senhor Bottin:

    Se o senhor , de alguma forma, tem como provar sua afirmação quando diz que não efetuou viagem na referida data da autuação, utilizando de provas materias acredito que não será tão dificil de ganhar o recurso.

    Abraço. espero que minha informação tenha ajudado-o de alguma maneira.

  230. Diogo Gardiolo on novembro 28th, 2009
  231. Tenho sido multada às 03:40 da manhã em um mesmo trecho entre marginal pinheiros e av. bandeirantes. As notificações acusam execesso de velocidade, 79, 80 km em local cujo limite é 70. É possível fazer algo neste caso? Minha carta é a primeira, “permissão” ainda…
    Grata.

  232. Monica on dezembro 3rd, 2009
  233. Só recebi a notificação de autuação. Fui multado no dia 15.10.2009, por um radar móvel, velocidade realizada 69km/h, velocidade considerada 62km/h, a via tem trechos de 80km/h alternados com alguns de 60km/h, segundo a multa, na CE-040, km 06, a emissão da multa foi 30/10/2009 e só recebi pelo correio 11/11/2009. Estava me dirigindo a Fortaleza. Como posso recorrer?

  234. Dalgoberto Araújo on dezembro 8th, 2009
  235. lamentavelmente tomei uma multa, transitar em ciclovia e ciclo-faixa que ainda, encontrava-se em construção,
    Aplicada por um PM. ainda o PM. Informa que não foi possível interceptar o condutor do veiculo em alta velocidade, eis que, a multa foi aplica em uma esquina de rodovia como sair desta emboscada?

  236. nivaldo daré on dezembro 13th, 2009
  237. Levei uma multa de parar em fila dupla, sendo que eu estava parado esperando o farol abrir. Como posso fazer o recurso e como posso desqualificar essa sacanagem.

  238. wilson on dezembro 15th, 2009
  239. tomei uma multa no dia 29/11 a multa chegou hoje (21/12) sou menor de idade, as vezes eu ando com minha biz, mas no horario que consta na multa eu estava em uma festa de aniversario, inclusive eu tenho até o convite…não há foto pra porvar que era eu, nao assinei nenhuma multa, meu pai tomou 7 pontos na carteira.. o que eu faço? aonde recorrer? ajuda por favor!

  240. Everton on dezembro 21st, 2009
  241. tomei uma multa no dia 11/12 em uma cidade, só que morro em outra e nesse dia estava na minha cidade, e a multa é grave onde perco 05 pontos na carteira. o q faço pra recorrer?

  242. Dalianne on dezembro 28th, 2009
  243. Vou passar dos 20 pontos no próximo mes pelas notificações recebidas hoje. O que me aconselhas a fazer já que moro sozinho, em local ermo, sou cardiaco e não tenho outros meios para me deslocar.

  244. Luiz Otávio on dezembro 28th, 2009
  245. Olá, gostaria de ter uma orientação de como proceder no recurso, sabendo que fui multado por avançar semaforo vermelho numa cidade em que meu veículo nunca esteve, desde já agradeço.

  246. Wellington on janeiro 2nd, 2010
  247. Estava de moto na rodovia e acabei saindo pro acostamento. Este tem um degrau com a pista que dificulta a volta, e como tinha de ser um guarda me parou a frente e me multou por transitar do Km 57+800 até o Km 57+700 (100 metros).
    Alguma sugestão para recorrer se possivel?
    Tks.

  248. Renato on janeiro 2nd, 2010
  249. Preciso de orientação: recebi 2 notificações: 1 notificação feita por foto eletronica por parar em cima da faixa de travessia de pedestres em um sinal. E uma segunda notificação, 2 segundos após, por avançar este sinal. Essas 2 multas procedem? Não deveria ser somente a de avanço de sinal? Obrigado

  250. marcio on janeiro 4th, 2010
  251. Fazendo uma consulta para pagamento de IPVA verifiquei que tenho algumas multas mais eu nunca recebi nenhuma notificação. O que eu faço?

  252. batista on janeiro 4th, 2010
  253. Achei ótimo este link, muito participativo. Senti falta das respostas.Estou pesquisando sobre multas, na tentativa de ajudar uma amiga.Ela recebeu uma multa do Estado do Ceará, ano passado. Só, que ela não conhece o Ceará e seu carro nunca esteve lá. Ela já apresentou recurso, inclusive co prova material, ou seja Nota Fiscal, pois o carro estava na oficina na data da autuação. Agora, o Detran ou sei lá que órgão desconheceu a Nota Fiscal e exige o pagamento da multa. Ela ainda tem possibilidade de novo recurso, mas como dar um fim à situação?

  254. sonia elizabeth on janeiro 6th, 2010
  255. recebi uma notificação de autuação por estacionar na calçada.
    Sendo que tenho certeza de que não houve tal fato e a notificação veio para a minha casa e não fui abordada e tem comunicada p/ adesivo no carro.
    Posso recorrer?

  256. Roseni on janeiro 10th, 2010
  257. Olha só! Recebi uma multa gravíssima por trafegar com minha moto sobre uma calçada em um bairro no estado do Rio de Janeiro, sendo que eu moro em Minas Gerais e a Moto nunca viajou para Rio. A moto foi comprada no Rio em 1998 e desde então está em Minas. Porém não transferi ainda os documentos. Gostaria que me ajudasse a recorrer desta Multa injusta. Pois me considero um exemplo de motociclista respeitando as Leis de transito e os pedestres, e nunca estaciono ou trafego sobre passeios. O ano passado paguei o IPVA na data correta, mais não tive como enviar a moto ao Rio para fazer a vistoria. Isso pode ajudar? Já que se eu fosse ao Rio certamente teria feito a vistoria da Moto.
    Alguma sugestão de como eu devo proceder para recorrer desta multa?
    Um Abraço.

  258. Eduardo guedes on janeiro 12th, 2010
  259. recebi uma multa (ultrapassar em pontes)com diferença de dois minutos fui notificado por dois agentes diferentes posso recorrer uma e gahar

  260. rafael marques on janeiro 12th, 2010
  261. Boa tarde, gostaria de uma orientação.

    Ao ir fazer uma prova para um concurso (que terminava as 19h), fui multado por estacionar no passeio pela prefeitura, só que:

    • fui multado três vezes ( 14:38h; 16:00h e 17:00h) no mesmo lugar até o carro ser rebocado às 18 horas.
    • a infração foi feita dia 24/05/09 e recebi a primeira notificação dia 13/08/09.
    Pergunto: pode o guarda municipal me multar depois de já ter me multado antes?
    Pelo que li, a multa só vale se a notificação tiver no máximo 30 dias e já tina se passado 2 meses. As outras 2 notificações não chegaram.
    Como proceder; desde já agradeço.

  262. Helio Caldas on janeiro 15th, 2010
  263. Ola pessoal, a melhor forma de entrar com recurso contra multas é apresenta-la antes da notificação exempo: voce notou que o radar te fotografou, passe no hospital pessa ao medico um atestado e entre com recurso antecipado alegando situação de emergencia; aproveite qualquer erro no preenchimento da notificação, tenha provas que seu veiculo estava em outro local na hora da infração exemplo; nota de estacionamento ou de oficina; mas nunca se esqueça que uma mintira deles vale mais que dez verdades sua. existe sites que oferecem gratuitamente modelos de recursos é só pesquisar, falo boa sorte galera.

  264. paulinho on janeiro 15th, 2010
  265. Tomei uma multa por em local proibido. porém os dois pneus da moto estava dentro da faixa branca e o pé da moto para fora.. cabe recurso… e outra coisa data da infração 09/11/2009 e data da emissão 08/01/2010 – quase dois meses pra chegar a multa.. cade recurso?

  266. Sergio Mesquita on janeiro 18th, 2010
  267. Tomei uma multa por avançar o sinal vermelho por um agente de trânsito. Me recordo que no dia em que eu passei nesse cruzamento e havia um agente, foi um dia em que passei no sinal amarelo. Ou seja, o sinal havia ficado amarelo quando eu já havia feito o cruzamento. Gostaria de saber se é viavel recorrer. Pois será minha palavra contra a dele. E sei que avancei o sinal amaralo e não vermelho.

  268. Eduardo on janeiro 20th, 2010
  269. Fui atuado por agente de transito,por ter avançado o sinal vermelho, o agente se encontrava no sentido oposto da via, o horario que ocorreu atuação foi 22;14,no local ocorre muito assalto por este motivo eu avançei o sinal, tenho como recorrer a esta multa?

  270. eduardo on janeiro 25th, 2010
  271. fui atuado por uma blitz de transito ele me atuou por estar dirigindo com uma mao no volante e outra por eu estar sem calçado como faço para recorrer abraço…

  272. heleno on janeiro 29th, 2010
  273. Entao recebi uma multa que eu estava sem capacete e a minha filha de 12 anos tbm so que eu jamais ando sem capacete e ainda mais com minha filha queria saber como faço pra recorrer sendo que o policial so anotou a placa mais nao me parou e nao tem foto nem nada so a palavra dele aguardo resposta desde ja agradeço

  274. Darcio on fevereiro 4th, 2010
  275. recebi uma multa gravissima,” moto “ao entrar em uma rua, paro para deixar o passageiro em lugar permetido troco algumas palavras com ela quando vou embora em movimento cerca 2 metros baixo a viseira logo em seguida tem uma viatura de transito um dos agentes se desloca do seu lugar para outro, eu passo por ele esperando que me parasse porém não me parou depois de alguns dias chega a multa. eu pergunto ele esta correto em aplicar a multa sem ter mim parado, ele teve chance de me parar mas não parou não deu nenhum sinal. o que devo fazer?

  276. fabio silva on fevereiro 5th, 2010
  277. Olá,

    Fui autuado por trafegar no acostamento da estrada. Na realidade, aproveitamos o alto trânsito e paramos no acostamento por um instante para efetuar uma troca de condutores e na volta para a pista uma viatura da polícia, também no acostamento, nos avistou e nos multou. Como posso recorrer ?

    Obrigado pela ajuda.

  278. Gustavo on fevereiro 9th, 2010
  279. comprei um carro em 08/2008 e somente agora em 02/2010, quando recebio o bleto do IPVA, que tomei conhecimento de uma multa da Polícia Federal ref. a 02/2008, período em que o carro ainda não me pertencia. Que posso fazer ?

  280. Pierre Romulo on fevereiro 16th, 2010
  281. Preciso de ajuda. Fui multada por ultrapassar em faixa contínua o que não foi verdade porque no trecho havia faixa contínua e tb faixa que me liberava para ultrapassagem. Os guardas não me abordaram no local, somente 1 a 2 km mais pra frente, alegando que tinham VISÃO para ver que foi na faicha contínua.
    Preciso recorrer da mulda. Agradeço a ajuda. marlene

  282. MARLENE on fevereiro 23rd, 2010
  283. Boa Tarde
    Meu esposo recebeu uma multa por avançar sinal vermelho,mas ele tem certeza que não passou o sinal vernelho,e a rua é do lado do posto que abastecemos e foi ás 4:47 no posto,e a multa foi ás 5:05,eu tenho comprovante do posto.Se recorrer será que ganho?Preciso de exclarecimento.

  284. suzana de oliveira on fevereiro 24th, 2010
  285. meu carro foi apreendido por documentação atrasada e quando fui retirar meu carro vi que me roubaram meu som no valor de 2000 reais !!! oq eu faço agora me ajudem !!!????

  286. israel on fevereiro 24th, 2010
  287. Bom dia, estou morando a pouco em São Paulo. Ontem a noite minha amiga tomou um porre e tive de leva-la para casa. Em determinado momento ele tirou o sinto e se escorou em mim.
    Meus colegas disseram que os radares de fiscalização da Marginal Tietê multam por falta de cinto de segurança, isto procede? Existe este tipo de equipamento capaz de pegar falta de cinto a noite?

    Grato

  288. Tiago on fevereiro 27th, 2010
  289. olá , recebi uma notificação onde não tem sinalização , e outra, foi por excesso de velocidade que tambem não diz qual é o limite . pois bem ,isso foi as 07:12 de um sabado.O limite é de 50km e eu passei a 60km o interessante é que vem dizendo que foi próximo ao nº 119 . pois bem, esse nº tem um semafaro , pois não tem nada dizendo limite de velocidade . gostaria de saber como recorrer ,pois passo quase que todos os dias nesse local e essa foi a 1ª vez que aconteceu isso.
    abraços e fique na paz!!

    grato e

  290. fabio henrique on março 3rd, 2010
  291. Recebi uma notificação, por estacionar
    em estacionamento rotativo. Mas assinei na notificação… em: NOME DE PROPRIETÁRIO E INFRATOR…
    Como tirar 2° via, ou posso recorrer com esse documento mesmo?
    obrigado…

  292. Eliague on março 8th, 2010
  293. oi eu estou muito revoltado porque eu tomei uma multa … en outra cidade mais so q eu nunca fui nese cidade alias ela fica ums 600 km da minha cidade uma das multas foi por andar sem capacete e a outra foi por farol a pagado e aqora como e q eu faco para recorre

  294. raimundo nonato ribeiro on março 8th, 2010
  295. Oi Boa noite,
    Levei uma multa por transitar no acostamento!
    So que eu nao estava transitando no acostamento e que me lembro nesse dia tinha fila e eu vi varias motos transitando pelo acostamento e mais a frente vi umas 7 motos paradas levando multa por estaremindo pelo acostamento eu nem fui parado pois nao estava no acostamento e anotaram a minha placa e agora chegou uma multa por estar transitando pelo acostamento! o que faço???
    muito obrigado!!!

  296. Leonardop Jose dos Santos on março 8th, 2010
  297. Olá, gostaria de saber como recorrer a uma multa. Fui multado por ultrapassar em local proibido. Passei por uma blitz, mas em momento algum ultrapassei em local proibido, como devo proceder?

  298. Milton B. on março 15th, 2010
  299. Bom dia!

    Gostaria de dicas e ajuda para esse recurso, recebi uma multa de transito de invasão de sinal com fotografia, emissão 31/01/2010 e só recebi a multa dia 11/03/2010, com data de aferição do equipamento em 23/05/2008, existe na lei artigo que fale sobre data de emissão e recebimento da multa e aferição do equipamento, estou com poucos dias do prazo de recurso, aguardo se possível retorno.

    Obrigado,

    Jorge Pereira

  300. Jorge Luis da Costa Pereira on março 16th, 2010
  301. oi, levei uma multa por não estar de cinto de
    segurança mas eu estava de cinto,não me notificaram e não tem foto o que eu faço, espero retorno
    OBRIGADO.

  302. jair perussolo neto on março 16th, 2010
  303. ola fui em pleno feriado de semana santa , minha moto caiu quebrou o espelho , ai fui abordado por um policial que mim multou expliquei para ele que nao poderia trazer a moto nas costa e tudo nao esteve jeito . blz eu aceitei numa boa . mas o que mais mim chateou foi que ele nao foi nada profissional comentando sobre o ato em uma lanchonete que claro eles tem boca livre e o dono da lanchonete pode passar qualquer carro irregular nas vistas deles e eles nada faz , se pudesse faria alguma coisa contra este policial
    abraco

  304. fernando bastos on abril 3rd, 2010
  305. Fui multada por dirigir sem habilitação e por estar com os documentos atrasados. A multa foi em Rubim. Moro em Esmeraldas e no horário da multa 23 horas acabara de sair da escola onde trabalho em Contagem. Minha moto, que está com os documentos em dia, estava lá paradinha na garagem de casa. Nunca sequer na vida ouvi falar que existe um lugar chamado Rubim. Vou perguntar pro Google onde fica. Talvez eu descubra o que eu estava fazendo lá a uma hora daquelas…

  306. Silvia on abril 7th, 2010
  307. tenho um carro vai fazer 3 anos que nos compramos no ano passado tirei a carteira e estou na permissão quem dirigi o carro e meu esposo e meu pai, poren fui verificar pra ver se tinha alguma multa pq nunca chegou nada no meu enderço e verfiquei que tinha mas 20 pontos. E agora o que vou fazer se como nunca chegou multa como vou recorrer.

  308. priscila on abril 11th, 2010
  309. Fui multado por avançar o sinal vermelho com foto do radar. Na verdade, eu estava parado após a faixa de pedestre e antes do cruzamento para não bloquear o trânsito da rua transversal, caso este abrisse. E foi o que aconteceu.
    Ou seja, para não bloquear o trânsito eu acabei sendo multado !!
    Vocês podem me ajudar me dizendo se posso recorrer com este texto e a possibilidade de me livrar desta multa injusta?
    Grato.

  310. Luiz on abril 11th, 2010
  311. Boa noite, gostaria de saber como recorrer uma multa, referente ao uso do acostamento, pois tive que usar ou se não um outro veiculo colidia na traseira do meu veiculo, o transito estava praticamente parado, sendo que usei o acostamento por +/- us 30 metros, código da infração 58197, esta multa foi emitida pela PRF, desde já agradeço

  312. Jackson on abril 13th, 2010
  313. olá pessoal ,estou prescisando da ajuda de vcs,tomei 2 multas em menos de 1 mes ,a primeira foi virar adireita em local proibido pela sinalizaçao ,mais acontece que la no local nao tem como virar a direita pq é contramao, a 2 parar em local proibido,mais meu carro morreu quando o guarda olhou para o transito eu estava parado ae me a plicou a multa tem como eu recorrer se possivel me retornem agradeço !!!

  314. willians rj on abril 19th, 2010
  315. ola pessoal estou precisando da ajuda de vc6 tomei uma multa no domingo na minha rua as 10:00 da manhan por esta sem cinto mais não fui parado e nem vi quem me multou sera que tenho como recorer essa notificação espero que posssam me ajudar abraço.

  316. thiago on abril 27th, 2010
  317. Recebi 2 multas no mesmo local, no mesmo dia, uma com horário de 18:36 e outra com horário de 18:44 por 2 agentes de trânsitos diferentes. Por estacionar no passeio e a outra está com a descrição estacionar ao lado/sobre divisores de pista de rolamento. Isso é legal? Tenho que pagar pelas duas ou posso recorrer de uma e pagar a outra. Desde já agradeço!

  318. Viviane Lopes on maio 4th, 2010
  319. Boa Tarde!

    Meu esposo te uma santana quantum e levou uma multa por transitar com rodas aro 17. Existe isso e outro detalhe é que o carro nao esta rebaixado e nem proximoa o pneu do paralama.

    Por gentileza alguem poderia me ajudar em como devo proceder.
    No aguardo
    Suelen

  320. Suelen Mantovani on maio 10th, 2010
  321. Tomei uma multa por andar com os farois apagados mais não me lembro de ter feito isso meu carro não foi fotografado e nem assinei multa alguma tem como recorrer desta multa(Infração 72340)?
    Desde já agradeço

  322. Tiago on maio 11th, 2010
  323. Olá gostaria que vcs me ajudassem com o recurso, chegou uma multa na minha casa constando que eu transitava com capacete sem viseira, em uma cidade lá no paraná, só que nunca fui lá, acho que o agente errou ou minha placa foi clonada, alem disso não consta nem a cor da moto na multa.
    Me ajudem obrigado.

  324. Wesley on junho 16th, 2010
  325. Srs,

    Recebi uma notificação de autuação por infração à legislação de trânsito, onde fui enquadrado no artigo 218 – III, velocidade permitida 40 km/h e a valocidade registrada foi 68 km/h. Ou seja, infração gravíssima.

    Algumas observações quanto a localização do radar. Ele se encontra a 250 mts de um curva fechada com sinalização de 40 km/h, após a curva há uma descida forte e pratricamente em cima do radar, que não possui nenhuma notificação de sua existência, tem uma outra placa pequena notificando o limite de 40 km/hora.

    Acham que vale um recurso? Caso achem possível o recurso, teriam um modelo para este tipo de defesa.

    Ficarei muito grato se alguém puder contribuir em meu auxílio.

    Att,

    Marcos Paulo

  326. Marcos on junho 17th, 2010
  327. Boa noite.
    Gostaria de saber como recorrer a uma multa referente a trafegar no acostamento.
    Chegou a notificação em casa, mas estava entrando de uma pista que dá acessoa a dutra, então, tive que andar sei lá, um espaço mínimo, e como havia trânsito em excesso, não conseguia entrar, quando entrei, nem pensei que havia sido multada, mas lá na frente um outro motorista me falou “vc foi multada” . Não acreditei, e hoje eis que chegou a multa. Como recorrer?

  328. Jéssica on julho 4th, 2010
  329. Recebi uma multa de exceder a velocidade 20% no dia 02/07 sendo que a data da infração foi no dia 01/05/2010 e a data para recorrer é até o dia 26/06/2010 como posso proceder se o prazo já expirou.
    Abraços

  330. Fernando Leite on julho 5th, 2010
  331. rpz eu estava numa moto yamaha ttr230 uma moto de conpeticao.tava vendo um acidente q aconteceu aq num trevo perto da fazenda em pilar alagoas.. ai vim ´pelo canto da pista vendo a carreta virada ai o cara da PF me paro e dise q eu tava errado porq a moto n tem placa eu sme capacete esem abilitacao p moto (tava so coma d ecarro) ai aconpanhei ele ate o posto fiscal da PF e ele me deu uma multa por ta sem a CNH de moto,sem capacete,e porq a moto n tava registrada no detran como moto de conpeticao.. iai como eu faco para recorer essas multas? me ajude ai que eu tow por fora.. obrigado e estou aguardando a resposta

  332. savio on julho 13th, 2010
  333. Olá,

    Recebi uma notificação por transitar em acostamento, mas eu estava entrando de uma pista que dá acesso à pista principal da rodovia. Expliquei isso ao guarda que me parou mas não adiantou no momento. Fotografei posteriormente o local no qual fui parada e a saida da pista marginal. Será que adianta recorrer com as imagens uma vez que fui autuada?

  334. Priscila on julho 13th, 2010
  335. bom dia.
    queria saber como faço pra recorrer se fui multado numa cidade a 250 km da que eu moro, mas nunca fui nem estive por la, inclusive na data da multa..
    espero resposta!!

  336. luis henrique on julho 14th, 2010
  337. amigo tomei um multa sem saber emprestei a moto que nem esta no meu nome a um amigo e ele tomou uma multa , informou meu cpf isso aconteceu no dia 24/02/10 e ate agora a multa nao chegou mais esta no sistema, como posso recorrer ja q passou 30 dias e ate agora nao recebi nada e casa? posso solicitar uma copia da multa assinada? ok paz !!!

  338. flavio on julho 15th, 2010
  339. Por favor, gostaria de apenas um esclarecimento.
    Fui multada atravessando um farol vermelho as 22 horas de um domingo com minhas duas filhas pequenas.
    Tive a impressão que dois motoqueiros estavam me seguindo. Não pensei duas vezes.Passado 01 mes paguei o IPVA de meu carro, passado 03 meses fui licenciar e não pude por constar uma multa que não chegou para mim, me avisando.Recorri a 2 meses.disseram para eu esperar em casa e não recebi resposta nenhuma.É certo o que o Detran está fazendo? que medidas devo tomar? Muito Obrigada!!

  340. Cristina Rezende de Moura on julho 23rd, 2010
  341. Eduardo Mendes Boa noite!

    Tomei uma multa de trânsito gravissima na marginal no dia 15/04/2010.ás 23:17, por atravessar o canteiro de obra. mas onde eu atravessei uns dias antes era acesso da pista local para a expressa, e ñ tinha sinalização nenhuma q avia mudado .
    gostaria de saber se tenho direito a recorrer a essa multa. obrigado pela ateção
    e estarei a diposição para eventuais dulvidas.

  342. Eduardo on julho 25th, 2010
  343. tomei uma multa en uma rodovia por fato do pnel de minha moto estar desgastado posso recorre ou não ?

  344. lucas pereira on julho 27th, 2010
  345. Acredito que tomei uma multa as 3:00hs da manhã um sinal, por avançar a faixa de pedrestre será que tem como recorrer principal mente por causa do horario pois estava num local perigoso em guarulhos

  346. Marcelo on agosto 2nd, 2010
  347. Fui notificado por andar pelo acostamento só porque estava saindo de uma rua transversal para entrar na rodovia no dia 20 06 2010,sendo que eu não fui fotografado por radar,na multa diz que o guarda do daer-rs viu a placa,como eu recorro disto!.

  348. Rubens Oliveira on agosto 5th, 2010
  349. Tenho 3 situações

    Falar ao telefone celular (tenho o viva voz) e
    Andar sem o cinto de segurança.

    O meu carro tem vidro fumê escuro mas dentro do padrão. (passou na vistoria)Como o guarda pode avaliar tal situação?

    Meu carro foi rebocado no domingo devido a uma obra da CEDAE e alegaram que o carro estava estacionado a menos de 5m da curva.

  350. victor borges on agosto 16th, 2010
  351. ola pessoal moro em cachoeiras de Macacu, perto de Friburgo mais trabalho no rio de 2º a 6º feira, pego 08:00 até 19:00hs no trabalho. Tomei 2 multas, um na minha cidade(Horario 18:12 pelo Dia 15/06/2010 terça-feira,pelo guarda municipal) e outra em Duque de Caxia(horario 14:57 terça-feira, pela DETRAN(PMERJ), pois de 2º a 6º feira fico na casa da minha prima no(RJ). só sabado e domingo que eu ando de moto na minha cidade. Qual o procedimento eu tevo tomar Nesta situação.Pois os dias de semana não ando de moto na minha cidade e nem duque de caxias.

  352. Maicon Vitor on agosto 31st, 2010
  353. MULTA XENON….

    E ai povo indignado com essa industria de multas…

    Então fui multado em 13/08/2009 Art.230, XIII CTB, “andar com equipamento de iluminação alterado”, saliento que possuo XENON em meu veículo, tratando-se da nova lei seria proibido se não houvesse a “regularização”, a qual tenho, gastei entre papeis vistorias no INMETRO e DETRAM cerca de R$330,00 dinheiros, consta no Documento do carro tal alteração, encaminhei no recurso todos os documentos, laudos e autorizações, copia do Doc. do carro com o numero da alteração e a inscrição “veículo XENON”, recorri a 1ºx foi Improvido, 2º recurso, foi improvido tbm, mesmo com todas essas provas, sendo que a data de emissão do documento já com a alteração é anterior à multa, ou seja, estava REGULAR. Agora que foi improvida novamente eles pedem pra pagar a multa de R$127,00 dinheiros primeiramente e depois recorrer “palhaçada” ao CONSELHO ESTADUAL DE TRÂNSITO – PR, esses relapsos senhores se quer leram os recursos, simplismente indeferem tudo, para encher os cofres do governo impropriamente e nós filhos do descaso e da injustiça permanecemos a esmo aguardando uma resposta que é simples.

    Se é assim que funciona, não deveria nem mesmo existir recurso.

    Fica aqui minha indignação e mão atadas…..
    Não sei mais o que fazer…..

    Abraços povo!

  354. Angelo on setembro 1st, 2010
  355. Levei uma multa menos de 1 minuto após sair de um estacionamento em são caetano do sul, e diz o agente que eu estava falando ao celular. Só tem dois problemas: 1) meu carro possuí sistema Connect da Fiat com bluetooth, sendo que não preciso do celular em mãos para receber ou fazer ligações.2)eu estava era cantando e bem alto……para recorrer é uma canseira….

  356. Iracema B on setembro 13th, 2010
  357. Recebi uma multa dizendo que transitava com o veículo na faixa de rolamento, marcas de canalização.
    Só que eu não lembro do ocorrido e também não tem foto do veículo, como faço para recorrer a essa multa que é do DER

  358. Ivan Oliveira da Silva on setembro 17th, 2010
  359. Retificando, o termo estacionamento por retorno
    Estava indo ao Parkshopping via pista em frente a nova rodoviaria municipal de Brasília, e como existia um enorme encarrafamento de carros pelo fato de vários motoristas errarem a nova entrada para a rodoviaria, fiquei esperando para entrar para o retorno, como percebi ser impossível aguadar resolvir seguir em frete para o próximo retorno, nesse momento minha filha que estava setada no banco do carona me avisou ter visto o guarda da policia rodoviária federal multando o meu carro.
    Ontem passei pelo mesmo local e vi que o retorno foi fechado, acredito ser devido a esse tipo de problema.
    E o que mais me intrigou foi o código da multa- 56142, 5 pontos, R$126,00 e denominada -Parar na pista de rolamento das rodovias..
    Portanto gostaria que me ajudasse no recurso que posso apresentar até dia 30/09.
    Aguardo resposta e agradeço a atenção.
    Lígia Amaral

  360. Ligia Amaral on setembro 27th, 2010
  361. olá recebi uma multa dizendo ter avançado o sinal vermelho as 11:44 da manhã, sendo que saiu da faculdade as 11:40, não tendo foto, seria praticamente impossível eu estar neste sinal em apenas 4, minutos, pois na saida da faculdade possui grande trânsito de veículos, sendo demorada o trafégo.Gostaria de saber como posso recorrer, pois tenho certeza que não passei o sinal vermelho nesse horário.Obrigado aguardo resposta.

  362. Jacqueline on setembro 27th, 2010
  363. Levei uma multa por estar com as lanternas dianteiras com a cor azul, tenho como recorrer?

  364. Marcos on setembro 28th, 2010
  365. olá bom dia a todos os presentes.
    Gostaria de também pedir um auxílio.
    Minha mãe foi multada no dia 11/09/2010 à 1hora da manhã por supostamente ter transitado sobre calçada.
    acontece que fui no local e percebi que existem várias árvores na calçada.
    do outro lado da via há um posto de combustíveis, mas a calçada tem 18 centímetros de altura, o que se isso ocorresse certamente o pneu teria estourado.
    Ademais minha mãe havia ido me buscar em um bar que fica 5 quarteirões do bar. tenho o recibo da passagem de cartão de crédito datado dia 11/09/2010 às 00:49. portanto não teria como eu ter saído do bar no momento em que passei o cartão de crédito para acertar minha conta e ter corrido para o carro da minha mãe e ainda nós termos nos dirigido à rua, e ainda transitar sobre a calçada.
    será que tem como ganhar um recurso???
    abraço a todos.

  366. RAFAEL on outubro 4th, 2010
  367. Retornando da rodoviaria Novo Rio – Rj, meu painel queimou e não tive como ver a velocidade em que estava transitando. como era mais de 4 da manhã e estava transitando na Av Brasil uma via muito perigosa tentei manter a velocidade, mas recebi 3 multas ao longo da via onde eu estava acima da velocidade, 98km/h. a velocidade permitida é noventa, 4 hora da manha, eu estava sem o painel para verificar a velocidade, tento a nota do eletricista e pessoas que estava comigo.Posso recorrer dessa multa???
    Trabalho dirigindo e não posso ter pontuação na carteira???
    Me ajude!! Obrigada

  368. Vania on outubro 25th, 2010
  369. olá, tomei 1 ou melhor 2 multas em guarulhos sp sendo q nunca fui pra la tenho certeza absoluta, e as multas forão sem equipamento obrigatorio e a outra sem capacete ambas 23:21hrs e agora o q eu faço?

  370. michel brito on novembro 3rd, 2010
  371. Moro em Sorocaba e fui multada em Outubro pela Prefeitura de São Paulo por não dar seta ao mudar de faixa numa rua de lá. Ocorre que meu carro nunca esteve lá. Há quase um ano está parado na garagem porque não sei dirigir, e o meu marido, que está com a habilitação suspensa desde aquela época, nem chega perto do carro. A notificação da multa é vaga, apenas n° da placa (sem a cidade de origem) e fábrica, não diz a cor nem o modelo do carro e não tem foto. Há possibilidade de recorrer, inclusive com a inclusão de testemunhas de que o carro estava aqui em Sorocaba na data em que houve a alegada “infração”?

  372. Cléia on novembro 6th, 2010
  373. Preciso de auxílio para defesa de multa sinal vermelho. Recebi notificação de infração valor R$ 200,00 reais e juntamente veio a foto de meu veículo só que não aparece a prova que cruzei o sinal vermelho. Na verdade, segui o fluxo de veículos e quando estava cruzando o sinalestava no amarelo e fui altuado. Na foto realmente só fotografou a placa do meu veículo mas a prova da sinaleira com sinal vermelho não tem esta prova, como eu consigo montar minha defesa e livrar os sete pontos em minha carteira de abilitação????
    Se alguém poder me dar uma ajuda agradeço, pois estas sinaleiras caça níques só sabem arrecadar e tirar dinheiro do cidadão, nunca levei uma mula e sempre tenho meus descontos do motorista legal para ganhar descontos no pagamento do IPVA, preciso de auxílio, pois tenho até dia 06/12/2010 para apresentar defesa, caso contrário tenho que marchar com os R$ 200,00 + 7 pontos na carteira.
    Aguardo instruçõs de al´guém que possa me livar desta.
    Um abraço,
    Eduardo Scolmeister

  374. Eduardo Scolmeister on novembro 7th, 2010
  375. Oi eu sou de menor e levei uma multa por estar carregando minha irma sem capacete… mas tenho uma explicaçao:minha irma sai da aula as 11 da manha em ponto, e nesse dia ela demorou 30 minutos para chegar em casa, entao fui atras dela, eu a encontrei, mas eu estava com medo de q augo tivesse acontecido com ela, entao fui rapidamente levala para casa, mas ela estava sem capacete, e eu nao tenho habilitaçao.
    daí um policial me parou e começou a me xingar. disse q ia tirar foto da placa e q a multa chegaria pelo correio.
    nao sei oq eu faço…..

  376. cesar on novembro 10th, 2010
  377. Bom dia, fui multado por passar no sinal vermelho, o que devo fazer para recorrer.
    Obrigado.

  378. Marlon on novembro 20th, 2010
  379. boa tarde gostaria muito da ajuda de vocês, recebir uma multa por transitar em marcha ré dei uns 3m numa avenida que estava muita movimentada, muitos carros estavam parando no meio fio para deixar passageiros devido o movimentos de pedestres sendo no dia feriado municipal na cidade me mandem por favor um modelo de defesa prévia

  380. nilton on novembro 22nd, 2010
  381. Boa Noite!

    posso colocar os pontos de uma multa de moto na minha carta de categoria B ?

    Obrigada

  382. Jaziel on novembro 22nd, 2010
  383. Boa noite,tomei duas multas no mesmo dia por andar sem cinto eu e o passageio,porem estava chovendo e eu estava com os vidros com insufilme 70% fechados,sem visibilidades para os pms,e afinal nós estavamos de cinto,quero saber se tenho q recorrer na cidade em q tomei a multa ou pode ser na minha,é 450km de distançia entre elas…por favor me ensine oq devo fazer…ou o q devo levar…MUITO GRATO.

  384. marcilio on dezembro 1st, 2010
  385. Tenho um fiorino estacionei em local permitido só que em horárioi proibido, conforme aviso de uma placa minúscula.
    como recorrer?

  386. Cesar Ricardo on dezembro 14th, 2010
  387. fui multado na carga e descarga, pois tive uma pane eletrica, coloquei o triangulo no vidro trazeiro, acionei o eletricista que fez o reparo, troco da bobina de ignição, como deve recorrer a multa sendo a minha 1ª multa, sou habilitado desde 21 de 10 de 1997

  388. JULIO LAWALL on dezembro 28th, 2010
  389. olá fui multado por ter passado direto em uma parada obrigatoria, mas como expliquei ao policia
    meu veiculo perdeu o freio assim batendo em outro veiculo, mas se perdi o freio é obvio que não dava pra para NE!
    gostaria de saber se da pra recorre nessa situacão?

  390. André felipe on dezembro 30th, 2010
  391. Olá!
    Recebi uma Notificação de Autuação referente a avanço de sinal vermelho com fiscalização eletrônica no local. A fiscalização eletrônica foi instalada há pouco tempo e só há sinalização a respeito da mesma em uma placa localizada entre 30 e 40 metros do semáforo além de outra, no próprio poste que sustenta o semáforo, informando o horário que não era permitido o avanço do sinal vermelho, que seria das 6:00 as 22:00 hs(fui multado a exatamente 06h07min47s). Minha dúvida é a seguinte: li em algum lugar e não me lembro onde, podendo até estar enganado, que sempre deve haver placas de sinalização sobre fiscalização eletrônica a no mínimo 100 metros do local. Por favor se souber(em) de algo parecido gostaria de obter ajuda pois o prazo para recorrer desta Notificação já expirou mas ainda virá a multa com novo prazo.
    Obrigado a todos.

  392. Eduardo on janeiro 4th, 2011
  393. Fui multada por passa no sinal vermelho, e não era eu que estava pilotando o que eu faço para recorrer.

  394. ANA PAULA on janeiro 10th, 2011
  395. Levei uma multa por dirigir com a viseira levantada, gostaria de recorrer pois levantei a viseira quando avistei uma pessoa parada a frente da moto, e por azar era um policial, e me mandou parar, era noite, havia acabado de para de chover e o local era de pouca iluminação, mesmo assim o policial interpretou que eu conduzia a moto de viseira levantada e me autuou, aleguei que estava escuro a viseira estava molhada por isso levantei mas ele não teve dó, e ainda disse pra eu recorrer, alegando isso com um ar de cinismo.
    Alguém pode ajudar de como recorrer ?

  396. Wagner Fagundes on janeiro 11th, 2011
  397. como recorrer da infração 72340, foi escrito dessa forma “veiculo em movimento deixou de manter acesa a luz”. mas eu estava com as lanternas acessas e não concordo. obrigada.

  398. Júlia on fevereiro 4th, 2011
  399. Em Feira de Santana-BA, BR324 Km594 +500m levei uma multa por ter sido registrado no radar 102Km/h, sendo a velocidade máx.,alegada ao local< 60KM. Porém não se observa sinalização advertindo?
    É possível recorrer?
    Várias pessoas reclamam das multas neste ponto.

  400. Victor on fevereiro 11th, 2011
  401. Gente recebi uma multa falando que eu estacionei em local proibido, mais neste dia eu estava trabalhando e sair depois das 20:30 e a multa foi as 20:05 e pior o carro esta no nome do meu tio como faço para recorrer.

  402. Drica on fevereiro 11th, 2011
  403. Boam dia,tenho uma duvida; e e meu esposo fomos para a praia de moto com mais um casal no mes passado e na volta fomos parados pela Federal e o casal estava com a viseira aberta e nós não,quando paramos eu ergui a viseira e estava de raibã,tenho absoluta certeza que estava com a viseira fechada,mas mesmo assim ganhamos uma multa,os dois casais!Porém na multa veio a seguinte informação: 70301 -moto sem capacete.(nas informacoes abaixo diz: capacete e viseira levantada.7 pontos R$191,53.
    será que tenho como recorrer,e como faço isto?tem algum modelo especifico para recorrer?
    desde ja foram muito uteis as informações deste site!aguardo retorno

  404. Amanda on fevereiro 16th, 2011
  405. Como fazer defesa prévia de infração de transito código 580! Alguém pode me ajudar!!!

  406. Mauro on fevereiro 26th, 2011
  407. levei uma multa de farol vermelho 14;00 da tarde
    farol estava com cor indefinida quebrado como posso recorrer

  408. gislaine on março 7th, 2011
  409. pequei quatro multas porcausa do fume por nao ter a numeraçao visivel, porcausa do triangulo por nao esta no bagageiro estava debaixo do banco, porcausa do peneu estava com as linhas visiveis pois , para ele as listras estavao começando apagar, e por causa de uma lus na meia lus q nao era a tradicional, obs quando ele min abordou ja era de 6,30 para as 7 horas da noite e estava chuviscando , pois ele pegou meus documentos, entrou para dentro da viatura e começou a min multar , e a chuva caindo e começou a min multar , obs e um aluno novato cem esperiencia , pois tentei argomentar com ele para observar o os motivos dessas multas , ele disse para min virar e simplismente sorriu b da minha cara , e ainda min deu o papel para min comparecer com cinco dias depois , obs; olha estou cen dormir , preocupado , e traumatizado , eu tenho certeza que eu nao devo e q meu carro esta em perfeita condiçao , tem como eu entrar com uma açao contra a instituiçao pois nao consigo mais raciocinar pois estou deseperadfo pois posso perder minha ferramenta de trabalho por falta de esperiencia de um policial novato e q quer mostrar serviço e por isso faz essas injustiças , olha nao estou dormindo mais, por favor min mande uma soluçao ,isso e um apelo tenho tres filhos e pensso neles quando vejo uma injustiça 94 33225580…..

  410. adenildo da silva bezerra on março 10th, 2011
  411. tomei uma multa por passar em sinal vermelho,mas não foi o caso estava verde,e parei na faixa por havia um carro quebrado a frente, onde foca o Jari em guarulhos . Obrigado

  412. Paulo on março 16th, 2011
  413. tomei uma multa por circular na faixa de onibus, ENTRETANTO, NÃO TEM NADA NENHUMA FOTO OU ALGO QUE COMPROVE QUE EU ESTAVA CIRCULANDO NA FAIXA… e sendo assim recebi uma multa grave 5 pontos, sem ter foto ou km informada…

    POSSO RECORRER SOBRE ESSA MULTA???

    GRATO,!!

  414. jonathan on março 21st, 2011
  415. Meu irmão foi para a praia com meu carro e levou uma multa, só que fiquei sabendo disso no dia que fui renovar minha carteira de habilitação, e isso já vai fazer um ano e , até então esta multa nunca chegou na minha casa e como minha carteira é provisória tenho urgência em resolver isto. O que fazer? Me ajudem!!!!!! Não posso perder minha CNH…

  416. Andréia on março 21st, 2011
  417. Recebi uma notificação de multa no qual o policial notificou transitar em calçadas. Desconheço isso,pois, neste local existe um banco Itau e todos os carros e motos transitam naquele local natuarlmente e também na calçada ficam dezenas de carros estacionados. Se não posso transitar ali, então os carros que ali se encontram também não poderão ficar, será que vocês podem me dar uma sujestão de recurso?

  418. Evilasio Junior on março 22nd, 2011
  419. Em 03.02.2011,fui ao litoral sul, e qual a minha
    surpresa, ao atravessar a cidade Juquiá, fui mul-
    tado duas vezes, num curto espaço de cinco minutos, por excesso de velocidade, nessa cidade não tem placa de velocidade máxima nas vias da qual fui multado, nem aviso da presença de radares, além do mais, eu jamais dirigi acima dos
    40 km. por hora em vias urbana sem sinalização, consta numa multa 46 km. por hora e em outra 52 km. por ora, tenho prazo até o dia 04.04.2011, para recorrer, como devo proceder-me?

  420. David Moraes Jardim on março 28th, 2011
  421. Caros,

    segue os fundamentos para recorrer de multa após ter se recusado ao bafômetro:

    Resolução nº 206/06 – Dispõe sobre os requisitos necessários para constatar o consumo de álcool, substância entorpecente, tóxica ou de efeito análogo no organismo humano, estabelecendo os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes.

    A regulamentação do assunto tratado na Resolução nº 206/06 já era esperada, desde a edição da Lei nº 11.275/06, de 07/02/06, que alterou os artigos 165, 277 e 302 do CTB, estabelecendo novas regras para a fiscalização da influência de álcool nos motoristas.

    Embora tenha sido dado prazo de até SESSENTA DIAS, para que os órgãos executivos de trânsito e rodoviários providenciem a adequação de seus procedimentos, a Res. 206/06 já se encontra em vigor desde sua publicação (10/11/06), revogando a Resolução anterior, de nº 81/98.

    Apesar da atual redação do artigo 165 do CTB não constar mais a dosagem de álcool no sangue a partir da qual o condutor comete infração de trânsito, bastando, portanto, a INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL, o que nos permite o entendimento quanto à revogação tácita do artigo 276, segundo o qual “A concentração de seis decigramas de álcool por litro de sangue comprova que o condutor se acha impedido de dirigir veículo automotor”, o CONTRAN manteve, nesta Resolução, o mesmo referencial para a realização do teste de alcoolemia.

    Desta forma, não obstante a discussão acima, que deixaremos, por ora, de lado, vejamos quais são os atuais procedimentos para a confirmação de que o condutor se encontra dirigindo sob a influência de álcool (ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física e psíquica):

    I – teste de alcoolemia com a concentração de álcool igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue;

    II – teste em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilômetro) que resulte na concentração de álcool igual ou superior a 0,3mg por litro de ar expelido dos pulmões;

    III – exame clínico com laudo conclusivo e firmado pelo médico examinador da Polícia Judiciária; e

    IV – exames realizados por laboratórios especializados, indicados pelo órgão ou entidade de trânsito competente ou pela Polícia Judiciária, em caso de uso de substância entorpecente, tóxica ou de efeitos análogos.

    Para utilização do medidor de alcoolemia (etilômetro ou “bafômetro”, como o conhecemos), prevê a Resolução os seguintes requisitos:

    – modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, atendendo a legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos nesta Resolução;

    – aprovação do medidor na verificação metrológica inicial realizada pelo INMETRO ou órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ;

    – aprovação na verificação periódica anual realizada pelo INMETRO ou RBMLQ;

    – aprovação em inspeção em serviço ou eventual, conforme determina a legislação metrológica vigente;

    – as condições de utilização devem obedecer a esta Resolução e à legislação metrológica em vigor; e

    – as notificações da autuação e da penalidade, além do disposto no Código de Trânsito Brasileiro e na legislação complementar, devem conter a alcoolemia medida pelo aparelho e a considerada para efeito da aplicação da penalidade.

    Note-se que, diferentemente do previsto no artigo 5º da Resolução nº 81/98, complementado pela Resolução nº 109/99, não há mais a necessidade de homologação de cada modelo de aparelho, por Portaria do DENATRAN.

    Estas são, portanto, as formas de comprovação da influência de álcool (ou substância entorpecente) a que deve ser submetido todo condutor de veículo automotor, sob suspeita, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo da fiscalização de trânsito, nos termos do artigo 277 do CTB.

    Com a alteração da Lei nº 11.275/06, porém, passou a prever o CTB qual deva ser o procedimento no caso de recusa do condutor à realização dos testes, exames e da perícia previstos no caput do artigo 277, prescrevendo-se, em seu § 2º, que “a infração poderá ser caracterizada mediante a obtenção de outras provas em direito admitidas pelo agente de trânsito acerca dos notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor, resultantes do consumo de álcool ou entorpecentes, apresentados pelo condutor”.

    Esta atual disposição, tão logo entrou em vigor, passou a ser comentada por muitos como a admissão da prova testemunhal na constatação da embriaguez, conclusão que não é de todo correta, já que “provas em direito admitidas” englobam outros meios de comprovação, infelizmente não detalhados na legislação de trânsito.

    No processo penal, por exemplo, as provas são tratadas no Título VII do Código de Processo Penal, que engloba os seguintes Capítulos: exame do corpo de delito e perícias em geral; interrogatório do acusado; confissão; perguntas ao ofendido; testemunhas; reconhecimento de pessoas e coisas; acareação; documentos; indícios e busca e apreensão.

    Já no processo civil, as provas são tratadas no Capítulo VI do Código de Processo Civil, dividido nas seguintes Seções: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

    Em meio a tantas possibilidades, acabou o CONTRAN eliminando a necessidade de prova testemunhal para a comprovação da influência de álcool, NOS CASOS DE RECUSA do condutor a um dos exames anteriormente elencados, prevendo, na Resolução nº 206/06, a produção de DOCUMENTO pelo agente da autoridade de trânsito competente (em Boletim de ocorrência ou termo específico), com a indicação dos sinais da influência da substância, descrevendo as seguintes informações mínimas indicadas no Anexo da Resolução: dados do condutor, do veículo e do fato; relato sobre o condutor, sua aparência, atitude, orientação, memória, capacidade motora e verbal, seguida da afirmação expressa de que “De acordo com as características acima descritas, constatei que o condutor [nome do condutor] do veículo de placa [placa do veículo], [está/não está] sob a influência de álcool, substância tóxica, entorpecente ou de efeitos análogos e se recusou a submeter-se aos testes, exames ou perícia que permitiriam certificar o seu estado” e, por fim, os dados do agente de trânsito, NÃO HAVENDO, como ressaltado, a necessidade de testemunhas.

  422. Tio on abril 2nd, 2011
  423. boa noite

    Recebi 03 multas ref.a uma moto que financiei para meu irmão,porem o filho dele(17anos)pegou a moto para andar e tomou as multas,
    Minha categoria é “B” mesmo assim poderei perder minha CNH??

    Meu irmão não tem CNH.

    desde ja agradeço e aguardo retorno.

  424. Wilson on abril 8th, 2011
  425. Como recorre a uma multa por andar no acostamento, infração 58197, estava tentando me livrar do engarrafamento pois minha mãe estava no carro estava-mos indo ao médico, foi uma situação um pouco grave onde não poderia perder tempo no engarrafamento.
    Será que consigo não pagar essa multa?
    pensei em enviar o atestado médico comprovando q estava indo pro hospital….

  426. CAMILA SANTOS DA COSTA on abril 11th, 2011
  427. Como recorre a uma multa por andar no acostamento, infração 58197, estava tentando me livrar do engarrafamento pois minha mãe estava no carro estava-mos indo ao médico, foi uma situação um pouco grave onde não poderia perder tempo no engarrafamento.
    Será que consigo não pagar essa multa?
    pensei em enviar o atestado médico comprovando q estava indo pro hospital…

  428. CAMILA on abril 11th, 2011
  429. Preciso recorrer no Jari multado por falta do cinto, absurdo pois o agente nao me parou, estava com camisita escura e o vidro de meu carro fechado com insulfime nao tinha como saber se estava usando o cinto ou nao.
    pode me ajudar no recurso!! grato

  430. noedir on abril 18th, 2011
  431. B. dia! Recebi uma notificação por ter passado pela contra-mão onde havia duas faixas contínuas amarelas. Acontece que o veículo a minha frente com velocidade a baixo do previsto não cedia passagem tendo em vista que havia uma faixa auxiliar, porém com velocidade prevista inferior a principal e também não se encontrava com a pavimentação tão boa; acredito que este foi o motivo de não facilitar-me passagem. A faixa contínua naquele ponto não justificava, pois era uma linha reta e não vinha nenhum veículo. Foi minha 1ª notificação. Como faço? Obrigado! Ah! esta notificação ocorreu na BR Tamoios/SP.

  432. Kleitom on abril 25th, 2011
  433. Senhor gostaria de saber como faço para entrar uam ação em cancelamento de uma multa. No dia estava chovendo muito e não pudi enchergar o semaforo.
    Como faço para recorrer ?

  434. Ruhan Souza on abril 28th, 2011
  435. fui multado varias vezes no mesmo trajeto.
    Do trabalho para casa.
    Vejo que foi descoberta uma mina inesgotavél de dinheiro. Onde o povo brasileiro é um povo diferente do resto do mundo. Povo esse que aceita tudo, sem reclamar é esmagado todo dia por todos os poderes desse pais. Não precisamos viver uma ditadura do empobrecimento. São promessas de politicos… são poderes corrompidos… é punição somente para os pobres… são bancos destruindo as pequenas empresas… são impostos não suportaveis… mostra que não somos patriotas…
    juventude… perdida…até quando povinho brasileiro comerão as migalhas que caem da mesa dos corrupitos e maltidos desse pais….

  436. ricardo on abril 29th, 2011
  437. Boa tarde.
    Fui multado por embriaguez, o guarda fez com que eu fizesse o teste do bafômetro e constou que estava a cima dos 6 decigramas. Fui multudado e como isso caracteriza crime fui levado até a PC onde foi feito boletim de ocorrência sobre isso.
    Minha dúvida é a seguinte, o que pode acontecer comigo com este processo?
    O policial disse que o juíz pode dar uma pena alternativa(doação de cestas básicas, trabalho voluntário..).
    Caso contrário, a legislação diz que posso perder minha cnh ou que ela seja suspensa e ainda ser preso por 6 meses no mínimo. Será isso mesmo?!

  438. Henrique on maio 12th, 2011
  439. Sou de Breu Branco, há 6h de Bélem, recebi uma multa “avanço no sinal”, nunca fui a Belem de Moto. Ocorreu a multa em 2010,,só agora fiquei sabendo,2011,maio,o q eu faço. Tenho q pagar? Obrigada! aguardo.

  440. Clerisavani santos on maio 18th, 2011
  441. Bom Dia, no dia 17/01/2011 tirei minha CNH, e só agora fui dar uma consultada na net, e encontrei uma multa de estacionamento do dia 27/01/2011, mas nunca chegou nada na minha casa e descobri que venceu o prazo para apresentar o condutor que tomara a multa no dia 02/05/2011.
    eu gostaria de saber o que posso fazer, será que tenho chance de recorrer…
    Obrigado…

    Cristiano Scheffer
    PoA – RS

  442. Cristiano Scheffer on maio 19th, 2011
  443. moro em osorio, tinha uma moto mau sabia andar na minha cidade e chegou uma multa q levei em porto alegre recorri 2 vezer, vendi a moto e agora quem comprou me procurou q teve q pagar a multa pra receber os documentos, vou ter q pagar a pessoa…
    o q posso fazer pra receber de volta o valor?

  444. juliana on maio 22nd, 2011
  445. gostaria de receber no meu email modelos de recursos de multas, se possivel..sem capacete, radar, estacionar sobre passeio, multa sem ter saido da cidade ou estado(clone) etc obrigada

  446. ana paula on maio 25th, 2011
  447. Eu estava trabbalhando no hospital e eu pedi que o acompanhante,se retirasse para que eu pudesse finalizar o exame na paciente, porém, este acompanhante ficou revoltado e me ameaçou.Pro meu azar ele era guarda municipal que fiscaliza o trânsito na minha cidadizinha, que é bem pequenininha e todo mundo se conhece, e eu fiquei com pena de registrar bo, pq o cara ia ser mandado embora.
    No dia seguinte tomei uma multa, alegando que eu estacionei na contra mão na frente da minha casa.
    =(

  448. Juliana on maio 25th, 2011
  449. Boa Tarde
    Tomei 3 multas por transitar em faixa de onibus , por radar fotografico , em menos de 1 hora.

    Posso recorrer?
    obrigado

  450. Bruno on maio 31st, 2011
  451. Fui notificado por andar pelo acostamento no dia 18/05/11,sendo que eu não fui fotografado por radar,na multa diz que o guarda do DER viu a placa,existe uma maneira de reocrrer por não ter sido parado, e o guarda do DER só anotou a placa!.

  452. Robson Carvalho on junho 6th, 2011
  453. Tambem fui notificado no dia 18/05/11 por andar no acostamento sendo que nem ao menos fui parado, o agente viu e me notificou. Solicito, por gentileza, maiores informações de como recorrer para que a multa seja cancelada.

    Obrigado.

  454. Eron on junho 10th, 2011
  455. boa noite, tenho o seguinte caso: fui multado por estar sem cinto de segurança e o passageiro tbm sem cinto, verifiquei a data da multa e o local da multa , confirma o percurso que faço para a residencia da minha mãe, e por ventura foi bem no dia das mães, verifiquei no street view o local e é uma base militar que fica localizada logo ali na avenida imperador em são paulo, horario foi as 17:00, na notificação diz que quem me multou foi um PM. estranho foi o horario e meu carro tem filme escuro que mal se conseguiria ver se eu e meu carona estivesse de roupa preta o cinto, e segunda questão que achei estranho foi ,será que ele viu tbm meu filho na cadeirinha e axou que 3 multas seria demais? posso recorrer? isso é improvavel de estarmos sem cinto, tive que passar pela jacu-pessego e sem cogitação andar sem cinto em uma das vias mais perigosas de sampa, ja sofri acidente de carro e não ligo ele sem que todos estejam ja colocado os cintos de segurança, não há foto, me lembro de ter passado em um mercado antes mas estou sem comprovante da compra para ver o horario que passei no caixa.

  456. wolff on junho 13th, 2011
  457. Olá, ocorreu comigo o mesmo que ocorreu com o Romeu a 2 anos. Eu estava na pista central da Pres. Vargas e realizei a conversão a direita para a Av. Rio Branco. Eu não recebi multa, pois o fato ocorreu hoje, mas no mesmo instante eu vi um guarda olhadno minha placa e anotando-a, eu não quis falar com ele, para perguntar se ele estava me anotando, entao pesquisando eu vi que já aconteceu com alguém então realmente eu devo ter sido anotado e em breve devo receber a multa.
    Mais como ocorreu com o Romeu eu realizei a conversão pois não há placas proibitivas e a realização da mesma não gera nenhum risco de acidente.
    Por favor quem puder dar uma resposta para eu saber o melhor procedimento ficarei grato.

  458. Tiago on junho 14th, 2011
  459. Olá, meu caso é o seguinte :
    Estacionei meu caminhão em um local permitido e não tem placas de sinalização.
    Meu caminhão ficou estacionado no mesmo local do dia 05/07 ao dia 08/07 e enquanto ele estava parado resolveram colocar uma placa de proibido estacionar e me aplicaram uma multa no dia 08/07
    Tem algum recurso para esse tipo de Infração .
    Se alguem puder me ajudar ficarei grato

  460. IGOR on julho 8th, 2011
  461. Fui multada na entrada de um hotel, ao deixar um primo, no espaço reservado para desembarque de hospedes, por transitar na calcada/passeio. O policial me viu entrar, não advertiu, e com arrogância me multou. Gostaria de saber se cabe recurso, visto que o espaço é utilizado como próprio para desembarque. Tenho testemunhas.

  462. Andrea on agosto 4th, 2011
  463. Recebi uma multa em frente da minha casa motivo estacionar em local proibido mais o motivo da irregularidade e que fui abordado entao de mediato parei. notei que les estava mal intecionado e falei para policial so parei por causa da abordagem e parei de imediato o local e estreito se parace em qualquer lugar poderia ser multa para na esquina fica no meio da rua ou na causa para nao trapalhar a via entao foi tudo mal e mal intecionado como recorrer a unica testemunha foi meu pai que estava em frente de casa

  464. ELIO TADEU on outubro 25th, 2011
  465. olá boa tarde eu fui multado em uma rodovia,o guarda rodoviario me aplicou duas multas: por pneu carreca mas ele nem mediu o vão do pneu sinplesmente falou que estava carreca e nem me deixou explicar e a outra por as placas não estarem de acordo com a resolução do contran.
    Eu fiz uma pesquisa e essa resolução só ira valer a partir de janeiro de dois mil e doze.Não houve nenhuma canpanha na televisão e nem no radio.Ele poderia mesmo assim ter me multado.
    Resolução:ARD491706
    agradeçerei se houver respostas!
    Obrigado desde já.

  466. Marcio Henrique Martins on novembro 7th, 2011
  467. Boa noite,
    fui multada de acordo com o código de infração 601-7, artigo 206* III do CTB.
    O agente de transito alegou que passei por cima do canteiro de divisão do retorno, porém não foi assim que se procedeu, não caracterizei o PASSANDO POR CIMA, descrito no código. Mas de qualquer maneira ele me parou, e me levou para o depósito do DETRAN. O tempo todo expliquei que não havia passado por cima da divisória ao fazer o retorno, porém ele insistiu, vistoriou meu carro (que não apresentou nenhuma irregularidade), pegou minha CNH e documento do carro e apenas anotou em um papel rascunho alguns dados, me liberando em seguida.
    Perguntas: Diga-se de passagem não realizei o ato de passar por cima, posso entrar com defesa prévia alegando isso?
    E o agente não me apresentou nenhuma notificação formal, nem me deu segunda via. Está certo isso? Posso ser abordada e multada sem saber que ele irá proceder dessa maneira? Sem ficar com nenhum comprovante, e principalmente assinado por mim?

    Gostaria de uma ajuda de como proceder nesse caso, pois me sinto injustiçada, visto que sempre respeitei as leis de transito e cumpri com minhas obrigações como motorista.
    obrigada

  468. Vanessa Rezende on novembro 8th, 2011
  469. Já entrei com recurso em uma multa que levei por conversão proibida, realizada às 20:00 hrs, quando a placa indicava que a conversão era proibida entre 22:00 e 07:00 hrs, mesmo com a foto da placa de conversão(indicando o horário correto), junto com a placa com o nome da rua que constava na multa, o recurso foi indeferido. Depois deste fato deixei de acreditar que isso realmente funciona, pois era óbvio o erro e mesmo assim indeferiram.

  470. Eu on abril 4th, 2012
  471. recebi uma multa a um ano mais nao chegou no meu endereço o que faço para recore ou anular esta multa

  472. marcelo cb on abril 12th, 2012
  473. boa noite , entao minha moto recebeu uma multa em 23/12/2011 por avanço de sinal. situaçao a notificaçao ate agora nao chegou e so fiquei sabendo dessa multa em março de 2012 quando fui vistoriar e nao sou o real enfrator me encontro com a cnh na permissao fui na adm smtr e me disseram q nao poderiam fazer nada q ja dinha passado o prazo p tranferir a multa mais aleguei q a notificaçao nao tinha cido entregue e me disseram q nao poderia fazer nada. vcs podem me ajudar grato.

  474. marcio nunes de araujo on abril 14th, 2012
  475. Olá. Fui multado pois estava acima da velocidade permitida que era 90Km/h, sendo a medida 98 e a considerada 91Km/h. gostaria de saber se é´possível recorrer. Abraço.

  476. Fernando Mangolin on abril 16th, 2012
  477. Olá!
    Recebi uma multa por excesso de velocidade em mais de 50% da permitida. É possível recorrer? A carteira é mesmo suspensa?
    Desde já agradeço!
    Mauro.

  478. Mauro Altair Scheibler on abril 18th, 2012
  479. Olá, fomos multados por excesso de velocidade, ocorre que, na foto aparece um carro paralelo ao nosso, como saber se não é uma multa indevida?Como proceder?

  480. Lucelia de Oliveira on abril 19th, 2012
  481. As leis de trânsito estão aí pra serem cumpridas se tomaram multas foi por que são infratores,devem serem punidos eu tenho habilitação a mais de doze anos e não sou multado.A polícia e os marronzinhos TEM MAIS QUE MULTAR TODO MUNDO MESMO,PRINCIPALMENTE motoqueiro e perueiro que não respeitam os pedestres.viseira leventada e falta de capacete,cinto e celular,,quanto mais multa melhor,assim as leis serão cumpridas e o país será melhor educado

  482. Carlos Pereira on abril 23rd, 2012
  483. Olá. fui multada pois o policial alega que estava andando pelo acostamento. como devo proceder a isto? Pois nunca andei pelo acostamento, o que devo fazer?

  484. lais on maio 10th, 2012
  485. Fui notificado por andar pelo acostamento ,sendo que eu não fui fotografado por radar,na multa diz que o guarda do DER viu a placa,existe uma maneira de reocrrer por não ter sido parado, e o guarda do DER só anotou a placa!.

  486. lais on maio 10th, 2012
  487. fui notificado por quatro multas,eu estava concertando-o,a minha moto,defeito na bateria,pois ela para gera um pouco,deixe ela ligada e fui na minha residencia guarda as ferramentas ai ouvi o barulho da minha alguem acelerando guando sai correndo para ver o que era que estava acontecendo,as quando cheguei ja era tarde de mais um colega ia saindo com ela,mas na frente os guardas municipais do recife abordoram o mesmo quueria saber sim por ventura tenho culpa de alguma coisa,ele saiu na minha moto sem minha permissão,o que devo fazer,estou errado sim por que deixei ela ligada mas ele tambem so muntou na moto e andou 20 metros,veio uma multa sem habilitação,de chinelo,sem capacete,conduzir na contra-mão…

  488. ademir on maio 22nd, 2012
  489. Caro, recebi uma notificação de velocidade máxima permitida a mais de 50%. O que posso fazer para não perder a carteira?

  490. Gledson on junho 1st, 2012
  491. Bloqueie meu veiculo no Detran e na Policia por apropriação indebita, e tenho 3 multas tomadas pelo meliante. o Depto de pontuação do Detran me informou que por estar bloqueado por apropriação indebita minha carteira não receberá pontuação e esta zerada, mas com relação a multas estou em duvidas.
    eu tenho que anexar BO, Protocolo do Detran do Bloqueio e recorrer?
    Ou a partir do momento que esta bloqueado não receberei mais multas como no caso de furto? pelo que entendi no Depto de Bloqueio é que eu não receberei mais multas.

  492. Marcelo Frisoni on junho 12th, 2012
  493. recebi uma notificação , 548-7 estacionar ao lado de outro veiculo em fila dupla, sendo que minha moto nunca esteve na cidade que consta na notificação. qual o procedimento que devo tomar para recorrer?

  494. joão on agosto 20th, 2012
  495. Senhores, tive meu carro rebocado por “ESTAR ESTACIONADO EM LOCAL DEVIDAMENTE SINALIZADO” onde não tinha qquer placa de sinalização. Pois bem, paguei reboque, multa, diaria, etc e, apos entrar com recurso, tive êxito.Depois de ficar um final de semana sem o carro que me causou serios transtornos posso entrar com uma ação contra a Prefeitura aqui do Rio de Janeiro? Pode ser através do PROCON? Obrigado.

  496. Ricardo Brito on agosto 22nd, 2012
  497. Bom dia.
    tomei uma multa dizendo que eu estava andando na calçada, mas no endereço que consta tem um posto de gasolina que eu abasteço e do outro lado da rua tem um comercio com estacionamento como eu posso recorrer dessa multa.

  498. getulio on setembro 11th, 2012
  499. Eu Tomei uma multa por passar um sinal vermelho, AS 04:20 Horas da manhã nesse horário o sinal da minha cidade que fica no centro esta desligado, e fica piscando eu posso recorrer dessa multa?

  500. alexandre on setembro 16th, 2012
  501. ola bom dia eu recebi uma multa as 5:55 por andar em acostamentos, so que meu dispertador esta programado diariamente para dispertar as 5e50 como posso ter levado essa multa sendo que só saio apos as 6e10 da manha todos os dias, eu nunca sai antes das 6
    como faço ? seria o caso de informar a policia ja que tenho certeza que meu veiculo estava na garagem essa hora ?

  502. rafael alves on setembro 24th, 2012
  503. Recebi uma multa de velocidade:
    Recebi a “Notificação de Autuação de Infração de Transito”.
    E nela estava o seguinte:
    Velocidade Permitida: 60,0Km/h
    Velocidade Medida: 70,0Km/h
    Velocidade Considerada: 63,0 Km/h
    Posso recorrer?
    Pois acho que tem uma parte que diz que pode exceder em ate 20% da máxima permitida.
    Aí eu poderia trafegar em ate 72km/h.
    O local é sinalizado , conhecido por mim e tomei todo o cuidado com o limite maximo,no meu hodometro estava registrando 60 km e fotografaram com 70km , posso recorrer.

  504. juliano on outubro 19th, 2012
  505. Recebi 2 multas eu sou habilitada e meu namorado ñ , tivemos um acidente pois um cara abriu a porta do carro enquanto passavamos de moto , no momento ele estava guiando , uma multa foi por ele ñ ter habilitação e a outra por eu ter entregado a direção tem como recorrer de alguma por favor me responda o mais rápido pois ainda está como autuação . Obrigada

  506. Lidiany on novembro 21st, 2012
  507. parece piada mas fui multado em cumbica guarulhos por passar no deposito de gas de cozinha e não compra-lo
    multa absurda 7 pontos gravissima r$574,62, como recorrer a isso

  508. valmir on novembro 28th, 2012
  509. após bater boca com um guarda de transito por ele ter atravessado na minha frente com a motocicleta. Ele me multou,
    alegou que eu estava sem viseira. Como recorrer esta multa?

  510. Rafael on janeiro 4th, 2013
  511. Levei uma multa opr excesso de velocidade na qual consta que o valor medido é 109 km/h, o vaor considerado é 101 km/h e o limite da via era 100km/k.
    nessa faixa de 1% de diferença entre o valor considerado e o valor limite, encontra-se o próprio erro do velocimetro do automovel e acredito o ´prórpio erro de medição do equipamento. e possivel recorrer?

  512. Maria Ines on março 6th, 2013
  513. meu esposo foi multado no na moto, cód. da inflação foi 74550,o vencimento é em abril de 2013,ainda não recebemos nenhuma notificação, não temos idéia do que escrever no recurso , como fazemos?

  514. genise santos on março 7th, 2013
  515. Olá estou tirando minha cnh mas fui pego em uma blitz ,estava em minha moto que esta em meu nome e me deram uma multa sem carteira e esta multa equivale a 7 pontos certo a multa demorou pra cair ,caiu depois de quase dois meses e eu tirei minha cnh e agora o que vai acontecer esses pontos concerteza irão cair em minha carteira o que eu faço será que eu perderei minha cnh pois ela é provisória .obrigado.Ah e meu primo tem carteira e me disse que se eu quizesse poderia passar esses pontos para a cnh dele pq ele assinaria o papel que vem para o pagamento e ai isso daria certo?.

  516. conceição barçante on junho 23rd, 2013
  517. Fui abordado a uns 50 mts de uma blitz na ciclovia fora do veiculo e o mesmo estava devidamente estacionado, desligado com as portas travadas mas cheguei pilotando, no entanto a abordagem proceguiu sem eu estar pilotando em avenida. Estava com carteira vencida e doc. do veiculo atrazado o policial me induziu a ligar o carro e passar pela litz que estava logo a frente. Tomei 3 multas gravissimas por dirigir co cnh venc, doc do veiculo atraz e proprietario por permitir que eu dirigise com cnh venc. Sera que posso recorrer por nao estar no volante com carro ligado trafegando em meio a uma avenida ja que o carro esta estacionado no momento da abordagem obrigado.

  518. Leandro on agosto 24th, 2013
  519. Levei uma multa em de sinal vermelho, tendo em vista que este sinal não tem radar eletrônico! Deve ter sido um guarda bem gente finaaaa… alguém pode me ajudar nessa defesa?

  520. edemar on outubro 1st, 2013
  521. caracas recebi duas multas no mes 10/13 … uma por dirigir so com uma mão (sem foto e sem parar) e a outra por transitar na faixa /pista da direita , faixa de ônubus… tem como recorrer nestes casos?
    Grato
    Fernando , Brasilia

  522. LUIS FERNANDO on outubro 8th, 2013
  523. Olá levei uma multa de velocidade em sao caetano do sul, moro em sp, e veio a multa com foto.
    como posso recorrer?

  524. carolina on outubro 8th, 2013
  525. Tava passando pela via estrutural em brasilia, parei na parada de onibus e peguei treis passageiros e dei carona, essa mesma via é monitorada com cameras de seguranca mim puranca do detran df, posso ter sido multado, mesmo sem eles saber se eu estava cobrando passagem ou nao, ja que nem um agente mim parou para mim notificar.

  526. guimaraes on fevereiro 15th, 2014

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
27 de setembro de 2013

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter