Dinheiro-Como reconhecer e saber quando uma nota é falsa

Publicado 14 de abril de 2008


Confira ótimas dicas de como saber se uma nota de dinheiro é falsa e evite assim prejuízos ao receber uma nota falsa.


Como todos sabemos a falsificação de notas é grande, pois basta ligar a tv para conferir as noticias, é comum alguma matéria ou reportagem falando e comentando sobre a falsificação de dinheiro, em específico notas de notas cinquenta reais.

As pessoas que criam(falsificam) dinheiro agem da seguinte forma, após fabricado e ter a nota falsificada em mãos elas passam essa nota para frente, geralmente realizando compras de menor valor para receber de troco notas verdadeiras, e deixar o comerciante com a nota falsificada e com o prejuízo. E seguindo as reportagens que eu assisti sobre o assunto, é muito comum os falsificadores repassarem essas cédulas falsificadas em eventos, devido a grande movimentação de pessoas e dinheiro.

Atualmente existe diversos meios de descobrir se um cédula de dinheiro é falsa ou não, existe até algumas invenções como canetas que uma vez usadas em notas falsas ficam de uma cor, e em notas verdadeiras de outra, assim como detectores com luzes e outras invenções do gênero.

Mas para você descobrir se uma nota é falsa ou não, você pode utilizar alguns meio caseiro, que é divulgado pelo próprio Banco Central:

Ao receber uma cédula de papel, confira sempre os principais elementos de segurança: marca d’água, registro coincidente, imagem latente e o alto relevo em algumas áreas da nota. Para a cédula de polímero (de 10 reais, em comemoração aos 500 anos do Brasil), verifique se o material de que é feita é realmente plástico. Compare a cédula com outra que seja comprovadamente legítima e veja se há diferença nos elementos e na textura da nota.

As notas falsas não serão trocadas pelo Banco Central, que apenas examina se o dinheiro suspeito é verdadeiro ou não. As notas também podem ser apresentadas para exame nos bancos comerciais. A falsificação é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção. Fonte: Banco Central


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

7 ideias sobre “Dinheiro-Como reconhecer e saber quando uma nota é falsa

  1. camila

    Eu sou cobradora de onibus e no bairro onde eu trabalho é comum notas falsas. Mais eles inventaram um novo geito; eles pegam uma nota de dois reais verdadeira, e falcifica por uma de cinquenta reais, assim nao tem como saber que é falça so quando chega no banco mesmo.

  2. Gabryahell

    Há um meio infalível de reconhecer uma nota falsa, que só não serve pras notas de 2,00 e 20,00 reais, que é só vc olhar bem pra parte de trás da nota, na área da marca d’água vc verá escrito a palavra ”falsa”, que só é visto em notas verdadeira, mas para vê-la vc tem que ter visto com calma pois a palavra se forma naquela área.
    É simples, o papel é branco e para ficar com aquela leve coloração são impressas pequenas linhas coloridas ao longo dela, a palavra se forma com linhas colocadas em sentido perpendicular(cruzado) ao resto formando assim a palavra falsa, são 3 ao todo e só dá pra ler as letras “L”, “S” e “A”, mas a partir de qdo vc consegue vê-las é fácil distinguir…

  3. aLEX

    oi hoje tb me disseram que se abararemos uma nota com muita força aos nosso ouvidos ela começa a cantar (fax um som diferente^)… gostaria de saber se isso e verdade! bgd espero breve resposta

  4. Gabriel

    a nota de 2$ eu só consigo ver a letra s de falso isso é normal na 1º vez???

  5. scorpionrzy

    Boa Gabryahell, alem de mim voce é a primeira pessoa a falar dessas “palavras”.
    Só uso esse método para saber se é falsa ou verdadeira, desde que tinha 10 anos, em 1994 percebi que estava escrito “FALSA” 4 vezes numa nota de 10 e em todas as notas verdadeiras.
    Depois veio as notas de 2 e de 20 sem essas palavras.
    Isso deve ser algum codigo secreto, pois o Banco Central nunca divulgou essas incrições.
    Não são todos capazes de perceber isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*