Dissídio-Trabalho emprego e a inflação

Publicado 27 de junho de 2008


Um dos momentos mais esperados por muitos trabalhadores é o aumento de salário que acontece todos os anos, conhecido como dissídio.


Esses dias um amigo perguntou o que era o “tal” dissídio, pois como é o primeiro emprego dele, ele ouviu o pessoal mais velho na empresa que ele trabalha comentando que no próximo mês vem o dissídio.

E como eu trabalho a algum tempo, já sabia o que é o tão esperado dissídio, resolvi esclarecer a dúvida dele, e claro como esta pode ser a sua dúvida ou de outros internaltas, nada mais justo que estar postando por aqui… :-)

Bem o dissídio é um aumento que ocorre no salário de todo o trabalhador, e na maioria das vezes esse reajuste não menor que a inflação medida pelo IGPM.

Esse reajuste de salário é justamente para “cobrir” a inflação que ocorreu durante o período, evitando desta maneira a que o poder de comprar do trabalhador acabe caindo.

A porcentagem do dissídio vária muito de sindicato para sindicato assim como a categoria na qual o trabalhador se enquadre.

E você trabalhador ficou feliz com o dissídio(reajuste salarial) deste ano? Ou você acha que poderia ter tido um ajuste mais “camarada” ?


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

5 ideias sobre “Dissídio-Trabalho emprego e a inflação

  1. muchas gracias

    nossa, muito obrigado msm! eu estava na msm situação q o seu amigo e era essa msm a explicação q eu precisava!!! =)

  2. Joal Ramires

    Bom, meu encarregado disse que eu não poderia ser demitido nos três primeiros mêses do ano por causa do dissídio. Isso é verdade?

  3. ROSE

    Comecei a trabalhar o tem três anos e não houve este dissidio que todos falam.

    O dessidio é dado todo ano ? ou depende da categoria do sindicato ?

    Se a empresa não cumprir com o pagamento do dessidio ele tem alguma penalidade ?

  4. Marcos Vinícius

    Bom dia, eu trabalho na área de assistência técnica e vendas de equipamentos de ginástica, qual seria a porcentagem do meu dissídio, quando que4 a empresa tem que pagar, ou não tenho direito desse dissídio…..

  5. André

    O ruim do dissídio é que os sindicatos ficam negociando o aumento e nunca acaba sendo satisfatório o reajuste salarial dos funcionários pois o aumento sempre acaba ficando abaixo da inflação real do Brasil, o sindicato dos patrões sempre é mais forte que o sindicato dos funcionários e benefícios também são sempre negados. A qualidade dos serviços prestados dos funcionários acaba ficando cada vez pior trazendo má vontade e falta de investimento pessoal em estudos e cursos profissionalizantes que seriam muito bons para o futuro da empresa e de nossa nação, fora a qualidade de vida que vai piorando e aumentando ainda mais os trabalhos informais. Esperança só em Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*