Férias do trabalho tirar 20 ou 30 dias?

Publicado 24 de abril de 2008


Veja neste artigo alguma das vantagens e desvantagens em ficar de férias 20 dias e vender 10 para o patrão.


Quando o assunto é férias, muita gente fica preocupada e muitas vezes acaba tentando adiar as férias com medo que alguém acabe “roubando” seu lugar na empresa. O assunto já foi até mesmo discutido em alguns programas de TV’s e em diversos sites da internet.
Tirar férias é bom
Porém o que vamos discutir neste post não é sobre tirar ou adiar suas férias, mas sim sobre a questão de quantos dias de férias tirar, pois como sabemos o empregado pode optar por tirar apenas 20 dias de férias e vender os outros 10, aumentando assim seu orçamento com mais dez dias de salários.

E sobre isso que um amigo veio conversar esses dias, ele queria alguma sugestão do que fazer, pois ele teria a opção de tirar apenas 20 dias de férias e vender os outros 10.

E eu como bom amigo que sou, tentei ajuda-lo a escolher a melhor quantidade de dias para suas férias, expliquei que ele teria que colocar na balança os pros e contras.

Por exemplo:

Vantagens de tirar apenas 20 dias de férias:
– Dependendo do seu salário, você poderá aumentar significativamente o seu orçamento vendendo dez dias de férias;
– Ao voltar para o trabalho você não fica tão “perdido/atrasado”;

Desvantagens de tirar apenas 20 dias de férias:
– Você acaba não descansando o suficiente, e pode correr o risco de voltar stressado para o seu trabalho;
– Dependendo do valor do seu salário o custo benefício de vender as férias não é tão vantajoso;

Eu ainda lembrei a ele que férias são apenas 1 vez por ano….

E você como administra suas férias? Você prefere tirar 20 ou 30 dias?


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

41 ideias sobre “Férias do trabalho tirar 20 ou 30 dias?

  1. vinicius

    cara, pedi minhs férias hj pro meu chefe.
    Tava doido de vontade de pedir 30 dias pra eu poder descansar bem, mas não consegui, acabei pedindo 20…
    Mas mé melhor q nada, trabalho a 1 ano e 5 meses, sou auxiliar administrativo numa empresa de transportes.

  2. carla

    eu estou em duvida sobre o dinherio das ferias meu padroa disse que que e so o dinherio das feris que recebo nao a 1/3 do salario….me reposnda obrigada

  3. suely

    estou com um grande problema o meu patrão me deu feria em dezembro de 2007 15 dias e me pagou os outros 15 mais não pagou as feria e o 1/3 das feria ele disse que isso não existe em dezembro de 2008 fiz 2 anos ele vai me dar as feria em fevereiro se ele não me pagar as ferias e o 1/3 das feria o que eu faço pois ternho medo der ir na justiça e fica sem serviço o que eu faço me ajude a esclarecer essas duvidaa de ferias obrigada

  4. alessandra

    trabalho a 4 anos como empregada.fomos acertar meus direitos ai ela me disse que so tenho direito a 20 dias de ferias,mas nao me disse nada sobre os outros 10 ela é obrigada a me pragar?

  5. Luiz Autor do post

    Alessandra, por lei todo o trabalhador tem direito a 30 dias de férias para cada 12 meses trabalhado, o empregado pode vender no máximo 10 dias de suas férias, neste caso se você tirar 20 dias de férias você poderá receber os 10 dias de férias que vendeu.

  6. ana da conceicao

    Minha colega trabalha a 2anos e nunca teve ferias
    e quer pedir ferias .mais esta com medo de peder o emprego.

  7. Laura

    Eu descobri que não tem vantagem em vender ferias, exemplo:
    salario de 1000,00 com 30 de ferias (1/3): 1333,33
    Vendendo 10 dias, a pessoa recebe 666,66 (20 dias de ferias)222,22 (1/3 de ferias)333,33 (abono 10 dias) 111,11 (1/3 do abono) : 1333,33
    A diferença é que vc recebe o abono quando voltar, ou tira 30 dias de ferias e guarda o abono na gaveta de casa.

  8. Helena

    trabalho há 1ano e 3 meses como atendente de escritorio. Trabalho de 09:00 as 16:30, o contador disse que so tenho direito a 18 dias de ferias. isso é certo? é verdade? alegaram que tenho “carga horaria reduzida” preciso dessa resposta urgente!!! obrigada!

  9. Karlla

    Olá! Boa tarde! Trabalho a 1 ano e 7 meses, em uma loja de moda. Trabalho meio periodo. Entro 12:00 e saio 18:00. Quero saber, se possivel, se tenho direito a 1 mes de ferias ou so 15 dias??
    Obrigada!

  10. Larisa Santos

    Trabalho o dia inteiro em uma loja de moda(08;18hs),ganho por comisao e so tenho 1:30hs de almoço.E o pior de tudo que so ganho 15 dias de ferias, quero saber se tenho o direito de poder tirar os 30 dias que eu tenho direito.

  11. sidnei aparecido pereira

    gostaria de saber se so obrigado a tirar 30 dias de ferias sendo porque trabalho para uma ong tirei 20 dias e quando voltei de ferias me obrigarão a tirar mais 10 dias isto esta certo ou não a lei não diz que podemos tirar 20 e vende 10 para a empresa obrigada sem mais

  12. Simone

    sou digitadora, trabalho 6 horas por dia com 1 hora de almoço, gostaria de saber se qdo sair de férias terei direito aos 30 dias de férias.

    obrigada

  13. solange

    Eu so quero saber se: quem tem por exemplo: 7 meses de trabalho tem o direto de tirar 30 dias ou não ? no caso de coletiva…
    e qual seria o calculo?

  14. tatiane

    Peguei 15 dias de férias…recebi como se eu fosse pegar 30 dias,qdo eu voltar vou trabalhar mais 15 dias tenho direito de receber esses dias no proximo mês?me ajude por favor.

  15. Dhiancarlo

    Podem me ajudar com esta dúvida??

    Na minha empresa meu encarregado me deixou claro que não posso tirar 30 dias de férias, apenas 20.
    Podem me obrigar a tira menos dias de férias?
    Que tipo de ação eu posso entrar contra meu encarregado ou empresa devido esta situação??

  16. Mário

    Caramba!!! Só tem dúvida aki.
    Vou ler um pouco sobre leis trabalhistas depois volto com minhas dúvidas esclarecidas e quem sabe poderei até auxiliar o pessoal.

  17. Eliezer R Pedroso

    ola ,tudo bem …

    qual a diferença que terei em tirar 20 ou 30 dias?? em dinheiro .. esses 10 dias que vender, vai vim ja no pagamento das ferias?

    como q è pago esses 10 dias, sao pago komo dias normais?

  18. roberto jorge

    quero tirar 30 dias de férias,mas meu chefe só quer me dar 20. o que devo fazer?

  19. sergio

    ola , eu entrei no dia 7 de setembro de 2009, e gostaria de saber quantos dias de ferias tenho agora, neste mesmo dia 03, de fevereiro de 2010.
    sem ter faltado

  20. xxx

    Olá, pra mim tanto faz, sou bombeiro e trabalho 24 por 48h de descanço,ou seja,trabalho apenas 10 dias no mês e descanço 20. Ai quando pego férias vendo 10 e pego 20 dias, pois é insuportável ficar tanto tempo em casa.È isso tchau.

  21. Paula

    Gostaria de saber se eu tiro 30 dias de férias, tenho direito a 1/3 das férias??? e como seria esse calculo? Poderia demonstrar um simulação?

    Obrigada

  22. Valeria

    Ola.
    Tirei 10 dias de ferias e ainda tenho mais vinte dias para tirar, porém decidi vender, mas o RH me informou que não posso mais. Não entendo pq se é 1/3 das ferias seria necessario somente ele fazer um recalculo, e o pagamento das ferias é um direito da empregado.

  23. Lidiane

    Vai vencer minhas 2 férias e gostaria de tirar apenas 20 dias vender 10 dias, mas a empresa me disse que não compra férias.. mas eu não quero tirar 30 dias por que no próximo mês volto quebrada…. tem alguma lei ou alguma coisa q eu possa fazer p eles comprarem esses 10 dias????

  24. leilane

    gostaria que me tirase uma duvida.
    Sai de farias agora no mes de abril,e recebi o salario respectivo ao mes de março mais 1/3 do salario.
    é só isso mesmo.nao tenho direito a mais nada.
    quando se tira ferias só tem direito a 1/3 e nada mais.nao tinha que receber um salario mais 1/3??
    me ajude.

  25. Pingback: Vender férias é legal? | Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  26. clarete

    tirei 20 dias de férias e vendi 10 dias recebi normalmente agora a dúvida é no mês seguinte trabalhei o mês correto me descontaram estes 10 dias esta certo ?

  27. Bruna

    Quero tirar apenas 20 dias, o correto seria no dia em que eu sair de férias eles me pagarem os meus 30 dias e depois os outros 10 dias que eu trabalhar eles me pagam por fora???

  28. fabiana

    eu sempre tiro as ferias de minhas colegas,mas tenho uma duvida.é certo eu tirar as ferias delas e nao receber nada por isso e nem receber comprovante nenhum?trabalho no PETI

  29. Pingback: Programaçao da tv aberta de hoje na manhã

  30. luiz herique da silva

    meu patrao me comprou 10 dias de ferias.ele fez o calculo de 20 dias colocou 1/3 encima,e me pagou e comtinuei trabalhando no fim do mês ele pagou o meu salario normal.mas eu não tenho direito a 10 dias de descanço?na pratica ele ñ me pagou 30 dias de ferias e sim 20 dias, me pagou o meu salario porque trabalhei o mês inteiro,resumindo estou me sintindo lezado.é certo o que ele fez? me ajuda a tira essa duvida da cabeça.obrigao

  31. Andréa

    Tenho 7 meses trabalhados com um salario de 1.000,00 mil reais.
    Preciso saber quantos dias de ferias tenho direito e quanto em dinheiro.
    Obrigada

  32. Luiz Autor do post

    é só fazer as contas, se a cada 12 meses você tem o direito de um mês de férias, porém é importante lembrar que você poderá tirar férias somente após passar os primeiros 12 meses, caso você seja demitida antes no caso com 7 meses de trabalho, você recebe as férias e décimo terceiro proporcionais.

    No caso de 7 meses = 58,33%

    Se o seu salário é de 1000, você receberia no caso de demissão R$ 583,30 de férias proporcionais e mais R$ 583,30 de décimo terceiro proporcional.

    É isso, espero que isso lhe ajude.

  33. fernando

    trabalho a 2 anos e4 meses tirei ferias de 1 mes agora voltei so que o meu nome não estava mas na escala de funcionarios e ja tinha outra no meu lugar posso abrir um prossesso por danos morais?

  34. juliana

    se eu pegar 30 dias em descanço o que eu recebo meu salario e de 857,00 o liquido , mas por lei eu posso vender 10 dias e pegar 20 dias em casa nao posso trabalocomo auxiliar administrativo , preciso dessa resposta o quanto antes minha primeira ferias vence dia 10 de agosto

  35. anezio

    tirei 20 dias de ferias, como fica os outros dez recebo quando voltar ao trabalho ou tudo quando saio de ferias???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*