Festa Junina – Julina e Agostina

Publicado 31 de maio de 2007


Conheça e saiba um pouco mais a respeito das tradicionais festas caipiras que geralmente acontecem de junho a agosto em inúmeras cidades brasileiras.


Amanhã começa o mês de junho, e junto dele as tradicionais festas juninas, segundo a wikipedia a festa Junina é uma celebração tradicional brasileira que ocorre no mês de junho, festejando três importantes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho). Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São João, no Porto, em Braga e em Almada.

Recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), segundo alguns historiadores, porque teve origem nos países católicos europeus e era uma homenagem a São João, que comemorava normalmente sua festa em junho. A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

A festa mais tradicional é a de São João, a qual é típica na Região Nordeste do Brasil. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São Pedro e, claro, a São João, pelas chuvas caídas nas lavouras.

Além das festas juninas, temos também as festas julinas e agostinas realizadas nos meses de julho e agosto respctivamente.

Vídeo de uma festa junina tradicional:


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

22 ideias sobre “Festa Junina – Julina e Agostina

  1. Francisco

    so falta soltar uns “balão” ai a festa junina fica legal.. pena que é proibido por lei.. :-(

  2. Renan

    a festa junina é muito legal, os balões também + a polícia ñ deixa né? o quê que se pode fazer?

  3. PRICILA

    FESTA JUNINA SIGNIFICA ALGO ALEGRE EM NOSSAS VIDAS
    BOA FESTA JUNINAS PARA VOCÊS……
    E PRA MIM TAMBÉM NÉ …..

  4. Thay

    eu quiria que vcs colocassem ai uns passos novos de quadrilha sou de Rio Crepo-RO brigaduh!!!

  5. Elly galvao

    ta otimo + da para colocar mais videos com passos de quadrilha ou lista de passos

  6. Pingback: » Festa Junina tem que ter chapéu de palha Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  7. Aline

    :OOiiii,eu tenho 9 anos moro em curitiba paraná…..E queria que vocês fizessem um favor para mim…..Vocês podem me mandar desenhos de festas juninas é que eu achei só três para fazer um cartaz e não vai dar,Se possivel não mandar sábado mandar hoje á noite ou amanhã de manhã aceitarei do mesmo Jeito…..Bjuxxx:P

  8. Aline

    Ay love you festas junias dho és da espanha e queria que vocês me ajudassem em festas joninas…..

  9. Bruna

    eu amo festas juninas pois me divirto muito
    eu danço a beça e namoro muitooooooooooooo…….
    bjusssssssss

  10. Wirla Carla

    Acabo participando ativamente das festas juninas,pois sou professora do Ensino Fundamental e Médio,e nas escolas são vivenciadas as datas comemorativas.É um período animado,psicodélico e barulhento aqui na cidade.Muita poluição visual e sonora,pois os carros de som também tocam músicas típicas.No fim…acabo gostando de tudo isso,porque a animação é contagiante!!!

  11. Eloisio

    Muito interessante as festas junina e julina,(alegres) ambas tem o mesmo sentido,é uma festa com cunho pagão, o cuidado com os filhos, e outros que desconhecem não só a simbologia mas a verdade,sobre o assunto, pesquisem nesta página e outros, “o urso branco é um crocodilo com pele de ovelha”.
    Eloisio

  12. Micheline

    Eu amo festas juninas, é um maximo! Na minha escola eu participo de quadrilhas e gicanas, ja ate ganhei uma vez para ser “rainha da pipoca”
    kkkkk, foi um maximo!!!!!

    Eu adoro festa junina…

  13. marcelo

    eu odeio festas juninas antes nao odiava
    parei de gosta quando eu cai com o meu par e todo mundo me zuou .

  14. graziele

    festa junina não tem graça vai ficar perdendo tempo la..
    todo mundo fala ki vai pra comer mas tudo ki tem la da para faser em casa

  15. Carol

    Eu Queria Auguns textos de festa junina!!
    Vcs Poderian be ajudar
    Pofavo e´ para prova de Amanha…
    Por favor me ajudem!
    Beijosss e me ajudemm

  16. cristiane

    Festa junina é o maoir barato super legal, e antes que eu me esqueça quero deixar um recado para o senhor Aloisio que disse que a festa é pagã, meu senhor a festa era pagã na época em que foi criada aquelas pessoas realizavam a festa para celebrar seus deuses, hoje ela não é mais realizada com esta intenção, hoje ela tem muitas outra razões, para arrecadar dinheiro para melhorias em escolas e hospitais, para reunir a família, para shows etc.O que importa é a intenção na qual ela será relizada, aquela que vai no seu coração é essa que Deus vai levar em conta, não a intenção de pessoas de passado.

  17. Anna Luiza

    Estou com um problema sério queria fazer uma festa junina mais amanha jaé dia 30 de junho já acaba junho e nao tem como eu fazer uma festa junina amanha ai eu queria seber qual dia de julho fica mais adequado para eu fazer uma festa julina gostaria muito que vocês me respondessem essa dúvida aguardo o retorno ou seja a resposta pelo meu email

  18. luelma

    Nossa ficou irado meu,ta muito filé doido
    adorei pô.
    Meu nome é Luelma e moro na cidade de apiacas no estado de Mato Grosso.Aqui também é realizado todos os anos FESTAS JUNINAS mais todo ano é os mesmos passos tem como vc me mandar pelo o meu email novos passos?
    Agradecerei muito.
    De:Luelma Soares de Araujo Delmontt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*