Gargarejo com limão e sal – Otimo remédio contra dor e infecção na garganta

Publicado 20 de agosto de 2007


O gargarejo com sal e limão pode auxiliar no tratamento das terríveis dores e infecções na garganta.


Primeiramente e antes de mais nada gostaria de explicar que esse post é apenas uma dica adicional que talvez possa auxiliar o tratamento de quem está com infecção e dor de garganta e que antes de mais nada você deve consultar o seu médico de confiança que irá receitar os devidos medicamentos e cuidados.

Pois então não ando muito bem da garganta esses dias, uma dor significativa tem me incomodado seja para comer, beber ou simplesmente engolir saliva. E ontem a noite quando abri a geladeira me deparei com 2 limões e lembrei das dicas da minha avó para curar a dor de garganta, tal remédio consistia em apenas fazer um suco de limão puro com um pouco de sal, mexer bem e após fazer gargarejo com a mistura.

Realmente limão e sal não é algo muito agradável, acaba ardendo um pouquinho, mas no meu caso está ajudando bastante no tratamento. =)

Então fica ai a dica suco puro de limão com sal e um bom gargarejo.

Para quem não sabe o que é fazer um gargarejo o Alborghetti ensina você! :-)

É importante lembrar a todos para não exagerar no gargarejo, e fazer ele diversas vezes ao dia, pois o limão é super acido e pode trazer problemas se você exagerar.

E como já comentei no inicio deste artigo, e vale apena reforçar o melhor a fazer sempre que alguns sintomas persistirem é consultar um médico de sua confiança, afinal com a saúde não se brinca, e geralmente não é com um simples gargarejo que você ficará curado(a), principalmente em caso de febres, pois quando existe febre é sinal que algo não esta bem em seu organismo, por isso NUNCA DEIXE DE CONSULTAR UM MÉDICO!


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

135 ideias sobre “Gargarejo com limão e sal – Otimo remédio contra dor e infecção na garganta

  1. Ana Luiza

    Gostei muito da sua dica. Deve ser meio azedo mas vale a pena tentar. Ficar com a garganta incomodando não vale. Obrigada pelo post, ele é muito útil.

  2. any

    mas esse processo doido não machuca a garganta não???
    e as cordas vocais?não prejudica não???
    pelo fato do limão ser acido combinado com o sal…??
    bjos e abraços pra todos!!!!

  3. uciano

    Estou com uma dor horrivél de garganta, já são 03:53 da manhã não consigo dormir, entrei no google pra ver se conceguia alguma coisa pra melhorar minh angústia e achei está dica, sal com limão, vou tentar..
    depois volto pra deixar um novo comentário pra dizer se deu certo ou não, se preferir me escreva para rickcopacabana@bol.com.br, sempre escrevendo dor de garganta do lugar do assunto , se não eu não abro.. obrigado, sem mais.. luciano galdino.

  4. israel dos santos

    eu entrei no site por que estou com uma inflamação na garganta já fazem 40 dias e já tomei muitos medicamentos e nada de ficar bom…peço que se agum amigo puder me dá dica de um remédio de efeito rápido…por favor manda pra mim…já estou ficando um pouco preocupado…

    abraços!!!

  5. VITOR TOLFO

    O QUE AJUDA MAIS QUE SAL SÓ COM LIMÃO É FAZER UM GARGAREJO COM VINAGRE DE VINHO SAL E LIMÃO RESULTADO IMEDIATO

  6. Patricia Luiza

    Espero q isto seja o começo de uma soluçao, pois eu nao dormi a noite toda e a dor de garganta e tanta q ate meu ouvido esta doendo e esses remedios anti inflamatorios nao agem rapido e eu nao consigo comer, falar nem bocejar…to indo fazer, obrigado

  7. junior

    oi, tocom muita dor de garganta faz uma semana.
    sera que essa dica é boa mesmo?????
    vou tentar valeu…

  8. Larissa

    É otimaaa a dica, e o gargarejo com vinagre e sal tambm funciona, ma o melhor é se vc conseguir tomar o extrato de propolis com agua, tem um gosto horrivel, mas é tiro e queddaaa…

  9. Gustavo

    Bahhh segunda ano que eu estou com problemas em minhas amigdalas! elas incharam bastante em um dia!
    ano passado eu fiquei do dia 27/12 ao dia 18/01 em casa sem poder sair pra rua!
    andei tomando umas bebedeiras, sem me alimentar direito e sem me agazalhar direito , resultado: AMIGDALITE denovo!
    ano passado fiz tratamento com ; amoxilina, pelincilina(bezetacil) e por ultimo Azitromicina!
    esse ano nao fui ao medico to tomando AZITROMICINA dinovo! 2º DIA deu uma melhorada mas preciso de resultados rapidos e satisfatórios!
    só que os resultados são muito demorado!
    por isso resolvi procurar remedios naturais!

    ALGUEM PODE ME INFORMAR UM GARGAREJO QUE ELIMINE RAPIDAMENTE AS BACTERIAS DE MINHA GARGANTA ????

  10. ou estmaìra conceiçao costa

    E engraçado,todo começo e meio e fim de ano,minha garganta começa a dar poblema ja estou tomando axitromedicina de 850mg pq as outras na adianta mais.Eu nunca vi e nem ouvi fala que fazer gargarejo de limão e sal.[E NOVIDADE]Eu ja vi e sal e vinagre.Mas e horrivel.Porque tudo da vida que e horrivel e bom pra saúde.

  11. maìra conceiçao costa

    E engraçado,todo começo e meio e fim de ano,minha garganta começa a dar poblema ja estou tomando Antibiotico 875mg.Porque outros antibiotico não adianta mais.Eu nunca vi e nem ouvi fala que fazer gargarejo de limão e sal.[E NOVIDADE]Eu ja vi e sal e vinagre.Mas e horrivel.Porque tudo da vida que e horrivel e bom pra saúde.

  12. Monique

    aaa q bom saber disso vou tentar, faz dois dias ja q minha garganta ta infeccionada mas parece q o remédio só piora, vou tentar fazer isso, ja são 4 da manhã e ñ to conseguindo dormir por causa disso, obrigada

  13. Paty

    eu tinha me esquecido da dica do limao e sal… e ainda adicionei o vinagre de vinho.. melhorou, pelo menos para engolir a saliva…. depois de passar a noite toda sofrendo…. eu tenho todo ano sempre em março ou abril…e jah fiz a cirurgia….grata pelas dicas…

  14. rodolfo

    to ruim de mais minha garganta pioro de uma hora pra outra coisa de eu durmi nao to aquentando mais alquem tem algo pra me ajuda

  15. elias

    tocom dor de garganta junto com dor de cabeça muito forte, mal consigo engolir minha saliva, qual remedio natural posso tomar ?

  16. Doutor Eduardo

    NÃO. Se usados em longo prazo, tanto o vinagre quanto o limão, destroem a mucosa do caminho percorrido pela voz, causando, assim, danos, não só à voz, mas à saúde. O gargarejo indicado é o de sal, diluído em água, pois não destrói a mucosa do trato vocal. Gargarejos são paliativos. Têm sua função quando a pessoa está com dor de garganta, com faringite. Os chás, como os de romã ou gengibre não passam pelas cordas vocais e é bom que não passem. Eles vão diretamente para o esôfago e o estômago, o teor de acidez que contém pode provocar distúrbios nesses órgãos. Se a pessoa quer cuidar da voz, o melhor seria recorrer à velha receitinha caseira de gargarejo com água e sal, ou simplesmente fazer um gargarejo com água do chuveiro depois de uma noite bem dormida.

  17. camila

    NADA MELHOR QUE ESSE GARGAREJO:
    NUM COPO COM ÁGUA COLOCA VINAGRE,SAL E SUCO D LIMÃO…É ALIVIO NA HORA…

  18. Jonathan-RS

    concordo com a Camila, nada melhor q gargarejo com agua sal e vinagre…é ótimo!
    outro mto bom q meu médico receitou para mim é gargarejar com LISTERINE…agua e um pouco d listerine,,,gostei do resultado!mas sempre claro, junto d algum anti-inflamatório e tbm anti-térmico caso vc esteja com febre…
    (Consultar médico)

  19. Luciana Padovick

    Obs: esses gargarejos aí em cima tem melhor resultado se estiverem mornos! É EXCELENTE esse de água sal e vinagre…ja fiz! após o terceiro gargarejo vc ja percebe enormeeee melhora..

  20. Luis Governo

    mas o que devo fazer, tipo fazer quantas vezes seguidas quantas por dia, eu to com uma dor que me da vontade de pula do predio por que nem remedios consigo engolir, porfavor me ajudem, ah outra coisa, é necessario engolir ow nao =\

  21. jo

    igual a minha dor de ganganta eu duvido que alguem ja teve. vou enfiar a minha cabeça agora num buraco e ficar la ate sarar, se eu nao vol- tar a fazer nem um comentaio logo apos e porque ja fui.

  22. lala

    eu so tenho 13 anos e minha garganta doi muito,
    não consigo falar, nem engolir minha saliva!!
    por favor quantas vezes no dia eu faço!!! me ajude!!! ja tomei ate uma agulhada + ainda esta doendo muito, e estou com fome preciso me alimentar!!!
    devo engolir??? me responda rapido

  23. samy linda

    eu fiz esse gargarejo agora é só esperar os resultdos!
    mas é horrivel eu não botei sal se não não ia conseguir tomar de tão azaedo!!!!

  24. Dra. Farmacêutica

    Pessoal, uma alternativa natural e muito benéfica para dores de garganta é o limão!! Ele é excelente…tomar suco de limão puro, diluído ou somente limão com sal…!! Aliás, o limão é considerado “um antibiótico natural” e um dos mais completos alimentos que existe. Basta vocês procurarem na internet e encontrarão diversos artigos, relacionando o limão na cura de diversas doenças e disfunções… E quem disse que o limão agride mucosas está enganado, pois ele é um excelente cicatrizante e regenerador de tecidos!

    Voltanto a falar da garganta, outro medicamento que ajuda muito também é Extrato de Própolis, diluída em água, 3x ao dia….

    Beijos

  25. nathy

    GENTE, já vai fazer uma semana que minha garganta tá inflamada ! e ainda tava com febre, mais já passou !a tosse num ajuda em nd, tah me atrapalhando, nem consigo tossir direito ! vii em um site que chupar 2 cravos até eles se desmancharem ée bom ! mais num tá fazendo mto efeito ! me ajudem por favor !

  26. linha

    eu gostei mas minha mae nao melhorou ainda continuou com a garganta doendo e continua roca
    e mole.

  27. Camila Dutra

    Aii,estou com uma dor de gaganta nao da de engolir saliva eu cuspo a saliva,nao consigo comer nada,vou testar isso quem melhora.Beijos,Obrigda pela dica !!!!

  28. junior

    nossa to com uma dor de garganta orrivel não como nda nem consigo falar direito…
    hj de manha fia o gargarejo com limão e sal…e parece que táh resolvendOO..
    agradeço a dica..

  29. anderson

    Amanheci com a garganta irritada e dolorida. Fiz só um gargarejo de extrato de própolis e agua morna. Após algumas horas já estava comendo sem problemas.

  30. josy

    E verdade limão com sal é muito bom pra dor de garganta, eu só tomo isso quando estou com a garganta inflamada e resolve muito.

  31. Fabio

    toma água com limão sem açucar 2 vezes por dia cura tudo ! Gripe, dor de garganta, sifilis, gonorreia, tosse, dor no corpo, etc… !!!

  32. Nine

    Pois é mas onde entra o mel nessa história?

    E pq as minhas dores de garganta são fortes e apenas durante a madrugada e manhã ?

    fiz o gargorejo com os 3 sal limão e vinagre espero q adiante ..n tem problema né?

    O spray tem problemas de usar sem ir ao médico.

    Obrigada!

  33. Danilo Gustavo Silva

    Ola gostaria de que vcs colocassem mais noticias sobre inflanações dores e outras doenças relacionadas a garganta.

  34. helena

    pessoal,gargarejo com limao,sal, agua morna para quente, e enrole o pescoco com um lenco embebido em alcool,e enrole por cima um cachecol de La.
    fique quietinho, sem tomar friagem.
    tome uma aspirina antes disso tudo.
    eh tiro e queda…
    e para quem eh adepto, faca a autohemoterapia,que vai fazer o teu organismo se defender contra as bacterias.

  35. drica

    minha filha tem 1 anoe 7meses e esta amidalite
    qual o antibiotico que devo dar.
    poque ela tem alergia aos penecilina amoxilina
    azitromisina erritromicina cefalexina.
    ela tem febre de 39 graus e ja faz uma semana.
    O sulfametoxazol+trimetoprima 200mg +40mg.
    resolve!!!
    po favor me de respostas…

  36. Lilian Bagattoli

    estou com a garganta inflamada faz 1 semana :(
    estava tomando anti inflamatorio e tomei também cataflam mas não resolve. agora fui ate a farmácia e comprei azitromicina, e um spray de mel, propolis e menta, espero que ajude, porque tenho que ficar boa até amanha pra poder ir a uma festa que já compreii a entrada a 1 mes atras =/
    se alguem souber de um remedio caseiro tiro e queda pra eu melhorar ate amanha por favor fala :(
    obrigada

  37. Gaby

    Olha,eu acabei de fazer e ja deu resultado aliviou bastante.
    agora basta ver se amanhã estou curada.
    muito obrigada pela dica

  38. Dany

    Acabei de fazer esse gargarejo, ( por incrível q pareça tinha exatamente 2 limõe na minha geladeira).. a sensação é horrível parece q queima a boca e a guela! mais aliviou, vou comprar mais limão pra vê se mata essa bactéria nojenta de uma vez da minha garganta!!!!! valeu!!

  39. Cristiane

    Estou muito ruim desde ontem, com a garganta super infeccionada. Comprei o Azi, que vem 3 comprimidos, sendo que hoje tomei o segundo, mas não senti muita diferença de melhora. Meu marido comprou Malvona, para eu fazer gargarejo, Benalet pastilhas, balas de gengibre,amidalin pastilhas, enfim, mas o que realmente deu uma melhorada por incrível que pareça ou coincidentemente foi o gargarejo que fiz com vinagre e sal em água morna. Tomei novalgina, depois do gargarejo, chupei uma bala de gengibre e dormi. Acordei bem melhor do que eu estava. Detalhe: odeio vinagre, mas li tantas coisas boas a respeito do vinagre que resolvi encarar. Deu certo.

  40. jose luiz

    essa dica é para as inflamções persistentes, gargarejo e gengibre com casca de romã…ou compra um pacote de balas de gengigre tmbm….

  41. Roger

    Procurem o remédio Astro, foi uma indicação que meu médico falou. Resolve ein uns 2 ou 3 dias.

    =**

  42. nilton

    eu estava com uma forte dor de garganta,não quis usar nem um remédio caseiro,qual foi a minha surpresa ao chegar na clínica salute que tem convenio com a minha empresa:O médico mandou em para minha casa fazer gargarejo com sal e limão,voltei para casa zangado pois já conhecia a receita através da minha vó, fiquei a pensar comigo mesmo será que ele conhece minha vó.rsrsr!!

  43. Roger Garcia

    “antes de mais nada gostaria de explicar que esse post é apenas uma dica adicional para auxiliar o tratamento de quem está com infecção e dor de garganta e que antes de mais nada você deve consultar o seu médico de confiança que irá receitar os devidos medicamentos e cuidados.”

    consulte um médico primeiro, pode não dar certo ;)

  44. cristina

    Estou com a garganta infeccionada… Vou tentar fazer esse gargarejo de sal e limao.. estou tomando amoxilina 500 mg e ja e o 6 comprimido e nada de melhora… Ao melhor meu organismo ja criou resistencia desse antibiotico.. Toma que melhore por que trabalhar assim e complicado..

  45. Luc

    to com a garaganta inflamada! antes de come tem q da uma concentrada pra para um poko a dor e manda bala! fecha o olho e vai , so depois c vai v o estrago =D , so quando vc tem dor de garaganta que vc da valor a um copo de agua !

  46. Maria ap .thomaz

    meu filho de 5 anosvive com dor de garganta ,ele toma antibioticos todas as vezes que a garganta inflama,pois dá muita febre,sea que nao agride o estomago esses antibioticos? pois ele reclama de dor no estomago.

  47. Gerciana Medeiros

    Olha eu tinha um problema com minha garganta fiz um tratamento com o gargarejo saou que foi uma beleza..

  48. Ricardo Takaki

    Concordo com o Luc, só com uma dor destas que a gente dá valor a um copo de água, um prato do comida!

    Acabei de fazer o gargarejo, vamos ver os resultados até amanha…

    Alguém sabe me dizer se benzetacil precisa de 2 doses ou uma só resolve?

  49. Ricardo Takaki

    Olá Pessoal,

    Gargarejo com certeza ajuda, sim, tanto o de sal + agua morna + limão,,, ou no lugar de limão o vinagre…

    Fazer várias vezes ajudou bastante, além de aliviar a dor…

    Agora os medicamentos também são importantes no processo, por mais dor que sinta ao engolir o comprimido, se esforcem para tomar, se não só vai adiar o dia da libertação desse castigo que é a faringite, dor de garganta etc…

  50. lisandra

    POR FAVOR ME AJUDEM! EU VIVO COM A GARGANTA INFLAMADA POIS TENHO ALERGIA A VARIAS COISAS. JÁ TOMEI TU QUANTO FOI REMÉDIO QUE EXISTE MAIS O PROBLEMA ACABA VOLTANDO, AGORA MESMO MINHA GARGANTA ESTÁ TODA DOLORIDA E COM UMAS MASSINHAS ORROROSAS,ME DIGAM O QUE DEVO USAR?!!!!!

  51. Ana

    Gente, eu vivia tendo problemas com a minha garganta inflamada ou infeccionada… Ate eu descobrir a Prata Coloidal.

    A prata eh uma antibiotico natural usado a milhares de anos nas culturas Asiaticas. Existem sprays bem como o liquido.

    Eu uso a forma liquida, umas gotinhas qdo estou gripada, com garganta inflamada e ate com infeccao de urina. FUNCIONA MESMO! Nada melhor como antiseptico topico para ferimentos expostos.

    Pra garganta basta umas gotinhas direto na area inflamada 3 vezes ao dia. Em 2 ou 3 dias, a infeccao desaparece!

  52. lorena

    Estou sofrendo com muita dor de garganta,não consigo nem engolir a saliva.Tá horrível ,estou com uma duvida,tem que engolir a agua com limão e sal,ou só o gargarejo resolve?
    beijos

  53. tete

    eu estou com muita dor de garganta des da semana pasada eu nao comsigo dormir oge eu vou tomar um remedio e eu axo que vou melhorar beiijos

  54. victor

    Galera, é tiro e queda.

    Melhora uns 90%.

    Vc sente a melhora na hora…

    Só arde um pouco, mais é só beber algoi em seguida.

    Muito boa a dica.

    Vlw!

  55. Willians Martins

    Ninguem responde as perguntas, kkkk.
    Só passa e da seu comentário.

    Rapaziada, não engole a mistura não, somente gargarejo, e cospe fora, vinagre, limão e sal no “estombago” não faz muito bem não.

    Também fiz e deu certo, receita de vó/mãe dá sempre certo, agora tem um problema, a minha infecção passa a febre eu dei um jeito, mas toda manhã eu ainda acordo com dor na garganta, agora não é de inflamação é de ar seco mesmo, (eu acho), mas não consigo achar solução para isso.

    QUando acordo é aquela dor maldita, que nem me deixa dormir, ai tomo chá sofrendo, pao etc… e passa até chegar a escuridão…. onde tudo volta a ficar ruim, alguem tem dicas ai?

  56. Hellraiser

    Pra garganta seca coloca uma bacia de agua quente perto da cama que o ar fica umido e fica bom.

  57. matheus henrique lopes moreira

    nossa em uma semana curou minha garganta que durava duas semanas ou tres esse suco de limao com sal e otimo !!!!!!!!!!!!

  58. edmilson

    realmente gargarejo ja esta dizendo nao é pra beber e sim gargarejar e jogar fora acabei de fazer o gargarejo de listerine com agua isso é um dedo de listerine e um dedo de agua gargareja e o alivio vem logo e to tomando amoxilina pois minha garganta estava com obcesso e inflamada um dia com o remedio e o obcesso ja foi so continua a inflamaçao.

  59. Edilene Santos

    eu fiz o gargarejo ajudou muito se estiver tomando algum antibiotico ajuda mais ainda mais a minha dor de garganta só ataca no tempo seco e ai vai uma ótima dica…antes de dormir coloque uma bacia de água no seu quarto para chupar o ar seco que só piora a dor…isso é tiro e queda?
    espero ter ajudado…

  60. Lucy

    Estou com a garganta inflamada e muito enchada ha um mês atrás tive no médico, fiz cultura da garganta deu alfa o médico passou três bejotacil tomei e nada de melhorar cada vez ficando pior hoje retornei novamente ele passou mais três bejotacil vou aguardar resultado.
    Mais ja estou entrando em desespero, sem saber o que fazer ja fiz varios gargarejos e naõ tive melhora por favor me ajude……..

  61. Glecio

    É alivia bastante… mas so na hora!
    dps jah volta um poko a incomodar!!

    mais é mt recomendado… fiz aki agora com limao capeta ainda!!! so toma cuidado pra naum ingasga…

    a do vinagre eu vo faze mais tenho ki pidi algum vizinho, pq aki em ksa eu nuam tenho! shuaasuha

  62. José Coelho

    Partilho com vocês um remédio natural, muito usado aqui em Portugal, que resolve rapidamente todos os males de garganta:

    1 – Leve ao lume 2 colheres de sopa de açúcar. Deixe derreter.
    2 – Adicione 2 dentes de alho cortados.
    3 – Acrescente 1 limão fatiado e mexa tudo bem.
    4 – Adicione 1 copo de água.
    5 – Mexa bem e adicione 2 colheres de sopa de mel.
    6 – Mexa bem, deixe ferver e tome quente.

    Beba este preparado 3 vezes ao dia e diga adeus aos resfriados.

    Cumprimentos de Portugal.

    José

  63. Margot

    José Coelho essa receita deve ter um sabor horrivel , mas de certeza k melhora . Estou doente da garganta á meses e ja estou desesperada ,mas sou sincera só o sabor do alho ja me tira a coragem. No entanto vou fazer e dar á mha irma k tbm sofre como eu e experimenta tdo .Obrigada por partilhar connosco a sua receita .

  64. ingred firmino

    há.. nossa eu estou com uma dor terrível de gagrganta.. e o pior q incomoda pra carambaaa… não consigo comer direito, bocejar e nem engilir a saliva.. nossa é mto ruim .. nunca tentei gargarejo de limão e sal mais já tentei gargarejo de água oxígenada é pouco desagradável mais alivia um apouco.. bou tentar fazer esse gargarejo de sal com limã p´ra ver se é bom msmo..

    obrigada pella dica..

    beijooos (:

  65. Caique Deville

    Gente, eu já tive muito isso ( acreditem o não acho que tá voltando ), o que vocês devem fazer é ir ao médico ( como ja citado ), e para amenizar a dor faça gargarejo com água e sal, APENAS SAL, o suco do limão é ácido, só vai fazer doer e ter aquela sensação de “matando tudo que é de ruim”.
    Tentem fazer gargarejo apenas com água e sal ( mais ou menos 2 colheres de chá ) :D Espero ter ajudado, isso acontece direto comigo, quando acontece, até já sei o que fazer… CORRO PRA COZINHA !

  66. ana paula

    nossa ja faz uma semana q estou comminha garganta doendo mto…ja tomei benzetacil,azitromicina,amoxilina,ramedio pra dor,neosulida,gargarejei com romã,vinagre e sal e nao resolveu ainda esta doendo e cheia de coisas brancas esquisitas alguem pode me dar uma luz por favor ….nao aguentu mais essa dor irritante…

  67. Margot

    Olá a tdos.Trago boas noticias. Fui a um dos melhores otorrinos de Lisboa, levei tdos os meus exames e analises, e implorei k fosse sincero comigo, pois receava ter algo de mto serio, pois k desde á meses k andava com a garganta inflamada, mesmo dpois de varios tratamentos com antibioticos e injecçoes de penicilina.Operei ás amigdalas aos 8 anos e hj tenho 46 tenho uma faringite ja cronica e uma renite alergica, mas isso nao foi novidade p mim pk ja sabia tdo isso, o k realmente nao sabia era k qto mais medicamentos tomava mais sinsivel e desprotegida ficava. Assim o medico receitou me apenas uma vacina ” PASPAT Oral” p melhorar as mhas defesas, e recomendou gargarejos apenas , note bem apenas agua e sal marinho, 1 litro de agua para uma colher de sopa de sal .Acreditem estou melhor. Acrescentei dessa mesma agua no nariz tbm e tdo mudou até recuperei o palar e o apetite, até perdi o mau halito. Boa sorte e melhoras a tdos .

  68. Margot

    Esqueci me de dizer k o medico me disse para nao tomar vitaminas durante um longo periodo de tempo, pois elas só iriam reforçar a resistencia dos “bichinhos maus”. Disse tbm k a garganta nao gosta de choques de temperatura , entao k evitasse comer coisas mto geladas e alimentos mto quentes. Aconselho a k consultem um bom especialista tal como eu fiz .

  69. Carlos dragao

    é só tomar o suco de 1 limão com uma colher de sopa de mel com alho, é show.

  70. isabele

    a minha dor de garganta ta um pouco ainda mas melhorou pq minha dor de garganta doi muito por dentro e por fora valeu pela dica!!!!!!!!!!

    tchau e beijos!!!

  71. anne karolina guimaraes

    oi meu nome e karol e achei muito interessante sua ideia eu sinto muita dor na garganta e vou usar essa dica.

  72. ricardo

    gargarejo com arueira planta( antiflamatorio ) ferve as folhas quando estiver morno faz o gargarejo

  73. Douglas b. gois

    ‘ jente! pelo amor de Deus eu não aguento mais essa terrivel dor de garganta que ja faz uma semana socorrÔ11

  74. levi

    pessoal eu tambem estou com uma dor de garganta muito forte,costumo fazer gargarejo com vinagre e agua mas meu vinagre acabou,entao fiz com suco de limao e sal diluido em um pouco de agua,esta funcionando bem e ai vai uma dica,antes escove muito bem os dentes,lingua,gengivas e ate bochechas,fazendo isso voçe ja elimina uma porçao de bacterias,enxague muito bem a boca para remover o maximo de residuos de pasta,pois a pasta de dentes e alcalina e o vinagre e limao sao acidos,feito isso amorne um pouco oque voce vai usar no gargarejo,faça o gargarejo com a boca aberta o maximo possivel e tentando nao engolir nada,repita o processo 3 vezes e torne a fazer de novo se nescessario.obs:nao use muito vinagre,limao ou sal,se usar muito,isso pode causar dano as mucosas.

  75. Thainá

    Olá, são 00:45 nao consigo dormir por causa dessa dor de garganta irritante, é péssimo engolir a saliva. Eu chupo amidalin mas nem esta melhorando.Amnha tento essa de limao com sal, porque hoje ta todo mundo dormindo e to vendo que vou passar a noite em claro.Obrigaada (=

  76. Eric

    cheiguei em casa a noite e nao tinha limao, fiz só com agua e sal! e o resultado foi muito bom…

  77. Léééo

    Basta umedecer um pano com alcool e colocar por alguns minutos no pescoço!
    Os gargarejos também ajudam…certamente, os gargarejos com Flogoral são os mais eficazes…Flogoral você encontra em qualquer farmácia!
    Hexomedine é um spray que amortece um pouco a dor.
    Na verdade o que cura realmente as dores são os anti-bióticos e anti-inflamatórios!

  78. zetoca

    minha filha de 13 anos estava sem comer nada optei pelo sal agua morna e limaõ,foi um milagre mesmo!essa receita é mesmo orientação Divina!Gente cai dentro desta onda que ela é muito alta!valeu mesmo!Já achei um remédio milagroso!!!!VALEU…!!!!!

  79. jozynha

    ja estou gostando desse negócio ele é mesmo coisa da vovó sabia que gosta de edficar sua casa!!!valeu mesmo!!!já estou ótima!foi só chupar um limão com sal.valeu!!!

  80. sara jessica

    ola gente pelo amor de DEUS!!!!!!1
    FIQUEI SEM VOZ DO NADA alguem tem uma dica boa um gargarejo pra me informar ja fui ao médico e falou q é açergia devido a esse tempo seco,primeiro dia ta com ronquidão ,segundo quase ninguem me ouvia e hj to totalmente sem voz…
    JA FIZ GARGAREJO COM VINAGRE E NADA E ESTOU TOMANDO REMEDIO”ALLEXOFEDRIN D”MAS NÃO TA ADIANTANDO NADA…
    SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO””””””
    GRATA

  81. David

    Olá eu trabalho com a voz e a uso constantemente, alguém sabe me dizer algum remédio bom para garganta dolorida e principalmente um tratamento ou remédio para roquidão, porque mesmo depois de dois, tres dias sem cantar dormindo bem as vezes não volta ao normal e tenho que começar tudo de novo…

    Grato.
    David

  82. Professor Osvaldo

    Sou professor e estou sofrendo com uma horrível dor nas cordas vocais. Há dois anos que estou em convívio com esta dor angustiante sempre que falo. Já fui no Otorrino, no fonodiólogo e não consegui resolver o problema.Alguém sugere o que tenho que fazer? Existe algum tratamente gratuito? Se existe, onde?

  83. Luiz Autor do post

    Osvaldo,

    Acho que o melhor a fazer é buscar outras opiniões médicas, pois quando o assunto é saude não podemos brincar!

  84. LEONARDO

    PESSOAL PAREM DE SE ENCHER DE REMEDIOS AGRIDEM O ESTÔMAGO. FAÇAM REMEDIOS CASEIROS GARGAREJO JÁ …

  85. Susan

    SOCOOOOOOOORRO! estou morrendo de sono e não consigo dormir por conta dessa maldita dor na garganta =/ ja fiz gargarejo com vinagre e sal, mas só alivia um pouco… mas depois de uns minutos volta a dor :s to sem dormir até agora =(

  86. AMANDA 18-SP

    olá pessoal, venho dividir com vcs a minha dor,kkk…nossa estou com amigdalite bacteriana só que de um lado só,o que éh menos pior acho,bom estou tomando azitromicina,estou no meu segundo comprimido e nada,vou fazer o gargarejo com agua morna e sal, mas os outros naum faço naum, sou desconfiada e naum uso nada que naum tenho certeza,bom sorte minha por isso que estou sempre ótima de saude, a ultima dor de garganta foi a dois anos atras,mas quando vem,vem com tudo,acordei com vontade de bater a cabeça na parede,sério mesmo,mas me controlei pq sabia que naum ia adiantar muito,doi até para engolir a saliva,nossa que mau-humor,chega dar até depressao,mas estou melhor pq li bastante a respeiro e sei que vai doer muito ainda,mas vai passar,naum éh dessa vez que vou pro saco,aliás sempre que fico doente penso que vou morrer,mas agora estou mais calma,pq percebi que naum estou sozinha,olhem quantas reclamações kkkk, bom um beijão a todos, melhoras,fé em DEUS!!!!!!

  87. Débora

    OUTRA DICA QUE É TIRO E QUEDA PARA DOR DE GARGANTA ACOMPANHADA DE TOSSE É CHÁ DE LIMÃO ( COM O SUCO DA FRUTA MESMO) E MEL….GENTE É TIRO E QUEDA…MUITO BOM MESMO….

  88. Rayssa

    É engraçado todas as vezes que tomo mesmo se for um pequeno pedaço de gelo, na próxima semana minha garganta já inflama… é uma dor insuportável, não consigo comer direito,beber ou engolir minha própria saliva! Ai resolvir dar uma olhada no google pra ver se achava algum remédio e encontrei esse post, agora vou tentar e ver no que vai dar…

  89. Eduardo

    Achei a idéia do gargarejo boa, e com relação aos antibióticos, eles começam a mostrar resultados depois de uns três a quatro dias,quem tem garganta delicada como a minha, deve evitar muito gelado ou muito quente, não forçar a garganta ou gritar etc.
    o meu problema de infecção sempre resolvo com uma injeção de bezentacil.

  90. guih

    cara, eu fiz o seguinte, misturei limão com vinagre e sal, dei uma esquentada e fiz o gargarejo, minha garganta ja apresentou melhoras, o foda que eu engoli um pouco e fiquei até sem ar, meus labios ficaram até rochos ¬¬’ Mas pessoal para que o remédio funcione é inprescindível que vc acredite, pois a confiança do seu cérebro ajuda e muito.

  91. Diego Cerco

    Em alguns casos fazer o gargarejo com vinagre, água e sal por tempo prolongado pode resultar no atrofiamento das amigdalas. Elas simplesmente desaparecem. Para quem sofre de amigdalite e sabe que o único jeito de escapar das frequentes inflamções é o processo cirurgico, não custa tentar. Minha mãe vivia falando isso (ela não tem as danadinhas desde os 19 anos, hoje ela tem 47), que foi fazendo esse gargarejo que as amigdalas dela sumiram. Eu nunca tinha feito, nem naqueles períodos de crise para ver se aliviava, e um dia resolvi tentar. Fiz durante dois meses, 3 vezes por dia, e elas também sumiram. Porém deve-se tomar cuidado com o excesso de sal (jamais tome a mistura e não coloque muito sal, sódio pode fazer mal), não escovar os dentes antes ou após do gargarejo é muito importante (vitamina C mais compostos da pasta de dente não combinam) e verificar se o procedimento não esta irritando o estômago. É lógico que este resultado pode depender de cada organismo, só estou contando minha experiência.

  92. bruna suelen

    gente to com amigdalite cronica,ta horrivel,ja faz 3 dias;estou tomando um monte de remedios,quando tomo a dor passa,mas quando durmo no outro dia ta a mesma coisa;nao consigo comer falar nem engoli minha saliva,nao consigo abrir bem a boca,dòi o ouvido,dòi tudo…Acabei de tomar remèdio e nem vou dormi hoje para ver no que da…
    da vontade de arrancar a garganta fora.To tomando os remedios certinho mas eu gostaria de saber quantos dias que fica essa tortura de amigdalite???????????socorro me ajudem…Eu quero falar,quero da risada,quero comer;me ajudemmmmm…

  93. Bruna suelen

    gente to com amigdalite cronica,ta horrivel,ja faz 3 dias;estou tomando um monte de remedios,quando tomo a dor passa,mas quando durmo no outro dia ta a mesma coisa;nao consigo comer falar nem engoli minha saliva,nao consigo abrir bem a boca,dòi o ouvido,dòi tudo…Acabei de tomar remèdio e nem vou dormi hoje para ver no que da…
    da vontade de arrancar a garganta fora.To tomando os remedios certinho mas eu gostaria de saber quantos dias que fica essa tortura de amigdalite???????????socorro me ajudem…Eu quero falar,quero da risada,quero comer;me ajudem.

  94. valcir, 14/01/2011

    Já fiz muitos gargarejo com limão e sal, sempre amenisou, mas não relveu, o que sempre dá resultado imediato para eu, é mel com proolis de eucalipto.

  95. everton

    a gente eu to com uma dor de garganta muito forte eu tentei um monte d coisas mais nada adianta se auguem tiver outra sugestão me ajude por favor

  96. Mel

    Gente realmente limão,sal,vinagre e água funcionam
    mas minha mae sempre me manda fazer gargarejo com casca de romã, é só cozinhar a casca e deixar amornar e fazer o gargarejo é tiro e queda pode fazer q da certo…bjinhos espero ter ajudado.

  97. Cristiane

    Bem, desde ontem que eu não durmo devido a dor de garganta. fiz o que foi ensinado, agora vou tentar dormir.

    Obrigado!

  98. rodrigo

    pelo que sei, vi algumas dicas de medicos onde eles dizem que jamais deve consumir frutas citricas qnd garganta inflamada como limao, laranja, abacaxi…

  99. Jr

    Outra dica é VICK VapoRub, aquela pomada que vem na latinha mesmo… Antes de dormir passa na região lá de cima do pescoço descendo até o peito, no outro dia você acorda bem mais aliviado.

  100. bruno

    minha garganta infecciona sempre com aparecimento de cáseos amigdqalianos, e da um fedor insuportavel, nem eu aguento. me deu uma dica por favor ?

  101. Rafaeel

    pra mim num adianto em nada fico atee pior!!!:S
    faz 3 dias que eu nuum como bebe nadaa:S
    eeu chorro mto quando eu vo toma remedio pq eu num consigo toma naa:S

  102. Lulu

    Ai gente….tô com amidalite, a dor é tanta que não consigo dormir. Quando pego no sono, eu engulo a saliva nauralmente e acordo de imediato pois dói muito. ou seja, a dor não me deixa dormir pq a saliva é muita. Comecei antibiotiterapia hj, tomei benzetacil, mas a dor tá imensa. Tô morrendo de sono, mas acordo no susto, com dor, porque engoli saliva.
    Me ajudem!!! Por favor!! A dor é tanta que dá desespero.

  103. Ricardo

    Doutor Eduardo | April 13th, 2009 at 12:52 am

    NÃO. Se usados em longo prazo, tanto o vinagre quanto o limão, destroem a mucosa do caminho percorrido pela voz, causando, assim, danos, não só à voz, mas à saúde. O gargarejo indicado é o de sal, diluído em água, pois não destrói a mucosa do trato vocal. Gargarejos são paliativos. Têm sua função quando a pessoa está com dor de garganta, com faringite. Os chás, como os de romã ou gengibre não passam pelas cordas vocais e é bom que não passem. Eles vão diretamente para o esôfago e o estômago, o teor de acidez que contém pode provocar distúrbios nesses órgãos. Se a pessoa quer cuidar da voz, o melhor seria recorrer à velha receitinha caseira de gargarejo com água e sal, ou simplesmente fazer um gargarejo com água do chuveiro depois de uma noite bem dormida.

    Noite bem dormida como????Se a pessoa não consegue dormir ?!!!!

  104. Allan

    Cara isso foi ótimo … eu tou com garganta inflamada a uns 3 dias e eu nao tinha remedio aqui em casa , vim procurar na net e testei oq vc falou , na verdade eu acho gostozo até o gosto do limao com sal e os resultados foram quase imediatos ^^
    GOSTEI MUITO
    OBRIGADO

  105. Antonio Henrique

    Estou com uma dor de garganta terrivel e não consigo engolir a saliva nem me alimentar…começei a tomar o remedio hoje,fiz o gargarejo de limão com sal e espero melhorar,volto para dizer.

    Abraços a todos.

  106. Elaine Souza

    Acorda gente!! E verdade que limão com sal é bom, mais como um lá de cima perguntou ..deixa eu responder uma dúvida aqui:
    Essa combinação é sem dúvida muito ácida,podendo prejudicar as corda vocais e até o estômago causando azias) Façam gargarejo com a casca do romã, é só ferver e esperar o caldo ficar morno que vai dá tudo certo. Façam isso 3 vezes ao dia. Nossa ninguém merece essa maldita dor. Estou quase me formando em medicina podem acreditar.
    Desejo cura rápida a todos.

  107. Júlio

    Deixem de ser retardados(as). As cordas vocais não ficam no esófago, por isso não influenciam sua voz em nada.
    A mistura de limão não é ácida a ponto de prejudicar sua digestão, um refrigerante também é ácido, mais que o limão, e é preciso tomá-lo durante anos a fio para que ocorra alguma disfunção.
    Essa receita não é ofensiva ao corpo, você está ingerindo ingrediente naturais.

  108. Gislaine

    aki eu tenho so 9anos,mas minha garganta eu acho que esta inflamada e deu uma febre de 41:00.
    minha mae me levou para o medico a minha lingua ja estava enrrolada .
    Eu comecei essa dor de garganta no dia 19/05/2011,
    e no dia 20/05/2011 tive q faltar de aula,de tanta dor!
    hoje ja e dia 21/05/2011,e eu começei minha dor de garganta no dia 19/05/2011 e ate hoja nada.
    aki vou pedir para minha mae fazer isso sera q fonsciona?

  109. Gislaine

    AKI EU PEDI PARA A MINHA MAE ELA FALOU QUE NAO ARDE
    AI EU PERGUNTEI SE E BOM ELA FALOU QUE E OTIMO

  110. luan

    eu tomei bezetacil nao sei como se escreve…

    e dormi, quando acordei ja estava 70% melhor ♥

    e no outro dia ja estava 100%, e melhor uma dor de 1 dia doque uma dor de 1 semana ou mais dependendo da infecção.

  111. Bruno

    Nenhuma dessas receitas estão certas, pois o vinagre, o álcool, o limão e o sal, SÓ FAZEM MAL PARA A GARGANTAAAA!!!
    para se livrar de uma dor na garganta, faça gargarejo com Gengibre, pois ele é um agente antinflamatório e é bom comer alimentos ácidos como limão e laranja para se livrar de secreções.
    O.B.S = NÃO SIGAM SUAS AVÓS, TIAS OU QUALQUER OUTRO FAMILIAR QUE LHE DER RECEITAS CASEIRAS ANTES DE PESQUISAR RIGOROSAMENTE.

    Segundo Fonaldiólogos

  112. keila

    uma colher de mel com sete gotas de oleo de copaiba para tosse e para dor de garganta .o gosto do oleo nao é bom mas resolve mesmo,melhor antibiotico natural

  113. naira

    eu e meu marido estamos morrendo de dor de garganta faz dias já,nao sei o k fazer,nao durmimos a noite eu tive febre alta todos os dias,tomara k resolva essa misturinha.bjs

  114. diogenes

    gente,estou com uma dor de garganta horrivel, parece que estou sendo torturado.alem da dor de garganta tem uma afta eneorme na minha lingua e mais duas no fundo da boca perto da garganta. não consigo comer, beber,engolir saliva e dormir. faz 5 dias q estou sendo torturado. ja fui no pronto socorro, tomei uma benzetacil e fui medicado com um monte de antibiotico, nada de melhora. voltei ao médico, e ele me passou mais uma benzetacil de um lado da bunda e outra de voltaren do outro lado da bunda, não consigui nem andar.. e me receitou mais antibioticos. melhorei por um dia,mas ja estou morrendo de novo. não sei mais oque vou fazer,essa dor ta me massacrando. fora a afta q judia muito. se alguem ja tomou tudo q eu ja tomei e continuou ruin, deixe um recado aqui. abraço !

  115. nivea beatriz

    eu to com ah garganta enflamada eh com dores no corpo enteiro incluzive na nuca nao consigo comer eh nem levanta da cama mais eu nao so nada teimoza levanto nao consigo tomar amoquicilina nem pensar nao desse so se por um pouco de agua na boca quando estiver com oremidio tbm …eu vo superar meu medo eh vo amanha toma uma ingeçao …melhoras pra mim ne

  116. Leo Ghene

    Já fui no medico, faço tratamento e ñ tem jeito, as crises persistem de 15 em15 retorno ao medico e ñ tem tido proveito algum. Tenho alergias a uma porção de coisas é horrivel.
    Algum specialista deem nos uma dica!

  117. andreia

    gente muito obrigado pela dica!!! estava com muita dor é inchaço na garganta.depois de fazer dez minutos depois já estava expelindo o pus da garganta alivio quase que imediato…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*