IR 2013-Em processamento imposto de renda

Publicado 18 de janeiro de 2013


Saiba o que quer dizer a mensagem “Em processamento” encontrado na tela de imposto de renda na Internet, no site da Receita Federal.


Quem tem obrigatoriedade em declarar imposto de renda, sabe que a Receita Federal disponibiliza em seu site a possibilidade de consultar a situação da sua declaração de imposto de renda, a chamada pesquisa de situação fiscal.

O que facilita a vida dos contribuintes, pois com essa pesquisa, é possível saber qual a situação atual da sua declaração de Imposto de Renda, se possui pendências, enfim.

E como em uma declaração que fiz em 2011, mesmo após quase 2 meses do envio dela, a situação da minha declaração continuava “em processamento”, a principio fiquei um pouco apreensivo, afinal nas declarações dos anos anteriores a situação mudou para “processada” em poucos dias.
imposto de renda 2011

E para tirar a dúvida conversei com o meu contador a respeito da minha declaração de IRPF ainda estar em processamento, então ele explicou, que no caso de imposto a restituir a declaração ficará em processamento até a restituição ser paga.

Sendo assim, caso o amigo leitor tenha restituição no seu imposto de renda 2013, a sua declaração ficará em processamento, por isso não existe motivos com que se preocupar neste sentido.

Explicação em vídeo a respeito da declaração em processamento


Mas de qualquer forma é sempre importante estar consultando a situação do seu IR, no site da Receita Federal, pois caso exista pendências você será informado nesta página e poderá corrigir e retificar a sua declaração.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

25 ideias sobre “IR 2013-Em processamento imposto de renda

  1. Rodrigo

    Amigão, obrigado pela “dica”. Estava com essa mesma dúvida e agora fico mais tranquilo. Um grande abraço.

  2. Newton Tiago

    Prezado Luiz,

    Obrigado pela informação. Eu estava preocupado, pois minha declaração estava constando “Em processamento.” Já tinha lido em outras fontes que isso poderia significar que haviam pendências. Mas assim como os demais amigos, também tenho imposto a restituir.

    Abraços.

  3. Geovane Andrade

    Enviei no terceiro dia(02/03/2011). Mesmo assim ainda consta em “processamento”. Muito estranho! Depois de 3 lotes, nada!

  4. Jamerson

    Eu fiz uma retificação e tenho tb imposto a restituir. Minha situação tb está em processamento. Ficarei aguardando tranquilo então.

  5. edmar

    Geovane,conseguiu receber seu imposto 2011? O que ocorreu? Gostaria de saber pois o meu de 2012 está nessa mesma situação e estou apreensivo!

    Obrigado

  6. Jorge

    Entreguei..: 05/03/2012
    Retifiquei.: 08/06/2012

    Hoje 15/08/2012 ainda continua “em processamento”.

  7. Luiz Autor do post

    Jorge, se você tem imposto a receber ela irá ficar com o status em processamento até sair sua restituição. Em caso de dúvidas converse com um contador de sua confiança.

  8. Célia Jimenez

    Obrigado por essa informação tão preciosa. Agora gostaria de saber como segue a ordem para efetuarem o pagamento?

  9. Luiz Autor do post

    Célia, a restituição segue uma ordem estabelecida pelo Governo, onde as primeiras restituições são para os mais velhos, e na sequencia pela ordem do envio da declaração, ou seja, as pessoas que enviaram a declaração nos primeiros dias iram receber a restituição nos primeiros lotes. Espero que tenha ajudado e tirar suas dúvidas.

  10. FLORIANO ABREU NETO

    retifiquei minha declaração em 25,05.2012 apos apresentar com pendencias a original enviada em 08.03.2012. Foram 05 pendencias das quais 04 nao haviam comprovantes de despesas medicas e outra existia comprovante ref. palno de saude, logo em seguida excluir as 04 pendencias atraves de uma retificadora e quando consultado o extrato IPPF aparece a mensagem em processamento desde o mes de maio.Houve alteração do status de “COM PENDENCIAS P/ EM PROCESSAMENTO, mas ate agora nao alterou para PROCESSADA,como devo proceder?

  11. Luiz Autor do post

    Floriano, neste seu caso acredito que o melhor é conversar diretamente com um contador seu de confiança, ou procurar ajuda diretamente na receita federal e tirar dúvidas a respeito das possíveis pendências.

  12. Braga

    Boa tarde.
    E no caso da pendencia e mesmo após a retificação, continua ao consultar o cpf a informação de “pendente de regularização”. Não deveria mudar a pendencia igual acontece no site da receita federal que muda o status de “pendente” para “em processamento”? Alguém saberia informar o tempo que leva para o cpf assimilar essa informação que já foi feita a retificação do imposto ?

    Grato.

  13. Wal Moreira

    Minha declaração de 2012 também está em processamento e eu tenho imposto a restituir. A de 2013 já foi processada e nessa não tem restituição. Isso é comum? Há possibilidade de eu receber a restituição de 2012 agora em 2013?

  14. eliana d avila isola

    Entreguei o IR 2013 no final de março do refer. ano. Em julho consultei a situação e descobri ter pendencia (valores de despesas médicas). Retifiquei esse item em meados de julho de 2013. Agora, consultando a situação novamente, continua a aparecer o item “pendencia” referente as mesmas despesas.
    Isso é sinal que a retificação que fiz não sanou a pendencia ?
    Continuo na malha fina ainda ? Não sei dizer quais valores devo corrigir mais.
    Como devo proceder ?
    Obrigada.

  15. Luiz Autor do post

    Eliana, o melhor a fazer nesse tipo de situação é buscar auxilio com um contador de confiança para que ele possa verificar sua declaração de imposto e assim verificar possíveis erros e que realmente estava acontecendo por ela ter ficada retida na malha fina da receita federal.

  16. Fabia

    Entreguei minha declaração no dia 03/03 e até hoje (08/08) continua “em processamento”. Se tivesse pendências, já teria aparecido? Estou preocupada, pois tenho restituição e parece que quanto mais você precisa do dinheiro mais demora pra sair…

  17. Luiz Autor do post

    Fabia, a sua declaração vai continuar em “processamento” até você receber a sua restituição, então fica tranquila e acompanha a página da Receita Federal para verificar caso aconteça algum tipo de problema com a malha fina.

  18. Anderson

    Entreguei minha declaração em 18/03/13 e consta em processamento. Meu amigo enviou no mesmo dia que eu e recebeu a restituição neste lote de agosto. Por que declarações entregues em um mesmo dia não saem no mesmo lote?Será que vou cair na malha fina?

  19. Marisa

    Declaração 2012 caiu na malha fina. Retifiquei a mesma e tinha débitos com a receita que também paguei.
    Consultado agora site receita aparece Situação da Declaração: Em Processamento e tenho Imposto a restituir.
    O que significa em processamento???

  20. Fernanda

    Olá Anderson! Eu entreguei a declaração no primeiro dia, tive que retificá-la e fiz do segundo dia, ainda não recebi a restituição. Conversei com uma amigo (contador) e ele me explicou que depende muito da disponibilidade de verbas, então algumas pessoas recebem antes, no caso de “em processamento”, fica até a restituição ser liberada, tem que olhar sempre o extrato da declaração para verificar se o status não mudou (com pendência, em análise, ….), pelo que eu sei, todas as declarações já foram analisadas. Eu fiquei bem chateada, pois achei que a restituição viria no 2º lote, já que me organizei e entreguei bem no começo, mais isto é Brasil! Espero ter te ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*