Motoristas-Carteira provisória não poderam dirigir em estradas-rodovias




Lei pretende proibir que motoristas inexperientes com pouco tempo de carteira trafeguem em rodovias

Ontem por acaso acabei ouvindo a voz do Brasil(aquele programa que rola todas as noites nas rádios), e uma noticia me chamou a atenção é de um lei que esta para aprovação no congresso, que caso seja aprovada irá proibir jovens motoristas que tem a habilitação provisória(menos de 1 ano), de dirigem em estradas e rodovias, isso porque segundo pesquisas muitos dos acidentes com vitimas fatais está relacionada com motoristas que ainda estão no período de experiência ou seja, que possuam carteira de habilitação provisória.

Caso a lei seja aprovada os novos motoristas poderão dirigir somente em perímetro urbano, até que possam adquirir a carteira definitiva após 1 ano.

E então amigos leitores o que vocês acham dessa nova lei que pode entrar em vigor caso aprovada pelo congresso/câmara?

Atualização:

Em 17/06/2009 o senador Aloízio Mercadante retirou o projeto de tramitação no plenário e o mesmo foi arquivado. Notícia no Site do Senado.




-Publicado em 5 de dezembro de 2008 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

162 Comentarios para o post: Motoristas-Carteira provisória não poderam dirigir em estradas-rodovias

  1. isso é ridículo tanta coisa pra eles aprovarem em beneficio ao povo, tomara q ñ seja aprovada..

  2. Honey on dezembro 7th, 2008
  3. Bom como foi dito acima se essa lei for aprovada somonte os novos motoristas não poderam andar em rodovias ? tenho mais 10 meses de provisoria

    se a maioria de acidentes em rodovias forem com condutores que teem a carteira provisoria acho que deve ser aprovada

  4. Vinicius on dezembro 7th, 2008
  5. Isso é completamente ridículo, eu tenho quase 11 meses de carteira, mais mesmo assim não é porque eu já passei do prazo que eu não vou me preocupar com as outras pessoas, até porque pode ocorrer da lei ser retroativa e atingir até mesmo quem já está perto de conseguir a carteira definitiva. Isso não passa de mais um forma sacana do governo arrecadar fundos para corrupção, pois o excesso de multas vai aumentar, enchendo assim os cofres públicos e o povo nada ganhando com isso. Seria mais interessante investir na capacidade de perscepção de risco das pessoas, treinando-os em direção defensiva a cada dois anos (seria um hípotese), alguma coisa desse tipo, pois se o cara ficar tanto tempo sem poder dirigir, não adquirirá esperiência e quando pegar no carro vai oferecer mais risco do que uma pessoa com mais de 10 anos de carteira.

  6. Pablo Moreira on dezembro 8th, 2008
  7. Eu acho que essa nova lei não é boa. porque os maus condutores pagão pelos eros dos outros ou seja pessoa que presisa sair da sua cidade para trabalhar não vai poder sair isso eu acho um abisurdo.

  8. carlos eduardo rodrigues on dezembro 8th, 2008
  9. eu axo isso um absurdo pq eu vo começa a trabalha no começo do ano de vendedor e presciso viajar.ai vo dexa de trabalha na profisao ki eu gosto te ki espera 1 ano isso nao pode acontese…
    eles nao pode pq varias pessoas vao si prejudicado.

  10. Anderson Jose on dezembro 8th, 2008
  11. nada haver msm essa lei po muita gente precisa viajar e com isso muita gente irá se prejudicar espero q naum seja aprovada!

  12. Eduardo on dezembro 10th, 2008
  13. Discordo com essa nova lei em diversos fatores. Se os motoristas de carteira provisória não podem dirigir em rodovias, o aumento de transito nas zonas urbanas aumentará. Isso prejudica os motoristas que poderiam ter como alternativa transitar nas rodovias para economizar tempo. Outro problema encontra-se para quem quer acessar locais como hospitais, universidades, empresas, etc. onde necessita-se andar pelas rodovias. Vejo essa lei um ato desnecessário, pois se o objetivo é reduzir acidentes, deve primeiro conscientizar o motorista, independente de onde trafegará.

  14. Samuel on dezembro 11th, 2008
  15. Achei uma lei muito contraditória.

    Pois se o relator do projeto, Eduardo Suplicy, acredita que são os recém abilitados que causam tantos acidentes, teria de ser implantada uma lei que melhorasse as condições das auto-escolas, para que os novos motoristas estejam mais preparados para dirigir.

    Como ouvi um especialista dizendo em uma entrevista na globo news, isso vai prejudicar muito as pessoas que moram em cidades pequenas e precisam de veículos para se locomover para a metrópole.
    Principalmente quem está ingressando em universidades.

    deixo aqui minha opinião !

  16. Isabella on dezembro 12th, 2008
  17. Essa lei é horrível!!!
    Acredito que seja uma medida de reprimir aqueles que ainda tem alguma prudência no trânsito. Tenho apenas 4 meses de habilitação, e se esta lei for aprovada, não poderei nem ir de carro pra faculdade, pois para chegar até ela, tenho que atravessar por uma rodovia, cujo qual, não fico nem 3 minutos nela.
    Sem contar, que resolvi tirar a carta pois trabalho no centro de Sp, e tenho que atravessar por várias rodovias.
    Isso só atrapalhará aqueles que são prudentes no volante.

  18. Dai on dezembro 12th, 2008
  19. Eu acho um absurdo aqui em fortaleza pra mim pegar outra cidade tenho q pegar rodovias e air como faço agora?se minha casa for em uma rodovia como faço eeeeeeee agora?????????

  20. gerlano on dezembro 13th, 2008
  21. Gostaria de saber se esta léi ja esta valendo, se não quando ela será votada para ser aprovada ou não?

    Obrigado
    att.

  22. Luis on dezembro 13th, 2008
  23. Eu acho ridículo tenho oito meses e meio de habilitação e se tem alguém que tem culpa disso é o próprio órgão fiscalizador q proíbe auto-escolas de ensinarem os alunos a dirigir em estradas-rodovias, nem q o instrutor só demonstrasse como proceder ou após feita a habilitação dar um acompanhamento maior ao aluno ensinando-o a adaptar-se as condições reais do transito que são totalmente diferentes do que é ensinado na auto-escola o aluno não sai preparado concordo, mas a culpa é dos órgãos fiscalizadores pois tem até uma lei q diz q todos tem direito de aprendizagem no transito e os acidentes podem até serem culpa dos condutores com carteira provisória mas garanto q os acidentes em q envolveram-se foram com motoristas experientes e as vezes por isso imprudentes pois na auto escola não aprendemos o que fazer em caso de uma fechada coisa comum no transito , temos de ter aulas de direção defensiva contra a direção agressiva presente no transito por q cordialidade no transito é uma coisa q infelizmente se vê raramente e se todos seguissem como é ensinado na auto-escola não teriam tantos acidentes como vemos e tem mais o que adianta privar os motoristas com carteira provisória de dirigir em estradas-rodovias ele não vai aprender do mesmo jeito e quando pegar a definitiva estará sujeito a acidentes do mesmo modo então o q vai acontecer é q em vez de condutores com habilitação provisória teremos os mesmos acidentes só que com motoristas com habilitação definitiva o que da na mesma ou seja a lei não vai fazer nada mais que mudar o titulo da estatística de jovens condutores com habilitação provisória envolvem-se em acidentes para jovens condutores habilitados envolvem-se acidentes é a mesma coisa não, isso só vai ajudar a complicar a vida das pessoas que precisam deslocar-se por estradas-rodovias, e dali multa!!! Como dizia meu pai eles não sabem mais o que inventar pra tirar dinheiro do povo.

  24. zaca on dezembro 14th, 2008
  25. Ola!!! Vou tirar a minha carta em fevereiro de 2009, acho que essa lei é um pouco ignorante se for aprovada, nem todos os jovens tira a carta para ficar fazendo palhaçada no transito,ou se ixibindo muitos tiram para o bem, agora vou tirar a carta e ficar so andando na cidade ai ñ vira é melhor ficar sem a carta, para que tirar então, aresponsabilidade é para todos ñ importa se o pessoa tem mais de 40 anos de habilitaçao ou tem um mes, a atenção no transito é para todos!!! OBRIGADO !!!!

  26. gabriel souza on dezembro 14th, 2008
  27. Ola!!!Essa lei que vcs estão querendo aprovar é um absurdo o ano que vem para tirar a carteira de motorista téra um aumento nas aulas teoricas e prática, principalmente para quem vai tirar de moto para pegarem ,mais experiencia, eu acho que com o aumento das aulas os aulos terão mais responsabilidade nas estradas, deixa essa lei de ñ andar em rodovias e estrdas para lá isso só vai complicar a vida de quem por exemplo precisa trabalhar e pegar estrada, com esssa palhaçada de ñ poder andar em estrads e rodovias o que os jovens irão fazer??? SE LIGA MEU !!!!!!!

  28. gabriel souza on dezembro 14th, 2008
  29. quero entender uma coisa,as cartas que ainda naum tem 1 ano,mas foi tirada antes da lei,a lei tb está valendo?pq até onde eu sei só começa a valer para cartas tiradas depois da aprovação da lei…to em dúvida,esclareçam isso por favor…

  30. Marisa dos Santos on dezembro 14th, 2008
  31. Isso é um cumulo ale de ficar sofre 1 Ano e comendo de receber mutas.
    Agora tem mais uma porque eles não vão cuida dos buracos das estradas quer às vezes tem crateras quer da para entra um carro dentro. Caso essa lei for à provada vamos fazer uma manifestação não vamos permitir isso.

  32. Jocielton Oliveira on dezembro 15th, 2008
  33. Imaginem o sufoco de uma pessoa precisar passar por rodovia para acessar outra cidade, vamos ficar com a eterna sensação de estarmos fugindo… Complicado, as leis deveriam facilitar a vida das pessoas e não prejudicar, se é necessário mudar alguma coisa que seja com educação, como já será o caso das novas metodologias nas auto-escolas, não sei o que fazer, tenho cinco meses de carteira provísória e se eu receber uma proposta de trabalho que precise dirigir? nisto eles não pensam…

  34. Cecília Regina on dezembro 15th, 2008
  35. COMO IRÃO ADQUIRIR EXPERIENCIA ASSIM EU ACHO QUE DEVERIAM FAZER SIMULAÇÕES EM SIMULADORES E ASSIM POR DIANTE

  36. LUK on dezembro 17th, 2008
  37. Essa nova lei, no mínimo, não tem cabimento. Eu me enquadro nessa situação (tenho 2 meses de PPD) mas não só por isso que eu discordo. No meu modo de ver realmente um recém habilitado tem menos experiencia (óbvio), mas ficar um ano sem dirigir por estradas não o vai fazer adquirir experiencia (ou a partir de agora vai adquiri-se experiencia sem fazer nada???). Qualquer pessoa que dirigi sabe que transito urbano e rodovia são dois mundos distintos. O cara pode ter 20 anos que dirige dentro da cidade que quando pegar BR vai ser como eu, com dois meses de PPD.
    Tá por fora essa nova lei, até porque o índice de acidentes causados por falta de habilidade de pessoas recém habilitadas é mínimo.
    Agora eu, que poderia começar dirigindo por pequenos trechos, a cidades vizinhas pra ir adquirindo experiencia aos poucos vou ter que ficar estagnado UM ANO pra só então começar a adquirir experiencia em rodovia?????
    Pra mim isso é trocar 6 por meia dúzia.

  38. Jhonatan on dezembro 17th, 2008
  39. Isso é riducolo.
    so porque estou proximo de tirar minha carteira pra poder sai na BR tranquilo naum vou poder saii!
    O Brasil devia ter mais vergonha e se preoculpar com coisas maiores, nos EUA com 16 anos ja se pode dirigir, aki alem dos 18 aiinda tera que esperar pela definitiva? ahh tão de sacanagem,uma grande maioria de gente como se ve acima tira a cartera para trabalhar, e é isso que eles querem para o pais?. Acho que antes deles falarem em acidentes, “claro que isso é importante”, deveriam se preoculpar mais com a economia do País!

  40. Ricky on dezembro 18th, 2008
  41. Discordo completamente,isso é um absurdo! imagine milhões de novos motoristas trafegando só nos perímetros urbanos? Isso vai causar uma confusão tremenda e fora os congestionamentos.Acho melhor rever esse conceito.

  42. Felipe bonfim on dezembro 19th, 2008
  43. Não concordo com essa lei.é um absurdo,irresponsaveis tem de monte,mas pq julgar os novos motoristas…se for pra acontecer,vai acontecer,e depois desse periodo..ai ninguem sabe como é andar na estrada e vai dar tudo na mesma.Antes fazerem leis para prender bandidos ou melhorias para o povo ficam procurando algo pra ferrar com os outros.Se fossem na epocadeles ter carta provisória queria ver quem ia concordar com tudo isso.

  44. Naiara on dezembro 20th, 2008
  45. quando esta lei vai entra em vigor..

  46. sthevani cordeiro da silva on dezembro 22nd, 2008
  47. nao concordo pra que serve a auto escola so para ganha dinheiro do povo seria muito mais recomendado que eles passase a dar aulas de rodovias ja que é

  48. leandro on dezembro 22nd, 2008
  49. Gostaria de saber quando vai vigorar esta lei. Tenho 4 meses de carteira e vou pra estrada no ano novo…será que podem me dizer?

  50. Janner Figueiredo on dezembro 22nd, 2008
  51. Posturas como essa revelam a lamentável política governamental de procurar “atalhos” e “remendos” sem, no entanto, trabalhar para a efetiva resolução dos problemas que assolam nosso país. Como exemplo, temos a situação na qual o governo, em vez de investir na base da educação pública, cria o polêmico “sistema de cotas”. No contexto do novo projeto de lei supracitado, é de conhecimento geral que, apesar do oneroso processo de habilitação, o condutor recebe mínimas instruções teóricas e nenhuma prática sobre rodovias nas aulas da auto-escola. Em vez de reformar esse deficiente método de ensino (desde que não o torne ainda mais inacessível à população de baixa renda, é claro), o Senado aprova mais uma lei que reforça o caráter postergador do governo perante os problemas de nossa nação.

  52. Marcelo R. Carvalho on dezembro 23rd, 2008
  53. Existe um abaixo assinado contra essa lei?

  54. Leandro on dezembro 28th, 2008
  55. eu tenho a CNH provisória mais acho isso correto já transito nas estradas desse brasil e estrada não é brincadeira qualquer deslise pode ser fatal .
    no transito temos que ter conciência.

  56. hedilenno on dezembro 28th, 2008
  57. Assim…. essa lei naum permitira, nenhum tipo de carteira provisoria para dirigir em rodovias???

    mesmo faltando 1 mês para receber a definitiva
    posso perder o direito de dirigir???

    se alguem souber manda ai….

    AGRADEÇO

    ATENCIOSAMENTE JORge

  58. Jorge Prior on dezembro 29th, 2008
  59. Por que a proibição reverencia apenas aos aos noviços e não aos veteranos? Esse caso não é apenas similar, mas como comporta uma ingenuidade
    de hipocrisia que passou dos limites!

  60. Jocielton Queiroz Oliveira on dezembro 29th, 2008
  61. Isso é mais uma falta de respeito a população, vejam se concordam comigo:

    Auto-escola é obrigatório,, então sabe-se que em sua maioria as alto escolas se preocupam em simplesmente despachar o condutor com o mínimo de experiência,,,,,, “”"”"nós temos que pagar por conta dessa lei”"”" (tem que sair de nosso bolso),,,, agente é roubado já ai,,, o senador deveria se preocupar em exigir de auto-escolas um treinamento mais eficaz,, inclusive em dirigir em rodovias.

    Como é que agente tem que pagar caro em auto-escola “”" que era pra supostamente nos abilitar a ser condutor pela categoria que estamos fazendo em todos os âmbitos”"”,, e no final não poder usufruir do treinamento que nos foi dado edo dinheiro que nos foi roubado??

    Sabe porque essa lei será aprovada,, porque em nosso país é assim,, tentam fazer o errado para encobrir outro erro, ninguém têm disposição para fazer o correto,,,, minha gente vamos protestar evamos exigir nossos direitos,,,, pelo amor de Deus isso é mais um absurdo,,,,

    Senador você é uma vergonha nacional pq admite-se que é um incapaz, covarde por não fazer acoisa correta e irresponsável,,,

    Coitadas das pessoas que votaram em vc e que hoje se encontra em uma situação que não podem trabalhar ou mais,, tomara que se conscientizem e que nunca mais dêem um voto para o amigo.

  62. kleber on dezembro 30th, 2008
  63. Além de ser uma lei que não vai mudar os numeros, é extremamente desrespeituosa a quem está retirando a CNH. A necessidade das pessoas de dirigir pelas estradas, seja a trabalho em caso de urgencia ou até mesmo a passeio. Essa lei só vai privar os motoristas disso. Mais uma coisa:

    Como posso dirigir na estrada se por ela não pude passar. Durante um ano me proibiu, não conheço a estrada, não tenho prática, ainda tenho medo. O que mudou depois de um ano ?

  64. André Henrique on janeiro 2nd, 2009
  65. Sou instrutor à dez anos, desde que o detran começou, a frota aumentou, o transito aumentou, os acidentes não param de aumentar, o valor da habilitação a cada dois anos aumenta, e para justificar o aumento, que eles não conseguiam mais, aumentaram o número de horas/aula.
    Todo mundo já tá tão cheio com tudo isso, que ninguém mais reclama.Com o valor cobrado hoje, o aluno deveria de fazer no minimo um mês de aulas, incluindo rodovia que era obrigatório, hoje não é mais, neste mês ele teria diversas situações diferentes de trânsito e na prova final uma avaliação de seu instrutor, que conhece bem como o indivíduo dirije, com peso de uns 30% em sua avaliação final, mas NNÃAOOO!!!eles realizam seus testes hipócritas, para contentar dirigentes hipócritas, e aí vai o nosso detran aumentando tarifas, com a desculpa de estarem pensando nos acidentes……ora minha gente, eles estão preocupados com os acidentes?a preocupação maior, podem estar certos são com as cifras……
    algué, aí ainda tem esperança em nosso Brasil?
    parabéns para os que responderam sim, eu os admiro demais……
    conselho aos jovens……estudem, falem inglês ou espanhol e na primeira oportunidade deem no pé!!!
    procurem trabalho em outro país, tirem suas cartas em outro país!!!!!!!!!abraços!!!!

  66. DIOVANE FERRARI on janeiro 3rd, 2009
  67. sou totalmente contra essa lei que esta proibindo pessoas com menos de um ano de habilitaçao trafegar em rodovias federal pois é para isso que somos preparados pois como diz nosso amigo acima^ eles só pensam em sifras mas nosso povo se cala preferem pagar ao inves de impor seus direitos conheço auto escolas que basta falar com seu instrutor e ele libera vc das aulas praticas sem mesmo se importar com o que podera acontecer no futuro isso sim deveria ser PUNIDO mas bem vindo ao brasil, um pais de TODOS, todos darem um jeitinho de embolsar um $$$$ sem ser esquentar a cabeça!!!!!

  68. leonardo on janeiro 6th, 2009
  69. Acho essa lei pessima queria saber se a uma
    possibilidade dessa lei não ser aprovada

  70. Lucas Silva on janeiro 6th, 2009
  71. Caros amigos leitores, o q os nossos legisladores estão querendo é incobri a falta de capacidade do Estado em resolver tais problemas visto q a corrupcão dentro do funcionarismo público especialmente no orgão do DETRAN como é de conhecimento das autoridades do Estado, utiliza de má fé na “VENDA DE HABILITAÇÃO” colocando motoristas incapazes no trafego gerando riscos a poupulação e agora o Estado vem com essa desculpa esfarapada da habilitação provisoria, Meus caros amigos devemos tomar um posicionamento ativo com os nossos legisladores pois eles estão para nos servi e nao nos a eles, muito obrigado pela atenção e fiquem com Deus.

  72. Olimpio Leal on janeiro 11th, 2009
  73. Lei riduculaaa

  74. Jhoni on janeiro 14th, 2009
  75. Eu acho um absurdo, pois vou ter que esperar um ano para poder trabalhar de moto ou de carro, e se os patroes exigirem carteira não posso nem dizer que tenho pois se ele pedir para fazer uma entrega ou algo parecido eu não poderei fazer.

  76. Crystian on janeiro 15th, 2009
  77. Prezados amigos leitores,

    Além de abusiva essa decisão, ela nos tira o direito de ir e vir, se passamos por tantos exames que provam que estamos habilitados para poder dirigir um veículo automotor, qual o motivo para essa decisão. Se não pudermos dirigir em estradas, qual será nosso conhecimento das mesmas, afinal, o trânsito urbano nunca é igual ao trânsito em estradas.

  78. Diego Andrade on janeiro 16th, 2009
  79. Eu acho uma vergonha, pq eles tem que prestar atenção em que esta comprando a carta, quemfez tudo direito tem o direito de dirigir sim, tem motoristas que compram tudo e só depois que compra o carro e que vai ter aula, assim como tem motoristas que ja tem carta a nuitos anos e não conhecem placas,caminhoneiros que não entendem nada de sinalizaçãoes nas estradas,tem leis muito + importantes para serem mudadas, acho que eles tem que fiscalizarem melhor as estradas, vcs ja viram o que os caminhoneiros fazem com os carros pequenos nas estradas, eu ainda não tenho um ano de carteira, ja peguei estrada algumas vezes, tem muitos loucos nas estradas,e tenho certeza que a cartas desses pessoas ja devem esta vencidas a muito tempo, pela falta de respeito acho que eles nunca tiveram aula nenhuma de leis de transito, educação no transito eles abusam da autoconfiança!!

    10 Mandamentos do Motorista Defensivo

    1. Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização.

    2. Usar sempre o cinto de segurança.

    3. Conhecer o veículo que está dirigindo e saber comandá-lo.

    4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.

    5. Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.

    6. Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de perigo.

    7. Não aceitar desafios e provocações.

    8. Não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas.

    9. Ver e ser visto.

    10. Não abusar da autoconfiança.

    Ainda tem muitos que nem sabe o que e direção defensiva, + afinal qual a diferença de ir hoje oou daqui a um ano?

    BOA SORTE PARA NOS.

  80. Ira Amorim on janeiro 18th, 2009
  81. Isso é um Absurdo!!!
    O que adianta tirar a CH e ñ poder dirigir numa rodovia durante o primeiro ano de habilitação.O aumento das carga horária prática e teórica tá servindo pra que? Se teremos mais aulas é para adquirir mais conhecimento sobre as leis de trânsito e com certeza estaremos mais preparados para conduzir um veículo, ou é só para gastar mais dinheiro? Pois com o aumento da carga horária o preço aumentou muito…

  82. Rosa on janeiro 19th, 2009
  83. Ei galera novata da CNH….Fpquei sabendo per um funcion[ario do Detran , que essa lei só vai ser para os que estão tirando..os que já tem , não precisa ficar mais nervoso….Veja bem…eu tenho 3 meses de carta e semana passada peguei estrda e fui parada pela policia federal..efeito de controle….e nada me disseram….sai com sorrisão e segui viajem. é isso.

  84. Janner on janeiro 20th, 2009
  85. Cara isso è ah coisa mais absurda que jah pudi ver!!

  86. Cabelo on janeiro 22nd, 2009
  87. Se a maioria dos acidentes acontece com jovens condutores acho que deveria ser aprovada agora se o numero de aciddentes não diminuir o que faser com os maus condutores mesmo com experiencia de habilitação. Na minha opinião pessoas que causam acidentes graves devem perder totalmente o direito de dirigir só assim serão eliminados do transito pessoas irresponsaveis.

  88. Betania on janeiro 24th, 2009
  89. isso naum vai dar certo jamais , se naum as pessoas vao começar a pensar q naum ira compensar fazer habilitação

  90. gean on janeiro 25th, 2009
  91. Pow eu acho q eles naum vão consegui fiscaliza issa parada eu pretendo no primeiro fim de Semana q eu tive com a minha provisoria ii pra SP capital por q eu moro em Santos ai vo testa c isso q eles tão fazendo vai funcionar

  92. Luan on janeiro 26th, 2009
  93. Se novos condutores tem riscos de causar acidentes nas estradas-rodovias, tem a mesma possibilidade de causar acidente nos perimetros urbanos, onde o movimento é intenso e estressante!

  94. Grazielly on janeiro 28th, 2009
  95. isso é uma falte de respeito com o jovem trabalhador e preciso tirar a carteira por motivos de força maior e por causa de alguns jovens iresponsaveis serei prejudicado, nao tem como eu sair de casa sem pegar a raposo tavares

    pelos menos uma vez camara de deputados faça alguma coisa certa faça uma emenda provisoria que beneficie jovens trabalhadores e que necessita do automovel para se locomover.

  96. vagner sousa on janeiro 29th, 2009
  97. Acho essa lei simplesmente RIDÍCULAAAAA! Na minha opinião a maioria dos acidentes sao provocados por motoristas experientes que se acham donos das rodovias e acreditam que sabem demais. È uma pena que o congresso, com tantas questões importantes para serem tratadas, fique perdendo tempo com questões de tal cunho. Deveriam se preocupar mais com os gastos públicos.

  98. Alessandra on janeiro 29th, 2009
  99. Pooodreeee!!! Acho essa atitude do Suplicy ridícula. Acho que ele deveria se preocupar mais com leis sociais que ajudariam o povo mais necessitado do que querer aparecer com coisas que nao o levam a nada.

  100. Ana Paula on janeiro 29th, 2009
  101. O que esse deputado esta fazendo mostra total ignorancia sobre a realidade do transito. Ele deve ter motorista particular e concerteza deve ganhar em um dia o que a maioria dos trabalhadores ganham
    em uma semana e claro que o trabalho nao esta perto de casa e nao tem motorista as ordems,o trabalhador precisa rodar muito para ganhar miseros reais mas precisa sustentat a familia se nao se puder locomover provavelmente podera roubar ou se juntar ao trafico para sobreviver.nos USA dirigem com 16 anos.Aqui o problema é a falta de educaçao dos motoristas mais velhos e dos que tem viaturas maiores,o que alias a maioria dos motoristas antigos se fosse fazer novo exame acerdito que 90% nao passariam nos testes.
    falei

  102. Adriano Gomes on janeiro 31st, 2009
  103. Meu marido tem 15 dias de CNH provissoria ele depende da nao aprovaçao desta lei para poder trabalhar pois e preciso trafegar em rodovia Esta lei e uma verdadeira vergonha vao procurar o que fazer senadores que tal jogar golf nas suas chacaras.

  104. Raiza on fevereiro 7th, 2009
  105. Bom, se pessoas como nós passamos da adolecência para uma vida mais adulta, uma vida de “independência”, porque não possamos dirigir com carteira nacional de habilitação provisória em rodóvias, se foi a lei que nos aprovou a ter a capacidade de dirigir.

  106. Paulo Henrique on fevereiro 10th, 2009
  107. é uma mérda essa lei

  108. antonio icoaraci belém on fevereiro 11th, 2009
  109. Eu acho uma injustiça. Existem milhares de pessoas que tem habilitação a anos e são mais inconsequentes e irreponsaveis do que jovens que acabaram de tirar a carta. Ter consciência de respeito ao trânsito e respeito as pessoas que fazem parte dele, não é questão de idade ou de tempo que se dirige. Saber dirigir é questão de prática, e não de tempo.

  110. Daniele on fevereiro 12th, 2009
  111. A quetão não é que essa lei seja ridícula, aliás nela existe um princípio de proteção à vida.o problema é que a maioria das pessoas ao utilizarem um veículo passam por CE ou BR, então os “provisáorios” serão multados? No Ceará, Fortaleza e Caucaia já estão ligadas “urbanamente”, mas existe uma CE e uma BR passando pelas duas. Então o meu direito de ir e vir está sendo contrariado. Essa lei deveria ser mais específica, alías o maior número de acidentes registrados não é envolvendo os provisórios e sim os veteranos devido o uso de drogas e bebidas.

  112. Sarah Lacerda on fevereiro 13th, 2009
  113. tpow assim eu axo uma verdadeira palhaçada essa lei
    ai pq tipo to tirando a mian aha cnh para a andar nas rodovias .
    ue se for pra anda. na city ando sem cnh msm
    tpo e tbm esperei 18 aaanos para tirar ela
    e to pagando 1400 reais nela
    para anda so na city
    Oh My GodD
    tenha paciencia

    te mais vlws

  114. aligierre on fevereiro 20th, 2009
  115. Eu sou mais favorável a um golpe de estado em que seja fechado o Congresso, o Senado, pois já que existe tanta roubalheira, então que seja menos gente roubando o nosso suado dinheiro. Afinal de contas essa cambada está lá em cima aprovando leis que favorecem somente eles mesmos. E o povo? onde fica? Viva o Brazil e que venham o militares!!!!

  116. Derlei on março 2nd, 2009
  117. Se as estatísticas dizem que a cada 6 acidentes com vítimas 5 são com pessoas novas de carta acho essa lei uma boa para dar mais confiabilidade aos novos motoristas em aprender a dirigir de forma segura em áreas urbanas para depois sim dirigir em rodovias.
    Mas essa lei restringe muito os novos motoristas, tenho carteira de habilitação provisória e acho que apenas as rodovias federais devem ser incluídas para dar mais liberdade aos motoristas, essa de não poder nem sair do perímetro urbano e mudar de cidade é uma barca furada ! Tomara que se preocupem tambem em formar melhores motoristas para um Trânsito mais seguro.

  118. Rodrigo on março 3rd, 2009
  119. O Brasil é o país do mundo onde existem mais leis. Infelizmente, são as menos refinadas também. Nossos políticos estudam superficialmente os casos e propõem a lei. Não existe qualidade, somente políticos querendo querendo fazer número.
    Com isso, prejudicam-se os cidadãos de bens e os que não são de bem, tem suas inúmeras brechas para continuar a agir de forma errada.

  120. Jose on março 4th, 2009
  121. proibir a permissão para dirigir nas rodovias, nunca vai diminuir os acidentes, porque a experiência em dirigir você consegue é exercitando na prática, concordo que a falta de experiência pode levar ao acidente, mas não é o tempo de carteira que vai trazer experiência, mesmo porque uma pessoa pode ficar dois anos sem dirigir e por lei ele estará apto a entrar na rodovia. no meu entendimento a pessoa precisa é de fazer aula de rodovia em carro de auto escola e comprovada pela policia rodoviária federal ou estadual, como uma pessoa que quer pilotar avião, ele para conseguir um brevê ele tem que ter tantas horas de vôo.

  122. Deusdeth Bastos de Lima on março 5th, 2009
  123. opa estes carras estão de zuera só pode, aprovar uma lei desta é loucura pois existe mais motivo para estes acidentes acontecerem. Os acidentes não acontecem só pro que somos recem abilitados. Não temos culpa porque alguns permicionados esageram na velocidade,ou pro estarem abuzando do seu carro, mais em fim alguns acidentes tamben não são culpa de nôs permicionados,essim de falta de manutenção em rodovias, é no que eles deveriam estar envestindo envez de gastar nosso dinheiro nesta leis absurdas…

  124. jean on março 8th, 2009
  125. Essa lei é do Mercadante deputado do PT, realmente a lei não é boa, seria melhor deixar mais rigoroso pra tirar as cartas do que limitar o seu uso, as vezes a pessoa tem a necessidade de viajar, em cidade grandes tem rodovia pra tudo quanto é lado nao tem caminho alternativo, vai dificultar demais a vida dessas pessoas,absurdo essa lei.

  126. welber on março 13th, 2009
  127. Uma vez que o condutor recebe aulas e até mesmo no exame de direção o mesmo somente usa 3 marchas e anda no maximo 40 km , eu concordo ,,, pois uma pessoa que aprende dessa forma como pode entrar em uma BR sem nenhuma maldade?
    Podendo o condutor rodar apenas em perimeto urbano pelo periodo de um ano o mesmo estara assim pegando mais maldade e até mesmo aprendendo a rodar a uma velocidade superior a qual ele foi o tempo todo instruido..
    Sou a favor do seguinte, que o condutor seja preparado para rodar em qualquer lugar e que os exames sejam tb avaliado em vias de transito rapido. Onde o condutor estara mostrando que realmente esta preparado. para receber sua CNH e rodar em qualquer lugar

  128. Emerson on março 18th, 2009
  129. isso parece brincadeira,e quem trabalha fora da cidade que precissa pegar rodovias.
    nunca vão aprender,se não tentarem.

  130. charles on março 21st, 2009
  131. afinal essa lei foi aprovada ou não

  132. handereswagner freitas on março 21st, 2009
  133. Poxa…que é isso gente!!!!!

    o valor q a gente paga pra fazer a habilitação e um absurdo…., sou completamente contra essa lei…

  134. carla on março 24th, 2009
  135. pois ehh gente.. eu tbm Gostaria de saber.. FOI APROVADA ou NÃO??

  136. Dionathan on março 24th, 2009
  137. Apartir do momento que a pessoa passa no teste e esta apta a dirigir deve circular por onde for nessesario.
    Esta lei se aprovada for, será uma palhaçada.
    Sou contra.

  138. Eliene Cristina on março 27th, 2009
  139. acho horrivel! claro que não pode ser aprovada…
    sempre vao haver os irresponsaveis mas pra que prjudicar aqueles que podem necessitar (como para visitar familia ou até estudar em outra cidade)…
    é ridículo!

  140. thiago on março 31st, 2009
  141. concordo! nada a ver a lei.. devia existir um abaixo assinado ou coisa assim contra ela!

  142. joao on março 31st, 2009
  143. POR partes eu acho ruin mais eu acabei de pegar a provisoria, nao vou pegar um carro e sair na br ate eu pegar um carro e treinar muito pq se nao e morte na serta, pq ninguem sabe se vc e provisoria ou nao. Mas tem aqueles que ja tem constume com carro ja dirigia sem carteira esses ja tem uns conhecimentos a mais tem que ver os dois lados tem jente que pega carro so na auto escola.

  144. Dan on abril 5th, 2009
  145. pra que tira habilitação pra ir na padaria ocmpra pãoO?

  146. john on abril 6th, 2009
  147. Meu Deus…
    orrível essa lei!!!!
    na cidade é mais difícil para dirijir q nas estradas, dirijo a mais de um ano sem carta e nunca deu nada, e é bem mais fácil dirijir na estrada q é só acelerar…
    O que eles diviam fazer é aumentar a fiscalização nas estradas, que os acidentes causados por jovens, a maioria então bebados ou com excesso de velocidade!!!
    vlw galera!!!

  148. Daniel Santos Somenk on abril 15th, 2009
  149. Não concordo com a nova lei, pois a casos de pessoas (como eu) q sofrem com os transportes publicos precarios, e para mim ir até a empresa onde trabalho para não enfrentar e contribuir no transito é necessario pegar estradas. No meu caso e de muitas outras pessoas essa sei não deveria ser aprovada!!!

  150. abdala on abril 15th, 2009
  151. Ñ concordodo com essa lei, pois hoje muitas pessoas tiram sua CNH ja para ingressar no mercado de trabalho,mas me respondam, eu moro mais afastado da cidade, lutei ate consegui tirar minha habilitação, pra poder ir para a cidade estudar e trbalhar o que vou fazer agora ? Ficar em casa sentado esperando 2 anos para mim ver se srrumo um emprego ou um trabalho,
    Parabens governo mais uma vez bola fora, ja que fez isso poderia liberar verbas paras as cidade comprar mais ônibos para utilidades publicas, pense se isso e o que vai ser melhor msm,agora depois que os filhos deles ja tiraram a CNH o todos tem motorista eles fazem isso, pois os filhos “deles” ñ precisan de trabalhar.E nos que precisamos agorA vamos nos centar encima de uma pedra deixar de ajudar em casa dois anos para podermos sair na via para trabalhar ou estudar.

  152. Daniel`s on abril 16th, 2009
  153. isso e lei de senador que nao tem nada o que faser!!!! e pra ganha um pouco de nome fica inventando lei porca!!!!isso e a maior besteira que eu javi!! o que que adianta so anda em cidade!!! depois entra em uma rodovia de alta velocidade e se mata!

  154. cristian on abril 24th, 2009
  155. voces nao tem outra coisa para fazer ..
    tirem essa lei e muito ruim……………………..

  156. gabriela on abril 26th, 2009
  157. Acho isso ridículo, se nao estao contentes com o desempenhos dos que tem carteira provissoria que obriguem as escolas a prestarem mais aulas teóricas e praticas…
    …e na minha opnião os que tem carteira provissoria dirigem com muito mais cuidado do que os profissionais, pois só tem 7 pontos na carteira e pela falta de experiencia dirigem com muito mais cuidado.
    Só por que um ou dois irresponssáveis causaram acidentes é que todos devem pagar…

  158. Guilherme on abril 28th, 2009
  159. e outra se nao podemos dirigir em rodovias é pq eles nao nos dão capacidade de ter uma boa estrada…
    pq todo mundo q tem carro tem q pagar IPVA(se nao me engano eh isso) e as estradas sao como sao…nao fazem um nada para melhora-las…para saida de goiania a unica rodovia q eh boa msm eh para Brasilia…q se nao fosse boa tbm seria uma vergonha ne…
    se nao temos capacidade de dirigir eh pq eles nao nos dao boas estradas…acho uma vergonha a gtn viajar e ter q pagar pedagio para passarpor uma estrada boa sendo q todos pagamos IPVA…pra onde estao indo nossos R$
    eles deveriam se preocupar em, procura-los e nao em inventar mais leis estupidas o Brasil ja esta cheio…

  160. lorena on abril 29th, 2009
  161. eu acho uma pouca vergonha, uma falta de consideração ao povo. Só podemos tirar a carteira com 18 anos e ter que esperar mais dois ainda para poder dirigir realmente. E como para colocar uma pessoa para governar uma nação nos podemos com apenas 16 anos. Não é por que umas pessoas cometem atos inresponsáveis que todos nós temos que pagar… Só tenho a dizer é uma vergonha..

  162. givanilson on abril 30th, 2009
  163. O senador, e uma hora ou outra nao terei que enfrentar a rodovia, e ai, como será?
    será que vou ter fazer mais algum curso, ou sei la, tirar outro tipo de carta, bom senador, como voce tem direito a passagens areas avontade, talvez o senhor pudesse arrumar algumas para os brasileiros comuns que andam se expremendo dentro desses coletivos, senador, so mais uma coisa, tanta experiencia para ideias como essa, é por isso que esse País anda nessa corrupçao toda, alias sempre lembrarei do seu nome nas urnas, fica tranquilo.
    Irenild Itatiba sp

  164. Irenildo macedo on maio 2nd, 2009
  165. Mas afinal, foi aprovada ou não essa lei?

  166. Cleiton on maio 11th, 2009
  167. Eu acho que o que conta e a capacidade de conduzir o veiculo, e pra isso basta saber ,sem precisar de uma determinada idade ou tempo pra isso.experiencia quanto mais ,melhor é,independente de limitações de idade ou deteriminado tempo,ta certo que alguns jovens nao tem maturidade pra dirigir e outros tem e bastante.pensem comigo,18 anos realmente distingue adultos de adolecentes?este metodo para poder se habilitar e muito incomplexo e limitado.deve existir outras maneiras mais complexas pra isso!!!

  168. lennon lemos on maio 16th, 2009
  169. aff.. eu tenho 17 anos, meu pai me ensina a dirigir desde que tinha 9. Dirijo melhor do q muito cara velho por ai, adoro dirigir. Eu ja peguei a estrada várias vezes, assim como dirigi em perímetro urbano… e eu nem achei elas tão diferente assim uma da outra… entao pq o governo nao proibe dirigir nas estradas e dentro das cidades de uma vez? vamo todo mundo andar d bicicleta hasuehaseu

    o pior disso tudo nem é a aprovação dessa lei.. o pior é saber q o povo do Brasil é tão retardado, q eles vao sentar de braços cruzados e nao fazer nada em relação a isso… haseuaeshhu fazer o q neh.. acho q nasci no país errado kkkkkkk

    shoreiiiii

  170. fabio on maio 24th, 2009
  171. Eu achu q o geito vai ser andar nas estradas com 50 / 100 conto dentro do doc do carro e jah era!!!
    kkkkkkkkkkkk
    mas aprovo ou nao essa lei?
    pq to tirano a carta agora e dirigo desde os 10 anos!!!
    po mancada se aprovo!

  172. Luis on maio 26th, 2009
  173. É

  174. Michel Castro on maio 28th, 2009
  175. Isso é muito rídiculo não é apenas os adultos que tem uma habilidade pra dirigir em estradas.Eu tenho 14 anos e já dirigo o carro do meu pai pela cidade e concerteza quando eu tiver 16 anos vou querer tirar minha habilitação e dirigir nas rodovias pra viajar isso, isso é totalmente rídiculo

  176. Marcus Vinicius on junho 19th, 2009
  177. MAIS AFINAL A LEI FOI APROVADA OU NAO?
    EU GOSTARIA DE SABER!
    OU AINDA ESTÁ EM ANDAMENTOO???

    VLWWW GALERAA

  178. Daniel on junho 24th, 2009
  179. Apelarão governo do capeta….ta afinal foi aprovada esse lei ou nao?

  180. Leandro Costa on julho 3rd, 2009
  181. Isso é um absudo além do mas os transportes coletivos não ajuda quem precisa trabalhar eu sou um que estou sendo prejudicado pois preciso viajar a trabalho e não posso e para piorar onibus na minha cidade só é de duas em duas horas se precisar retorna logo “que o meu caso” preciso esperar um tempão é um absurdo já que tenho veiculo e habilitação e tenho que vê-los empuerando por causa desse lei absurda de quem ñ tem o que fazer e outra moro em cidade pequena que nada tem e a cidade mais proxima é 50 km rodovia há fora tem cabimento uma lei dessas?

  182. dado on julho 16th, 2009
  183. A leinº110 /2003 de Aloisio Mercadante em 04/06/2009 foi devolvido pelo senador Gilmar Borges para atender solicitação constante da presidencia do Senado Federal, requerente a retirada definitiva da matéria.
    08/06/2009 – leitura do requerimento de autoria do senador Aloisio Mercadante solicitando a retirada do presente projeto.
    17/06/2009 ATA DO PLENARIO, APROVADO O REQUERIMENTO O PROJETO VAI AO ARQUIVO.

    PODEM DIRIGIR A VONTADE NAS ESTRADAS FEDERAIS E RODOVIAS AQUELES QUE POSSUEM A HABILITAÇÃO PROVISÓRIA, POIS, O TAL PROJETO VAI SER ARQUIVADO.

  184. melo on julho 21st, 2009
  185. DISCORDO, POIS LIMITA MUITO OS MOTORISTAS

  186. ALVES on julho 26th, 2009
  187. Eu acho certo por uma parte, tem muitas pessoas q tiram a carteira e so são treinadss para passar na prova no detran, não tendo esperiencia nenhuma de dirigir em estradas ou ate mesmo em ruas urbanas, como existe muita gente improdudente q não consegui nem lhe avaliar para saber se esta apto para dirigir ou não em estradas, acho q deveria existir essa lei pq essas pessoas colocam em risco a sua e outras vidas.
    Acho q esse perido de um ano venha servi para vc adquirir experiencia nas vias urbanas mesmo, pq dirigir em estras é outra coisa!

  188. Aislan on agosto 4th, 2009
  189. CONCORDO PLENAMENTE, JOVENS MOTORISTAS NAO TEM EXPERIENCIA SUFICIENTE E EM RODOVIAS PODEM POR EM PERIGO A VIDA DE TERCEIROS. EXCESSO DE VELOCIDADE ALIADO A INEXPERIENCIA E SINONIMO DE PERIGO.

  190. marcelo on agosto 8th, 2009
  191. Concordo com o que disse o amigo anteriormente,só se aprende a andar numa estrada,andando numa estrada,da mesma forma que só se aprende a dirigir dirigindo.bom para tanto vejam,trabalho como professor numa cidade a 140KM de onde resido pra chegar até lá tenho que passar por um trecho da BR 230,muito conhecida com a aprovação dessa lei não poderei comprar um automóvel terei que pegar os horríveis ônibus que fazem a linha,e o direito de ir e vir do cidadão onde fica,meu amigo mercadante paciência né veio.
    há alguem pode me informar se essa lei ja foi votada na camara? se souber por gentileza avizem.

  192. Beneilto josé on agosto 10th, 2009
  193. A Nova Lei foi Aprova sim o não??

    Obrigado Pela Atenção!

  194. Jeferson on agosto 17th, 2009
  195. As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2009.
    Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.

    O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (22) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

    Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.

    As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas.

    fonte: Globo.com

    boa sorte…

  196. Jeferson on agosto 17th, 2009
  197. QUERO SABER !!!!

    A FINAL ESSA LEI JA FOI APROVADA OU NÃO ???

  198. Valdeci Antonio Sobrinho on setembro 3rd, 2009
  199. Bom ! com essa nova lei seca no transito achei muito interessante; diminuiu muito números de acidentes no transito!
    Mais essa nova lei de não poder trafegar em rodovias com carta provisória achei uma palhaçada!! acabei de adquirir a minha habilitação e só vou poder trafegar em bairros.se houver um jeito de ser cancelada essa nova lei vou ficar muito agradecido!!!

  200. elvis rodrigues on setembro 5th, 2009
  201. Na verdade, não é porque um motorista é inesperiente que ele não pode ser atencioso e não dirigir com caltela. Por tanto, dirigir com prudência depende de cada motorista, e isso independe de ter menos de um ano de CNH.

  202. ALAN on outubro 8th, 2009
  203. É um absurdo porque os novos motoristas dirigem com muito mais cautela e atenção que motoristas com muitos anos de cnh.

    Deve-se ensinar a usar o transito com segurança e não proibir….

  204. Marilene on outubro 30th, 2009
  205. Essa Lei é rídicula, eles tinham que se preocupar em arrumar as estradras, duplicarem, sinalizar!!! É uma vergonha, com certeza é mais uma maneira de tirarem nosso dinheiro sem dúvida nenhuma, como se ja não bastece o PEDÁGIO que esta um absurdo. Auto escolas, vamos fazer aulas práticas nas rodovias, pq não? Vou começar minha carteira semana que vem, não vejo a hora de tira-lá para não depender mais de onibus ou carona, pq não moro na minha cidade natal, moro em outra para estudar, mais eu tirando ou não, vai dar na mesma!!! vou ter que continuar usando o unibus e dependendo de carona!!! Isso é pra acabar, ao envéz de se preocuparem em melhorar estradas e sinalização, diminuir o pedagio só estao complicando mais!!!!! GOVERNO VAMOS TOMAR VEGORNHA PELO AMOR DE DEUS!!!

  206. Aline on novembro 9th, 2009
  207. essa lei me deixa com muita raiva porque eu acabei de ser aprovado vou receber minha carteira e não poso esérar um ano pra andar em rodovias eu moro em Angra dos Reis e de vez em quando tenho que ir no rio, e pra ir pra la so pegando a Br 101.
    lei initel.

  208. Michel on novembro 18th, 2009
  209. Sinceramente,fico indgnada com uma lei como essa,já gastei horrores de grana com auto escola,e depois que eu consigo minha habilitação ainda vou ter que esperar 01 ano pra viajar com meu carro?Cadê o direito de ir e vir que tanto falam no nosso país?

  210. ANDREA SANTOS on novembro 27th, 2009
  211. axo isso um absurdo,porque moro em uma cidade,
    que para ir de um bairro ao outro e presciso pegar
    uma rodovia,
    e ai como fica a situação da pessoa que estiver com a sua
    cnh provisória??
    complicado, e na minha situação não tem como eu sair da minha casa sem pegar rodovia,
    axo essa lei um pouco mau pensada,e injusta.
    pq não e certo todos pagarem pelos erros de,pessoas que agem sem pensar dentro do transito,
    a final nem todo mundo age assim.
    obrigado

  212. ozeias on dezembro 14th, 2009
  213. CNH – Carteira Nacional de Habilitação , diz que pode usar em todo território Nacional!! agora vem isso!!

  214. Lyzandro Stoeberl on dezembro 19th, 2009
  215. como é que dentro desse período o motorista irá se adequar as rodovias se ele não pode transitar por elas… sem dúvida , essa não cola!!!!

  216. gesiel leonel on dezembro 30th, 2009
  217. é pessoal vcs acham que eles se preocupam q nada!
    para quem so anda de helicopietro e jatinho isso nao importa

  218. marco on janeiro 8th, 2010
  219. tantos e tantos comentários a respeito e até agora nada de resposta referente a proibição ou não de trafegar em rodovias federais.

  220. leandro cardoso on fevereiro 6th, 2010
  221. Cara, essa lei, é desnecessária, afinal o cara vai ter que pegar experiência na estrada mais novo ou mais velho de qualquer jeito, tendo experiência na cidade ou não, porque de qualquer jeito dirigir na estrada é bem diferente do que na cidade, não se compara, o negócio deles com essa lei é ganhar dinheiro, porque haverá muitos jovens com essa carteira provisória saindo nas estradas por ai! Isso é jogada, não deve ser aprovada! Eles deviam é ensinar nas auto escolas como se dirigir em estradas também. E se for aprovada que o cara que esteja com a carteira provisória fique sem poder dirigir nas estradas por no máximo uns 6 meses.

  222. Fernando on fevereiro 7th, 2010
  223. Essa lei está valendo para quem tirar carteira em 2010? Só depois de 1 ano para viajar?

  224. Lucas on fevereiro 11th, 2010
  225. na minha opiniao!a parti que um cidadao
    tira sua carteira de motorista,e logico q ele esta apto a dirigir em qualquer lugar,seja dentro da cidade ou rodovia.Por isso acho essa lei uma
    besteira.

  226. manoel andrade on fevereiro 15th, 2010
  227. Uma excelnte lei. quanto menos inexperientes andando nas rodovias melhor fica. graças a novatos muitas familias morrem

  228. Ronaldo on março 17th, 2010
  229. A minha carteira vai fazer um ano em agosto queria saber se eu posso pegar estrada para viajar com a provisoria.grato espero a resposta.

  230. leninha on março 19th, 2010
  231. isso e uma vergonha tem tanta lei para ser implantada , eles sempre arruma um jeitinho de tirar dinheiro dos pobre motorista que acabaram de tira sua 1° habilitação.

  232. gilberto on março 22nd, 2010
  233. Acho que tem que proibir mesmo. Depois de um ano os reflexos estão melhores, a pessoa fica mais atenta e pegar estrada fica moleza.
    O que tem de mané que no 1º mes vai pra praia e detona muita gente, quer acelerar pra mostrar que é bom de pé, mostrar pros amigos. esses são os relatos. o cara vai na pressão e causa acidente.
    vai pegar prática no trânsito mesmo urbano pra poder cair na estrada depois. você trabalha em outra cidade? quem esperou tanto pra tirar carta, e pegava transporte público, carona, fretado, fica mais um ano, você pode ter noçao – legal – mas a maioria não tem.
    fui.

  234. Laura on março 23rd, 2010
  235. Isso é coisa de quem não tem o que fazer la na camara, ai ficam inventando modinhas só pra dizer que fazem alguma coisa….

  236. Thiago Oliveira on abril 8th, 2010
  237. As pessoas nao entendem mesmo… O problema dos acidentes nao é porque a pessoa nao tem EXPERIENCIA nao!!! O problema dos acidentes é porque as pessoas que os causam sao IRRESPONSAVIS E DELINQUENTES!!! Nao importa quanto tempo a pessoa tem de CNH nao! Sempre vai existir acidentes por causa desse tipo de pessoa!!! A pessoa que é RESPONSAVEL E TEM CARATER mesmo tendo 10 anos de CNH se ela nao estiver preparada ela NAO pega no volante!!!

  238. Matheus Jose on abril 19th, 2010
  239. Acho que isso basta pra convencer essas pessoas que sao a favor, e sem duvida estao sendo levianos no assunto!

  240. Matheus Jose on abril 19th, 2010
  241. as pessoas devem pegar estrada, sim
    pq os outros qe fazem as coisas errada e eh nois qe paga,
    e eh so pegandu estrada qe a gente aprende a dirigir bem…..
    e as pessoas qe fazem cagadas, eles cagam ateh dentroda cidade msm!!!

  242. Pandinha on abril 29th, 2010
  243. até agora não foi aprovado, quem tem sua carteira provisoria pode sim, muitas pessoas nao sai em rodovia por medo,GENTE APROVEITÃO não marque bobeira vlw

  244. milene on maio 11th, 2010
  245. Acredito que isso é um absurdo pois, daqui a alguns dias estarei habilitada. Moro no interior de Alagoas e tudo fica longe e a unica via de acesso a qualquer fim de mundo é a BR101. E aí?? Vou esperar um ano pra poder ir dirigir na rodovia…. e depois de um ano vou cvontinuar sem experiencia…. è cada ideia inteligente que esses legisladores têm. Parabens para eles!!!

  246. Anisia Ferreira Ribas on maio 22nd, 2010
  247. Ninguem entendeu muito o propósito né? Digamos voce tira sua carteira, totalmente sem esperiencia com o carro, e ja ker pegar estrada? primeiro aprenda a se portar com o carro dentro da cidade, sabendo usar corretamente a frenagem, aceleração etc, mesmo voce achando que pego experiencia em poucos meses é impossivel, voce nao pode aprende bem uma coisa em alguns meses, o periodo de 1 ano dirigindo dentro da cidade é bem razoavel para se ter noção

  248. Lucas Oliveira on junho 6th, 2010
  249. O detalhe, não esta em quem tirou a carteira, e sim no orgão que preparou o candito, com exames, avaliações, etc…e aprovou. Pois bem, existe toda uma politica para se adquirir uma cnh, então eu etendo que a melhor forma de evitar os acidentes é rever os conceitos de quem fornece a mesma. “O duro é vc tirar a cnh em via urbana, não podendo passar dos 40km p/hora e usar somente 3 marchas”rsrsrsss.Dificil né?

  250. patrick on junho 16th, 2010
  251. eu tirei minha primeira carta faz um méis eu não posso pegar rodovia com ela por exeplo castelo branco,recis berttecut alis não posso sair de são paulo

  252. elias on julho 9th, 2010
  253. Dirijo desde os 16,então eu já tenho 2 anos de experiência ,eu deveria pode dirigir rsrs

  254. bruno on julho 12th, 2010
  255. Sinceramente! Deixa de dirigir em rodovias por um ano, vai trazer alguma experiência ao condutor com provisória? E com relação aos acidentes, o condutor de provisória é causador ou vitima? É preciso saber! Uma vez que, obedecer a leis neste país acaba sendo muito perigoso, já que a maioria parece não se importar com leis.

  256. Carlos Araujo on julho 23rd, 2010
  257. Deixar de pegar rodovias por um ano não vai mudar em nada. A única forma de um novo motoristas adquirir experiencia em rodovias é práticando. Então,acho que em vez de tirar esse direito, eles deveriam criar uma lei de que todo aprendiz tenha pelo menos uma aula em rodovias. E quem mora em um lugar isolado? Principalmente os adolescentes que moram em interior onde não tem uma universidade se quer e precisa pegar uma rodovia para chegar na cidade visinha.. Seria uma tremenda sacanagem.

  258. Gabriel Reis on julho 28th, 2010
  259. Na CNH provisória existe uma frase: válida em TODO território nacional. Portanto, é permitido dirigir nas rodovias com ela, não se preocupem.

    Apenas vale lembrar todo o cuidado para dirigir em uma estrada.

  260. Adilson on julho 31st, 2010
  261. Um português comprou um sapato e pediu a sua esposa Maria que guardasse e só o entregasse depois de 2 dias. Ela perguntou: – Porque 2 dias?. Ele respondeu: – O vendedor disse que nos 2 primeiros dias o sapato aperta!!!
    É a lógica dessa lei ridícula!!!!

  262. Lucas on agosto 3rd, 2010
  263. kk! Só mesmo no nosso Brasil.. Tanta necessidade a ser olhada e justamente este assunto supérfulo vem a ser colocado em discursão por pessoas que fazem leis. Eu tenho 4 meses de PPD, já fui 5 vezs ao Piauí (moro em Belém do Pará), ou seja, em uma viagem normal ida e volta são exatos 2.200 km.. Foras outros locais que já fui no Maranhão e todas viagens tranquilas, e o mais legal, daqui até lá nunca fui abordado por nenhum tipo de autoridade de trânsito.. Pra ser sincero, o trânsito urbano é que requer experiência!

  264. Jhonatan Passó on agosto 16th, 2010
  265. A minha carteira ainda é provisória, tenho 11 meses com ela, eu posso dirigir em rodovia federal? Porque nao sei se essa lei foi concretizada?

  266. Eliseu on agosto 31st, 2010
  267. Nao tenho nada a dizer…

  268. Carlos on agosto 31st, 2010
  269. Pois é isso é errado em proibir motoristas com provisorias tem motoristas que andam por ai mas de anos e são tudo barbero,ja faz 11 meses que tenho provisoria moro em (MT) e sempre viajo pelo estado com ela que se dane essa lei,de 15 pessoas que tiram habilitação 10 pagam pra passar,as proprias escolas de transito que subornam alunos a pagarem pra passar.

  270. beterraba on setembro 1st, 2010
  271. Isso e um absurdo…

    Eu não posso pagar por um erro dos outros. Se o motorista nao sabe dirigir a culpa e do detran que faz essas provas bananada que ate meu cachorro passa. E um absurdo, o que eu vou fazer ? Eu vou trabalhar de carro e preciso pegar a via dutra e como que eu chego la ? Eu sou obrigado pagar pelo erros do detran que não faz um exame adequado para que o condutor aprenda de verdade a dirigir ? Os erros de alguns barbeiros por ai e do proprio detran que nao tem capacidade de apresentar um exame digno para que o condutor aprenda a dirigir. Nosso governo e uma baba mesmo.

  272. Renan on setembro 9th, 2010
  273. Pessoal, calma!!! Leiam o texto com calma, eu citei que existe um projeto de lei, agora resta saber se essa lei foi aprovada ou não!

  274. Luiz on setembro 9th, 2010
  275. Pessoal, olha esse comentario que encontrei em outro site


    UPDATE:
    Em 17/06/2009 o senador Aloízio Mercadante retirou o projeto de tramitação no plenário e o mesmo foi arquivado. Notícia no Site do Senado:
    Acesse:
    http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=56500
    clique em “Tramitação”.

  276. Bruno on setembro 10th, 2010
  277. Bruno!

    Obrigado pela informação, pois o povo é muito desesperado e pelo visto não consegue ler um texto inteiro hehe =D

  278. Luiz on setembro 11th, 2010
  279. Acho uma boa ideia!
    Os novos condutores que acabam de tirar a carteira de motorista pensam que ja sabem dirigir e na verdade nao sabem! ainda nao têm experiencia o suficiente para dirigir na estrada e mais de 100km/h. Exatamente por isso acontece muito acidente. É por isso que existe o tal periodo de experiencia de um ano, para adiquirirem experiencia e uma vez que ainda nao a têm devem adquirila para somente depois pegar a estrada.
    É verdade que na estrada é mais facil dirigir, isso é verdade, mas tambem é mais facil perder o controle do automovel e mais facil causar um acidente fatal!!!
    Entao peguem pratica e depois peguem a estrada!
    Em 11 meses de carteira ninguem tem pratica suficiente para dirigir na estrada! pensa que ja tem, mas NAO TEM!!!

  280. Wellyton Francilino on dezembro 9th, 2010
  281. acho q essa lei nao entra-rá em vigor,por q mutia gente vai dexar de pegar estrada reduzindo numero de pagantes de pedágios,se eles penssarem desta forma jamais vao por em vigor essa lei.só de penssar q vao dexar de arrecadar uma certa porcentagem destes jovens motoristas.

  282. joao vitor on janeiro 29th, 2011
  283. creio que essa lei nao passa de um mal entendido.um certo senador que nunca deve ter trafegado em uma br(ele mesmo conduzindo)por ouvir falar a respeito luta por algo que e inadmissivel.a minha cnh e provisoria e venho pegando experiencia e na pratica.pessoas morrem sim,mas,por imprudencia,alcoolismo,arrogancia,ignorancia e confiança em si proprio.tudo isso nao e praticado apenas por quem tem uma cnh provisoria ne mesmo?

  284. jonas ribeiro on março 22nd, 2011
  285. Em 17/06/2009 o senador Aloízio Mercadante retirou o projeto de tramitação no plenário e o mesmo foi arquivado. Notícia no Site do Senado.

  286. Luiz on julho 6th, 2011

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
9 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter