O que é blue-ray E qual o futuro do DVD?

Publicado 3 de junho de 2009


A tecnologia de mídias tem evoluindo rapidamente das antigas fitas k7 para os cd’s e dvd’s que segundo especialistas em breve perderá o espaço para as mídias do tipo blue-ray.


É impressionante como a tecnologia evolui a cada dia que passa, principalmente na área da informática, como dizem se os carros evoluíssem assim como os computadores, com toda certeza eles já estariam voando por toda a parte.

E algo que evoluiu bastante na área da tecnologia são os meios de armazenamento, os disquetes que conviveram com todos nós em um passado bastante recente já praticamente não existem mais, uma prova disso são os novos computadores, que nem se quer trazem o driver de disquete.

Após os disquetes vieram as mídias de CD, após chegaram os DVD’s com capacidades acima de 4 Gb, e atualmente esta sendo muito comentado sobre o blue-ray, e muitas pessoas quando ouvem o comercial de algum produto eletrônico que permite utilizar o disco de blue-ray acaba se perguntando, mas o que blue-ray?

E para tirar a sua dúvida e de muitos outros visitantes do TudoLink, resolvi pesquisar um pouco(muito pouco diga-se de passagem) a respeito do que seriam os discos de blue-ray.

E segundo a wikipédia:

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.

E quando a capacidade do blue-ray, ela é a seguinte:

- 23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única)
– 46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla)

Realmente muito interessante esse tal de blue-ray, que veio para “substituir” os tradicionais e conhecidos DVD’s.

No entanto acredito que a utilização do blue-ray deva crescer significativamente nos próximos anos, e acredito também que os conhecidos e populares DVD’sw de hoje ainda terão diversos e anos de vida. ;-)


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

12 ideias sobre “O que é blue-ray E qual o futuro do DVD?

  1. nilda

    muito show toda essa explicação,
    principalmente pra pessoas iniciantes
    na area de manut, que é obrigada a conhecer
    de td um pouco
    valeu mesmo….

  2. jose carlos

    Para que seja visto a diferença entre o BLUE-RAY e o DVD tradicional, sabemos que o ideal seria uma TV de alta definição. Mas agora surge uma dúvida. O BLUE-RAY roda em qualquer DVD ou tem que ter um equipamento especifico?

  3. Rita Almeida

    Gostaria de saber,se o disco blu-ray roda em aparelhos home teather ou dvds tradicionais ?????

  4. lucas

    só em aparelhos especificos… A melhor coisa hj é comprar um play 3 , uni util ao agradavel

  5. Eliézer

    Porque o BLUE-RAY não roda em qualquer DVD.
    Por favor se possível responda com detalhes.

  6. Luiz Autor do post

    Eliézer, o Blue Ray é uma tecnologia diferente, o metodo de gravação dele é diferente o dvd convencional, em resumo o laser utilizado para gravação e leitura do blue ray é diferente do laser utilizado nos dvds convencionais.

  7. Guilherme

    Na realidade, eu acho uma palhaçada toda essa “evolução”. Costumo colecionar DVD’s, adquirindo-os com muito esforço. Porém, e se daqui a poucos anos o DVD player for sucateado como o videocassete? Encontrarei peças para reposição? Se as coisas continuarem nesse ritmo eu serei um dos que ficará desanimado de adquirir filmes, música, eletrônicos, até mesmo um automóvel novo (já que os modelos novos surgem num piscar de olhos).
    Estão desprezando as coisas rápido demais. Assim o dinheiro que a pessoa investe é desprezado, é rasgado também.
    Além disso, esse querer mais e melhor próprio do ser humano é o que sempre acabou com ele. Perdeu a humildade e o amor.

  8. blueman

    bluray é alta definição e ja faz uma diferença absurda em filmes antigos. sabendo q ja criaram discos blueray de 200 gigas . mal posso esperar o futuro

  9. Antonio Luiz

    Tudo muito bonito, mas vcs já observaram a diferença entre um filme em Blu Ray e o mesmo em DVD com um ótimo equipamento com upscaling?
    (TV full HD)
    Claro que existe uma diferença, mas a q custo?
    Não sei não esse tal de Raio Azul está se complicando!!! rss
    Abraço ‘a todos!

  10. D`PÁDUA ANTHONY

    Uma coisa é certa: “NÃO HÁ COMO IMPEDIR O AVANÇO TECNOLÓGICO, OU VOCÊ ACOMPANHA A MARCHA EVOLUTIVA OU TENDENCIALMENTE TORNA-SE-À UM HOMEM DAS CAVERNAS”. Blue Ray é a nova tecnologia em matéria de consoles populares caseiros para reprodução de filmes. Particularmente gosto muito do DVD, porém tenho que aceitar que brevemente estará OBSOLETO.
    Abraços a todos, galerinha…..!!!!!

  11. Solange

    Eu era uma pessoa super atrasada, nao acompanhava a modernidade e acabava sem graça quando os assuntos dos meus amigos eram coisas que eu nao sabia o que era…mas resolvi mudar e adorei. Precisamos acompanhar a evoluçao que se segue. E se o blu ray esta aí temos que fazer parte dele. Bjs a todos…

  12. uchida

    Para aqueles que andam assustados com o blue ray,fiquem sabendo que já está em estado avançado de pesquisas, uma tecnologia que daqui talvez, daqui uns 10 ou 15 anos, esteja substituindo o blue ray. Uma tecnologia, que permite formar imagens tridimensionalmente,através de feixes de laser. O que vai aposentar,o computador atual, entrando numa era diferente da informática. Para aqueles que entendem profundamente do assunto, sabe do que estou falando e não é piada não!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*