O que é VPN e para que serve



Quem trabalha na área de T.I.-Tecnologia da Informação, com toda certeza o menos uma fez na vida já deve ter ouvido falar em VPN, mas você sabe o que é VPN e para que ele serve?

Então vamos as respostas, seja você profissional, estudante de tecnologia ou um usuário de VPN!

O que é VPN:
VPN quer dizer Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual em português, ou seja com o VPN é possível utilizar uma rede pública como a Internet para “criar” uma rede privada e segura. Para maiores detalhes recomendo a leitura do artigo que detalha e ilustra de forma detalhada o que é VPN.

Para que serve o VPN:
O VPN é muito utilizado por grandes empresas, principalmente onde seus colaboradores utilizam dispositivos móveis como notebook e necessitam acessar a rede da empresa de forma segura através da internet, e uma vez autenticados com o VPN o equipamento abre um “túnel” atribuindo um IP válido da rede interna para esse equipamento e fechando demais conexões com a internet.

Exemplo prático de como funciona o VPN:
Para tentar ajudar você entender para que serve e como funciona o VPN, vamos tentar dar um exemplo prático, image uma empresa que tem a matriz em São Paulo capital e filiais nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a matriz a as filias possuem link próprios e dedicados que formam uma WAN, ou seja os equipamentos estão em uma mesma rede, de forma que é possível um equipamento do Rio Grande do Sul acessar um equipamento na matriz ou em qualquer outra filial, porém um notebook que esta no Mato Grosso ligado na internet não tem acesso a rede interna desta empresa e muito menos aos sistemas que rodam nela.

É neste momento que o VPN aparece para resolver esse problema, pois basta o usuário deste notebook se conectar a empresa via VPN e seu notebook começar a fazer parte da rede da empresa, e assim acessar os sistemas internos da empresa e acessar os servidores ou equipamentos que fizer necessários!

Serviços de VPN:
Existem inúmeros serviços de VPN, para acesso remoto a rede interna, posso citar alguns dos mais conhecidos:
- RAS(Remote Acess Service) no Windows 2000;
- SSH, nos sistemas GNU/Linux ;

É possível configurar o VPN a nível de hardware, ou seja, fazer que uma simples conexão ADSL possa fazer parte de uma rede corporativa sem a necessidade de softwares client, ou seja, neste caso bastaria conectar o cabo de rede no equipamento para ele fazer parte da rede da empresa.

Bem, espero que neste artigo você possa ter aprendido um pouco mais sobre o que é o VPN e para que serve, qualquer dúvida ou mais detalhes sobre o assunto fique a vontade em deixar seus comentários.




-Publicado em 8 de março de 2011 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

Sem comentarios ainda! Seja o primeiro.

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
12 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter