Principais diferenças entre HUB e Switch

Publicado 23 de agosto de 2007


Conheça e aprenda as principais diferenças entre Switch e hub dois equipamentos muito utilizado em redes domésticas de computadores.


Várias pessoas já me perguntaram a respeito desse assunto: Qual a diferença de HUB e Switch, e por sinal hoje fizeram essa pergunta novamente, por isso resolvi escrever sobre tal aqui no TudoLink hoje, afinal essa pode ser uma dúvida sua também não é mesmo?

Uma das principais diferenças entre os famosos HUB’s e Switch, está na maneira como cada um trata os pacotes que chegam em suas portas.

O HUB funciona como uma espécie de régua de força, enviando os pacotes para todas as portas, e quem for o destinatário da informação irá receber e abrir o pacote, enquanto as demais portas simplesmente iram desconsiderar tal informação.

O Switch por sua vez envia o pacote exclusivamente para uma única porta , a porta de destino que realmente solicitou tal informação.

Um exemplo simples e muito prático para entender as diferenças dos hub’s e switch’s é fazer uma analogia com o sistema de entrega dos correios.

Vamos imaginar uma rua onde existam 8 moradores, cada morador tem o seu endereço próprio e único, e alguém de outra cidade mandou uma carta para o morador número 5 por exemplo, o Hub para fazer tal entrega irá enviar uma cópia da carta para todos os oito moradores da rua, e cada morador deverá abrir a carta e verificar se está destinada a ele, caso não esteja ele simplesmente descartará tal informação, já o número 5 quando abrir a carta(pacote) verificará que tal informação pertence a ele, sendo assim irá guardar tal conteúdo.

Já o Switch que é mais esperto sabe que tal carta é destinada apenas ao morador de número 5, e enviará somente a ele a carta, economizando assim tempo e velocidade na entrega.

Com e exemplo acima fica fácil e claro entender a diferença entre o hub e o switch, afinal o hub não faz nenhum tratamento, apenas “empurra” os pacotes e quem for o dono que pegue, já o switch faz esse tratamento das portas.

Sendo assim o switch é sem sombra de dúvidas mais rápido e eficiente que o HUB.

Vale lembrar que não existe o chamado HUB-SWITCH que é possível encontrar am algumas lojas de informática por ai, ou é HUB ou é SHITCH.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

12 ideias sobre “Principais diferenças entre HUB e Switch

  1. WALEX PRATA REIS

    Obrigado por esclarecer uma duvida q tinha..
    Mais me fale outra coisa,
    Tem certeza que naum existe o HUB-SWITCH??

  2. Alexsander

    Já tive uma experiência onde queimou um Hub de uma rede que tem aproximadamente 22 máquinas ligadas, tentei repor com uma switch (testei 2 modelos) que eu tinha de reserva, onde a metade da rede ficou sem comunicar, tive que comprar um hub as pressas, suponho então que um Hub não pode em alguns casos ser substituido por uma Switch.

  3. alex

    Ola, boa tarde
    Para começar so depois de ler sua analogia e que comecei a entender as diferença,muito bom parabens
    Me esclareça por gentileza a diferença de um roteador entre os dois

    obrigado

  4. luane

    boa- tarde
    gostei muito da explicação mas seria melhor se nao presisace dar tantas voltas para chegar ate uma resposta tao boa e explicativa

    gostei muito deste site

    obrigado

    thau

  5. Rennata

    gostei muito deste site pois, me informou o que eu astava exatamente procurando

  6. Rennata

    Eu adorei este site,pois,esclareceu exatamente o que eu estava procurando, tirou a minha dúvida sobre o assunto abordado.

  7. cachel38mb

    muito boa ação hipotética criada pelo Luiz. Entendi perfeitamente essa diferença entre esses dois elementos. Obrigado
    Abraços

  8. Tiago Luciano

    Valeu pela informação! Mas tem uma coisa: o Switch só envia direto para o destinatário se ele souber o IP e o endereço MAC do destinatario, antes disso ele faz um Broadcast, envia pra todos, quando o receptor receber e souber que o pacote é para ele, ele responde para o Switch que armazena na tabala ARP o IP e o MEC da maquina, então o Switch envia para o emissor agora, o IP e o MEC do destinatario, agora sim o pacote vai direto para o receptor.

    Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*