Quais os movimentos do planeta Terra?

Publicado 13 de junho de 2011


Conheça nesta matéria quais são todos os movimentos da Terra dos mais conhecidos ao menos conhecidos.


Saudades do tempo de escola e das provas de geografia, na minha opinião uma das matérias mais legais e fáceis na época de escola, lembrei disso hoje, porque ouvi um grupo de crianças na rua voltando da escola e conversando a respeito dos movimentos do planeta Terra.

Achei a cena muito engraçada e interessante, pois acredito que eles teriam prova referente aos planeta Terra e seus movimentos, que é conteúdo da disciplina de Geografia.

E aproveitando o assunto da matéria de geografia desses alunos, resolvi escrever aqui quais são os movimentos da Terra, para você que já esta grandinho mas que a muito tempo esqueceu quais são os movimentos da Terra.

Bem, existem inúmeros movimentos da Terra, cerca de 14, porém não são tão importantes e nem oficiais, os dois movimentos mais importantes e conhecidos do planeta são:

* Rotação - Neste movimento a Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário, tendo a duração de 24 horas, ou seja o movimento de rotação da Terra é responsável pelo nosso dia, ou melhor dizendo pelo nosso dia e noite.

* Translação - Este é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol, no movimento de translação a Terra leva aproximadamente de 365 dias e 6 horas para completar uma volta ao redor do Sol, ou seja um ano.

Como comentei anteriormente o planeta Terra possui diversos outros movimentos além da rotação e translação, que são responsáveis pelos dias e anos, e entre esses outros movimentos podemos citar os seguintes:

* Precessão - é o movimento de deslocamento do eixo da Terra,
* Nutação – é uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos.
* Revolução – é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol.

Bem amigos, espero que esse simples post seja útil para você que não lembrava dos movimentos da Terra, ou para você que terá prova sobre o assunto no colégio.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

8 ideias sobre “Quais os movimentos do planeta Terra?

  1. Fernando Yukio

    Bom , primeiramente é bom sabermos escrever direito né , tipo .. “ajente” não existe ¬¬’ , o certo é “a gente” ou “aprendermos(q eu acho q fica melhor ;D )”.
    Não fala mais nada =x

  2. Marcos Mendonça

    Gostaria de postar sobre os movimentos.

    * 1- Rotação: em torno do próprio eixo em 23h 56min 4s. De Oeste para Leste. Velocidade de 1670 km/h no equador ou 0,47 km/s

    * 2- Revolução: em torno do Sol em 365d 5h 48min 45,97s (365d 6h). Velocidade de 107.000 km/h ou 29,79 km/s. Com o eixo de rotação inclinado 23°27’ em relação ao eixo da eclíptica

    * 3- Precessão: O eixo da Terra faz um círculo em torno do eixo da eclíptica no período aproximado de 26 mil anos, fazendo com que mude a posição dos polos celestes. Há 4 mil anos, o polo norte estava próximo da estrela alfa Draconis. Hoje está a 1 grau da Estrela Polar ou alfa da Ursa Maior. Dentro de 12 mil anos estará próximo à estrela Vega ou alfa de Lira. Este movimento faz mudar também a posição do Ponto Gama por entre as constelações zodiacais. Hoje, o Ponto Gama está na constelação de Peixes (Era de Peixes), entrando em Aquário mais ou menos no ano 2.600

    * 4- Excentricidade da órbita: o movimento de revolução da Terra às vezes é mais achatado e outras vezes mais circular. Há 108 mil anos, era 3 vezes mais achatado do que hoje. Dentro de 24 mil anos, a excentricidade atingirá o seu mínimo, quando a órbita da Terra será quase um círculo.

    * 5- Deslocamento do Periélio: faz-se em 21 mil anos. Motivo: influências gerais dos planetas. O eixo maior da órbita da Terra (linha dos apsides) se desloca, fazendo com que o periélio e o afélio se mova também. A passagem de um periélio retornará à mesma data a cada 21 mil anos. Atualmente ocorre a 2 de janeiro. Daqui a 6.400 anos ocorrerá no equinócio de outono; daqui a 11.500 anos, no solstício de inverno; e dentro de 21 mil anos, novamente a 2 de janeiro, no solstício de verão.

    * 6- Variação da Obliqüidade: movimento de balanço que o eixo da Terra faz, chegando a um máximo de 24°30′ e mínimo de 22° . Hoje, o eixo da Terra está inclinado 23° 27’ em relação ao Eixo da Eclíptica, decrescendo 47″ por século. É um movimento que ocorre por causa de perturbações provenientes da ação conjunta dos planetas e do Sol ao longo da órbita anual de nosso planeta.

    * 7- Nutação: parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses.

    8- Perturbações planetárias: movimentos irregulares e pouco previsíveis que podem ser provocados pela força gravitacional de outros planetas, principalmente Vênus e Júpiter.

    9- Movimento do Centro de Massa Terra-Lua: trata-se do giro que faz o centro de massa do sistema Terra-Lua em torno do Sol.

    10-. Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).

    11- Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.

    12- Rotação da nossa galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.

    13- Translação da nossa galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.

    14- Variação dos Pólos: seria uma variação da posição dos pólos da Terra em razão de algumas causas, como o deslocamento das placas tectônicas. (?) Apesar de que conste em algumas obras, não concordo que este seja um movimento propriamente dito de nosso planeta, pois trata-se de deslocamento dos seus pólos geográficos por algumas causas, como a movimentação das placas tectônicas e do núcleo de nosso planeta. Então, não se trata de um movimento do planeta e sim variações da posição do eixo magnético que não são causadas por balanço do planeta.

  3. Luiz Autor do post

    Marcos, muito obrigado pela sua participação/colaboração com seu comentário!

  4. Mark Kruger

    * Rotação – Neste movimento a Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário, tendo a duração de 24 horas, ou seja o movimento de rotação da Terra é responsável pelo nosso dia, ou melhor dizendo pelo nosso dia e noite.
    * Translação – Este é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol, no movimento de translação a Terra leva aproximadamente de 365 dias e 6 horas para completar uma volta ao redor do Sol, ou seja um ano.
    Como comentei anteriormente o planeta Terra possui diversos outros movimentos além da rotação e translação, que são responsáveis pelos dias e anos, e entre esses outros movimentos podemos citar os seguintes:
    * Precessão – é o movimento de deslocamento do eixo da Terra,
    * Nutação – é uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos.
    * Revolução – é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol.
    Bem amigos, espero que esse simples post seja útil para você que não lembrava dos movimentos da Terra, ou para você que terá prova sobre o assunto no colégio.

    Odeio Escola Mas Amo Super Onze

  5. Guilherme Mendonça

    Gostei muito
    pq meu professor pediu para eu fazer essa pesquisa sobre os movimentos da terra
    e ganhei notas altas

  6. wesley

    A terra é como uma bola de futebol mas vc sabe a diferença? A diferença é q a bola so tem coro dentro e a terra tem seres vivos e pessoas educadas algumas pelo menos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*