Qual solução para o lixo urbano nas cidades

Publicado 14 de junho de 2011


Todos os anos produzimos milhares de quilos de lixo, principalmente nas grande cidades e em vista a esse grande problema algumas soluções precisam ser tomadas para resolver esse desafio.


Estava lendo uma reportagem, que comentava sobre o problema do lixo urbano nas médias e grandes cidades do brasileiras, nesta reportagem comentava os diversos problemas causado pelo lixo nos grandes centros, tais doenças, mau cheiro aterros super lotados sem capacidade para receber mais lixo além das enchentes e alagamentos, pois o lixo nas ruas acaba entupindo bueiros, córregos e rios impedindo o fluxo normal da água das chuvas.

Após ler essa reportagem, fiquei pensativo a respeito do problema do lixo urbano, pois a medida que a população cresce, cresce com ela o consumo e consequentemente a quantidade de lixo gerado em uma cidade.

E apesar de todos nós saber o que é correto fazer, muitas vezes acabamos não fazendo a nossa parte.

Acredito que a solução para o problema do lixo urbano não esteja próximo, porém é necessário que a população de modo em geral, torne-se mais responsável e colabore, separando o lixo reciclavel do orgânico por exemplo, pois uma simples ação como esta ajuda e muito no momento da coleta.

Outra questão importante é nunca jogar lixo em córregos e rios, para evitar enchentes em dias de chuva forte.

E por fim cobrar das autoridades soluções plausíveis para o problema do lixo principalmente nos centros urbanos de grandes cidade.

Mas conforme comentei anteriormente, antes de mais nada precisamos fazer a nossa parte quanto ao problema do lixo urbano, que com certeza assim abriremos os olhos dos governantes para que também busquem soluções e alternativas cada vez melhores.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

9 ideias sobre “Qual solução para o lixo urbano nas cidades

  1. viviane

    gostei muito da opiniao dele,concordo com tudo que ele disse!!primeiramente nos temos q faser nossa parte para q os outros veem e colabore pq sim temos q pensar em nos!, nas nossas familias,nos visinhos,nas pessoas q viram no futuro…bjus esse e meu comentario sobre a opiniao dele

  2. giovanna

    eu achei a sua opinião muito clara eu tenho 11 anos e a estou achando uma resposta para o meu trabalho e consegui

  3. mila

    sua opinião foi bem interessante, as pessoas não pensam o q pode acontecer no futuro, e nossos filhos netos bisnetos e até as outras gerações como vao viver com tudo poluido?

  4. gessica sousa

    adorei!!! a minha cidade é imunda com o lixo os problemas aproximam ainda mais doenças e muito mais temos que solucionar esse problema. bjssss

  5. João Arnone

    Não conseguria dizer tudo aqui que se passa na minha mente mas a grosso modo seria assim:

    Devemos responsabilizar as pessoas juridicas pelos seus atos, de modo que a lei seja alterada, pois a ideia de reciclagem chega a ser um conceito programado para uma solução imediata que não interfira nos interesses lucrativos das empresas.

    É o seguinte, proponho fabricar bens duraveis e que a reciclagem seja feita sim, porem em ultimas medidas, pois para reciclar exije poluir.

    Vamos supor que vivessemos desse modo, como seria?
    Na linha alimenticia as embalagens seriam retornaveis e de responsabilidade das industrias produtoras e não empurrada para os consumidores como é atualmente, com isso o custo para os produtos poderia baixar ja que o consumidor esta pagando somente o produto e não o produto com o vazilhame.
    É simples, se voce fosse comprar pó de café e não tivesse o recipiente pagaria pelos dois, o pó e o recipiente, porem se vc troxesse o recipiente só pagaria pelo pó de café e o tal recipiente voltaria para fabrica, seria higienizado e colocado nas prateleiras novamente.

    São ideias isoladas, mas podem e devem ser melhoradas por outras pessoas, pois não estou sozinho nessa melhoria, estou?

    Abraços!

  6. Julia

    queria pedir desculpas, nao tinha visto os links!
    Desculpa, por favor exclua o meu comenteria!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*