Repentistas a alegria do nordeste-sertão

Publicado 12 de outubro de 2007



Assisti hoje na tv uma reportagem sobre repentistas e algumas competições que acontecem não somente no norte e nordeste, mas sim em todo o Brasil.

O Repente é uma tradição folclórica brasileira cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso – a criação de versos “de repente”.

Achei interessante postar algo a respeito, pois os repentistas são realmente artistas, pois criar versos cantados na hora exige muita criatividade e inteligência, afinal os versos além de serem rimados devem ser engraçados e isso os repentistas sabem fazer com muita perfeição.

Repentistas Francinaldo Oliveira e Silvio Grangeiro:

7º Festival de repentistas de São José do Belmonte-PE

Eu adoro ouvir os repentistas, pois são muito criativos e inteligentes para criar os “repentes” de forma totalmente improvisada, literalmente “tiro o chapéu”, para essa galera, pois tem que ter dom para isso.

E viva a cultura popular brasileira, super rica, e os repentistas são uma prova viva disso!


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

41 ideias sobre “Repentistas a alegria do nordeste-sertão

  1. erika bezerra

    gostaria de saber onde encontrar estes artistas,e onde se apresentam, pois meuas avos são nordestinos e goataria de realizar um desejo deles. ver e ouvir suas raizes……

  2. Zaíde

    Gostaria de entrar em contato com esses profissionais repentistas. Preciso saber como contratá-los e o quanto pagaria para uma apresentação no aniversário do meu pai, que mora no Interior. Poderia ser só um ou uma dupla, é para ambiente super-simples, na casa do aniversariante mesmo. Se alguém souber, favor entar em contato comigo através do meu e-mail: zaidegomes@secrel.com.br . Obrigada

  3. orlando aires da nobrega

    eu gostaria de saber como comprar o dvd dos congressos de violeiros nordestinos,obrigado

  4. Mario Cesar Sarlo

    Gostaria de reencontrar um grande amigo que é repentista.
    O nome dele é Lucas, mora em Salvador mas é de Natal-RN. Sempre trabalhou com eletônica voltada para televisão.
    Grato
    Mario Cesar

  5. Raimundinho bikesom

    olha sou nortista nasci no amazonas criei-me no acre e moro em rondonia naum sei se tem outras vidas passadas pq se tiver minha primeira vida foi no nordeste adoro repentistas bons e pela logica todos bons são do nordeste no norte naum temos repentista mais de vez enquando aparece um que vem do sul ou do nordeste estamos esperando uma dupla boa pra vim de mala e cuia pra ca trabalhar nas praças e ganhar bons dinheiro sorte a todo povo do repente Raimundinho bikesom

  6. Confucio

    O poeta repentista é possuidor de inteligência acima da média, são homens quase sempre com pouca escolaridade, fato que não parece lhe fazer falta, quando ao som da viola, expressa de forma coerente e com uniformidade de versos em cada estrofe cantada, fazendo de imporviso sobre qualquer tema que lhe seja apresentado, com uma facilidade tamanha, que quem não tenha afinidade com o assunto fica sem acreditar que versos feitos de improviso.

    Zé da Luz, um dos maiores poetas populares do nordeste, sob minha otica.
    Chico Nunes outro fenomeno na arte do improviso, analfabeto são poucos os registros existentes sobre seus feitos. Estando Chico Nunes doente alguem disse, coitado o Chico Nunes acabou-se ao que ele na hora em versos de improviso respondeu.

    Quando a vida me sorria,
    por outro plisma eu olhava,
    mil maravilhas gozava,
    um novo amor me surgia,
    gozei tanta simpatia,
    que a natura inciumou-se,
    e Deus de mim afastou-se,
    satanáz aproximou-se,
    sobre mim jogou um laço,
    acabei quebrando um bração,
    coitado o Chino Nunes acabou-se.

    Segundo contava meu saudouso pai, que conheceu Chico Nunes pessoalmente, ele ficou mais de duas horas fazendo versos todos terminando COITADO O CHICO NUNES ACABOU-SE.

    Espero que essa minha singela mensagem acrescente alguma felicidade a esse feliz bloqueiro.

    FELIZ NATAL E UM PROSPOERO 2009, PARA TODOS NOS.

  7. Francisco das Chagas

    Gostaria de adquirir um cd de um dos festivais de violeiro, mas não sei onde encontrar. Fineza me fornecer um dos endereços. Feliz Natal e um 2009 cheio de realizações. Abraço.

  8. JOSE TARCISO GUEDES

    SOU TARCISO FILHO DE CEDRO CEARA RESIDO EM CARAPICUIBA SP ADORO CANTORIA DE REPENTE,ACHO Q A CANTORIA DE HOJE EM DIA BEM MAS RICA COM GRANDES POETAS NOVOS MUDANDO A CARA DA CANTORIA,E GOSTARIA DE SABER COMO FAZ P/ SE ADQRIR CDS.UM ABRAÇO ATODOS POETAS E ADNIRADORES COMO EU.

  9. inez

    SOU PEDAGOGA, TRABALHO NA REDE ESTADUAL, GOSTARIA DE RECEBER ALGO SOBRE MAIS ALGUNS ARTISTAS REPENTISTAS, TRABALHO COM A BIOGRAFIA DOS MESMOS COM MEUS ALUNOS , SOBRE AS MÚSICAS, ME INTERESSO A SABER MAIS SOBRE ELES, GRATA.

  10. Wagma

    gostaria de adquirir cd do cantor/repentista
    Silvio Grangeiro, endereço de lojas virtual
    obrigada

  11. Natalia Assis do Vale

    Olá! Sou jornalista e estou rfazendo uma matéria sobre repentistas. Gostaria de contatos de artistas em São Paulo.
    Obrigada!
    Aguardo retorno.

  12. raimundo martins

    tenho muita saudade repente lembra meu velho pai , sou de teresina piaui adoro repente um abraco a todos repentista do brasil fuiiiiiiiii

  13. francisco lopes

    bom dia! sou do sertão da paraiba e amo repente de viola um abraço a todos

  14. francisco sales

    sou um franco admirador da arte do repente, fui nascido e criado vendo violeiros e repentistas fazendo suas apresentações em praça e festivais, tive a oportunidade de presenciar um festival realizado em teresina com a participação de 150 repentistas, possuo vários festivais gravados em dvd, amo as raizrs de minha terra.

  15. Avassaladora

    EU GOSTEI MUITO DE TUDO

    A cantoria é poesia pura, feita na hora, brotando da mente iluminada desses gênios discriminados que são os cantadores. O repente, nas suas mais variadas formas, é equivalente ao jazz norte americano na sua essência: a improvisação. Mas, enquanto no jazz o improviso se dá sobre o ritmo, a hamonia e a melodia, ou seja, sobre o som abstrato, no repente, o improviso se dá sobre a palavra, o texto, a poesia. A matéria prima do repentista é sua própria língua. Por essa razão, concordo com a opinião do músico pernambucano Lenine quando ele diz que o repente é o “jazz da palavra”.
    OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! JAMILE LUSTOSA

  16. orlando aires da nobrega

    eu gostaria de saber como comprar dvd dos festivais de violeiros pela internet.
    obrigado

  17. Angela Melo

    Estou fazendo um trabalho com minha turma e gostaria de mostrar versos de um desafio entre dois repentistas. Caso possam me ajudar…agradeço

  18. Alessandra

    gosto muito da cultura repentista
    queria saber onde posso encontrar esse tipo de artista para um show familiar

  19. valeria oliveira da silva

    esses repentes sao maravilhosos amei parabens pelo site adorei

  20. ribeirinho

    oi sou nordestino,moro em manaus e gostaria de saber onde encontro esses cd´s desses artista.

  21. Marcondes

    Sou de São Luís-MA, onde moro, meus pais são oriundos do sertão do Pajeú, mais precisamente do Municipio de São José do Egito-PE, onde a cultura do repente ali encontra um de seus berços, sou apaixonado pela cantoria de viola, meus cantadores preferidos são: Geraldo Amancio, Sebastião da Silva, Moacir Laurentino, Valdir Teles, Zé Viola, Silvio Granjeiro e tantos outros maravilhosos repentistas do Nordeste, quem gostar de viola tem que escutar um desses cantadores.

  22. Sales

    Ofereço gratuitamente dvds de festivais de poesias com repentistas renomados como: Geraldo Amancio, Ivanildo Vilanova, Sebastião da Silva, Louro Branco, Moacir Laurentino e tantos outros, faço isso porque amo essa cultura e gostaria que ela fosse mais divulgada.

  23. ANACLETO SATURNINO DE SÁ

    eu sou nordestino da paraiba da cidade de são joão do rio do peixe (antenor navarro} e moro em curitiba paranáa 28 anos e adoro cantoria e repemtista é meu fã a todos violeiro meu abraço grato ANACLETO PARAIBA E PARANÁ.

  24. nelson moreno

    onde encontro o cd violas e repentes V congresso macional de violeiros, e cds com adauto ferreira e manoel xudu.
    Grato.

  25. Érica c. Santos

    Gostaria de uma apresentação de Repentistas, teria como me mandar um contato via email o mais rápido possível?
    Agradeço.

  26. Joana

    gostaria de contratar um repentista para uma festa de aniversãrio em SP capital no próximo sábado. Preciso de indicações o mais rápido possível. Sou apreciadora desta arte e gostaria de presentear o aniversariante e convidados com ela.
    Obrigada desde já.

  27. Chico Leite

    Lucas de Oliveira, o repentista está morando em Irecê-BA. Atuando em shows e divulçdando seus cordéis educativos.

  28. aurelio pereira

    gostaria de saber como comprar dvds; festivais de cantoria nordestina de viola.via net ou fisicamente em natal.grato!

  29. Nelian

    Como faço para entrar em contato???
    Preciso contratar o serviço de vcs!
    obrigado

  30. silvio pereira

    sou paranaense filho de nordestino lagoanos acho muito interesante os repentistas e gost0 muito de ouvir os varios estilos de trovas versos cocos enboladas e outros generos no segmento desta arte, a maioria dos repentistas são simplesmente sensacionais a forma de rimas e o vocabulario vasto que muita as vezes não conhecemos o verdadeiro significado da palavra são verdadeiros artistas de uma inteligencia invejavel e as historias contadas em versos são simplesmente incriveis com um contesto admiravel que surprenden ate os intelectuais que deus abençoe os repentistas do brasil

  31. Elaine

    Gostaria de contratar um repentista para animar uma festa de casamento, no interior de São Paulo (São José dos Campos). Poderia me fornecer o contato de algum profissional aqui de SP ?

  32. marina

    olá gostaria de aprender repente, acho muito lindo, mais tenho dificuldade em soltar as falavras.todo ano temos um encontro das familias Rodrigues e Oliveira, aqui no Goias, este encontro acontece no mes de julho dis 10, pensei em ensinar para umas duas ou tres duplas de crianças para cantar para os seus avos. Me ajude por favor uma abraço.

  33. Valéria

    Também sou fã desta arte e dos poetas da nova geração tais como o grande repentista de Caruaru Raullino Silva.

  34. Alex

    Concordo com a Valéria. Quem já ouviu Raullino Silva cantar sabe que o poder do repente é fantástico. Qualidade dos versos, bom domínio dos temas, boa voz e viola. incrível!!!!

  35. eliene clemente

    Sou amazonense filha de nordestino,professora e apaixonada por tudo que vem do nordesta inclusive o repente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*