Sociedade-Mendigos e moradores de rua




Encontrar pessoas morando nas ruas é muito comum principalmente nas capitais e grandes cidades onde muitas vezes a desigualdade social pode ser grande.

Quantas vezes você já cruzou com um mendigo ou com um morador de rua pelas ruas da sua cidade? Com toda certeza inúmeras vezes não é mesmo?

Muitas vezes essas pessoas(mendigos e moradores de rua) passam despercebidos pelos nosso olhos, talvez por estarmos acostumado em ver pessoas naquela situação, nosso celebro acaba ignorando essas imagens.

Porém muitas vezes acabamos nos sensibilizando, sentimos pena.

Mas continuamos o nosso caminho e alguns minutos depois já esquecemos aquela cena que nos comoveu.

Vamos agora parar um pouco e pensar a respeito dessas pessoas, por qual motivo elas estão nas ruas? Seria culpa dos governantes? Da sociedade? Da familia da pessoa? Ou da própria pessoa e em nenhum momento buscou e tentou uma vida melhor?

E pensando nessas perguntas, resolvi escrever este post, para abrir uma discussão a respeito, pois de nada adianta, sentir pena, ou dar esmolar, se não descobrir o motivo que levou essas pessoas para rua, claro que cada caso é um caso, mas acredito que a grande maioria dos mendigos e moradores de ruas tenham histórias em comum que os levou até a vida que levam hoje.

E você o que acha? O que sente, e imagina quando encontra um mendigo pelas ruas da sua cidade?




-Publicado em 6 de abril de 2008 Enviar para o Twitter agora!

Não encontrou o que precisava? Faça uma busca e ache agora!
Relacionados: Leia também:
Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

80 Comentarios para o post: Sociedade-Mendigos e moradores de rua

  1. Tenho um filho desaparecido há 25 anos, o nome dele é Carlos Alberto do Amaral Francisco, tinha o apelido de Cebola, acredito que ele esteja vivendo como morador de rua?, se alguém souber dele, POR FAVOR entre em contato urgente , que DEUS abençoe a todos vcs!, muito obrigada!

  2. Rosemeire Calherane do Amaral on julho 25th, 2008
  3. Acho que todos são seres humanos e merecem respeito, carinho e atenção. Sempre vejo os moradores de rua com muito respeito e sempre terei um sorriso para dar, um apoio e todo o meu respeito. Desejo-lhe sorte e que Deus os ilumine. O que posso fazer para ajudá-los faço com felicidade.

  4. Marisa Mozart on agosto 5th, 2008
  5. Olá meus amados…ontem fiz meu primeiro trabalho de evangelismo noturno, junto com um grupo de igreja, a qual nem frequento tanto, mas fui ver, tudo ia se desenvolvendo conforme iamos caminhando quando derrepente veio até noz, duas meninas lindas, uma devia ter seu 12 aos e a outra sua irmã uns 6 aos e ainda tinha um menino de seus 3 anos juntos com os pais(lagrimas), deos um lanche café, e quando veio sua irmã com amadeira, ai meus amados…..meu mundo caiu…
    e lebrei-me das minmhas filhas minha esposa e hoje passei a enchegar o mundo diferente até parece outra dimensão que muitos não conhecessem, aki fica meu desabofa e vamos fazer mais poe eles, afinal Deus os amam também, Fiquem na Paz e possamos passar Paz ao mundo…
    Deus vos abençoe…Carlos Pedreira….

  6. Carlos Pedreira... on agosto 16th, 2008
  7. jesus é o caminho a verdade e a vida, pos nos que conhecemos a palavra de Deus temos que falar do amor de deus para essa pessoas, e tenho me encomodado muito sobre essa assunto os mendingos, eles sao seres humanos e que precisam ter uma vida digna como craturas de Deus, que continuaremos a orar por eles.

  8. eliene oliveira on agosto 27th, 2008
  9. ”OI GOSTEI MUITO DESTE SITE, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO PARA UMA EXPOSIÇÃO QUE FALA SOBRE OS MORADORES DE RUA, CASO VCS TENHAM ALGUM MATERIAL Q POSSAM ME AUXILIAR, GOSTARIA MUITO DE CONTAR COM VCS. OBRIGADO…..”

  10. walber douglas on setembro 21st, 2008
  11. eu acho que os mendigos devem ter abrigo.

  12. jeniffer on setembro 25th, 2008
  13. Oi.td.bem.È a primeira vez que entro neste site.
    Hoje vou fazer um trabalho com moradores de rua,não tenho muito que dizer. Só tenho muita dó deles, pois algum motivo tiveram para estarem nas ruas.
    Amanhã deixarei outro comentário mais real,porque vou entrevistá-los esta noite. Até lá. Fiquem com Deus.

  14. Joany on outubro 10th, 2008
  15. Joany….

    Muito legal o seu trabalho… espero você novamente aqui contando como foi a entrevista e por qual motivo os mendigos entao morando na rua..

    ate +

  16. Luiz on outubro 10th, 2008
  17. entrei neste site para pesquisa da faculdade, mas o que pudemos evidenciar
    que o morador de rua é uma expressao da questao social advinda do modo d eproduçao vigente

  18. fabi on outubro 25th, 2008
  19. nao consigo entender como nosso pais e cheio de indifenças e injustiças. Gosto quando alguem toma atitude e faz a diferença…

  20. kryss on novembro 10th, 2008
  21. oi. gostei muito desse site por que estou fazendo um teatro e me ajudou muitoo !!
    bjoo me add la no msn se tiverem!! talita_02@hotmail.com :D

  22. Talitaa on novembro 13th, 2008
  23. Quem vos escreve é um morador de rua.Quero agradecer à todos os seres humanos sem exceção,pelo que fizeram por mim inconscientemente!Através da maior das violências{A INDIFERENÇA] praticada pelos seres humanos sem
    exceção eu despertei do estado letárgico que me fazia acreditar nas verdades que são mentiras e compreendi que o único santo capaz de fazer milagres na minha sou eu próprio!foi nas ruas de São Paulo que aprendi a essência dos espíritos ensinados pela “educação convencional”.São na madrugadas frias que homens e mulheres,pretos e brancos,sujos e limpos,novos e velhos,dormem abraçados para se aquecerem e protegerem-se dos pacifistas,fraternos,solidários e defensores dos direitos humanos.DESCULPEM NÂO TENHO CoNDIÇÔES DE CONTINUAR…

  24. Geraldo Gomes on dezembro 18th, 2008
  25. Acredito que o maior culpado pelo auto numero de moradores de rua é da propria sociedade e governo, pois todos temos o direito assegurado na constituição de moradia, então se a pessoa não esta no seio da familia deveria estar abrigada em albergue (não deposito de pessoas).mas de nada adianta pegar as pessoas à noite dar comida, banho e local para dormir e no outro dia coloca-los novamente na rua, teria de ter um local de inclusão social onde fariam cursos e tratamento pscologico para serem reencerido na sociedade.
    Quando alguem doa alimento ou dinheiro para um morador de rua esta na realidade mantendo esta pessoa ali e quando doa dinheiro é pior ainda, pois na grande maiori das vezes esta alimentando o trafico de drogas.
    PENSE SE NINGUEM DOASSE NADA ELES NÃO ESTARIAM ALI E PROCURARIAM A FAMILIA OU UM LOCAL DIGNO PARA FICAR.

  26. Luis Santos on janeiro 13th, 2009
  27. ola pessoal, bom em minha cidade existe muitos moradores de rua e entrei nesse site para pesquisar fotos para minha irma que ta fazendo um trabalho de envangelista na igreja e notei que é cmoum as pessoas verem esse tipo de pessoal precisando de ajuda.
    mas a igreja Assembleia de Deus do bairro do Engenho entrou com projeto de toda quinta feira mdestribuir sopa para os moradores de rua.
    e que você pssa fazer o mesmoo.
    que Deus abençoe vc e sua familia..
    Amem

  28. ana claudia on janeiro 18th, 2009
  29. Para quem acho que não é correto dar sopão aos necessitados moradores de rua, tudo bem, mas, não podemos por não achar correto deixar de fazer algo, mesmo sendo certo ou não, é um começo de trabalho que deve partir de algo, e o sopão é algo.
    Quem tiver condições de se unir em grupos e ajusdar estas pessoas deve fazer, independente do que faça.
    Temos este trabalho em nossa comunidade evangélica, gostaria de saber se existe alguma legislação que proiba esse trabalho?

  30. Jucélio on janeiro 26th, 2009
  31. Olá pessoal, sou professor e pretendo fazer uma pesquisa sobre este tema, referente aos moradores de rua, há de se levar em conta uma série de fatores contribuiram para que chegassem nesta situação, o problema, é que numa sociedade cada vez mais individualista, pouco as pessoas dão importância para os problemas dos outro, o meu EU está sempre em primeiro lugar

  32. Etevaldo on fevereiro 5th, 2009
  33. Apesar de ser cátolico, não fervoroso prefiro acreditar em Deus, que os ultimos serão os primeiros, e que os pobres de espírito estarão no reino do céu junto a Deus, não somos imagem e semelhança do Deus o criador, tenho uma pagina no orkut não pra propaganda e nem preciso disso, mas quem sabe alguém tem algum parente perdido pelo mundo e pode vir a encontrar. orkut:AdaoSalles

  34. adao alves de salles filho on fevereiro 6th, 2009
  35. Olá…adorei o seu trabalho gostaria de receber algo que pudesse me orientar estou preparando uma nonografia sobre o trabalho social da casa São Joao Batista,aqui em Curitica,mais precisamente irei abordar os mendigos que são acolhados neste albergue,quando peço ajuda,seria na parte de fontes literárias,documentarios,filmes,reportagens…se puder me ajudar ficarei muito contente..email segue alyalopezzcruz@yahoo.com.br…outros colegas se puderem me ajudar agradeço…abraços

  36. Eliana Maria de Jesus on março 8th, 2009
  37. BOA NOITE!!!
    ESTOU DESESPERADA COM MINHA MONOGRAFIA SOBRE “MIGRANTES” TENTEI VER SOBRE MORADORES DE RUA, QUE POR SINAL ACABAM SENDO MIGRANTES QDO NÃO CONSEGUEM SE ADAPTAR EM CERTO LUGAR;
    POR ISSO VENHO POR MEIO DESTA PEDIR LHES UMA AJUDA DE REFERENCIAS BILIOGRÁFICAS, FILMES, E NOTICIÁRIOS SOBRE “MIGRANTES”
    AGRADEÇO DEIS DE JÁ A ATENÇÃO DE VCS;
    E PARABENIZO PELA INICIATIVA DE FALAR SOBRE UM TEMA MUITO DISCUTIDO NOS DIAS DE HOJE.
    SEM MAIS,
    ATENCIOSAMENTE,
    CARLA

  38. carla on março 16th, 2009
  39. MEU IRMÃO DANIEL DOS SANTOS REGES É MORADOR DE RUA NO RIO DE JANEIRO . ELE QUIS IR PARA LÁ. SOMOS DE BRASÍLIA E ELE NÃO DÁ NOTÍCIA HÁ 04 ANOS MINHA MÃE ESTÁ DESESPERADA. PEÇO A VOCES QUE SE TIVEREM FOTOS DE PESSOAS DE RUA NO CENTRO DO RIO QUE FOI O ÚLTIMO LUGAR UE TIVEMOS NOTÍCIA DELE PORQUE ELE QUE LIGOU. POR FAVOR SE TIVEREM FOTOS DE PESSOAS QUE ESTÃO DORMINDO NA RUA POR FAVOR MANDE PARA O MEU E-MAIL.
    OBRIGADO E QUE DEUS OS ILUMINE.

  40. ARNALDO DOS SANTOS REGES on março 26th, 2009
  41. a cerca de um mes começamos a realizar um trabalho com moradores de rua,e pelo pouco tempo já deu pra notar que a maioria deles tem família e o que leva-os a morar na rua são desentendimentos, brigas, envolvimentos c drogas,traiçoes, etc.Assim acho que pra realmente podermos ajuda-los não basta dar-mos ajudas materiais, e sim trabalhar o lado espiritual, psicológico e emocional, para que possam vencer seus rescentimentos, orgulhos e desilusões.

  42. Joelci da Rosa on março 31st, 2009
  43. Oi! Estou fazendo um trabalho que ira falar sobre oa moradores de rua, gostaria de saber, se for possível mandar para mim algum material que fala sobre este assunto, Obrigado.

  44. Odilon on abril 22nd, 2009
  45. Oie !
    Achei muito legal esse trabalho que você esta fazendo , nós temos que nos concientizar das pessoas que moram na rua e estão exposta a varias doenças . E elas nao tem nenhuma proteçao do governo nem nada.Eles não estao na rua porque querem mas sim ,porque nao tem uma oportunidade de vida melhor.Fico muito triste não só por eles que estao na rua mas com todos que estao vendo a situaçao deles e nao fazem nada ! O país deveria ter mais recursos para eles !

  46. Karla on abril 24th, 2009
  47. Eu estou fazendo um trabalho na escola e preciso saber ..
    Porque eles sao excluídos
    Como ocorre a exclusao
    E oq que isso causa na sociedade
    Ou alguma coisa que fale sobre a exclusao deles.

    Será que teria como voces me mandarem alguma ajuda ?? Preciso até dia 1 de maio , Podem mandar pelo e-mail ou orkut ! Brigada , Beijos

  48. Karla on abril 24th, 2009
  49. Eu acho que mendigos ou moradores de rua,poderiam fazer assim,essas pessoas podem pedir ajuda para prefeito pelo menos dar um abrigo para as pessoas que tem pelo menos filhos reçem nascidos,e os outos davam um jeito para procurar as famílias deles eu só tenho 14 anos de idade e quando saiu na rua e ver aquilos dar uma dor no coração tão forte….
    e eu acho isso….

  50. Carla on abril 24th, 2009
  51. Uma das coisas mais difíceis para quem mora na rua é passar a noite.A insegurança que traz. A hora das refeições também é angustiante.Sentir o cheiro, ver a comida das lanchonetes.Na rua, a gente aprende a viver de improviso.
    Quantas vezes voçê já se cruzou com um mendigo ou moradores de ruas pelas ruas da sua cidade?Com toda certeza inumeras vezes não é mesmo?

  52. Carla Mendes Costa on abril 24th, 2009
  53. Concordo com so comentários do Luís Santos em 13/01. Essas pessoas precisam de trabalho e receberem salário para que possam colocar a vida em ordem. Não adianta dar sopão e durante o dia eles vagarem pela cidade DESOCUPADOS, ou melhor, OCUPADOS com a marginalidade e o uso de drogas. Pois bem, inserí-los em grupos religiosos??? talvez, mas nada dignifica mais o homem do que o trabalho e consequentemente, poder manter uma casa… dar continuidade a própria vida. Muitos tem problemas mentais e drogas (que sejam tratados) os que tem capacidade para trabalho (que se inseridos em frentes de trabalho, ora olha quanto lixo nas ruas, quanta grama pra cortar!) e para as crianças (escola e atividades culturais)!! e para os que tem família, que essas sejam responsabilizadas!!!

  54. Adriana on abril 25th, 2009
  55. Ainda é um assunto que muitos agem com indiferença não só no nosso País, mais no mundo. Eu também concordo que não adianta vc dar apenas um prato de comida, um abrigo durante a madrugada e no outro dia o problema ainda continua. Muitos de nós passamos por essas pessoas e muitas vezes jogadas nas calçadas,sentimos dó e ainda sim passamos de lado sem ao menos perguntar oque levou aquela pessoa a estar ali.Nós seres humanos somos muito egoístas, precisamos rever nosso ponto de vista e procurar se inteirar mais a respeito dos problemas que ocorrem no mundo onde vivemos sem fechar os olhos para os problemas a nosso redor,o governo e a sociedade deveria criar um meio de reintegrar essas pessoas na sociedade, com acompanhamentos psicologicos,cursos e oportunidades de empregos,porque essas pessoas já perderam suas proprias indentidades como ser humano e já não sabem mais em quem acreditar,porque tambem é nitido a falta de Deus na vida dessas pessoas,precisamos orar por elas e pedir a Deus que olhe por essas pessoas abençoando e que isso venha mudar!!!

  56. cristhiane on abril 30th, 2009
  57. Quero parabenizar o responsavel deste site por esta iniciativa; pois na verdade as pessoas que moram nas ruas , dependem da nossa iniciativa. Sou evangelico e durante muitos anos eu passava pelas pessoas nas ruas e as via deitada ou jogadas ao chão. Quantas vezes pensei ESSA PESSOA VAI DORMIR NA RUA , NO FRIO, É MEU SEMELHANTE E EU NÃO POSSO FAZER NADA!!!! E eu seguia meu caminho. Até que um dia tomei uma decisão e fui visitar uma casa que abriga moradores de rua e dependentes quimicos no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Gostei de mais do que vi, o presidente da casa era um ex morador de rua que foi recebido ali e foi crescendo até tornar-se o vice presidente e depois o presidente da entidade. A casa não cobra nada e vive de doações. Comecei com um gesto simples de levar roupas que estavam sobrando na minha casa. Como tenho esse dom da comunicação, imediatamente ganhei a simpatia dos diretores da casa e comecei a colaborar dando ideias até receber um convite da casa para ajudar os abrigados de uma forma mais direta. Duas vezes por semana a parte da manhã eu doô para estar ensinando História e Geografia no intuito de prepará-los para prestar exames no final do ano para o ensino fundamental atraves do INEP e assim capacita-los para disputar o mercado de trabalho. Claro que também dou temas de motivação e muitas vezes compartilho com eles as mensagens contidas na Biblia.
    Esta minha atitude tem-me feito ver o quanto podemos e não fazemos , a alegria que sinto cada vez que me dou é indescritivel. Além disso utilizo os recursos da minha empresa para estar fazendo a casa conhecida junto aos meus clientes. Estou sendo inspirado a promever talvez ainda este ano , um Encontro que reuna as autoridades , empresas, igrejas, universidades, ongs e qualquer pessoa da sociedade a participarem do encontro que trará o tema : I º ENCONTRO CARIOCA BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS MORADORES DE RUA E DEPENDENTES QUIMICOS.
    Caso voce queira participar ou colaborar , por favor me escreva luizcarlosaquino@yahoo.com.br.
    Encerro meu comentario com uma reflexão:

    Havia um incêndio na floresta, e estava se alastrando de forma perigosa, os animais como elefantes , hipopótamos , rinocerontes , girafas e outros se esconderam em um grande abrigo na rocha . Um minúsculo beija flor incansavelmente se dirigia a beira do rio e com uma gota no bico jogava o mais próximo que podia do incêndio e retornava para pegar mais água. Na quinta vez que passava próximo dos grandes animais estes o questionaram, você esta louco não vê que não vai conseguir apagar este grande incêndio??? O beija-flor então respondeu,eu pelo menos estou fazendo a minha parte!!!

    Deus vos abençoe

    Luiz Carlos Aquino

  58. Luiz Carlos Aquino on maio 1st, 2009
  59. Acho que a falta de oportunidade na maioria das vezes, leva a pessoa a situação de rua, ela não está nessa condições porque quer. Muitos são alcolatras, drogados e o trabalho de inserção social e complexo…

  60. larissa on maio 12th, 2009
  61. tenho um tio que esta na rua de sao paulo, e se chama pelo nome davi joaquim santana pois seus familiares estao a prucura dele que esta desaparecido a mais de 10 anos me ajude a tira lo das ruas obrigado desde ja a ultima vez foi visto em sao paulo na praça jardim liberdade ou sé

  62. angelica on maio 13th, 2009
  63. Tenho um tio,que saiu da paraiba há 50 anos para trabalhar em São Paulo e nunca mais deu noticia.a ultima e unica noticia que tivemos foi através de uma pessoa que viajou para São Paulo e vio ele na praça da Sé pedindo esmola. O nome do meu tio chama-se ARNALDO ALVES DOS SANTOS FILHO DE VALDEVINA ALVES DO SANTOS,natural de Santa Rita-Paraiba.

  64. Maria Eliane dos Santos Lima on maio 24th, 2009
  65. Eu e um pequeno grupo da igreja tambem fazemos evangelismo noturno na praça da sé,e no pque d. pedro.
    Procuramos fazer com o maior respeito,e amor as almas,mais acho que sempre temos que aprender mais,e acredito que vamos aprender muito com voceis,poe esse motivo gostaria de continuar tendo contato com voceis.Deus voz abençõe sempre.

  66. Clerisse m.p.oliveira on agosto 5th, 2009
  67. Angelica e Maria Eliane, sou de uma pastoral de rua, ligada a Igreja Católica, sempre estamos na Praça da Sé e Parque Dom Pedro com nossos irmãos moradores de rua, o que Graças a Deus no dia 05 de Agosto de 2009, tiramos três irmãos desta vida, prometo a vocês que farei o possível, para tentar localizar seus parentes.
    Fiquem com Deus e nunca percam a FÉ.

  68. Eliane on agosto 8th, 2009
  69. Eu tenho um primo que se chama renato que desapareceu mais ou menos com uns 12 anos,ele passou por internato no goias,apanhava da madrasta,quando voltou para casa novamente depois do internato continuou apanhando da madrasta ,passar um tempo
    ele desapareceu,sumiu do nada
    ninguem se teve noticias
    nao sabe se ele fugiu,ou foi assasinado pela madrasta
    hoje ele deve ter uns 20 anos,um belo rapaz
    eu queria saber o paradeiro do meu primo
    ele tem uma irma que se chama vanessa
    que tambem sente muitas saudades de seu irmao
    ele ja esteve num internato no goias quando pequeno
    que souber por favor
    entre em contato
    e muito importante pra mim
    ra sua irma,pra seu pai
    que sofre muito pelo desaparecimento do filho
    meu orkut
    se tiver algum dado
    nao custa nada tentar

    luciana_morenassa@yahoo.com.br

  70. luciana pereira da silva on agosto 10th, 2009
  71. Estive em Pernabuco em julho desse ano,fui a um congresso de irmas,aproveitei e fui até Ferreira
    no interior visitar uma pessoa que tiramos da rua ,(P.D.Pedro)era mendingo já alguns anos,falamos de Jesus para ele ,ele aceitou depois de algum tempo ,mandamos para uma casa de recuperação de de uns irmãos e amigos nosso.venceu o tempo dele na casa ele foi embora e para honra e gloria do Senhor Jesus ele esta uma benção,esta firme com Jesus,e fazendo a obra de Deus.Irmãos não à dinheiro que pague o valor de uma alma.Toda a Honra e toda a Gloria e do Senhor Jesus.DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS CADA VEZ MAIS .

  72. Clerisse m.p.oliveira on agosto 12th, 2009
  73. Oie me chamo Rosangella e tenho uma pessoa na minha familha que recentemente virou moradora de rua.
    creio que o fator principal dela ter virado moradora de rua foi a falta de oportunidades na vida,a falta de uma familha bem estruturada.
    Ela a moradora(que por sinal é minha mãe) mora na rua ha Cerca de 1 ano.E oque levou a isso foi o fato de ter sofrido mto.
    por fim passando por varios sofrimento sem chances na vida e sem a lguem para apoia-lA ela se entergou ao alcool primeiro e por cosequencia começou a usufluir da droga hoje ela é usuaria de craque não aceita ajuda de niguem nem mesmo a minha q amo demaiS e faço de tdo para ve-la bem na medida do possivel.
    Ela é usuaria ha cerca de 12 anos hoje ela cata papelão para sustentar o vicio da droga.
    acredito q se ela tivesse tido uma familhiA bem estruturada ela não seria oq é hoje!
    acredito para uma ajuda maior para todos esses moradores de rua seria o governo da conta do que esta acontecendo e fazer um programa de internação onde pode leva-los a larga o vicio.pois tem mtos deles q não pode pagar uma clinica no qual o valor varia de 1mil a 2mil reais.creio tbm q a familhia é a maior base para uma nova integração na sociedade dnovo. E nós q fazemos parte dessa sociedade ajuda-los comforme toca nosso coraçaõ por que dar esmolas ou passar desepercebido por eles só aumenta a raiva e a revolta deles pois todos são ser humanos e todos sempre tem uma historia mto triste para contar e um dia pode ser um de voçes lah.
    Emfim eu só qro passar um pouco do meu conflito com minha mãe eu aceitei ela do jeito q é e A amo demais. Mas gostaria mto de uma ajuda do governo o qual eu não posso ter no momento, mas continuo aqui forte e crente de que um dia ela conhecera a força maior que é DEUS.

  74. Rosangella on agosto 15th, 2009
  75. Boa Noite atodos***

    GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE QUE AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NÃO GOSTAM DOS ALBERGUES E POR QUAIS MOTIVOS. QUAIS SÃO AS CRÍTICAS A ESTES ESTABELECIMENTOS, O QUE OS MORADORES DE RUA ESPERAM DE UM ESPAÇO IDEAL. COMO SERIA UM AMBIENTE AGRADÁVEL E O QUE DEVE TER ESSE LOCAL PARA QUE ATENDA TODAS SUAS NECESSIDADES.
    CASO CONTRÁRIO, O QUE OS MORADORES DE RUA MAIS GOSTAM NOS ALBERGUES.

  76. Ana Carolina on agosto 19th, 2009
  77. to fazendo um trabalho sobre “acha certo ou nao dar esmolas” …queria saber mais sobre esse assunto nao sei oque coloco na minha dissertaçao…
    preciso de ajuda sobre o tema estou no terceiro colegial e preciso muito saber alguem me ajuda?

  78. mayara on setembro 3rd, 2009
  79. Olá boa noite.Aqui no meu bairro, existe um senhor que eu ajudo,e gostaria de encontrar a familia,ou algum parente.vcs acreditam que ele dorme dentro de um carro velho,me parte o coração saber que ele nao possui nada, fica bebendo e fumando o tempo todo,o que podemos fazer,por ele. Este senhor é um doce de pessoa…

  80. Preta on setembro 13th, 2009
  81. Ola pessoal. Não entendo como uma questão relacionada a pobraza e criação de crianças pode ser tratada com tanto desprezo. É por isto que vou escrever um livro, aonde vou tentar relatar o que estas pessoas sentem deixando o meu coração falar.

  82. Deise costa on setembro 18th, 2009
  83. sempre quando sair para cuidar dos moradores de rua(oração)

    Prepara-me, Senhor,para aquela ocasião em que possa ser teu instrumento de salvação e libertação de outros.

    Ester 4:13-17

  84. Clerisse m.p.oliveira on setembro 28th, 2009
  85. DISSERAM A MIM QUE ENCONTRARAM MEU IRMÃO NA RUA FUI VARIAS VEZES PROCURA-LO MAS NÃO O ENCONTREI POR FAVOR ME AJUDEM A ENCONTRAR , ELE DISSE A PESSOA QUE O VIU,QUE ESTAVA MORANDO NA PRAÇA DA SÉ

  86. ELAINE APARECIDA MIRANDA COSTA on outubro 5th, 2009
  87. Nossa gente estou me sentindo “parte”de uma NASÇÃO,que se preocupa com o bem estar.Obrigado pelos comentarios;Rosimeire callarane,Marisa Mozart,Jenifer;”abrigo”,saiba mais…!,Joani,Fabi é tambem isso..!,Parabens,Geraldo Gomes voce é autentico,se assume!Venham,nós conhecer!,Talita voce é nossa convidada temos na Oca’s,um grupo.,Luiz Carlos é mais Complexo,Havera lançamento de um filme de 1963 da Cidade do Rio de Janeiro que trata,de questão sérissima;a “Violencia”do poder Publico,que,No Governo Carlos Lacerda, promove uma “Higienização,devido a uma visita da Rainha Elisabet no Brasil”” MATANDO O POVO e jogavam no rio.Guandu +ou-que viram,quando veio o Papa,Aqui e nas Grandes Cidades, Estão espulçando-nos,Pra onde iremos ? À o filme chama-se TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO de Tereza Aguiar(cineasta),com Ney Latorraka,Lima Duarte… Nos do Movimento Nacional,tratamos essa questão direto com o Ministério dos Direitos Humanos.E denunciamos:O MASSACRE;acontece todos os dias(e não somos coitados,se estamos aqui é que sim,temos as nossas razões,somos fortes,força que vem de Deus que é um só,Aproximem-se:só pra ilustrar;trabalhava,em dois empregos,acidentei-me,fui dispensado:por abandono do emprego,Pôde?(estava em Coma-6 dias+25 recuperando),estva solteiro e continuo.3 anos recuperando das cirurgias.Mamãe tem 74,mora num cubico mais é felisisima;Pô não vou ser peso pra ‘Veia”,Eu com 47.è louco isso”Motivos”?!?!.vim atraz dos meus “Direitos” que a Constituição deveria (mê),garantir.e bla bla bla até……muiito legal tudo. “Sermos criticos para,construir-mos o melhor para todos.”
    Abraços

  88. Átila R. Pinheiro on outubro 19th, 2009
  89. bem eu tenho 15 anos, e se eu tivesse condiçoes eu ajudaria msm nao deixaria passar.
    se eu fosse um apresentador de tv como o Luciano Huck, o Gugu, ou qualquer pessoa. Voces veem que eles reformam casas, eu faria diferente, em vez de reformar casas para aquelas pessoas que ja tenham, eu daria casa para os moradores de rua, porque as outras pessoas ja tenham casa e só precisa ser reformada, agora os moradores de rua nao tem nem uma, o proprio nome ja fala “moradores de rua”, moram na rua, i se eu tivesse condiçoes eu ajudaria msm!!

  90. wellington on outubro 29th, 2009
  91. Bom dia!! interessante o site…gostei…bom eu acho que essas pessoas passam por várias situações.dificil dizer..por exemplo: eu não vejo meu pai há muito tempo…acho que uns 30 anos.minha mão se separou dele por causa da bebida e ainda maltratava minha mãe,não batia,mas falava coisa que desagradou ela,onde veio a separação,são muito os casos..enfim…Meu pai chama-se Acir da aparecida Barreto..ultima vez visto..foi no parque tarumã.em Cascavel no paraná,se alguem tiver noticias..fico agradecido!!..
    Boa Sorte a todos..Deus Abençoe!

  92. Wanderley Barreto on novembro 13th, 2009
  93. Olá, estou procurando meu tio que sumiu em Curitiba-PR seu nome é Vladimir Adriano, negro, 1,60 aproximadamente, olhos castanhos escuros, desapareceu em 1997, se alguém tiver alguma notícia estou no aguardo. Grato

  94. Bruno Adriano on novembro 16th, 2009
  95. sabe creio q muitos mendigos estão nas ruas não só por causa da sociedade ela tem muita culpa nisso,mas possa ser q eu seja fraca das ideias sei lah,mas a familia tb tem culpa,pois as vezes eles foram tratados de forma q se sentissem usados pela familia,só olhavam pra ele qdo precisavam dele,eu mesma estou prestes a me tornar uma moradora de rua.Pois me sinto usada,qdo precisam me veêm qdo não precisam eu não existo

  96. Marias on novembro 20th, 2009
  97. Ola, obrigada a todos, a uniao faz a força sempre.
    isso tudo me doi demais, pois tenho uma historia bem doida tbm com um irmao; qdo tinhamos eu 3anos e ele 4anos, fomos adotados (2 irmaos da mesma famila nos adotaram)cada tinha sua famila. eu, sempre pobre mais tinha muita amor nessa familia, ele Julio, ja nao tao pobre mas ele nao teve o carinho q precisava de pai e mae, era notorio a defença entre os outros filhos.. eu acho q isso o fez desanimar davida, pensar q ninguem gosta dele e sem pq lutar, foi embora com uma mulher p Pedreira-SP, tiveram uma filha juntos, mas ela se casou com outro o deixando tbm. ele bebe, nao é violento. Mas em julho desse ano recebo um telf. dizendo q Julio estava morando debaixo de uma ponte em Pedreira, qse morri do coraçao.. liguei p meu primo(irmao dele) e disse q tinhamos q tentar fazer algo pelo Julio, ele me dizia q era complicado, pq qdo as pessoas estao assim, nao sabemos como estao se na droga ou com q estao envolvidos e q achava q ja nao tinha mais geito.. eu disse q nao, q eu ia nem q fosse a pé (eu moro em Asunçao PY) eq tentaria sim, saber dele ajudar de alguma maneira.. dai resolveram ir tbm.. Julio nao queria saber de nada, resistia, dizia q ele ta feliz assim, e q nao quer mais ser humilhado pela sociedade q no trabalho foi muito injustiçao e nao queria mais nada da vida.. ali, embaixo dequela ponte, eu nao acreditava q ele falava essas coisas.. mas seu irmao lhe fez uma proposta de trabalho, q vem com ele, ele tem uma loja ia darle trabalho, moradia q ele nao precisava ficar morando assim.. com muito custo Julio me disse, q ia pensar e em 1 semana dava resposta se iria.. meu Deus, pra mim foi tanta esperanza, fiquei tao feliz, e menos de uma semana tava indo trabalhar com seu irmao.. (final de julho) e trabalhou ate fim do mes de novembro e disse ao meu primo (seu irmao) q nao queria mais, q ia voltar p Pedreira, la estava sua filha queria ficar mais perto dela. E assim, começou meu drama tudo denovo.. ele sem dinheiro, sem trabalho, sem onde morar, faz uma semana q nao se dele.. to falando com Deus todos os dias p q ele tenha voltado mais forte, com vontade de lutar e ser um alguem.. pq assim, ate a filha vai deixalo, temos vergonha de nao poder fazer nada.. pq nao podemos entrar na cabeça dele e fazer ver q a vida tem sentido sim, q vale a pena viver sim.. eu só quero saber q ele reagiu, vai lutar, nao tenho como ajudalo financeiramente.. ligo sempre, p saber noticias dele, mas nao posso falar com ele pq nao tem telf…. Mas deixo aqui um apelo, Julio meu irmao, nao desista de vever… seja forte e as coisas tristes, decepçoes q passamos, tem q nos fortalecer.. nao nos destruir…seja voce, nao repita os erros de seus pais, ame a voce mesmo e se cuide… pq agente é responsavel por aquilo que construimos… Seja um vencedor meu irmao. e a tods que se encontrem nessa situaçao, eu lhes digo, sejam forte!!! nao desistam nunca de serem mais feliz, de alguem na vida… Nao viemos por acaso, temos nossa missao… faça a sua…

  98. Juliana Pedroso on dezembro 7th, 2009
  99. PROCURO MINHA VO ELA ESTA PERDIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO FOI MAS NAO VOUTOU MAIS NOME DELA E MASILIA ALGUSTA DE OLIVEIRA ELA ESTA SEM DOCUMENTO SENHORA DE IDADE EU MORO EM VISCONDE DO RIO BRANCO SE ALGUEM EM CONTRAR POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO

  100. ROSIMAR MOREIRA on dezembro 12th, 2009
  101. ROSIMAR MOREIRA on dezembro 12th, 2009
  102. o nome da minha mae e maria helena de jesuz filla de masilia

  103. ROSIMAR MOREIRA on dezembro 12th, 2009
  104. para a sociedade essas pessoas moradeores de rua são escoria da sociedade, mas para Deus Ele quer formar o seu exercito.
    por isso pra muitos somos loucos de fazer esse trabalho mas para Deus somos servos resgatando suas ovelhas desgarradas.
    parabens por estarem fazendo a vontade de Deus, como nos tbm fazemos.
    FE E PERSISTENCIA
    FIQUENM COM DEUS

  105. sheila panegassi on fevereiro 15th, 2010
  106. nesses ultimos dias,estou andando bastante pelas ruas de São Paulo,olhando,conversando com moradores de rua,são pessoas maravilhosas que não tiveram e não tem oportunidade.Eles são muito prestativos pois estou procurando meu Pai e eles estão me ajudando.Eles podem ser pequenos para a humanidade mas para Deus são enormes,eu pesso á Deus para protejer dar saude e paz para todos.MEU DEUS TU QUE SOIS PAI DE TODOS DE FORÇA A TODOS MORADORES DE RUA,OBRIGADA

  107. Cristiane on fevereiro 24th, 2010
  108. Boa tarde, que o Senhor possa confortar todos que neste momento esta com um ente querido desaparecido,estou passando por esta luta, pois tenho um irmao desaparecido deste 27/08/2008, na cidade de caraguatatuba – SP, peço encarecidamente a colaboração do leitor desta mensagem se puder me ajudar ou mesmo orientar-me como procurar uma pessoa desaparecida na net. nome do desaparecido é josé Maria Campos.

  109. Mauro on março 28th, 2010
  110. Programa Bom Samaritano ampara moradores de rua

    Desde setembro de 2003, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, patrocina 60% do projeto Bom Samaritano e mantém parceria com a Associação SOS Família São Geraldo. O objetivo é restabelecer os vínculos sociais e familiares de moradores de rua na cidade de Guarulhos. A pasta financia o projeto por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O investimento é de R$ 9,2 mil mensais e R$ 100,4 mil por ano, sendo 70% destinados a gastos com recursos humanos e 30%, a materiais de consumo, higiene e alimentação.

    O projeto funciona diariamente, das 8h às 16h. O trabalho é dividido em duas equipes. A primeira fica concentrada no Centro de Referência ao Morador em Situação de Rua (CMR), que conta com educadores, arte-educadores, psicólogo, cozinheira e assistente social. No local são desenvolvidas oficinas de terapia ocupacional, atendimento psicológico e aulas de computação.

    A segunda equipe trabalha em campo, com abordagem para encaminhamentos médicos, emissões de segunda via de documentos, orientação para retorno à cidade de origem, além de encaminhamentos para postos de trabalho, albergues e casas de internação.

    Nas ruas de Guarulhos, são fornecidas cerca de 60 refeições diárias, e no primeiro semestre deste ano, quase 600 moradores de rua foram atendidos pelo Bom Samaritano. A instituição atende, em média, 130 pessoas por mês, além de realizar atividades de esporte, lazer, teatro e oficinas de artesanato, como mosaico e fuxico.

    O perfil dos moradores de rua não é uniforme. Segundo os coordenadores do centro, 60% deles são homens e 40%, mulheres. A exclusão social é o fator que mais os atinge, porém os quadros de transtorno mental, abandono, drogas e álcool também são comuns.

    A infra-estrutura do CMR conta com salas de tv, refeitório, sala de artesanato e sala de reuniões, onde são feitas as palestras. No entanto, os idealizadores têm planos mais audaciosos: a construção de uma “república” para moradores de rua em processo de socialização. O projeto piloto já funciona desde fevereiro de 2007, em uma casa adaptada, que está nas dependências da instituição.

    Entre as pessoas atendidas na república, 90% conseguiram restabelecer a vida financeira e o convívio social. Os benefícios são diversos: conquista de um novo emprego, aluguel de uma casa nova, abandono do alcoolismo e, principalmente, retorno à convivência familiar. O projeto Bom Samaritano recebe todo tipo de doação, e aceita incentivos da iniciativa privada.

  111. phs - SOS FAMILIA on abril 5th, 2010
  112. Olá, tudo bem?
    Gostaria de parabenizar a vc que criou este espaço, pois leva as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro valor do ser humano.
    Esse mundo desenfreado do consumismo, a banalização da vida através dos noticiários, está levando as pessoas ao egoísmo extremo, de forma que esquecem que tudo isso é produto de nossa criação.
    Os moradores de rua, independente do motivo por estarem ali, merecem um pouco de carinho e atenção. As vezes o simples fato de ouvirmos o que eles tem a dizer, resgata um pouco da sua auto-estima. O restante é consequência, para analisarmos no que podemos ajudar e se eles querem ajuda, pois como disse, há diversas razões por estarem ali.
    As igrajas pregam muito a blíblia. Ensinam que somos todos irmãos, filhos de um único Deus e que devemos amar uns aos outros, que devemos ser solidários com nossos semelhantes. Infelizmente na prática isso não acontece, pois confundem solidariedade com esmolas e alívio de consciência e amam somente o irmão que está arrumadinho e cheiroso. Eu nunca vi um “irmão de igreja” dar um abraço sincero em um mendigo de rua. Ou olhar para uma criança de rua sem pensar que vai ser assaltado. Essa é a hipocresia do nosso país. Eu fico desesperada, queria fazer muito mais, mas ainda sou muito pequena. Fiquei muito feliz em encontrar este site e ler os depoimentos das pessoas. Estou cursando Pedagogia e tenho muitos projetos em mente. Espero criar algo muito bonito como o Programa Bom Samaritano.
    Grande abraço,
    Inez.

  113. Inez on maio 3rd, 2010
  114. Parabens Ines!. Se a maiorias dos jovens pensassem assim, quem sabe teremos um futuro melhor né. É dificil fazer alguma coisa sozinha, mas quando em comunidade, a coisa bem mas facil.. Um abraço.

  115. Juliana Pedroso on maio 12th, 2010
  116. Parabenizo à Sociedade-Mendigos e moradores de
    rua, por tão importante trabalho para a nossa
    sociedade.
    Sou amiga da família de Lucas, q tem necessidades especiais. Ele pode estar nas ruas… Desapareceu
    em Poços de Caldas(minas gerais), onde morava, no final do ano passado.,pode estar em alguma cida
    de São Paulo…ou Minas Gerais ou sabe Deus onde.
    Até agora, nem a policia nem ninguém tem alguma pista..
    Nossa esperança é que ele tenha sido socorrido
    por pessoas como vocês…
    Fátima.

  117. fátima toledo almeida on junho 20th, 2010
  118. Olá.
    Estou escrevendo por que estou bastante sensibilizado com uma moradora de rua que tenho encontrado quase todos os dias em meu caminho para o trabalho. Estou pesquisando para tentar encontrar alguma maneira eficaz de ajudá-la, algum lugar, pessoas, ong ou qualquer outra forma de trazer alguma dignidade à vida desta pessoa.Fico imaginando ao vê-la sentada em um degrau de uma escada como deve ser difícil não ter sequer onde descansar o corpo no final do dia. Podem dar-me algumas sugestões do que pode ser feito? Obrigado.

  119. Cristiano Pinheiro on julho 1st, 2010
  120. Se fosse possível, toda vez q a gente encontrasse um
    mendigo ou morador de rua,tivesse algum órgão desti-
    nado para isto, a gente poderia acionar, e muitas coisas seriam solucionadas mais rapidamente.
    No caso do Cristiano Pinheiro, ele poderia tirar fotos
    desta senhora em questão, colocar na internet, que é
    um local de grande movimento de desaparecidos, encontra
    dos, e pessoas perdidas que não sabem o próprio endere-
    ço, como é o caso de doentes mentais.
    Parabenizo a vc que criou este espaço. É uma grande
    esperança para os mendigos, moradores de rua e famílias
    que procuram por seus parentes.

  121. André on julho 4th, 2010
  122. bom dia. eu acho muito bacana o trabalho,que algumas entidades filantropicas fazem pelos moradores de Ruas,.

  123. vanda on julho 10th, 2010
  124. Essa situção afeta o mindo e cada dia q passa tem mais gente morando e morrendo na rua! a Sociedade trata isso como pessoas invisiveis! É dificil ir ao trabalho e ver tanta pessoa durmindo na rua!

  125. Antonio Paulo da Silva on agosto 4th, 2010
  126. Olá tenho um primo que se chama Joaõ Carlos Mendes,tenho noticias que ele possa estar morando nas ruas de Pinheiros,se alguem souber de noticias comunique-me.Obrigada.

  127. Rosimeire Ferreira Sousa on setembro 26th, 2010
  128. Fico feliz em saber que há muitas pessoas solidárias entre nós. Devemos ajudar o próximo, sempre.

  129. Luiz Júnior on outubro 21st, 2010
  130. Primeiramente quero dar meus Parabéns, ao criador (a) do site. Estou escrevendo e buscando informações para realizar um projeto de pesquisa, e vejo que a pouco material sobre o assunto, gostaria que quem pudesse me indicar livros e artigos sobre o assunto ficaria agradecida!
    Porém, ao ler os demais comentarios vejo informações verdade e outra um pouco preconceituoso, pois mendigos quanto moradores de rua são ser humanos como nós, mas que alguns se tornaram por falta de suporte, e questão mesmo social.
    Parabéns ao autor como já havia dito, e continua escrevendo, pois seu texto está excelente!

  131. Keren on fevereiro 16th, 2011
  132. Agradeço seu comentário Keren,

    Fique a vontade em utilizar esse texto, seja em seu blog, site ou trabalho, mas não deixe de citar a fonte … =D

    Sempre que precisar estamos aqui, e infelizmente não conheço nenhum livro legal sobre o assunto para indicar.

  133. Luiz on fevereiro 16th, 2011
  134. Olá!
    Pesquisando nos site sobre moradores de rua,deparei-me com este.Gostei,pq podemos nos expressar.Faz a diferença…Qual não foi minha surpresa em perceber que na sua grande maioria tem transtornos mentais,advindos de problemas,sociais ou mesmo congênito.Sabemos também que o poder público pouco faz,e quando faz ,não investe em qualificação de profissionais com perfil para tal.Temos q mudar este olhar e tentarmos fazer a diferença.Acolhendo-os com um olhar humanizado e colocando -os nos CAPS espalhados neste Brasil todo.Encaminhe-os é grátis é do SUS é nosso.(CAPS-Atendimento Psicossocial).É um novo olhar para os moradores de rua em sofrimento mental.Fiquem na Paz!

  135. vera matos on abril 12th, 2011
  136. Eu li todos os comentários acima e achei muito interessante a visão e a quantidade de pessoas interessadas no assunto, logo em breve também começarei uma pequena ação pelas ruas de Santos/Sp, junto com algumas pessoas do meu trabalho, meu foco é introduzir inicialmente 2 moradores de rua às redes sociais, e ao mercado de trabalho. Peço que eu esteja guiado pelo espírito Santo desde o primeiro ao último momento de minha ação, vou utilizar do Sistema único de saúde e Poupa-tempo do governo inicialmente e que em breve o próprio morador de rua, já estável, possa me ajudar a completar meu trabalho formando assim um laço de força e humanidade.

    Logo contarei como foi.

  137. Daniel Dias on maio 30th, 2011
  138. Gente,sou professora,aposentei a 1 ano,sou cristã praticante, procuro lere estudar a biblía sagrada.Não me conformo em ver em acomodar-me,viver no conforto do meu lar,no frio na chuva, nas refeicoes e tanta gente faminta e com frio lá fora.Eles são imagens semelhanças de DEUS,portanto nossos IRMÃOs,não sou a favor do sopão ou de ajuda nas ruas,deve se ajudá los, dar a vara e ensiná los a pescar,Gostei dessa matéria, se alguem tiver disposto a ajudar essa população conte comigo.Deus abençoe.

  139. Sebastiana Silva Gonçalves on junho 21st, 2011
  140. Olá………
    Estou precisand de sua ajuda para encontrar o meu irmão, pois ja não sabemos dele há 8 anos. O meu pai foi a um albergue em São Paulo e eles falaram que ele esteve não estava mais lá, gostaria muito da ajuda de voces para encontra-lo, o nome dele é José Airton Souza da Silva. aguardo resposta obrigado.

  141. Francisca Sousa on junho 22nd, 2011
  142. Parabéns pelo site.
    Sou de Salvador Bahia .
    Gostaria de saber se existe alguma legislação federal de proteção ou apoio ao mendigo de rua?
    Estamos preocupados com o destino dos mesmos quando da Copa de 2014,o que o governo irá fazer com eles?
    Estão gastando milhões nas cidades para esse evento ,como podemos fazer para ,também , uma parte dessa verba ser aplicada em benefício dos moradores de rua?se existe legislação vamos fazer uma campanha pela internet ,quem sabe surte algum efeito ? Essa é a hora ,

    Nuria Silva

  143. Nuria silva on julho 13th, 2011
  144. Minha sobrinha Débora Regina vive nas ruas a +- 4 anos, é muito triste,atualmente ela está com 24 anos. Ela viveu por uns tempos (2009/2010) nas ruas/praça de Candelária RS, tinha a cabeça raspada. Ela é de Ijuí RS. Se alguém souber dela por favor nos avise. Os pais dela sofrem demais. Ela saiu de casa para morar com um casal e acreditamos que ela pede dinheiro para dar o dinheiro a eles. Ela tem/tinha pele clara, cabelos pretos, olhos castanhos,1.68 de altura, está bem acima do peso.

  145. Angela on julho 16th, 2011
  146. ola estou procurando meu irmao, perdi o contato com ele uns 30 anos, mais ou menos.preciso encontra-lo,o mais urgente possivel.sou sua irma,por parte de pai.tenho como ajuda-lo.o nome dele é luis manoel dos santos,conhecido mais pelo apelido de luizinho. favor quem conhecer,ou souber alguma coisa entrar em contato pelo tef.3652/73/15/falar com solange.

  147. solange a.dos santos sanches on agosto 24th, 2011
  148. Eu acho q alguns moradores de rua estão ali por q querem.Mas não tenho dúvidas de que esse é um problema q o governo deveria tentar resolver.Mas também acho q a sociedade também deveria agir.Tendo em vista q muitos já se acostumaram a ver esse tipo de situação, eu acho q ninguém deveria se acostumar com isso.

  149. Jaqueline Oliveira on maio 13th, 2012
  150. Bom dia

    Todos os dias passo por uma praça aberta(Alfredo Egydio de Sousa Aranhac), e tem um morador de rua isso me chamou a atenção por ele em dias chuvosos ficar sentado com guarda sol nas mãos esperando a chuva passar, nos dias quentes acorda logo cedo arruma suas coisas com o maior capricho e varre a praça toda a sua volta, ele vive sozinho e parece uma pessoa do bem, queria poder ajuda-lo de alguma forma mas não sei por onde. obrigada

  151. Cristiane Cassaca Teixeira on maio 25th, 2012
  152. faz mais de 10 meses que meu irmao saiu de casa e foi morar na rua como mendigo minha mae ficou muito triste e depresiva depois que ele saiu nao sabemos o que fazer nem quem procurar para pedir ajuda preciso saber como posso fazer para ajudar meu irmao .

  153. ricardo silva de souza on janeiro 1st, 2013
  154. ninguem e diferente somos tudo a mesma pessoa
    não devemos ter diferença entre melhor ou pior

  155. laura on abril 12th, 2013
  156. Olá!
    Conheci esse site quando ainda era somente um blog, em 2009.
    Gostaria de saber onde estão aquelas postagens maravilhosas, dotadas de muito senso crítico, explanando a verdadeira revolta diante de tantas injustiças?
    Só para informação, eu gostei tanto das postagens “Violência Assumida”, que as tenho salva em meus arquivos pessoais.
    Espero que meu ídolo “Geraldo Gomes”, não tenha se perdido nesse sistema capitalista desumano e cruel. E esteja certo que as postagens, no formato e conteúdo em que se apresentavam no Blog, hoje dariam maior repercussão e discussão do que as postagens no site que hoje leio.
    Fico triste, mas é louvável que ainda esteja abordando este assunto tão esquecido por muitos. De qualquer maneira, devo parabenizá-los!
    Abraços.

  157. Inez on julho 16th, 2013
  158. Ola bom dia!
    Participei da Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013 no Rio de Janeiro,e o que mais me comoveu, foi um momento em que passávamos no túnel e lá se encontravam um mendigo, e passávamos e o enviamos com uma coisa natural. Então comecei a me questionar como é que nós seres humanos conseguimos ser tão indiferentes aos nossos semelhantes. De fato aquela sena me chocou, não sei se foi pelo fato de ter visto pela primeira vez um mendigo de perto ou se foi o momento ao qual estamos ali reunidos.

  159. Joselma Fernandes on setembro 24th, 2013

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

*

Navegue nas categorias

- Bem estar;

- Entretenimento;

- Esportes;

- Noticias;

- Tecnologia;

A última atualização deste artigo aconteceu em:
9 de novembro de 2012

Receba atualizações gratuitamente

Assine o canal no YouTube e receba novidades gratuitas!

Tem face? Então curta:

Siga no Twitter