Transferir pontos-multa da carteira para outra pessoa

Publicado 24 de março de 2010


Conheça quais são as novas regras para realizar a transferência de multas e pontos, visto que agora é necessário reconhecimento de assinatura em cartório para realização do processo.


Achei engraçado hoje o fato de um colega de trabalho perguntando a outro se ele poderia assumir uma multa de transito, isto para evitar que sua carteira de habilitação acabe atingindo 21 pontos.

E sobre este assunto que vamos tratar neste post, afinal não existe como fiscalizar em certos casos quem foi realmente o condutor que cometeu a infração, desta maneira muitos motoristas acabam fazendo essa transferência de multa e pontos para outro motorista que tenha poucos pontos na carteira, evitando assim de ter sua habilitação suspensa e de ter que passar pela reciclagem.

Lembro que certo dia assisti uma reportagem, que falava justamente dessas aulas de reciclagem para motoristas que acabaram atingindo 21 pontos na carteira, e o mais interessante é que a maioria dos motoristas eram mulheres, mulheres estas que geralmente assumiam as multas e pontos transferidos pelos seus maridos.

Maridos estes que por terem o carro como ferramenta de trabalho não poderiam ficar sem a carteira de habilitação.

Como transferir multas de transito

E para quem emprestou o carro para alguém e foi multado, ou por qualquer outro motivo deseja realizar a transferências desses pontos para outro condutor, deve realizar o seguinte procedimento.

O proprietário ao receber a notificação de multa em sua casa, deve indicar no campo destinado para tal quem esta digirindo o carro no momento da infração, após tanto condutor e proprietário devem dirigir-se a um cartório para realizar reconhecimento de firma das assinaturas da transferência da multa.

Casos não seja possível a assinatua e reconhecimento em cartório, ambos(proprietário e condutor) deverão assinar o formulário presencialmente diretamente no órgão de trânsito(DETRAN).

Lembando que as regras mudaram em julho de 2012, antes não havia necessidade da presença do condutor nem reconhecimento de firma(assinatura).

E sobre o assunto de transferência de pontos e multas de transito o que o amigo leitor acha?

Qual a sua opinião?


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

8 ideias sobre “Transferir pontos-multa da carteira para outra pessoa

  1. glaydson

    caro amigos,, me tirem uma dúvida….levei uma multa com caminhão que não é meu……A multa chegou na casa do dono,,e ele preencheu meus dados e enviou sem me comunicar……..pergunto …..qualquer pessoa pode preencher os dados de uma outra e mandar para o detran, que fica ileso das multas….pois isso aconteceu comigo……,,o q devo fazer….

  2. Maria da Conceição Mendes

    Considero importante a transferência dos pontos para quem realmente estava conduzindo, porque muitas vezes o propriétario do veiculo não é o condutor,é meu caso, estou com algumas multas e no entanto não era eu a condutora e até o momento não sei como transferir estes pontos para a habilitação do condutor, pode me orientar? preciso urgente fazer esta transferência pois já estou com 16 pontos na minha habilitação. Quanto a transferir para qualquer outra pessoa fica a critério de quem vai ficar com a perda dos pontos, se for de comum acordo ótimo, gostaria muito se alguém assumisse meus pontos.

    obrigada aguardo um retorno.

  3. Rose

    Bom dia, ouvi dizer que apartir de setembro, a transferencia de pontos tera que ser na frente do juiz, com ambas as partes presentes, mas não consigo achar uma materia que me esclareça a respeito, podem me ajudar?

  4. elza de oliveira

    por favor tire uma duvida,comprei um caminhao ,e levei tres multas -falta de equipamento obrigatorio-falta de disco de tppografo-carga fechada estava com carga aberta.pegaram meus dados .mas o caminhao esta no nome do antigo dono ,a perda de ponto vem na minha carteira ou para o antigo dono do caminhao por favor me ajude me mande um imail ,agradeço;

  5. amarildo

    Quanto tempo lava para a notificacao chegar ao endereco do propietario , caso nao chega qual procedimento para retirar 2a via, na condicao do propietario nao poder conparecer junto ao infrator no detran para transferencia dos pontos, por motivo de estar viajando,…etc

  6. mauricio

    Bom dia!
    Mandei a indicação de condutor infrator preenchida corretamente para o endereço indicado porem perdi o meu comprovante de AR e a pontuação da habilitação não foi transferida para o devido infrator.
    como proceder nesse caso?
    Grato!

  7. André

    Bom dia levei 4 multas com o carro da minha mãe por passar no pedagio pelo via fácil sem parar, no pedagio da palhoça em Santa catarina, que é um pedagio que se encontra no meio da municipio, era para ter sido retirado do local e ido para a divisa do municipio em março mas isso não aconteceu.]
    O que fazer nesse caso?
    muito obrigado

  8. sonia rita marti da silva

    Comprei um palio 2010 e hoje quando fui renovar o IPVA deparei-me com duas multas.O carro está no nome da primeira proprietária.Como devo proceder para que os pontos referentes as multas não sejam incluídos na carteira da primeira proprietária. Uma multa é do dia 13 de maio de 2013 e a outra e o dia 7 de junho de 2013.Ainda posso recorrer e transferir os pontos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*