Transplante de Cérebro será possível algum dia?

Publicado 1 de outubro de 2009


Para muitos não passa de sonho ou ficção científica para outras pode ser uma realidade a longo prazo.


Já pararam para imagina como seria se um dia a medicina fosse capaz de realizar o transplante de cérebro?

Realmente eu sei que essa história de transplante de cérebro pode ser digamos uma “viagem”, mas a 100 anos atrás se falasse de transplante de coração ou pulmão também poderia parecer uma viagem.

Mas é claro que não podemos negar que caso possível um dia o transplante de cérebro seria totalmente diferente e muito mais complexo que o transplante de qualquer outro órgão creio eu.

Tá, mas vamos sonhar e viajar um pouco então, digamos que o transplante de cérebro seja uma feliz realidade da medicina, imagina o quanto seria importante um transplante de cérebro.

Pois seria possível dar vida a uma pessoa na qual o corpo já não tem mais condições.

Mas ao mesmo tempo seria algo muito extranho e confuso, pois você não seria mais você, ou melhor seria como colocar você, seus pensamentos, ideais e princípios em um outro corpo, em um outro rosto.

Seria algum muito doido um transplante de cérebro não é mesmo?

Pois poderia se usar totalmente um corpo com morte cerebral comprovado, e transplantar o cérebro de uma pessoa que tivesse sérios problemas físicos, seria como ressuscitar uma pessoa, no entanto como comentei anteriormente, com os pensamentos, idéias e inteligência de outra pessoa, e o corpo da pessoa que teve o cérebro transplantado poderia ser descartados.

Bem, melhor parar de falar e pensar nisso, antes que eu fique louco….rs

Mas que essa história toda de transplante de cérebro é fascinante isso é! =)


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

28 ideias sobre “Transplante de Cérebro será possível algum dia?

  1. Manuel Autor do post

    Nossa, seria muito interessante se um dia a medicina conseguisse tal feito de realizar um transplante de cérebro, imagina só que doido que seria, você poderia ganhar um novo corpo, um novo rosto e tudo mais, pois iria fazer o transplante somente do seu cérebro para outro corpo.

    Interessante, mas muito macabro, poderia ser uma boa idéia para filme não é mesmo?

    “O transplante de cérebro”.

    :-)

  2. Joaquim Autor do post

    Um transplante de cérebro seria um feito sem precedentes, se bem que eu acho que o transplante de cérebro é impossível e nunca sera possível.

    Afinal um transplante de cérebro é o mesmo que dar vida nova a alguem ou melhor a um corpo que já não existe mais.

  3. GUstavo

    transplante de cérebro é o que fazemos aqui… transmitindo mensagens sobre o assunto .. mudar de corpo? trocar de cabeça? mas que coisa sem pé nem cabeça! tsc tsc tsc

  4. Joao Autor do post

    Legal!!! Transplante de Cérebro seria uma loucura!!!

    Mas seria legal se existisse

    Transplante de Cérebro!!!

  5. Jel Autor do post

    No caso da Luciana da novela Viver a Vida um transplante de cerebro seria ótimo.

    Se bem que se um dia o transplante de cerebro for possível, será possivel reverter danos na coluna como é o caso da personagem Luciana de viver a vida.

  6. Fininho Autor do post

    transplante de cerebro seria algo muito louco…. =)

    Imagina você em um outro corpo….rs

    Não sei não acho que poucas pessoas iriam aceitar fazer tal transplante de cerebro, sem contar outro detalhe, dúvido que alguém iria doar o corpo inteiro..

    Mas sei lá, tem louco para tudo né?

  7. Ksara

    É algo sem precedentes. Um golpe da ciência na religião na espiritualidade. Um golpe na sociedade sobre o que é etico e/ou moral. Seria uma reedefinição de valores, um novo mundo. Um caminho para a imortalidade ou prolongar em demasiado a vida. E os bens? Pertence ao cerebro ou ao corpo? Quem governa entao o corpo? O ser humano não tem alma, ele é isso? O seu cerebro? É o que somos? Se o cerebro esta vivo o ser humano continua? Imagina as implicações disso.

  8. fabricio

    Isso nao mudaria muita coisa uma vez que todo seu conciente, sua memoria, nao pertence ao cerebro e sim ao espirito.

  9. Oscar Autor do post

    Seria transplante de cérebro ou de corpo?

    Em resumo iriam pegar duas pessoas e fazer uma! rs

    Muito louco.

  10. Pingback: » Transplante de corpo ou cérebro Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  11. Cristina Mota

    não Acho que nunca vai ensistir , POIS DE coração existe
    Meu pai , como se não estivesse mais ainda creio que vou achar

  12. Cérebro em outro corpo

    Transplantar cérebros já é, hipoteticamente, possível. Mas, o resultado seria um ser vivo, mas sem capacidade de controlar o corpo (tetraplégico). No caso, a cirurgia apenas serviria para prolongar a vida do sujeito (considerando-se o cérebro como o centro da consciência, é óbvio)

  13. Guilherme WV

    Interessante seria a clonagem de nosso próprio corpo, geneticamente modificado, melhorado, e trocaríamos nosso cérebro do corpo velho para nosso corpo novo… juventude eterna. Melhor que isso seria não necessitar desse procedimento cirúrgico tão complicado, e simplesmente transferir a informação. Por mais tentador que pareça, além de utópico, infelizmente não haveria lugar aqui para tantos seres “eternos”. Cabe a nós aceitar o ciclo de nossas vidas, ou colonizar novos planetas!

  14. Pingback: Qual parte do cérebro que regula o sono | Tudo Link - Fotos, Vídeos, Imagens, Dicas, Textos e Comentários

  15. Duque

    Muito bem, pense nisso então… com a tecnologia de nanotubo de carbono, construiriamos a estrutura esqueletica e com a ajuda da ciencia, recriariamos todos os musculos e outras terminações nervosas com micro sensores, depois com uma camada de pele sintética cobririamos todo o corpo. Bem outras coisas precisam ser pensadas tb, bom o cerebro vive a partir de seus elementos basicos de sobrevivencia. ok recriamos um sistema que faça com que o cerebro pense que esta em seu ambiente natural… depois com uma micro cirurgia religamos todos os itens que ligam o cerebro ao corpo uma operação que no inicio duraria horas e pronto um individuo que dormiria menos, viveria muito poderia suportar temperaturas e gravidades diferentes da nossa e com capacidade de aprender muito mais do que nós que somos limitados a 8 horas de sono, comer 6 vezes ao dia e ter limitações ao aprender. não estamos muito longe disso basta querer.

  16. linus roache

    gostaria de saber se em pleno 2011 já é possivel um transplante cerebral ou de corpo inteiro?

  17. linus roache

    se a gente parar pra analizar,teriamos de ficar sempre fazendo transferencia de corpos,sou mais a favor da pílula da eterna juventude biológica,rsrs.agora falanso sério!o maior obstáculo dos médicos é fazer a conecção do cérebro com o novo corpo.
    na experiencia com os macacos,o que teve sua cabela ligada ao outro corpo durou algumas horas e não tinham os comandos do novo corpo,se tornando paraplégico.
    as pessoas tem a esperança que o transplante seria uma promesa de vida eterna,mas não se esqueçam que o cérebro tambem envelhece.

  18. Fabiano

    É bem provável que nos próximos 20 anos seja possível realizar o transplante de cérebro. Além disso, com um pouco de sorte, daqui uns 50 anos pode ser que já tenhamos clones desenvolvidos com segurança e quem sabe até medicamentos capazes de restaurar, recuperar e duplicar neurônios.

    É um sonho que vale a pena sonhar! :D

  19. Diogo

    Na verdade o transplante de coração já foi uma grande discussão também! Quem não se lembra de uma novela que passou na Globo meados de 1993, de Corpo e Alma eu acho, onde uma mulher sofre um acidente e tem morte cerebral. O Coração dela é transplantado para uma outra pessoa. Como é o coração quem ‘comanda’ as reações amorosas, a pessoa que recebeu o coração fica apaixonada pelo marido da mulher que morreu. Maior viagem!

  20. adelson

    Cérebro envelhece, mas as informações não e nos não somos mais do que isso informações a alma e somente a parte consciente do cérebro .o cérebro envelhece então temos que primeiro de tudo criar um cérebro mecânico e sem falhas para por as informações nele mas mesmo assim seria bem difícil pois não há tecnologia que aos pés do maior pc do mundo mas se conseguirmos apenas transplantar um cérebro já saberemos se existe espírito em nossos corpos hehehe grande viaje.

  21. Caio Oliva

    Bom, tenho 18 anos. E ando estudando este assunto. Leio e pesquiso, afundo, sobre cerebro a aproximadamente 2 anos, sempre me interessei. E minha resposta para esse transplante em menos de 40 anos é, sim. Pelo fato da utilização da Célula Tronco, para a re-ligação do cérebro ao novo corpo. Tratando-se claro de um clone genético, igual mencionaram lá encima rs. Em 60 anos, os seres-humanos poderão opnar por vida prolongada, 150-200 anos.

    Quem discorda da minha observação, pode juntar dinheiro, prolongar os prometidos 150-200 anos e ver com os próprios olhos.

    É um tema legal e eu pretendo fazer em mim, mas convenhamos é Anti-ético e imoral. Mas uma idéia viciosa e visionária.

    fontes: Wikipédia e Dr. Michio Kaku

  22. Luiz Pedro

    se fosse possível um transplante cerebral para outro corpo não importa qual for vc seria vc mesmo em outro corpo.

  23. Miguel

    Transplante do Orgão cérebro é uma coisa, transplante de personalidade, emoções, sentimentos é outra.
    Acredito que Transplante de cérebro seja possível algum dia, mas transplante de personalidade etc, NÃO.
    Se fosse assim então que fizesse transplante do coração iria ficar com as mágoas, de quem doou, nada a ver.

  24. vanderly mendes

    os cientistas ja estão pesquisando isso pois seria muito importante, pois daria a você quase vida eterna afinal eu sou eu no meu cerebro. Seu você ter um tralmatismo cerebral e perder definitivamente sua memoria para os outros você ainda estaria vivo mas logicamente sua alma ja era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*