Transposição do rio São Francisco pontos positivos e negativos

Publicado 28 de dezembro de 2009


Confira uma opinião pessoal a respeito dos prós e contra do assunto e utilize as idéias aqui demonstradas como base para seu trabalho escolar.


Neste ano de 2009, muito foi comentado a respeito da transposição das águas do Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, rio este que nasce em nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e desagua no Oceano Atlântico.

O projeto de transposição das águas do Rio São Francisco é chamado de “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”.

Mas como todos sabem, a transposição das águas de um rio como o São
Francisco e a mudança de seu curso acaba causando muita polêmica e
discussão, uma vez que um projeto como este, desta magnitude, acaba tendo
diversos pontos positivos e negativos, fazendo com que muitas pessoas sejam
a favor e contra a transposição do Rio São Francisco.

Acredito que tal projeto realmente tem diversos pontos negativos e
positivos e por isso estou abrindo este post, para que todos possam deixar
a sua opinião a respeito da transposição do rio São Francisco, além é claro
de citar quais seriam os pontos positivos e negativos dessa transposição.

E pelo pouco que li a respeito da transposição das águas do “velho Chico”,
eu acredito no seguindo prós e contras da transposição:

Pontos positivos:

- A população carente do nordeste poderá ter acesso com mais facilidade a
água do Rio São Francisco;
– Com mais água será possível as pessoas plantarem e colherem, gerando
assim mais renda e mais empregos;

Pontos Negativos:

- O projeto é bastante caro, pois a transposição do São Francisco custará
cerca de 4,5 bilhões de reais.

– Ainda segundo a wikipédia, a transposição das águas do São Francisco irá
abranger somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido
brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará
intensamente o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco.

Bem amigos, esses foram apenas alguns pontos positivos e negativos que
levantei referente a transposição do Rio São Francisco, agora é com vocês,
fiquem a vontade em deixar seus comentário a respeito deste projeto.


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

51 ideias sobre “Transposição do rio São Francisco pontos positivos e negativos

  1. Aninha

    Eu sou contra, pois em minha opinião o Rio São Francisco já sofre demais com problemas ambientais causados por nós.
    E a transposição, irá prejudicá-lo, debilitando-o ainda mais; a piracema, por exemplo, será muito afetada, pois a transposição modificará o curso do rio, interferindo que a piracema ocorra conforme o natural.
    E têm ainda as pessoas que fazem do Rio São Francisco sua fonte de renda, como o seu Jair (umm morador de Piranhas), que sustenta seus seis filhos e com a pesca.
    O custo da obra será muito alto, enquanto esse dinheiro poderia ser doado e investido na população de baixa renda social.
    Se o Rio São Francisco continuar sendo explorado de forma inadequada, pode ser que um dia sua vazão seja pequena e que a quantidade de água que chegue em sua foz seja muito pouca.

  2. Critilo

    Cara Aninha ( ai de cima ):
    1° O rio nâo será desviado
    2° Quanto ao custo, o “muito dinheiro” que vc diz não será gasto livianamente, ajudará a população de baixa renda social do semi-árido
    Bom, com já perceberam, sou afavor da trasposição, pois ajudará aquelas pessoas que passam sede, “fome”, pois naum tem com plantar sem a água, e beneficiará aproximadamenten 350 municípios ! isso já basta . . .

  3. Marina

    Caro Critilo, se um rio é transposto muda o percurso, ou seja, desvia do local por onde passa.
    Gente não pegando o problema de um lugar e jogando em outro que o mesmo se resolve.
    Transpor o Velho Chico não vai acabar com os problemas da seca, pq se acabar com seca de um lugar usando as águas desse rio, vai haver seca no lugar por onde ele passa atualmente.
    Se for gerar mais empregos no novo local onde ele ficará, vai trazer desemprego pra região por onde ele passa atualmente. Sinto muito mas essa não é a opção, sem contar no dinheiro que vai ser gasto e com toda certeza também desviado. É melhor estudar uma maneira que não traga consequências tão pesadas para um lado e benefícios pra outro, pra poder ajudar as pessoas que estão precisando de ajuda.
    Trasferir um problema pra outro lugar não vai mudar nem ajudar em nada!

  4. beatriz

    eu sou contra pois vai prejudicar muito o rio são francisco mais do que ela ja está
    .riscos de acidentes com a população
    .perda de terras cultiváveis

    essa é minha opinião!

  5. cicero nascimento

    eu so afavor da obra ela e muito inportante para o ceara e paraiba,tomara quela seja comcluida logo e tudo de certo.

  6. stephano

    eu gostei falou bem; pena que não falou todos;
    mas eu gostei;



    diferente de outras pessoas,que dizem que vai botar e não bota

    tachau
    !!!!!!!!!!!!!!!!

  7. vinny

    o rio está bem poluído e o desviando só vai poluir e afetar outros ecosistemas co o desmatamento

  8. samid

    sou contra isso é impossivel o que adianta ajudar de um lado prejudica do outro esse povo tem minhoca na cabeça.

  9. Priscila

    O seu Critilo, queriua apenas lhe dizer que essa transposição do rio São Francisco não atenderá a população mais pobre, mas sim os fazendeiros ricos de lá. Isso não é nenhuma surpresa para mim e acredito que para vocês também, já que esse país é para ricos e não para pobres.

  10. romario

    quem eh contra certamente não vive no semi arido, portanto não tem uma noção exata do que eh passar sede e consequentemente não se importam com quem esta passando.

  11. nilian

    eu sou a favor pois isso melhora avida do brsileiro cada ves mais e vc q esta sendo cmtra nao seja pois quando ele fiser uma coisa de erado ele porcura melhora cada ves mais!!!!

  12. pati

    gostei muito dos pontos negativos e positivos

    foi ,muito legol ficar sabendo sobre isso!!!!!!!!

  13. Luiz

    Com certeza, o assunto é muito polemico, isto porque quem tem não quer perder e que não tem quer receber, para os que já tem os benefícios proporcionados pelo rio é fácel fazer um comentário contrário, na hora da sede quando se tem um rio no fundo dos quintais, é uma maravilha, para quem não tem nem rio ou mesmo um reservatório, a sede faz com que essas pessoas tenham um posicionamento mais sincero, feito uma avaliação muito racional.
    na verdade não como perder todos serão beneficiados, porque por onde o rio passa muitas vezes sai do seu leito produzindo grandes enchentes, com maio espaço e curso a possibilidade de enchente a menor.
    Portanto, antes de se opor ponha-se no lugar daqueles que passam sede a maior parte do ano deixem de ser egoista, todos pojetos tem os prós e contras mas é preciso deixar o individualismo de lado e pensar no bem comum.
    O RIO É UMA DÁDIVA DE DEUS, E EM ASSIM SENDO, UM PATRIMÕNIO DE TODOS.

  14. Alexandre Siqueira

    A obra é grandiosa,cara e condenada pela maioria dos especialistas.Dificilmente irá atender as expectativas que criou para o povo carente de água.Sou a favor de solução para o semi-árido,mas a transposição foi uma decisão política,nada técnica,feita para a festa de umas empreiteiras e promoção de uns políticos.A água terá custo impraticável para a agricultura,mas já pode-se vislumbrar manobras políticas,”jeitinhos”,que vão favorecer certos produtores locais.Por enquanto,tem valido a pena,muita gente empregada nos canteiros de obras,calçamento e asfalto sendo arrebentados para passar as manilhas do esgoto(coisa que demoraria décadas,não fosse a transposição e o compromisso de revitalizar o rio).A cachoeira de Paulo Afonso,Atualmente só existe em fotos e vídeos antigos,o progresso priorizou que as águas devem girar as turbinas das usinas hidrelétricas,ao invés de serem “desperdiçadas” numa cachoeira bonita e inútil.Somente em anos que há muita fartura de água,é que a cachoeira reaparece por alguns dias.Mas,depois da entrada em operação dos dois canais da transposição,ninguém pode afirmar com certeza o que vai acontecer.Espero poder dizer:Parabéns nordestinos,parabéns presidente!

  15. Carolina

    Acredito que seja extremamente necessário para a região semi-árida do Nordeste brasileiro, tornando sim, necessário a disponibilização de água para a população, porém, a transposição do rio São Francisco será um projeto caro e que pode acarretar em problemas para o rio e para a biodiversidade presente na região. o Nordeste brasileiro é a região mais açudada do mundo, com 37 bilhões de açudes em seu total, estando estes em projetos parados. Então, eu lhes pergunto, será mais viável, seguro e rápido executar a transposição do rio São Francisco e correr todos os riscos já citados, ou, finalizar os projetos dos açudes nordestinos e disponibilizar água e gerar empregos na região? Acredito que a segunda opção não é mesmo sr. Critilo?!

  16. carla

    Eu estou em duvida comecei meu curso de gestão ambiental e isso é um ponto muito importante no curso.Eu sei que a transposição é importante ara muitas familias mas será que essa é a unica maneira de ajudar essa maneira de ajudar deve ter outra solução.
    Bom essa é a minha opinião!

  17. fernanda senna

    eu achei super legal e direto o texto!!!!!!!!!!!
    parabéns,tenho certeza q vou tirar dez no meu trabalho!
    bjsssssssssssss

  18. maria louanne

    e isso é muito legal alem de nos informar ajuda nas nossas pesquisas

    thauuu

  19. Larissa

    Precisei fazer uma pesquisa de História sobre esse assunto da transposição do Rio São Francisco, e esse site me ajudou muito, mostrando os pontos positivos e negativos, espero que eu tire 10 nesse trabalho, obrigada. Larissa de Pirassununga.

  20. Jorge Eduardo

    Eu sou contra porque o solo emvouta do rio é seco oque fas se a obra acontecer , o solo ira começar a cobrir o rio e não dou 1 ano do rio desapareçer! fora que quando o rio estiver estiando ele vai se esgotar de vez !

  21. Rodolfo

    Eu sou contra. Na teoria é lindo, e na prática? Milhares de sertanejos têem sede. Tá certo, mas será que é transpondo o rio que vai resolver? Pois se não resolver, será mais uma roubada que nós brasileiros entraremos, como sempre, e acabaremos com a esperança de milhares dos sertanejos que hoje tem a água, e amanhã não mais a terão. ENTÃO LARGUEM DE SER IGNORANTES E SEJAM CONTRA A TRANSPOSIÇÃO, SERÁ QUE NÓS BRASILEIROS NÃO TEMOS VERGONHA NA CARA E TEMOS DE TOMAR NAQUELE LUGAR PARA APRENDER? POLÍTICOS QUEREM É DINHEIRO E NÃO A FELICIDADE DOS OUTROS, POR ISSO É QUE ELES ESTÃO LÁ! ISSO É POLÍTICA!!!

  22. marília

    Eu sou a favor,pois ajudará aquelas pessoas que passam sede, “fome”, pois não tem como plantar sem a água. Estou fazendo minha pesquisa de geografia sobre a transposição do Rio São Francisco e este site me ajudou bastante!!! bg

  23. Dudu

    marilia sim pode ajudar as pessoas mais pensem nos animais sera ki vcs so pensam em humanos ja nao basta o qui nos fizemos com os pobres coitados imagina agg ? pensem nos animais parem de pensar so em humanos intao eu n sou muito a favor

  24. Dudu

    Rodoufo comcordo PLENAMENTE este povo n sabe o q pode causar a transposiçao do rio esse povo so pensa em SI os sertanejos deviam pensar mais nisso i os politicos tmen

  25. Dudu

    E tem mais os ambientalistas,biologos…lutem para o serto ou seja lutem pelo ki É JUSTO PARA N TRANSPOR O RIOOOOOOOOO POR FAVOR EU SO PEÇO ISSO OU PELO MENOS ATE EU MI FORMAR DAQUI UNS ANOS

  26. erika

    eu sou contra pq o rio está bastante poluido,e com essa tranposiçao íra prejudicar muito o meio ambiete e tbm so abranjerá 5% do territorio e 3% da população do semi-arido,e melhor fazer outro projeto q venha fazer o bem a todos.não é justo q pessoas q precisam fiquem sem sem agua,mais e melhor procurar outras alternativas. com tantos biologo e niguem fala algo q se aprovrite.

  27. Lara

    Eu defendo por ser nordestina ,e eu já passei por isso pela falta de água e consequência é tudo fica mais caro (morava em área rural) a agricultura perde muito com a seca e todos que escreveram aqui não sabem oque é ficar toda semana 3 dias sem água ou até um mês pelo q felizmente n passei
    Então eu concordo com a tranportação do rio

  28. Joao vitor

    Eu sou a favor pois muitas pessoas despreciaram a agua e todo essa concequencia ruim prejudica o nordeste que esta com grande falta de agua

  29. suelen

    tô estudando isso e é muito chato mesmo..
    só consegui resumido os pontos negativos e positivos do rio são francisco..
    agora tenho que achar a transposição do rio são francisco e a indústria da seca..
    suelen aqui

  30. Alicia Gither

    Olha minha opinião nao é sobre oo rio, e sim qq.
    muita gente vai vim aqui para pesquisar pq eu mesmo tenho 13 anos e estou fazendo um trabalho com isso
    a minha critica é sobre como ele escreve pq como isso é um “anuncio” então ele nao deveria colocar tipo : “acredito”
    “vou deixar” . Por que isso prejudica quem esta pesquisando
    pq voçe coloca pouca coisa e fala mas sobre sua opinião
    Achoo qq. ta erradoo oo modo dele apresentar isso pra gente !

  31. jamille

    Somos contra, pois ira afetar em vários aspectos como: na agricultura, na energia elétrica,na pesca,e sem falar que isso tudo é muito caro, sendo que esse dinheiro poderia ser usado em benefícios da população carente.
    Também não é resolução de todos os problemas e sim ocasionara outro ainda maiores.

    Alunas do Moacir Mota:
    Flávia
    Jamille

  32. Gabrielle'

    Eu não sou a favor disso , mas também não sou contra .
    Tenho um trabalho , mais conheçido como DEBATE , que vou falar ser a favor , & tenho que prestar os pontos negativos da Transposição .

  33. Thaís Alves

    .Sou Contra…Pois ao invés deles estarem querendo mudar o percurso do Rio que custará 4,5 bilhões…Eles deveriam estar fazendo empreendimentos para acabar com a fome e a pobreza…Que há muito no Nordeste…E quem garante que esse dinheiro está mesmo sendo investido nesta obra?….Sou muitoo contra….Minha Sala de Aula tá fazendo esse Debate…Dos contras e dos à favores….Eu Sou do Contra concerteza!!!! (=

  34. pneto

    deixem de serem cegos, 4,5 bi é para beneficio dos pobre do semi-árido (sertanejos de mão calejadas que tanto lutam pela sua sobrevivencia e dos seus animais)gastos excessivos é tal da copa de 28bi,vai passar para mais de 35bi acorda povo egoista, vocês nunca souberam o que é passar FOME OU SEDE>

  35. neiara alencar

    sou aluna do ensino medio de uma escola de referência de pernambuco e estou participando de um juri simulado que a professora de geografia nos passou e sou muito contra.
    E acho que as pessoas devem analisar os coisas antes de contra ou a favor de algo

  36. Charles Sousa

    Analisando todos os comentários, e irei participar de um debate que serei contra, constatei que a Transposição do Rio não será mesmo a solução desse problema que causa no Nordeste, exemplo eu mesmo por morar nesta região vejo que esta obra por sair muito elevado 4,5 bilhões, se terminarem irá favorecer as elites do nordeste (fazendeiros) e deixando de lado a população carente.Além de acarretar problemas na natureza, problemas como a estiagem do rio, isso resultará outros problemas para alguns indivíduos que predominam a região onde será feita a transposição.
    Sendo que na política de um tudo acontece, sem que nós como cidadãos possamos saber.
    Então meus caros esta é minha opinião e não mudarei de forma alguma sou bem seguro nisso.
    Acorda povo Brasileiro, não podemos se iludir com juras de políticos.

  37. Charles Sousa

    Obrigado este site, graças á ele ganhei ao debate com 75% de mudar a opinião de alguns que estavam presente no local que eram á favor e com argumentos usados com este site consegui ganhar.
    Muito Obrigado!

  38. ju coelha

    cara esse projeto não rola não !! vai afetar o ecossistema de areas proximas do rio , os politicos vao colocar muuuuuito dinheiro no bolso com essa obra , quando acabar vai gerar desemprego! não adianta nada resolver o problema de um lado e criar outro em outro lado ! esse povo só pode ter minhoca na cabeça , pq não tem cerebro não

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*