Vestibular Medicina-A concorrência para passar

Publicado 30 de janeiro de 2008


A medicina é um dos cursos mais concorrido na grande maioria das universidade públicas e particulares em todo o Brasil.


O curso de medicina sem sombra de dúvida é um dos mais procurados, concorridos e difíceis de passar, seja em faculdades públicas ou particulares, o aluno que desejar passar em medicina, tem que ser acima de média, dedicado e acima de tudo persistente, pois muitas vezes terá que enfrentar as aulas de cursinhos preparatório durante anos.

Lembro na época em que fazia cursinho, diversos amigos iriam fazer medicina, e quando eu pergunta qual era o motivo de ter escolhido o curso de medicina, muitos respondiam que era por status, dinheiro, ou influencia dos pais, mas claro também tinha outros que iriam fazer vestibular para medicina justamente por concluírem que o curso de medicina é o que melhor se adapte ao seu perfil e aptidões.

Eu como sou formado na área de tecnologia, não entendo muito de medicina, porém posso dizer que tenho uma boa experiência quando o assunto é cursinho, afinal dedique um ano da minha vida para poder passar no vestibular, pois pessoas assim como eu que saem da escola pública para lutar por uma vaga em faculdades públicas de qualidade, tem sempre que ralar o dobro para alcançar o sucesso, no caso passa no vestibular.

E para você que tem o sonho de entrar em uma ótima faculdade de medicina, de preferência pública (faculdades federais ou estaduais), e procuras dicas e macetes para conseguir ser aprovado no vestibular, neste que é um dos cursos mais disputados e concorridos do Brasil, algo eu lhe digo, esqueça do mundo, das festas, das baladas e do shoping com os amigos(as), dedique-se exclusivamente aos estudos, afinal é um ano apenas, melhor fazer bem feito para não precisar mais um ano, a mas é claro momentos de lazer são necessários e fundamentais para um bom rendimento, mas se organize durante a semana e deixe o domingo para descansar e fazer as coisas que gosta.

E como todos sabemos, infelizmente nem sempre a dedicação exclusiva e toda força de vontade é suficiente para ser aprovado no vestibular para medicina, e neste percurso muitos desistem, mudam de curso e até mesmo saem do país para cursar medicina em faculdades particulares em outros países como Cuba e Bolívia.

E você vai prestar vestibular esse ano para que curso?


Leia:

Comente via Facebook, ou diretamente no site utilizando o formulário no final da página:

110 ideias sobre “Vestibular Medicina-A concorrência para passar

  1. Fabrine

    Aindá tou cursando o colégial maais já tenhu um sonhu ser “medica ” quero muiito com fé em Deus fazer desse sonho uma REALIDADE.. Pesquiso muiito sobre FAculdade de Medicina , estou sempre lendo , tenhu vontade de fazer o curso na Faculdade Bahiana de Medicina .

    Adoreei a matériia ..
    Beííjos

  2. Maraya

    Eu quando terminei o 2 grau tb queria medicina mas como tive medo em não passar e fustrar meus pais eu escolhi Nutrição no vestibular… passei e cursei. Nesse meio tempo eu fui tentando para Medicina e por vezes cheguei perto da classificação.
    Já perto de me formar em Nutrição…eu desisti de prestar pra Medicina…acabei a faculdade…tive dificuldade em arrumar o meu primeiro emprego…Hoje eu termino a minha terceira pós-graduação e até hoje não consegui o meu primeiro emprego. Cheguei a conclusão que Medicina é realmente o que eu devo e quero fazer…e ano que vem vou me dedicar ao cusinho pra novamente perseguir meu sonho….Eu não consigo me ver atuando em outra área pq eu gosto de lidar com as vidas ajudá-las…Creio que esse caminho que percorri não foi em vão pq hoje eu tenho uma visão diferente…até vou estudar com mais facilidade… e sem stresse pq ninguém aqui fora vai querer saber se vc tirou 10 na faculdade inteira…mas s evc é bom ouque vc é…e Médico é um profissional insubstituível…O que eu já estudei em pós-graduação e com a visão ampliada que tenho…como médico agregarei esses saberes epretendo atuar na atenção básica pq é uma área que gosto e necessitada de médicos que vejam além de uma célula…

  3. Angélica

    Acabei de terminar o segundo ano do ensino médio, e no decorrer desse ano me apaixonei por medicina. Nunca pensei que fosse me apaixonar por uma profissão. Antes, quando se tratava de profissões eu só pensava em dinheiro, mas agora… Agora estou apaixonada. Assisto cirurgias todos os dias na TV e elas me deixam cada vez mais empolgada, emocionada, feliz mesmo… Estudo em uma boa escola, e sou muito estudiosa, mas exatamente por isso tenho medo de não passar no vestibular e me decepcionar.. Vou estudar deeeemais agora no pré, e se tiver coragem, tentar medicina. É ótimo saber q eu não sou a única com dúvidas.

    Adorei a matéria :)

  4. Adri

    Olá,
    Li o post da Mayara e me identifiquei.
    Tb já sou formada e trabalho na área há pelo menos, 8 anos…desde o primeiro ano de faculdade. Porém, sempre quis Medicina e acabei indo para a área de Administrãção por (literalmente), falta de apoio e opção.
    Agora, depois de casada, formada e com uma bagagem profissional numa área onde não me identifico, vou voltar ao cursinho para ao menos tentar o curso que eu sempre quis. Doidera ou não, antes tarde do que nunca…certo ?!
    Um abraço a todos

  5. Bruh Boeiraa

    Meu nome é Bruna e sempre tive o sonho de cursar medicina, adoro crianças e amo biologia…desde de pequenininha dizia q qria ser médica e poder ajudar Deus na luta pela vida…Atualmente tenho 16 anos e continuo sonhando..no ano de 2009 vou me dedicar aos estudos e se for a vontade de Deus eu vou passar, para poder ajudar as pessoas principalmente as crianças…
    E deixo uma dica não desistão dos sonhos pelo medo de errar pois é errando q a gnt aprende…o erro nos torna sábios!!!

    Abraços a todos

  6. Luís Fernando

    Oie…
    Sou Fernando da Bahia e estou me preparando desde o inicil deste ano pra fazer o vestibular de Medicina no fim deste ano…
    Sei q tenho q estudar muito e as vezes acho q é uma loucura isso!… Mais, passei a ouvir mais meus professores e amigos q me dizem sempre q sou muito inteligênte e qro ver se sou mesmo uq essas pessoas me dizem….

    Tenho medo da frustração de num passar por isso vou preta pra varias graduações paralelas..
    Se num entra em médicina entro em outra até conssegui o meu objetivo.

    Adoreio escrito acima!
    Abraço e boa sorte a todos…

  7. cida

    Olha eu também como outras pessoas vou tentar medicina não pelo status mas porque de todos os cursos oferecidos o de medicina é oque mais me empolga e tenho certeza que irei trabalhar por prazer, tenho muito medo sim de fazer essa prova que todo mundo faz um bicho mas assim, estou ciente que não importa onde irei fazer um cursinho mas sim a minha dedicação e atenção aos estudos não quero passar por sorte e sim mostrando que sou capaz pois vai ser uma grande batalha para mim pois trabalho o dia todo só vou ter a noite para estudar, tenho medo por isso pois enquanto estou trabalhando muitos estão estudando queria ter mais tempo para me dedicar mas tenho fé que me dedicando todos os dias na sala de aula e o pouco tempo que eu tiver em casa, vai dar tudo certo. E desejo a todos que estão aqui escrevendo um pouco dos seus sonhos, não desistam pois, por mais difícil que seja nada é impossivel só depende de nós mesmo pois quem impõe os limites em nossas vidas somos nós. abraço a todos!

  8. Raissa Sonoda

    A medicina é uma area muito satisfatoria,que nos envolve (p/ quem gosta) de uma maneira impressionante na relação entre vidasXmortes,é uma profissao impar,unica,e de extrema dedicação.
    Para quem cursa medicina por status,grana,obrigação simplesmente será dificil de levar o curso,pois é um curso que merece muita dedicação e com isso é necessario o prazer para os estudos e para ser um bom profissional!Eu estou no terceiro ano do ensino médio,vou prestar para medicina,e isso foi escolhido por mim mesmo desde os meus 8 anos de idade.se eu não passar de primeira não irei desistir do que eu quero,e me dedicarei 1000x mais! para todos que tem a medicina com um sonho,não desistem! a vida é um jogo,as vezes pode dar errado hj,e amanha pode dar certo e vestibular em universidades federais tem todos os anos,nao se desesperem!
    abraços e sorte!

  9. José Eduardo

    oi para todos então é isso vou ter de derrubar todos vocês, passar em medicina ñ é brinquedo ñ tem que se dedicar 365 por ano até os fins de semana, isso de ñ estudar nos domingos é baboseira, quem quer passar tem que suar.
    Então é isso boa sorte para todos os loucos que vaum tentar e se cuidem porque desta vez vou entrar pra deixa história… t+

  10. Ana Flávia

    Mais um ano.
    E não um ano qualquer.
    VESTIBULARES…
    Para quem quer medicina, a palavra arrepia, provoca crises de dúvidas, traz agonia.
    Estou enfrentando meu 3º colegial e por mais que eu estude, sempre acho que deveria ter estudado mais.
    A concorrência assusta, mas não deve ser encarada como um ser imortal, afinal a concorrência está dentro de si.
    A cada dia você concorre com quem foi ontem e assim se aprimora mais!
    Esqueça a concorrência!
    Pense em estudar, e conseguir ENTENDER a matéria, não decorá-la.
    Assim, eu, você, todos nós seremos fortes concorrentes!!

    Eu vou rezar por todos vocês e rezem por mim!!
    :D

    A maior glória é saber que: “se você tentou e não conseguiu, saiba que aprendeu algo, falta um pouquinho, mas você conseguirá. Mas se você não tentou e não conseguiu, não deixe sua vida ser em vão novamente: Tente pela primeira vez!!”

    BOA SORTE!
    Vejo vocês no vestibular!!

  11. nina

    Olá,
    Bem…tenho 19 anos e fiz 2 anos de pré-vestibular. Nesse último ano, estudei como nunca poderia imaginar.
    Entretanto, passar para medicina é como enfrentar uma guerra e realmente lutar pelo seu sonho. Veio o resultado, e nao passei…Acho que já chorei tudo o que tinha que chorar…Mas eu tenho um sonho e o que mais é ser médica! Neste ano enfrentarei meu terceiro ano de vestibular, e cada ano parece ser mais pesado, todavia o desejo, a vontade de ser médica só aumenta…Desejo sorte pra todos que tentarem e realmente desejarem cursar medicina!
    Lutem pelos seus sonhos e estudem(bastante)inclusive nos domingos e feriados.
    Boa sorte e uma abraço,
    Nina

  12. Lane

    Tenha JESUS em primeiro lugar da sua vida, o busque, que ele lhe dará força e sabedoria!
    Boa sorte, pros futuros estudantes de medicina.

    A Baianinha.

  13. Thamyres Souza

    Ana Flávia,
    A sua frase: “se você tentou e não conseguiu, saiba que aprendeu algo, falta um pouquinho, mas você conseguirá. Mas se você não tentou e não conseguiu, não deixe sua vida ser em vão novamente: Tente pela primeira vez!!”, me fez refletir muito.

    Eu estou no 3° ano de fisioterapia(tÔ quase mee formando),mas descobri minha vontade de fazer fisioterapia.
    Só que minha mãe não quer que eu largue.E eu preciso trabalhar(eu trabalho a noite) pra pagar o cursinio.
    Sei que va ser muito dificil,mas tenho que tentar,nem que seja uma vez.

  14. Thamyres Souza

    ahhh, corrigindo:Eu estou no 3° ano de fisioterapia(tÔ quase mee formando),mas descobri minha vontade de fazer medicina.

  15. Nathalia Lirio Dias

    Oiiii Meu nome é Nathalia tenho 17 anos,eu ainda curso o ensino médio!!!
    mais meu sonho é ser ”Obstetra”
    um sonho dez de criança!
    e espero fazer esse sonho virar realidade!
    E não vejo a hora de termina os estudos…para poder faze essa faculdade que eu tanto quero!!
    De prestar meu 1° vestibular!!!
    Se Deus quiser vou me formar e faze o que eu sempre quis!!!

  16. Lais Farias

    Meu Deus eu sonho muito com isso , eu quero muito estou começando o 3° em 2oo9 e fazedo tudo praestudar muito tenhu muito medo do resultado Mais tenho Fé em Deus que ele vai me ajudar a construir um sonho que é tambem ajudar as outras pessoas !

  17. Marcos Vinicius

    Oi meu nome é Marcos neste ano estou cursando o terceiro ensino médio e vou fazer no período da tarde cursinho pois quero começar a ralar desde agora.
    Bem não fugindo do assunto desde o primeiro ano do ensino médio naõ sabia o q fazer mas achava que estudaria alguma coisa haver com informática mais por influência do q por gosto,mas este ano resolvi optar por medicina todos meus familiares riram falando q não tinha capacidade de passar em mediciana em uma universidade federal mas vou provar para todos q tenho capacidade para isso
    Acho a concorrência fantástica pois é a coisa q te faz instigar ao estudo e te faz crescer.
    Bem pera terminar este ano vou prestar vestibular na FUVEST é claro Medicina e com a graça de deus tomara que ele me guie e que guie todos vocês!!

  18. San Thiago

    Olá! É bem legal encontrar tópicos assim na internet. Sonho em ser médico desde “antes do meu nascimento”, o desejo já estava intrínseco em minhas ambições mesmo antes de selecionar as mesmas. Estudo é coisa séria, mas precisamos ter em mente que não é necessário nos tornarmos escravos dessa atividade, devemos sempre encarar o aprendizado didático como uma dádiva, uma escolha e não como uma obrigação. Sei que muitos duvidam de mim, inclusive eu mesmo duvido, nasci para ser uma incógnita, só assim o meu sucesso abalará estruturas inexoráveis. Medicina POR AMOR! Que Deus derrame suas bênçãos sobre nós!

  19. Tássia Mendes

    olaa gente eu tb so apaixnonada por medicina ainda estou no 2 ano do ensino medio.Estudar é fundamental mas nao precisamos ficar totalmente fixados precisamos tb curti a vida tirar algumas horas do dia e se dedicar a elas é fundamental para passar no vestibular e se nos queremos de verdades conseguimos pois se acreditarmos que podemos e fazermos nossa parte Deus nos ajudara.

    Beiijos e boa sorte para toodos

  20. Tássia

    olaa gente eu tb so apaixnonada por medicina ainda estou no 2 ano do ensino medio.Estudar é fundamental mas nao precisamos ficar totalmente fixados precisamos tb aproveitar a vida tirar algumas horas do dia e se dedicar a elas é fundamental para passar no vestibular e se nos queremos de verdade conseguimos pois se acreditarmos que podemos e fazermos nossa parte Deus nos ajudara.

    Beiijos e boa sorte para toodos

  21. Weskley

    Olá Pessoal!
    Confesso que também sou apaixonado por medicina. Sabe-se que se trata de um curso extenso, e que requer uma dedicação singular. Mas o que percebo, na realidade dos vestibulares para medicina, é que a variável que mais contribui para eliminação dos pretendentes ao curso, é a inadequada preparação pre-vestibular. Tem-se uma absurda concorrência, porém havendo um preparo adequado, com domínio nas matérias específicas,e boa pontuação no geral, certamente uma das vagas disponibilizadas em uma das Universidades brasileiras, será nossa. O meu sonho só pôde ser concretizado, agora, depois de haver conseguido passar em um concurso público, na área de Medicina Legal. Estudei muito, passei pela concorrência e constatei: “DEUS CONTEMPLA A NOSSA FÉ E O NOSSO ESFORÇO”. Nada vem grátis, até o pão que comemos alguém tem de bancar. Através desse cargo, poderei me preparar com mais acuidade no curso medicina. Já passei muitas dificuldades na vida, aprendi que “o trabalho constante vence tudo”. Desejo a todos ânimo e saúde para essa grande conquista.

  22. stella

    Gente..estou cursando a 8° série do ensino fundamental..meu sonho de ser médica surgiu o ano passado , desde então , começei a pesquisar sobre tudo que se relaciona a medicina ,me apaixoneii…eu vou me esforçar muito e fazer um cursinho depois que acabar o ensino médio..
    se passar , pretendo ser cirurgiã plástica, outro dia estava em um hospital particular da cidade e depois que sai de lá vi que se eu passasse eu queria trabalhar em hospitais publicos, pois o máximo que eu vi nesse hospital foi um menino sem o tampão do dedo..faz favor hein??ir ao hospital só por que bateu e tirou o tampao do dedo???
    já o hospital publico a gente ve pessoas que batem o carro na rodovia com traumatismo craniano , quase morrendo..acho que quem esta lendo isso deve estar impressionado, mais oque realmente me interessa é isso…pessoas que realmente necessitam… e é isso..
    Aki eu deixo o meu apoio para que todas essas pessoas que tem o mesmo sonho que eu , de ser médico(a), que nunca desistem …se da primeira vez não deu certo “TENTA DE NOVO , VOCÊS VÃO CONSEGUIR”,
    (adorei os comentarios acima e a matéria também)
    beijosss
    e obrigada

    stella

  23. Tainar Buarque

    Bom, eu tõ no 3° ano do ensino médio, e me decide por fazer medicina, caraca só de pronuciar esa palavra , dá calafrios! Mas , é assim , mesmo, e na minha opinião o pior inimigo, é a dúvida…será, será,será, é difícil, optar algo, sem saber se vai conseguir ou se até mesmo vai dar certo, mas é bem melhor arriscar do que se arrepender ,lá na frente , concerteza.
    Foi , muito bom ver todos esses comentário, ajudou pácas! Boa sorte para todos, e lembrem-se , as pessoas fazem planos , mas é DEUS quem dá à última palavra!(eu confio nele segamente).

  24. jose nunes

    Desde de criança o meu sonho é mim torna médico .Tenho medo de não conseguir estou cursando o ensino médio tenho 15 anos sou muito esforçado mas fico preocupado só em pensar que talvez não coseguirei me tornar o que sempre quis

  25. jean

    adorei os comentarios de se tornarem médicos ,sabem-se que é uma área para pessoas que gostam bastante de gente,pessoas.Acima de tudo tem muito amor pela vida do proximo.Bom se todos voces ai estão dentro destes pré-requisitos vam em frente e tem mais é que tentar,frizando esqueça o status deixe o coração falar mais alto…Por que nem sempre muito dinheiro trará sinonimo de felicidade talvez alguem de vocês ai gostariam de cursar educação fisica ,ou nutrição ,mas por força maior de muitos dezerem que não médicos sem muita grana,mas podem haver medicos tambem decepcionados…tenho um amigo que largou o sexto periodo de medicina pra fazer engenharia foi frustante pra ele cursar medicina por isso pense…bem…façam o que realmente o coração quer por que senão a frustação pode ser bem maior do que possam imaginar…Agorá vam…sejam felizes nessa profissão que escolhestes…bjos e boa sorte a todos acima…..tudo de bom pra vocês..

  26. nayllon

    adorei e bom saber q tem pessoas como eu pretendo estudar muito esse ano pra passar na ufc eu vou esquecer o mundo boa sorte para todos quem sabe agente vira colegas
    …………

  27. Alessandra

    Hoje é um dia muito importante pra mim. pois decidi mudar enfrentar as coisas de frente e crescer,vou esquecer as coisas banais da minha vida e me dedicar aos estudos, e vou passar no vestibular para medicina e então as coisas vão mudar,vou continuar estudando e vou ser a médica.

  28. Jéssica

    Olá, estou no 2º ano do ensino médio e pretendo me formar em medicina { Estética’} ..!
    – Sei que é um dos ramos mais difícil , poís é muito concorrido.’Mais vou á luta né.!
    Estudo no Liceu do conjunto ceara e pretendo dar esse orgulho ao meu colégio’Que tem a qualidade de ensino muito Boa, !

  29. Bia

    Saudações a todos
    Bom tenho 14 anos e ainda estou cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. Do ano de 2008 para o de 2009 me apaixonei por medicina, só que tenho medo de não passar no vestibular.Sempre fui uma boa aluna mas tenho medo de ver que o quanto eu estudei não seja necessário para conseguir uma vaga.Peço ajuda de alguém que possa me dar alguma dica para saber com lidar com essa situação até o ano do vestibular.
    Desde Já meus agradecimentos.

  30. William Carvalho

    li cada um dos depoimentos acima e vi que todos tem uma linha tênua e simplista sobre a medicina e ser médico.Alguns disseram”o médico é insubistituível” outros disseram: “ser médico é tudo d bom”!1 etc… De certa forma sim, porque socialmente o médico é tido como sinônimo de “DEUS” de “PERFEITO” entre outras coisas. O exacerbado valor que se da aos médicos é com todo o mérito, entretanto outras profissões também deveriam ter esse STATUS. O que acontece é que o corporativismo e a própria historia da medicina hipocrática nos remete a criar no imaginário social que esse profissional é o melhor, o perfeito, o insubistituível, o onipotente e onipresente, ou QUASE DEUSES por eles mesmo ter se dado esses termos. Bem,voces podem estar se perguntandopor que esse cara ta falando assim..
    Na verdade esse depoimento é meio que um desabafo, pois sou ENFERMEIRO especilista em emergencia e UTI, e sou estudante do 3º ano de MEDICINA da UFBA e vejo como é cultuado essa o conceito dessa profissão em detrimento das demais. E isso voces verão quando adentrarem em uma.

  31. Mirelle Brito

    Ainda curso o 2º colegial…estou pensando em fazer medicina , mais como nao tenho condicao de fazer particular , irei tentar uma fedaral msm , mais tenho medo de nao conseguir passar …queria pelo menos ser farmaceutica ou enfermeira , apesar dessas outras profissoes minha vontade é ser medica , tenho vontade de me e especializar na regiao do estomago e tal …o q vc me diz pra me ajudar nisso . q diga vc me daria …o q tenho q estudar mais ???Obrigada

  32. Débora

    Minha vontade de fazer medicina começou a pouco tempo, tenho muito medo…de não passar, de me arrepender (ainda mais por ser uma coisa recente), de perder muito tempo….coisas assim
    Vejo que voces também tem esse medo, mas vou tentar mesmo assim…estudei pouquissimo esse ano e não tenho tempo pra estudar então tenho certeza que não passo, mas ano que vem vou me dedicar muito a isso e nesse tempo acredito que vou ter mais confiança, certeza do que eu realmente quero…afinal, só quem é médico mesmo pra saber.
    Tenho certeza que Deus vai nos guiar, e ajudar nessa.

    Boa sorte a todos (:

  33. jessyka

    eu adoro medicina o que fazer para passar nesse cursinho?
    que materias estudar mais????

  34. Cesar

    Eu tenho 22 anos faz cinco anos que parei de estudar, começei a fazer cursinho neste mês de maio, e concerteza vou prestar para Medicina, infelizmente obstaculos da vida me impediram de estudar depois do ensino médio terminado, hoje com a vida mais tranquila poço enfim ir em busca do meu sonho de criança Ser Médico, é dificil todos nós aqui sabemos, mais não é impossivel, o segredo é ESTUDAR, com muita dedicação, não tenha medo da frustração de não passar no primeiro, o primeiro pode ser uma grande escada para vc conseguir chegar ao topo na Próxima, não desista se esse é seu sonho….. corra atras afinal quantos profissionais que queriam fazer Medicina e não passaram Agora estão tentando, nunca é tarde para tentar………. Boa sorte pra todos nós melhor eu ir preciso estudar rsrsrrs “MEDICINA POR AMOR”

  35. Renata

    Olá Pessoal.
    Tenho 23 anos, sempre tive o desejo de cursar medicina, mas por diversos motivos, como falta de apoio,por ter que trabalhar e, principalmente, por não ter acesso a uma educação de qualidade, não pude(ainda)realizar esse sonho.
    Mas,no início de 2009, através de uma nova amizade, tive a certeza que tenho o dom de trabalhar com saúde. Essa minha nova amiga é uma médica que pensa na medicina como algo humano, e não como simplesmente como fonte de dinheiro e status.
    É dessa forma que irei cuidar dos meus pacientes: Tratá-los com carinho e atenção. A medicina precisa de mais profissionais que trabalhem com amor e respeito.
    É pelos motivos apresentados acima que eu vou fazer vestibular para medicina. E com fé em Deus vou passar!!!!

  36. Maria Helena

    Boa tarde.
    Desde de criança apaixonei-me por esta profissão.sei que não será fácil,mas não existe nada que cai do céu que damos seu devido valor,até chuva nós reclamamos.
    A dificuldade faz de nós maduros,sábios,e é isso que eu quero ser médica.
    Hoje estou com 17 anos e concluindo o Ensino Médio,amo estudar,estudar para mim é viver.
    Para mim medicina vai além de uma profissão,e sim é como se fosse seu filho,viver amando e tendo carinho e atenção por tudo,se todos considerassem a profissão assim,não existiriam profissões tão frustrados.
    Obrigado e escolham a profissão certa.

  37. tercirio

    oi gente…. sou universitario de medicina da usp….. estou no meu 4 periodo e e muio satisfatorio….. vcs que estao tentando entrar na facul, nao desista de seus sonhos e nao pare de lutar. estude muito e vc vai conseguir entrar…. foi isso que eu fiz, estudei 2 anos de cursinho….. valeu apena gastar um pouco…..
    bjos….

  38. Roberto

    oi pessoal… como é estimulante ver jovens tão empolgados e determinados… só a medicina pode fazer isso. Precisa ter amor pelas pessoas para ser um médico, e vcs deram prova disso aqui.
    tenho 44 anos sempre tive mil motivos( desculpas) para não enfrentar medicina, mas esse não vou mas correr de meus sonhos.
    VAMOS PASSAR EM MEDICINA !!!!

  39. Luana

    São otimos comentarios.Somos ou seremos colegas pois eu amo medicína so de pensar eu me emociono.
    Pesso a Deus todos os dias para que permita-me cursar esse sonho.È tudo que quero é meu objetivo principal.
    BOA SORTE A TODOS QUE SE IDENTIFICAM COM MEDICÍNA QUE SEJAM PROFISSIONAIS COMPETENTES E RESPONSSÁVEIS.
    Luana

  40. Vitor

    Tenho 33 anos e sonho em fazer medicina.Não vou desistir nunca, com fé em Deus serei médico.Mesmo que demore 1, 2 ou 10 anos tentarei realizar meu sonho.Idade não importa qdo se tem um sonho.

    Vamos na Fé

  41. Carla

    Passei no vest da UFG agora pra veterinária!Dnovo na verdade… pois já havia passado para o mesmo curso lá na UnB… ai vou aproveitar 1 ano e meio d curso e ficar morando com a família já que sou d Goiânia mesmo… ai tb vou ter horários livres d tarde da facul e ai vou fazer cursinho d tarde pra tentar med! E vou conseguir!:)

  42. Carla

    Agora… na UnB ou qualquer lugar no DF n tento meeeesmo! O custo d vida lá é absurdo e a cidade é um sacoo!

  43. Dayana

    Eu tenho um sonho de passar em medicina, eu faço o 3 ano do ensino médio, pelo período matutino , e a noite faço cursinho, esse ano vou prestar o vestibular, não posso garantir que eu vou passar mas com certeza vai valer como uma experiência, que vou levar pra os próximos vestibulares, e se Deus permitir que eu passe esse ano , vou ficar muito feliz, pq essa é uma área que eu sonho desde pequena, e eu nunca vou desistir de passar, pq quem tem um sonho tem que persistir nele até o fim, quero me especializar em pediatria, pois adoro criança, portanto se um dia eu entrar na faculdade vou entrar com muito orgulho e dedicação, !

  44. Ivy

    Parabéns pela matéria.Pretendo fazer medicina e sei o quanto é dificil para passarmos,entretanto você me deu mais perseverança para tal e acredito que realizarei meu sonho.E para todos que pensam como eu,NÃO DESISTAM UMA HORA A GENTE CONSEGUE!,beijos! :D

  45. ALVES

    eu amo MEDICINA desde que me entendo por gente .
    todos falam que meus olhos brilham quando ouço falar de cirurgias partos e coisas parecidas!
    tenho muito medo de nao passar na faculdade , apesar de estar apenas no 1º ano do ensino medio ainda sonho no dia em que serei MEDICA e realizarei a minha primeira cirurgia!
    bjs pra todos!*-*

  46. ALISSON MOISÉS

    Olá moçada!
    Parabéns pela escolha e sonhos de vocês!
    Mas aí vão algumas dicas de alguém que não é médico mas entende de provas, vestibulares, concursos, da Vida,…
    Em primeiro lugar, não espere encontrar o sentido da vida em uma profissão! Você vai se frustrar se fizer isto!
    Quase sempre iludimos a nós mesmos…criamos fantasias em nossas cabeças com relação aos nosso sonhos…quase sempre mentimos para nós mesmos: quando conseguirmos isto ou aquilo seremos plenamente felizes, seja passar no vestibular de medicina, arrumar uma namorada, casar, construir uma casa,ser mães e pais, ter uma família, comprar uma ferrari, ajudar o mundo, ser o dono de uma empresa, ter um corpo perfeito, ficar rico, etc… e etc… dos muitos sonhos que temos

  47. Karol

    Eu estou 9°ano,pretendo cursar medicina em uma faculdade federea se DEUS quiser,pois é isso que eu mim indentifico e eu sou apaixona por esta profissão, quero mim especializar em PEDIATRIA
    se deus quiser vai da tudo certo estou muito confiante.

  48. Junior

    Se tudo fosse fácil, não teria graça!
    O segredo é não desistir nunca. É oque a maioria dos estudantes, vestibulandos e até médicos formados dizem.
    Não escolhi medicina tanto pelo dinheiro, embora, a gratificação pelo trabalho não seja tão ruim assim. rs

    Minha matéria favorita sempre foi BIOLOGIA! Adorava aprender sobre o corpo humano, células, seres vivos, ambiente, universo, e assim por diante (…)
    Muitos a achavam complicada e vinham até a mim solicitar de uma ajuda, sentavam ao meu redor no dia da prova.

    Terminei o ensino médio há 1 ano atrás. Atualmente tenho 18 anos. Vou prestar meu primeiro vestibular para medicina em 2010. Estou estudando muito! Estou confiante!

    Quero ser cardiologista! Deus é fiel!

    Boa sorte a todos nós!

  49. Christiano Avelar

    Olá pessoal! esse ano vai ser o terceiro ano de vestibular que prestarei;ainda nao passei,mas nao desisti. Recentemente,uma coisa fantastica aconteceu: Fikei fascinado por Biologia rs Nossa,as pesquisas,as novidades da area..Mas ate entao havia prestado vestibular pra Direito e Psicologia. Esse ano irei prestar vestibular pra Direito de novo;pois tenho consciencia de que preciso de mais bagagem de Biologia rs. Mas tenho omeu objetivo focado na Medicina. Boa sorte a todos nos estudantes e que consigamos ser profissionais antes de TUDO,competentes.Deus abencoe a todos!

  50. cosmo

    olha eu tenho 23 anos, e estou terminando o supretivo, mais quero passar dois anos de minha vida estudando e fazendo cursinhos para medicina, vcs acham q telho chance?

  51. Elena

    Sempre quis estudar medicina, mesmo optando por outro curso nunca deixei de pensar nisso. Não busquei a fundo realizar esse sonho por motivos significativos. Hoje, estou numa faze mais tranquila, tenho apoio do esposo para esta realização. Porém, tenho 33 anos e tenho que fazer escolhas, Ex: Ter um filho que ainda nao tenho.
    Uma mãe é capaz de trabalhar 8 horas e dedicar pro seu filho a tarde.
    Uma estudante de medicina pode estudar umas 8 horas e se dedicar ao filho quando chegar em casa?

    Uma amiga na Bolivia , teve sua filha quando cursava o 2ºano do curso de medicina.
    O curso de medicina no Brasil, ocupa absurdamente o tempo do estudante?

  52. valeria

    EU TENHO UM SONHO QUE E DE FAZER FACUDADE DE MEDICINA , MAS AS MINHAS CONDIÇOES SAO MUITO POUCAS ,POS ESTOU DESENPREGADA , E TENHO QUATRO FILHAS PARA CRIAR , SO O MEU MARIDO TRABALHAR E ELE GANHA POUCO UM SALARIO MINIMO , ME AJUDEM POR FAVOR

  53. aNA LUIZA

    CARA ELENA,
    eu fiz medicina numa Federal, passei em terceiro lugar no vestibular, no mesmo ano em que casei.Fiz as provas grávida de 5 meses.
    Tive meu segundo filho no final do curso, e passei em primeiro lugar na primeira residencia.Passei na segunda residencia tambem em primeiro lugar.
    Sempre fui boa mãe.
    Porém sinto te dizer q acredito q vc não vá passar num vestibular destes, pela forma como vc escreve (FASE É COM S E NÂO Z)…

  54. Elena

    Cara Ana Luiza,
    Agradeço o seu comentário, e quero te dizer que você esta de parabéns mesmo. Mas pra ter ficado em terceiro lugar, você não devia ter sido também cem por cento perfeita. Mas tudo bem,tanto eu como você, estamos no aperfeiçoamento.
    Um abraço!

  55. carla

    muito interessante teu comentario ja curso medicina na universidade federal de pelotas tenho 19 anos estou no 2ºano de curso. muitos dizem eu qro faze medicina sem ter nenhuma noçao do q e medicina.eu hoj to aq mas com muitissimo estudo dedicaçao e fé sofri de mais para chegar aq. tive q sai d casa com 17 anos para estudar.um conselho d qm ja esta aq:nao faça vestibular para medicina se nao gosta,pq para estar aq dentro nao tem q gosta mas sim ama a medicina. eu sou apaixonada por minha profissao eu ainda nao sou mas ja m considero.para mim o melhor pagamento do medico é chegar um paciente no fim da vida dli um tempo vc ver aqle paciente q vc trouxer de volta pelas tuas maos. bom e isso q eu qria fala. e qm gosta de medicina corra atras agarre com todas as forças q tiver e s prepara para um longo roteiro de estudo. um abraço

  56. marcos

    Carla não acho que vc seja medica porque escreve muito mal mas mesmo se não for valeu pelo que escreveu

  57. ALBERT EINSTEIN

    “SEUS ESFORÇOS TEM QUE SER DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS”
    ALBERT EINSTEIN

    QUAL É O SEU SONHO, SE É TER DINHEIRO VÁ SER VENDEDOR, SE É SER RESPEITADO OU PODEROSO VÁ SER POLITICO…AGORA SE É SER MEDICO PODE COMEÇAR A ESTUDAR MUITOOOOOOOOO!!!!!!!

  58. carla anaiame

    ola carla,eu tambem m chamo carla eu passei para o terceiro ano do ensino medio e vou prestar vestibular para medicina em universidades federais vou fazer cursinho o dia inteiro e terminar o terceiro a noite. Mas eu nao concordo contigo,se voce nao gosta da medicina nao faze, com certeza a gente aprende a gosta. Estou ciente que tem q estudar muito, mas tenho certeza que eu vou consegui assim como todos os outros colegas que desejam fazer medicina. peço desculpas s fui grossa.

  59. Kethleen

    Bom eu vou cursar o terceiro ano agora em 2010, e pretendo fazer medicina, terá um vestibular aqui no meu estado meio do ano pra frente, eu já irei concorrer, pois quando chegar a inscrição eu já terminei o ensino médio, e entrarei na faculdade . Ta, eu sei não é tão fácil, mas venho estudando desde minha oitava série pra isso e esse ano dedicarei todos os meus dias aos meus estudos .

  60. Liriane Andressa

    O meu maior sonho é passar no vestibular para medicina, neste ano de 2010 vou cursar o 3º ano do ensino médio e vou prestar vestibular para medicina, estou ciente de que tenho que abdicar de várias coisas mais sei que no futuro elas poderão ser recompensadas. Não penso em fazer medicina pelo prestígio que um médico tem, nem tampouco pelo salário, vou fazer medicina porque é o meu sonho eu amo a medicina desde já e eu não me vejo trabalhando em outra área.
    Sei que é muito difícil passar no vestibular, principalmente quando o seu curso é medicina, muitas pessoas tentam fazer com que eu mude de idéia devido a concorrência para medicina ser tão grande que às vezes chega até ser impossível chegar à aprovação. Mais ninguém consegue fazer com que eu mude de idéia, porque o meu sonho eu sei que por mais difícil que seja, por mais impossível que pareça torná-lo realidade, eu sei, eu acredito e tenho fé que eu vou realizá-lo e torná-lo realidade!!

  61. pati

    Estou na 8º série e já sei que eu quero ser médica. Cardiologista é o meu sonho, e para isso, não vou desistir do meu maior sonho.Boa sorte para todos e para mim também!

  62. pati

    Meu maior sonho é ser médica.Estou na 8ª série mas já sei que esse é o meu sonho. Gostaria de passar na federal. Boa sorte a todos e a mim também!

  63. joene

    um dia alguem me perguntou o que eu queria ser,sempre ficava em duvida no que iria fazer pois decidir que vou fazer medicina não tenho medo do vestibular, quero dizer que quando vc quer uma coisa vc tem que ir atras por que vc faz a diferença Nam-myoho-rengue kyo.

  64. jessyca

    jessyca

    sempre quis ser medica agora que esta perto de fazer o vestibular esse interesse aumentou mais e tenho certeza que irei passar,pois esse é meu sonho
    e vou aucança-lo se Deus quizer “quando a gente sonha de verdade esse sonho vira realidade” MEDICINA É TUDO PRA MIM HOJE AMANHA E SEMPRE C: OBRIGADA!

  65. Larissa

    Nossa, adorei o texto! Tenho 18 anos, sou apaixonada por medicina. Gosto muito de ver profissionais* abrindo cadáveres. ahsuhua Não vejo outra área que mais me identifico. Meu sonho é ser ”legista”, tenho grande admiração por quem faz isso, pois caso não consiga.. quero pediatria. Adooro crianças. Mas o meu objetivo é ser uma legista!
    ah, fiz agora um vestibular para direito. Mas tive que fazer, pois sei que esse ano não conseguirei medicina.. farei cursinho preparatório p. medicina esse ano.
    Quero estudar bastante, ter muito esforço e apoio, para que no ano que venha possa passar! Boa Sorte á todos que querem fazer medicina, jamais desistam dos seus sonhos, é só ter grande fé em Deus e persistir! Um beijo :*

  66. Pâmela

    Oii, Pessoal!
    Li cada comentário postado..achei incrivél, cada um com os seus sonhos e objetivos!
    Eu tenho 18 anos e sonho muito em ser uma Médica, e eu quero transformar esse meu sonho em realidade..pois quero fazer medicina desde q me entendo por gente..
    só que tem um problema,,tenho muito medo,,de que me decepcione; de tanto as pessoas dizerem que não conseguiram, que fico com receio de tentar, esse ano vai ser a primeira vez que vou tentar para Medicina. ja tentei em outras areas..mas nao consegui.pois
    Vou me preparar,,e estudar muito,,para conseguir..
    então gente..estudem e Bom prova p/ todos.
    ABRAÇOS..PAM

  67. elton

    É… passar em medicina realmente não é tarefa muito fácil, mas se vocês continuarem com esse otimismo conserteza será apenas questão de tempo… Estudar, estudar, e estudar és o segredo. Na verdade para conseguir uma aprovação em medicina basta ter persistência, acreditar no seu potencial e pronto… Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguem que acredite que esse sonho possa ser realizado… se to acreditas, vai lá e vence…

  68. Daniela

    Oi meu nome é Daniela , tenho atualmente 16 anos e tenho um sonho ser medica , eu amo crianças , e sinto a necessidade de cuidar delas , estou no terceiro ano do ensino médio eu estou lendo muito , muito mesmo sobre vestibulares e sobre medicina , mas eu tenho medo de me decepcionar não passando no vestibular !

    Abraços a todos..

  69. Emelyn

    Oi gente eu vou digitar(falar) como é grande esse meu sonho de querer ser médica, eu tenho 16 anos estou no terceiro ano botei na minha cabeça que eu quero fazer medicina pq é uma profissão muito linda que é ter amor ao proximo e também ganha um bom dinheiro e jamais vou desistir desse sonho nesse vou estudar demais para realiazar-lo…” No mundo existem dois tipos de pessoas.As que vivem sonhado e as que correm atrás e alcançam esse sonho!!”

  70. Pri

    Adoreii a matériaa e sei q todos aqui tem o mesmo sonho “de salvar vidas”
    Q Deus esteja sempre cm nos e sei q tudo vai dar certoo!!

  71. Taísa

    Oi,tenho 16 anos,estou no 3º ano do ensino médio.
    Estudo na FAETEC,e faço técnico em enfermagem.
    Meus pais têm condição de pagar uma boa escola pra mim,mas como sempre pensei em fazer medicina optei por fazer o técnico,para ter certeza do que queria.
    Hoje,me arrependo disso pq o ensino médio da minha escola deixa mtoo a desejar,tenho mt medo d não conseguir passar no vest por causa disso.
    Vou me dedicar totalmente pro vestibular,fazer um bom cursinho…
    Msmo assim,tenho medo d não ser o suficiente…

  72. Mariana

    O meu sonho é fazer medicina -Fisioterapia .
    Deste de pequena que eu digo que vou fazer Fisioterapia e que Deus quizer vou reliazr meu
    sonho…
    Mais o problema que estou na 7 serie mai já tô
    querendo sabe da Medicina -Fisioterapia .

    Beeeijos

  73. Karla

    Olá pessoal,

    Já estou quase me formando em jornalismo , mas sempre quis fazer medicina. Não sei se foi por medo, dúvidas ou simplesmente pânico de pensar na vida médica que nunca prestei o vestibular pra Medicina e pretendo esse ano.Quando passei em Jornalismo minha nota foi uma das primeiras do curso que caso eu quisesse ir para med me garantiria a tão desejada vaga. A verdade é que seus concorrentes são seres humanos, médicos são seres humanos e todos somos capazes. Não estou dizendo: isso ai aproveitem vá em festas o ano todo!É necessário sim se focar no seu objetivo mas não perca a cabeça.O nervosismo atrapalha muito, mas acima de tudo tenha certeza do que você quer.Como a maioria falou nesses comentários não vale de nada tentar cursar outra faculdade , porque a verdade é se você quer ser médico esse desejo vai voltar muito forte na sua vida.

  74. rudolf

    Oi meu nome e rudolf, desde criança tenho o sonho de ser medico obstetra,esse ano vai ser meu primeiro vestibular,vou me dedicar ao máximo para passar.
    e vocês que tem o desejo de entrar em uma faculdade de medicina se empenha,pois todo sacrifico vale a pena….

  75. violeta

    Olá!
    Estou no terceiro ano do ensino médio e me identifiquei bastante com os depoimentos, pois também tenho o sonho de ser médica e não tenho outro curso em mente como segunda opção.É claro que ficamos de vez em quando com aquela insegurança, aquele medo de tentar anos e anos e não passar, o receio de prosseguir quando observamos a trajetória de vida das pessoas que optaram por esse caminho…Mas de que adianta abrir mão do que seu coração pede e aceitar um premiozinho de consolação(a escolha de outro curso)?É sofrimento do mesmo jeito, sensação de missão nãao cumprida, dor no peito…Pelo menos eu imagino que seja assim.
    Não desistam e encarem com garra, sem fazer com que isso torne o clima do seu cotidiano pesado.

  76. Fernanda

    Tambéem quero fazer medicina e me identifiquei com os comentários!é isso aí gente!Vamos animar e estudar muuuito.Não vamos fazer dessa concorreência motivo de choro porque isso torna as coisas muito mais emocionantes, se pensarmos pelo lado positivo. O sabor de passar vai ser muito mais precioso…É claro que tenho medo, poisvou competir com pessoas que idealizam e fazem da medicina um sonho, mas não vou desistir.Quero ser médica e sempre adorei estudar biologia…Não adianta!Quem quer ser médico, sempre vai querer ser médico!Então, não dá mesmo pra escolher outro curso menos concorrido e isso está comprovado nos depoimentos aí de cima.
    “o desejo vai voltar muito forte na sua vida…”
    O preço da desistência de um sonho pode sair muito mais caro.

  77. will

    Nossa vlw a pena mesmo.
    Bem, estou estudando para vestibular de medicina, nossa estudando muito, manha, tarde e noite sem parar. Tenho um bom aproveitamento das minhas horas, espero passar, farei vestibular ainda este ano. Ainda que seja muito difícil a apenas uma maneira de não passar, é não tentando, mas com muito esforço chegaremos lá.

  78. Mel

    Ola pessoal,
    Bem, irei dividir um pouquinho de minha estrada com voces. Tenho 21 anos. Desde pequena me interesso muito pela medicina e sempre tive esse objetivo em minha vida. Sempre me dediquei muito aos estudos, porem, estudei em escola publica e voces sabem como e precario essa modalidade aqui no nosso pais. Bem, terminei o Ens. Medio em 2005 e desde entao nao paro de estudar e prestar vestibular. Consegui entrar em uma universidade particular em Med, porem nao consegui custear meus estudos la. Tive que abandonar. Mas nao desisti, estudando como uma maluca para o vest, Natal, Ano novo, fim de semana e todos os feriados estudando para o vestibular. Passei em uma federal mas para Nutricao, estou cursando, mas a cada dia que se passa eu tenho mais certeza de que nao quero isso para minha vida, nao curto o curso de nutricao, juro que tentei gostar, mas nao consigo, nao e para mim… Nao deixo de estudar para o vestibular, sai do meu estado, da minha familia e de GO e vim morar em MG sem conhecer absolutamente ninguem, tudo atras desse bentito ideal. Tenho medo de nunca conseguir passar. Todos dizem que nao devo ficar batendo numa mesma tecla-q seria o vest- mas juro que nao consigo, eu ja tentei nao fazer mais vests mas nao consigo, e mais forte que eu… Admiro a todos que estao nessa luta, admiro mais ainda aqueles que nao desistiram nunca, me espelho neles e sei que nao sou apenas eu que quer esse curso pelo amor ao proximo, amor a Medicina, a cirurgia!!! Tenho para mim que nos que temos esse ideal de nao pensar na Medicina como uma mera profissao, mas como nossas proprias vidas, encaramos mais obstaculos do que aqueles q a querem pelo status ou por qualquer outro motivo futil, justamente pelo motivo que nos q que faremos a diferenca nessa linda profissao!!!
    Vamos em frente e deixemos Deus nos guiar… Nossa hora ira chegar…
    E lembrem-se:
    LUTAR SEMPRE
    VENCER, TALVEZ
    DESISTIR, NUNCA
    MEDICINA ETERNAMENTE…

  79. Adilson

    Ola concordo com a “Mel” desistir nunca jamais se não deu certo é porque ainda não chego a hora mas ira chegar com luta e confiança .Tenho um amigo que passou em medicina ele me falou que não é so estudar mas é ter sorte também, ele me disse que faltando 3dias para o vestibular ele apenas leu um livro e quase nem estudou direito e chego lá vez a prova e foi aprovado e tinha apenas 50 vagas para medicina e ele foi classicado em ultimo no 50 ele era o 50 da lista me disse não passei em primeiro lugar mas estou dentro isso q importa ele me disse não adianta estudar alem daquilo as vezes pode ou não dar certo ou errado depende da sorte daquele dia e se realmente isso é pra você !! me diz se que é possivel mas não estou mentindo é verdade eu ainda olhei no site estava lá o nome dele aprovado e classificado na vaga 50 … Me respondem blz

  80. Karol Rosa

    Olá, eu sou mineira, tenho 14 anos e estou na 8ªsérie. Desde já, estou estudando para prestar vestibular em medicina pela UFMG. Sonho mto com isso e estou disposta a abrir mão de tudo para passar no vestibular.Estudo mto, às vezes minha mãe até pede pra eu estudar menos, meus amigos ficam impressionados, sou mto determinada e meu maior sonho é passar. Se eu passar(Se Deus quiser), quero me especializar em oncologia pediátrica. Li mto sobre essa área e prometi a Deus e a Nossa Senhora Aparecida(tenho mta fé nela) que se eles me ajudarem a passar, como agradecimento ajudarei a salvar crianças vitimas dessa doença e tentarei ser a melhor médica do mundo para elas. DESDE JÁ, DESEJO BOA SORTE A TODOS VCS, QUE ASSIM COMO EU ESTÃO NESSA LUTA, E PEÇO PARA QUE NÃO DESISTAM!!!!!!!

  81. Ana Paula

    Gente, não sabe como me emocionei quando vi estes depoimentos sobre a Medicina. Sou formada em Administração, tenho Pós-Graduação nela, mas confesso que quando fui trabalhar numa Clinica de Ginecologia(BEMFAM) me apaixonei pela saúde completando também a enfermidade de Síndrome do Pânico que adquiri. Como desejo hoje ser médica e ajudar as pessoas. Vi tantos profissionais comprometidos com esta causa que introspectou em mim. Tento estudar para concurso achando ser um meio mais fácil para ter um emprego estável, mas quando penso em estudar para Medicina existe uma causa social antes do desejo de ter emprego estável neste país. Tenho uma facilidade enorme de entender diagnósticos e prognósticos, adoro ver matérias na área de saúde, parece até que já sou profissional na área.NÃO POSSO MAIS CORRER DOS MEUS SONHOS, SINTO QUE DEUS ME ABENÇOU COM ESTE TALENTO, TENHO 38 ANOS E VOU ME DEDICAR A ELE.

  82. William

    Nossa como eu me identifiquei com esses depoimentos.Tenho 18 anos e acabei o 3° colégio ano passado.Até a 8° série fui um aluno exemplar, mas os 3 anos do colégio simplesmente mudei e quase não estudei. Mesmo assim consegui ir bem no ENEM e ganhar uma bolsa de estudos numa ótima faculdade pro curso de ADM no começo do ano. E desisti depois de uma semana.Escolhi ADM só porque minha nota se encaixava e era uma faculdade muito boa! Esqueci dos meu sonho de ser médico, sonho de criança, que foi sufocado pelo medo da frustação!
    Depois dos depoimentos que li, vi que fiz o certo, mesmo todos dizendo o contrário. A partir de hoje vou estudar muitooo e conseguir passar em medicina!

  83. Caroline

    Não Sou Chegada muito a Medicina não .
    Mas eu Sempre Pego um Livro Para Poder Apenas Saber Das Coisas e Ficar informada Das Coisas …
    Estou Cursando a 6 º Série Do Ensino Fundamental .
    Mas eu Acho a Medicina Muito importante e Interessante Quem Sabe Mais Pra Frente eu mude De Ideia Lendo Mais Livros . acho Também que é por causa da Minha Idade . Boa Sorte Para quem Está Cursando a Faculdade de Medicina . Abraços

  84. pedro

    ola pessoal!
    eu tambem admiro muito a medicina
    e tambem to nessa luta ai vou fazer o primeiro vestibular esse ano e logo de cara escolhir o mais dificil mais tudo bem vou encara q tenho muita fe em deus e em mim.
    vamos nessa pessoal!

  85. laryssa

    olá!gostei muito…quero quer vç me ajude? o que devo estudar para o vestibular? quero fazer medicina???… obg

  86. laryssa

    olá!gostei muito…quero quer vç me ajude? o que devo estudar para o vestibular? quero fazer medicina???… obg

  87. João Paulo

    Sou aluno do curso de BioMedicina, Mas sempre quis Medicina, porisso estou me preparando para o vestibular da Bahiana – BA

  88. Jéssica Marya

    Oi gente!!!
    adorei a materia, me fex refletir muito… To fazendo o 2°ano do enssino medio e to mutio preocupada com o q vem por ai o prossoimo ano eu quero MUITO curssar medicina e nao é apenas pelo dinheiro ou glamor da profição e sim por q sinto lá dentro lá no fumdo q esse é meu verdadeiro sonho!!! Simto q nao estou muito preparada ate mesmo por q estudo em escola publica e lá nao há muito imssentivo mais se DEUS quise o proximo ano vou fazer um cursinho particular e tenho muita FÉ q vou passar no vestibular e tenho tmbem muita FÉ q todos nos q sonhamos com isso vamos conssegui
    BJS e boa sorte para todos

  89. Jessica

    Oláá ‘
    Adorei a matéria, ano que vem eu vou para o 3º ano do ensino médio, sempre tive o sonho de ser médica, desde pequena para ajudar as pessoas* Vou fazer um cursinho, estudar e me dedicar muito pra conseguir realizar esse sonho’ Não há nada mais belo do que dedicar sua vida para ajudar o próximo.Tenho fé em Deus e se ele quiser eu vou conseguir.Boa sorte a todos que têm o mesmo sonho . Beeijos

  90. Thaíssa Soares

    Tenho também o sonho de cursar em uma faculdade federal medicina,tenho um pouco de medo pois sei que esse é um curso muito concorrido,muitas vezes me pergunto se vou ter de enfrentar mesmo muitos anos de cursinho pré-vestibular para passar,as vezes até acho que não vou consiguir,minha família toda sempre me apoiou,tenho apenas quinze anos e agora em 2011 estarei no 3 ano do ensino médio juntamente com ele estarei á tarde fazendo um cursinho pré vestibular,tenho muito medo de não consiguir dá conta de uma rotina acelerada de estudos mas com a ajuda de Deus da minha família e com a minha total dedicação tenho certeza que alcançarei meu principal objetivo! desejo toda a sorte áqueles que desejam o mesmo. Grande beijo.

  91. Marion

    Admiro todos os guerreiros que enfrentam a medicina, fazendo desta um ideal.Mas é importante que não façam dessa luta um martírio.

    Também é importante que mantenham pensamentos positivos, não tomando como modelo exemplos negativos(como uma pesoa que tentou anooos, por exemplo).Talvez o seu sucesso esteja mais próximo do que você imagina.
    Falo isso porque me dediquei muito e tive o retorno que esperava.Vale a pena!
    Esperança e força para superarmos todas as dificuldades!
    Esperança…
    Se merecemos, vamos ter o retorno.
    Estamos crescendo, cresceeeendo…As mãos vão alcançar, mas antes é preciso esperar.Pessoas possuem tempo de crescimento diferentes.
    Grandes abraços!

  92. Monica

    Oi…
    Eu gostei muito da matéria era basicamente o que procurava…Sempre quis medicina, sempre fui literalmente apaixonada por essa área talvez por esse motivo não aceito a idéia de me ver em outra profissão, no entanto há um medo que me persegue: o de não conseguir passar no vestibular e me frustrar e por esse motivo não ter motivação suficiente para continuar tentando…
    Na verdade eu nunca fiz um vestibular, esse ano vai ser primeiro e estou muito nervosa e ansiosa, mas com fé em Deus e em mim eu vou conseguir passar, pode até não ser dessa vez, mas de uma certeza eu sei: EU VOU SER MÉDICA!!! e vou ajudar muita gente vou fazer de tudo para me dedicar de corpo e alma a esse sonho… (desejo um bom vestibular para todos vocês). beijos*-*

  93. Junior

    INCRÌVEL como este sonho acaba abrangendo diversas pessoas e consequentemente diversas familias.
    Meu nome é Junior….fiz minha primeira faculdade 1997-2002….depois especialização e mestrado na USP…..e algum tempo venho pensando nessa possibilidade… Fato é que há 2 anos….fiz um projeto de voltar a estudar e prestar medicina…..fiz o ano passado…e 32 pessoas na minha frente…esse ano fiz melhor a prova da UFBA……resultado deve estar saindo daqui a 4 dias…..ansiedade total…..REALMENTE não é fácil…voltar ao cursinho…..vivenciar muita gente que está em um momento de vida diferente de vc…namorada te abandona…….amigos se afastam…..vários momentos não são vividos em prol do estudo…..MASSSSSSSSSSSSSSS……acredito que tenho uma missão na vida…..acho que Neurocirurgia ou Cirurgia Cardíaca…..tem alguém que vai precisar dos meus conhecimentos como médico…..e eu estarei lá…..tratando desses pacientes como se fossem da minha família…….E o retorno financeiro????? Ele é igual a tudo na vida…..é consequência do que vc planta…Portanto, amigos torçam por mim……pois estou fazendo isso tudo de coração…..
    Abraço….a todos….
    E NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS….ISSO É FUNDAMENTAL PARA A FELICIDADE…..
    Junior

  94. verena ferreira

    Adorei a matéria e tenho certeza que isso vai me ajudar estou cursando 3º ano do ensino medio e já tenho certeza que eu quero fazer medicina e que deus quiser vou conseguir realizar o meu sonho como é também de muitos… sei que estudando podemos conseguir tudo que almejamos e é claro sempre tendo fé e humildade…isso é fundamental!!!
    desejo a todos felicidades de coração

    beijos verena ferreira

  95. Junior

    PASSEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII…..QUE FELICIDADE….NÃO DESISTAM NUNCAAAAAAAAA….ABRAÇO A TODOS E BOA SORTE!!!

  96. karoline Q.

    Incrível adorei a matéria , estou cursando o 2° ano do ensino medio , e quero muito fazer medicina é meu sonho e espero realiza-lo
    Beeijos Karoline Q.

  97. Marina

    Me identifiquei muito com os depoimentos e agora estou ainda mais determinada a seguir em frente. Tenho 17 anos e estou no 3° ano do Ensino Médio. Desde já ando me preparando para o vestibular, se não for esse ano pretendo continuar estudando até conseguir. Não sei se essa situação acontece só comigo, mas as pessoas me deixam muito desmotivada em relação a cusar Medicina. Hoje é algo que guardo só pra mim porque diversas vezes as pessoas riram e até perguntaram se eu tinha certeza mesmo, como se fosse algo impossível para mim. O que mais me deixa chateada é que nunca fui uma aluna ruim, pelo contrário, sempre tive notas ótimas na escola e continuo sendo muito dedicada. Com o tempo eu fui percebendo que de duas reações possíveis, eu estava escolhendo a pior, que era deixar as pessoas pisarem nos meus sonhos , me levando a questionar se eu era realmente capaz e se elas tinham mesmo razão. Mas eu mudei. Quando isso acontece finjo que não me importo, mas por dentro eu penso que ainda vou provar (e não vai demorar muito pra isso) que essa pessoa está errada, que eu posso e sou capaz. Agora quanto mais debocham, mais vontade de vencer eu tenho, não só porque eu realmente quero vencer mas porque também quero provar que são uns babacas. De qualquer forma, eles acabam me incentivando ainda mais, seja por palavras boas e gentís, seja por risadas e provocações.

    Espero que todos que comentaram aqui possam realizar seus sonhos, que nunca desistam porque com muito esforço e dedicação chegarão lá! Quero aproveitar pra colar um trechinho da música “Mais uma vez” do Renato Russo:

    “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
    Acreditar no sonho que se tem
    Ou que seus planos nunca vão dar certo
    Ou que você nunca vai ser alguém
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Mas eu sei que um dia a gente aprende
    Se você quiser alguém em quem confiar
    Confie em si mesmo
    Quem acredita sempre alcança!”

    É isso pessoal, a única pessoa que precisa confiar em você, é você mesmo! E é também você a única pessoa que pode te impedir de chegar lá. Tenham garra!

  98. mariana

    um dia vou ler esse comentário desta matéria e vou lembrar com felicidade de q valeu a pena sonhar em ser médica.Eu sei q pode parecer distante para alguns a carreira médica, mas lembre-se sempre: “A distância entre o sonho e a conquista ,chama-se atitude”.27 DE MARÇO DE 2011

  99. Cris

    Oi gente…lendo todos os depoimentos me deixou muito entusiasmada…pois sou enfemeira tenho pós graduação mas,tenho um sonho oculto em fazer Medicina ninguém sabe..fiz supletivo do 2°grau há 10 anos,tenho receio em não acompanhar as aulas do cursinho pois já fazem tanto tempooo q conclui o 2°grau,tenho 32 anos e qro prestar em Porto Velho na unir…gosto muito de estudar ,entender como tudo funciona,mas sei das reais dificuldades que irei enfrentar…mas tudo na vida tem um preço…EU ESTOU DISPOSTA A PAGAR ESTE PREÇO…

  100. Bárbara

    Oi, meu nome é Bárbara eu tenho 17 anos e meu maior sonho é ser médica. Mais tenho uma grande defeito, tenho medo de enfrentar meu próprio medo, pois prestei vestibular pela primeira vez ano passado (2010) mas tive tanto medo escolher correr uma vaga pra medicina quando vi a absurda concorrência e também pelo fato de saber que não estav preparada o suficiente para competir com tantas pessoas, ainda mais um curso do nével de medicina, acebei escolhendo tentar enfermagem e ao receber o resultado não passei. Isso para mim foi a maior dor que eu já sentir em toda minha vida, não só por um ano perdido, mas pela decpção que eu dei aos meus pais, eles, foram os primeiro a me darem apoio, dizer que eu não podia me deixar abalar por uma queda, e pq eles também sabe que enfermagem n é o q eu quero.
    Esse ano esou fazendo pré-vestibular e me didicando com maior intensidade aos estudo, mas ainda quero exigir mais de mim mesma, quero aprender a ter auto-confiança coisa que me falta muito. Ainda estou com medo de tentar medicina esse ano de 2011, porém estou estudando com esse foco. Obrigada! Boa sorte a todos os vestibulando do Brasil. E lembrem sempre: – Deus é a fonte de toda a sabedoria, busquem mais a Ele…

  101. Kamilla M.

    Tenho 15 anos, tenho uma vontade imensa de cursar medicina, só que o meu problema que nem sempre confio em mim, e isso faz com que “mude” de ideia, porém o meu objetivo concreto é ser médica. Ano passado fiz ENEM achei a minha média geral muito baixa e quando vi a concorrência fiquei frustrada. Mas eu tenho fé me Deus e vou conseguir.

  102. Ana

    Sou Ana!
    meu sonho é fazer medicina, mas não é de sempre que quero fazer esse curso, queria fazer direito, mas uma pessoa muito especial meu namorado médico
    me fez e pensar se era aquilo que eu queria… Mas hoje eu vejo que não é direito que quero pra me e sim medicina!
    Quando Deus quiser e eu qurerer também vou passar no curso de medicina,e vou ser uma ótima proficional!

  103. Érica

    Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos pra mudar o que somos’

    Persistir é a lei’

  104. everton

    vou medicina tentar esse ano mais nao sei se consigo,pretendo conseguir uma vaga na ufmg,sei que nao vai ser facil mais prometo nunca desistir.

  105. everton

    quero muito conseguir uma bolsa de estudos na ufmg pra poder cursar medicina,pois desde pequenino sempre sonhei ser um medico.por isso vou fazer um pre vestibular bem feito,estudando a manha inteira,e depois trabalhar durante a tarde.

  106. Kássyo

    Quando criança, eu sempre quis fazer medicina, mas com o passar dos anos eu fui relaxando nos estudos e acabei esquecendo desse sonho.Estou no 2º ano do ensino médio, estudo em uma escola pública e, sinceramente, não tenho bons professores principalmente das áreas exatas( que tenho mais dificuldade).porém, a uma semana comecei a pensar no meu futuro e, me bateu uma uma forte vontade de fazer medicina.
    já fiz alguns simulados, mas minhas notas foram baixissimas tenho medo de não conseguir e decepcionar meus pais.
    Vou tentar na ufpa e uepa em 2012, afinal sou um ser humano se as outras pessoas conseguem, eu consigo.
    NUNCA DESISTA!!!

  107. Kapizinha

    Boa Tarde,ando num dilema..fiz as provas de acesso 23 em ponta delgada, no entanto nao consigo entrar no curso qu quero que e enfermagem e vou ter de me candidatar a biologia!segundo a universidade nao posso concorrer a outras..o que posso fazer? se entrar em biologia tenho de fazer todas as discplinas para mudar para enfermagem?

  108. Weslley( futuro medico)

    Meu nome é Weslley sou de uma família da media sociedade e tenho bastante fé que deixarei minha cidade e principalmente minha família orgulhoso de mim por ser um grande “MEDICO”. Obrigado pelo concelho

  109. Marcos Paulo de Moraes

    Pessoal tenho hoje 38 anos sou formado em Biomedicina mais o sonho de ser médico nunca saiu do meu pensamento.Tentei várias vezes o vestibular e hoje estou no final do segundo ano de Medicina em uma universidade da grande SP e tenho financiamento FIES 100%.
    Vou me formar com 42 anos e muito feliz que mesmo com essa idade estou realizando um grande sonho.
    Nunca desista do seu sonho, se voce persistir voce chega lá.
    Muita sorte a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*